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HildegardoPS

Polia Regulável... Prós e Contras

7 posts neste tópico

Caros Universitários (kkkk)

 

Por gentileza, ouvimos muito falar das polias variáveis que mexem no ponto e etc...

 

Poderiam explicar um pouco mais dessa técnica e componente, os prós e contras, custo, consumo, pode ser usado no motor 1.0, resultado, ganho, melhoria?

 

Agradecemos muito!

 

Grande Abraço! 

murilomelo curtiu isso

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Fiquei curioso e pesquisei 

 

Você sabia que dá pra extrair alguns cavalos e alterar a curva de potência de um motor com aquela engrenagem que vai na frente do cabeçote ?

Muita gente compra uma polia regulável só para decorar o motor, sem saber que tem nas mãos uma poderosa peça de performance ! Veja como uma “simples engrenagem” pode fazer “ milagres”.

Sincronismo é a palavra chave: motores a combustão trabalham em sincronia entre admissão, compressão, ignição e escape. E o comando de válvulas é quem “ orquestra “ tudo --- a peça define a abertura e o fechamento das válvulas do cabeçote --- permitindo a entrada de mistura e saída de gases da câmara.

Nos motores originais, essa sincronia está voltada para compromissos como marcha lenta regular, dirigibilidade em baixa rotação e níveis de poluição mais baixos do que o exigido pela lei. Caso você esteja buscando performance, é possível realizar uma sintonia personalizada neste sincronismo.

 

Esta sintonia muda de acordo com a construção do motor. Se for equipado com comando simples (OHC), por exemplo, é possível deslocar a faixa de rotação onde surge potência máxima. Como regra geral, adiantar o comando (sentido horário) eleva a força em baixas rotações ; atrasando (sentido anti-horário) será nas altas rotações que o ganho de potência será obtido de maneira mais significativa.

 

Se seu carro tiver um motor de duplo comando (DOHC), as possibilidades de ganho aumentam: admissão e escape podem ser alterados de maneira independente, otimizando o enchimento das câmaras. A polia regulável permite a alteração do overlap do comando, ou seja, o período em que a abertura das válvulas de admissão e escape é simultânea. Apenas tenha em mente que no caso de preparados, tudo tem seu preço: A marcha lenta pode ficar alterada, o motor perde potência em determinada faixa de rotação para ganhar em outra.

 

Apesar de ser simples regular uma polia, tome cuidado para não “errar a mão”. Caso você atrase demais o comando, por exemplo, ocorrerá um encontro catastrófico entre as válvulas de escape e os pistões.

 

Para não ocorrer nenhum “acidente de percurso” em sua busca de rendimento, procure sempre um preparador para montar o equipamento e realizar os ajustes necessários. Algumas horas com o carro na “ferramenta suprema para ajustes”, o dinamômetro, serão necessários caso queira o máximo do ajuste fino.

HildegardoPS curtiu isso

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A polia regulável pode aumentar a potência, mas não acho um ganho considerável, até porque se trata de um motor original. Seria mais interessante na utilização em motores mexidos, para acertar um comando esportivo, trabalho no cabeçote e por ai vai. No caso, depende da intenção da utilização da peça, ocasionando mudança no comportamento do motor, conforme for a intenção, atrasar ou adiantar. Se atrasada, aumenta o cruzamento de válvulas, aumentado a potência, mas ai vc perde torque em baixa. Adiantando, reduz o cruzamento de válvulas, e melhora o torque em baixa, além do consumo, contudo, vc perde em velocidade final.

Bem, não entendo muito de mecânica, mas creio que independente da intenção, a polia deve ser utilizado em conjunto com outra modificação!

Me corrijam se estiver errado!  :Good:

Editado por Diego Garcia
rodrigo_am2 e HildegardoPS curtiram isso

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A polia regulável pode aumentar a potência, mas não acho um ganho considerável, até porque se trata de um motor original. Seria mais interessante na utilização em motores mexidos, para acertar um comando esportivo, trabalho no cabeçote e por ai vai. No caso, depende da intenção da utilização da peça, ocasionando mudança no comportamento do motor, conforme for a intenção, atrasar ou adiantar. Se atrasada, aumenta o cruzamento de válvulas, aumentado a potência, mas ai vc perde torque em baixa. Adiantando, reduz o cruzamento de válvulas, e melhora o torque em baixa, além do consumo, contudo, vc perde em velocidade final.

Bem, não entendo muito de mecânica, mas creio que independente da intenção, a polia deve ser utilizado em conjunto com outra modificação!

Me corrijam se estiver errado!  :Good:

 

Ótimo questionamento...

 

Aguardamos comentários de @Gabriel Tavares e do @FRC nossos preparadores de plantão hein? kkkkk

 

Abraço

Fiquei curioso e pesquisei 

 

Você sabia que dá pra extrair alguns cavalos e alterar a curva de potência de um motor com aquela engrenagem que vai na frente do cabeçote ?

Muita gente compra uma polia regulável só para decorar o motor, sem saber que tem nas mãos uma poderosa peça de performance ! Veja como uma “simples engrenagem” pode fazer “ milagres”.

Sincronismo é a palavra chave: motores a combustão trabalham em sincronia entre admissão, compressão, ignição e escape. E o comando de válvulas é quem “ orquestra “ tudo --- a peça define a abertura e o fechamento das válvulas do cabeçote --- permitindo a entrada de mistura e saída de gases da câmara.

Nos motores originais, essa sincronia está voltada para compromissos como marcha lenta regular, dirigibilidade em baixa rotação e níveis de poluição mais baixos do que o exigido pela lei. Caso você esteja buscando performance, é possível realizar uma sintonia personalizada neste sincronismo.

 

Esta sintonia muda de acordo com a construção do motor. Se for equipado com comando simples (OHC), por exemplo, é possível deslocar a faixa de rotação onde surge potência máxima. Como regra geral, adiantar o comando (sentido horário) eleva a força em baixas rotações ; atrasando (sentido anti-horário) será nas altas rotações que o ganho de potência será obtido de maneira mais significativa.

 

Se seu carro tiver um motor de duplo comando (DOHC), as possibilidades de ganho aumentam: admissão e escape podem ser alterados de maneira independente, otimizando o enchimento das câmaras. A polia regulável permite a alteração do overlap do comando, ou seja, o período em que a abertura das válvulas de admissão e escape é simultânea. Apenas tenha em mente que no caso de preparados, tudo tem seu preço: A marcha lenta pode ficar alterada, o motor perde potência em determinada faixa de rotação para ganhar em outra.

 

Apesar de ser simples regular uma polia, tome cuidado para não “errar a mão”. Caso você atrase demais o comando, por exemplo, ocorrerá um encontro catastrófico entre as válvulas de escape e os pistões.

 

Para não ocorrer nenhum “acidente de percurso” em sua busca de rendimento, procure sempre um preparador para montar o equipamento e realizar os ajustes necessários. Algumas horas com o carro na “ferramenta suprema para ajustes”, o dinamômetro, serão necessários caso queira o máximo do ajuste fino.

 

Pois eh, li isso também, mais fiquei curioso da utilização no motor original....

 

Abç

Bom questionamento Hildegardo!

Também gostaria de saber!

 

Apois.... kkkkk

 

Já pensou se uma polia, mais um filtro esportivo melhorar o motorzinho xureca 1.0?!

 

kkkkkkkkkk

 

Abração!

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Caros Universitários (kkkk)

 

Por gentileza, ouvimos muito falar das polias variáveis que mexem no ponto e etc...

 

Poderiam explicar um pouco mais dessa técnica e componente, os prós e contras, custo, consumo, pode ser usado no motor 1.0, resultado, ganho, melhoria?

 

Agradecemos muito!

 

Grande Abraço! 

 

 

E aí Hildegardo! Tranquilo?

 

O funcionamento desse tipo de sistema é mais antigo do que se pensa. A diferença básica é que com essa polia você faz o acerto mecanicamente, e durante o funcionamento do motor não tem como alterar o enquadramento do comando - coisa que sistemas como o i-VTEC da Honda e os variadores de fase dos Mareas conseguem. Lembrando que esse tipo de sistema das montadoras utiliza pressão hidráulica em sua maioria para fazer essa variação.

 

No mais o funcionamento é como o Luan e o Diego citaram, não tem muito o que fugir.

 

A questão é que com ela você pode ganhar em baixas rotações, mas perderá em médias-altas. E vice-versa.

 

Por fim, minha dica é comprar ela se for usar pensando em algum projeto aspirado, mesmo que "leve". Só a polia em si não vai te trazer tanta diferença assim, mesmo que vendida a um preço acessível - na minha eu paguei R$ 310,00.

 

Grande abraço!

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Aproveitando o tópico, to lançando a dúvida no ar!

 

Tenho uma polia de EA111 parada lá em casa jogada no canto e estive comparando com as do AP, visualmente são iguais! Será que em tamanho, dentes e encaixe/fixação elas são também?!

 

Se for, é um caso a se pensar hein!!!

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