Gente, no nosso motor EA111 infelizmente tem uma deficiência crônica quanto ao sistema de lubrificação, e isso é um fato.
A única solução que encontrei foi abrindo mão de uma vez por todas do uso da gasolina e usando apenas o etanol e lógico trocando de 10.000 km à 11.000 km o óleo 100% sintético. Vejo muitas controvérsias quanto ao uso do etanol que ele resseca o sistemas com borrachas e etc, porém, o fator principal que me fez decidir usa apenas o etanol foram:
1º Não vou gastar para fazer o motor nem tão cedo por não ter o reagente químico com o óleo lubrificante (o verniz que antecede a borra é sim uma reação química de resíduos da gasolina durante o processo de combustão que passa para o óleo).
2º É um combustível limpo e poluem menos;
3º O EA111 em relação ao consumo km/litro ele roda muito bem;
4º Troco o óleo de 10.000 km.
Hoje, estou com 180.000 km e não há nem sequer o menor vestígio de verniz e muito menos borra e nunca fiz flushing. Veja as fotos em anexo.
Obs: Não quer dizer que nunca abasteço com gasolina, porque dizem que é bom para não viciar o sistema em uma só posição como admissão, bicos, sonda lambda e etc. Mas quando, é apenas 1/4 do tanque apenas para desencargo de consciência e sempre próximo a alguma troca de óleo de 8 em 8 meses ou ano em ano.
Espero que isso ajude. Abraço a todos.