Olá senhores(as), vou relatar aqui o que está acontecendo com minha Saveiro Cross 2015 que tem esse motor MSI.
Comprei esse carro seminovo e, assim como o antigo dono, realizei todas as revisões dentro dos prazos e kilometragens que a fábrica exige para a manutenção da garantia de 3 anos para motor e caixa.
Fiz essas revisões nas autorizadas – que são bem mais caras do que em outras oficinas – justamente para ter os carimbos no manual e não ter dores de cabeça, mas não é bem isso que está acontecendo...
Depois de rodar pouco mais de 2mKm após a revisão dos 50mKm, observei que a vareta de óleo marcava menos de 1/4 do limite. E fui a uma concessionária me informar a respeito.
Aqui vale um parêntese, não sei se é de conhecimento geral ou não, mas eu não sabia dessa informação.
Eu sempre achei que a vareta mostrava o nível de óleo numa proporção do total de óleo que cabe dentro do cárter. Ou seja, se a vareta marca metade, tem metade do óleo que cabe no cárter, se a vareta não marca nada, não tem óleo no cárter... mas NÃO É BEM por aí.
O consultor da vw me explicou que a vareta marca apenas 1 litro. E é o litro “mais alto” do cárter. Ou seja, num cárter que cabem 4 litros de óleo, se a vareta parou de marcar, não quer dizer que não existe óleo no cárter, mas sim, que ainda existem 3 litros.
Claro que não achei normal baixar quase 1 litro depois de 2mkm e o consultor me propôs um teste. Eles completaram o óleo (sem custos) e me pediram pra rodar 1000 km e depois retornar a concessionária para ver o quanto iria baixar de óleo nessa distância percorrida.
Eles ainda me informaram que iam lacrar e marcar de tinta a vareta, o filtro de óleo e o parafuso do cárter para que ninguém “adulterasse” o teste. Será que eles suspeitavam que eu mesmo tiraria óleo do meu carro? Enfim. Saí de lá e rodei normalmente durante algumas semanas os 1000 km para esse teste.
Depois de rodar os 1000 km retornei numa manhã e tive que deixar o carro lá pois o nível deveria ser conferido com o carro frio. Na parte da tarde do mesmo dia o consultor me ligou para informar que realmente o carro havia baixado mais óleo do que poderia. E disse ainda que, como o carro já estava lá, ele iria iniciar de imediato os reparos EM GARANTIA E SEM CUSTOS.
Perguntei a ele o que seria feito e ele me disse que seriam substituídos cabeçote, válvulas e várias peças e ele inclusive citou essa famigerada válvula termostática moderna que o colega mencionou acima.
O consultor me informou ainda que essa válvula trabalha a 100 graus, e que eles iriam colocar outra que trabalha a 90 graus e que dessa maneira, trabalhando numa temperatura mais baixa, o problema do óleo sumir estaria resolvido.
Ele me informou também que era um serviço de aproximadamente 1 semana. E assim, o tal reparo EM GARANTIA iria se iniciar.
Dias depois, o consultor me liga com uma conversa diferente da inicial.
Ele me ligou para me informar que eu teria que arcar com parte dos reparos. Que eu deveria pagar R$680 justamente pela tal válvula termostática. Ele disse ainda que a garantia de 3 anos de motor e caixa, cobre apenas componentes internos do motor, e que a válvula é algo “externo” do motor que já estaria fora da garantia.
Claro que não concordei com esse absurdo totalmente incoerente.
A válvula que regula a temperatura do motor não é uma parte do motor? Ora, se eu não troco essa peça, o motor ia sumir o óleo resultando em sua quebra. Aí nesse caso a garantia iria valer? E foi justamente a peça que ele declarou inicialmente ser a causadora do problema! Além disso, como assim a conversa muda dessa maneira? De serviço SEM CUSTO e NA GARANTIA, ele se transforma numa conta de R$680?
Não concordei e abri uma reclamação no SAC da vw. Que gerou um protocolo com no mínimo 7 dias para se pronunciarem. Nisso, lá se vão 2 semanas sem o carro.
Ainda não obtive retorno da vw mas a reclamação parece ter gerado algum barulho. O gerente de serviços da concessionária já me ligou com uma proposta de R$310 (ele estaria tirando valores de mão de obra “em cortesia”...) e mesmo assim não pretendo aceitar.
Mas se for o caso, pago esse valor para desenrolar logo isso, mas vou querer por escrito o que foi feito e pretendo acioná-los na justiça.
Aí eles vão ver quanto custa ir se defender na justiça. Seja no PROCON ou no Juizado de Pequenas Causas. Uma ida de advogado em audiência vai custar mais do que essa válvula vai me custar.
Acho um desrespeito com o consumidor que adquiriu um carro extremamente caro, que andou dentro das regras de manutenção deles e ainda assim tem que arcar com reparos de uma garantia fajuta e cheia de letras miúdas. Sem falar que não tenho idéia se os reparos propostos vão resolver o problema, se não vão gerar outros (acho que trocar um cabeçote é algo bem sério), ou por quanto tempo isso ainda vai se arrastar...
E o absurdo maior é a volks até hoje não ter acertado com esses motores 16 válvulas. Desde os 1.0 Geração 3 16v existe essa má reputação dos motores que consomem óleo. Até hoje volks? Até hoje não resolveram isso?
Se você ainda não parou pra olhar de vez em quando o nível de óleo do seu MSI seminovo, eu sugiro que você o faça. E faça isso com frequência.
E nas concessionárias eles omitem esse fato. Quando cheguei perguntando se o MSI baixava óleo, responderam "Nunca ouvi falar disso..." Mas ao ser constatado o problema vemos que já existe procedimento padrão pra substituição da termostática que trabalha numa temperatura mais baixa que a original. Isso pra mim deveria ser no mínimo um recall.
Vamos ver onde isso vai parar...