adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

Oi galera

passei por um sufoco

Viajei e deixei meu carro parado há um mês, estava funcionando tudo normal.

Ao voltar e ligar o carro, a luz de óleo acendeu. Como a oficina é perto de casa, levei lá pra saber o que é

Foi constatado que o motor tinha borra, muita mesmo.

fiz a descarbonização do motor. Tirou tampa de válvulas, cárter e a bomba de óleo e fez a limpeza, ou seja, desmontou o motor. Paguei R$ 280,00 pelo serviço(que inclui a troca de óleo)

Notei duas coisas interessantes. O carro falha ao acelerar, mas ele fica andador em altas velocidades

viajei e quando cheguei em Ilhéus, a luz do óleo acendeu outra vez, agora com o motor sem borra. Desconfio que seja a bomba que esteja sem pressão.

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Amigo, meu antigo carro (Celta) aconteceu a mesma coisa.

Quando comprei na concessionaria, o cara havia me dito que eles tinham trocado o oleo, eu como bobo fui e acreditei.

COnclusão.....

Rodei como carro mais 5 mil KM...

resultado...

Quando chegou a uma certa altura, o carro começou a fazer um barulho estranho na parte de cima do motor, e foi constatado que os tuchos não estava carregando.

Mas na verdade quando o mecanico desmontou ele viu que tinha muita borra no motor inteiro, inclusive no TBI. ai ele disse que provavelmente o cara da concessioaria não trocou o oleo ou colocou um oleo "recondicionado', pratica muito comum aqui no interior..rsrsrs

Ou seja, teve que desmontar o motor inteiro...ate o carter teve que ser trocado...

Mais ficou a lição..nunca mais acreditar em concessionario..rs

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como veo se tem borra

Simples. Basta abrir a tampa do óleo do motor. Se não tiver nada, beleza.

Mas se tiver uma lama ali, significa que tem borra

Nessa foto explica. Olha a sujeira.

6215496326_6286b92037_b.jpg

O meu começou a dar borra desde a 1ª revisão, aos 15 mil, tanto que me ofereceram na css a descarbonização quimica(o famoso FLUSH), porém sem abrir o motor

Agora me pergunto, como pode um carro que só usa óleo 5w40 e abastecido em posto de bandeira ter borra já aos 15 mil rodados? Hoje meu carro tem 70 mil rodados.

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adenilson qual óleo vc usa ? e com quantos KM vc rodou antes da troca ?

realmente tá parecendo pouca pressão da bomba :problem:

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adenilson qual óleo vc usa ? e com quantos KM vc rodou antes da troca ?

realmente tá parecendo pouca pressão da bomba :problem:

eu sempre uso óleo 5w40, independente da marca. A grande maioria é sintético, ao que sei.

mas antes, tava com havoline 5w40 api sm. Rodei + ou - 10.000 km. Troco com essa quilometragem, pois pego muita estrada. Agora vou trocar a cada 7000 km, pra evitar

Não era pressão da bomba. Levei no mecânico hoje e a cebolinha do óleo(nova) tinha uma sujeirinha, pequena. Embora essa peça custe uns R$ 20,00(A mesma do Fox), o mecânico desconfiou que ela estava com defeito. Coloquei de volta a original. Limpou e não acendeu mais. Agora vamos ver.

Já apressei o preço da bomba de óleo. É a mesma do Fox 1.0. Custa em média R$ 150,00 aqui na Bahia. As melhores marcas é Shadeck e Brosol

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adenilson tô desconfiado que os óleo 5w40,100% sintético não estão aguentando 10 mil km nos GOL.

tô usando o pentosynth SM 100% sintético já está com 5 mil km e vou ficar de olho porque borra se vc deixar vai tudo pro saco :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

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Agora eu me pergunto

Como um carro tirado zero km, com 15 mil rodados,sempre usando óleo 5w40 e anda mais em estrada já apresenta borra?

Hoje meu carro tem 70 mil rodados.

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Amigoes...

Percebi que vcs falam muito de KM...

Mais quanto tempo (Meses) o carro fica com o mesmo Oleo?

Pq não adianta nada rodar pouco, uns 4 mil, e ficarem com o Oleo no motor por um ano...Obviamente o carro estara sujeito a formação de Borra.

pq depois de 6 meses, o oleo praticamente perde algumas propriedades...

Flw..

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vc tem toda razao maknados, o oleo independentemente da km, ele tem um prazo.

o meu e 15.000km ou 1ano, o que ocorrer primeiro.

por enquanto ainda n tive problema com borra no motor, o meu ta com 42,000km rodado.

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parece que tem uns gol que sao 10.000 km ou 6 meses ne?

alguem tem esse programa de manutençao??

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borra vai aparecer por alguns simples descuidos...

rodar com mesmo oleo mais de 10000km... uns dizem 10... nao arrisco deixar passar de 7 sendo sintetico...

oleo com mais de 6 meses de uso ja esta perdendo a propriedade de limpar o motor... a sujeira fica e se acumula

combustivel gasoroba que contamina o oleo...

em muitos casos, a uniao desses 3 fatores eh certo que merda vai dar.. ops borra vai dar uhauha

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Cara pode ser a qualidade da gasolina que vc usa. Se tiver solvente é tiro e queda pra formar borra. Ou pode ser os aditivos que vc usa no óleo.

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o motor 1.0 da mais borra pois o carter é menor, só 3 litros aproximadamente enquanto o do 1.6 é 4 litros

e o motor 1.0 trabalha em faixas de giro maior que o 1.6

enquanto um 1.0 andando a 100km/h tá a 3.000 rpm, um 1.6 na mesma velocidade tá a 2.500 rpm ou até menos, ou seja menos óleo e mais giro

eu troco o óleo do meu carro com 5.000 km ou 6 meses

OBS: os primeiros gol que vieram com a revisão de 15.000km ou 1 ano, depois dos problemas com motor a volks fez o recall do óleo, e trocou o manual do carro baixando a revisão para 10.000km ou 6 meses o que ocorrer primeiro logico que em caso de não uso severo que é dentro das cidades.

Kadrex e Chenrique curtiram isso

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Meu MELHOR amigo trabalha a 20 anos na VW um apaixonado pela marca começou como aux de mecânico e hoje e do alto escalão da VW...o que reamente aconteceu que só a fabrica sabe ! o recall da VW nos motore EA111 1.0 foi assim:o motor 1.0 na fábrica passa por 3 brunimentos nos cilindros e um "grande" engenheiro da fábrica convenceu a fábrica que apenas 2 brunimentos nos cilindro davam conta do recado economizando tempo,dinheiro e acelerando a produção dos novos motores EA111 1.0 + problemas com lubrificante= a borra

Kadrex e Alesi Gol 1.6 Power curtiram isso

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a mulher do meu tio conseguiu uma proeza com o fox dela (ainda e o que passou pelo recall sshaushuha) , rodou + de 15 mil km com um oleo de 5 (que eh caracterizado condiçoes severa)!!! ... o carro dava insp no painel , acendia luz do oleo e ela nada andando nele ouvia alto barulho de tucho batendo , demorava pra ligar , fazia uns barulhos estranhos e tinha muuuuuuita borra (shsuahsua acho que nao havia oleo la nao , so borra usahsuahush ) nao presciso limpar pra tirar a borra , so uso um solvente ou produto ... nao lembro do nome so que limpou tudo ... mais o carro hoje ainda e meio zuado ... o barulho quando liga e meio estranho ... mais o resto ta normal ...

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isso que dá largar um carro na mao de quem so sabe colocar a bunda no banco e enxer o tanque de combustivel...

capaz do carro desmontar o motor e a pessoa tentar dar tranco pra ligar....

uhauha o nome desse "solvente" eh o ENGINE FLUSH...

ja vi mexanicos usando fluido de freio pra derreter a borra do motor....

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Um dia andando pela feira ouvi uma mulher dizer: você tem que comprar um classic, só troca óleo de 6 em 6 meses...

a tal da preguiça de ler direito o manual mata alguns motores

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Um dia andando pela feira ouvi uma mulher dizer: você tem que comprar um classic, só troca óleo de 6 em 6 meses...

a tal da preguiça de ler direito o manual mata alguns motores

HAUAHAUHAUAHAUHAUA

Só falta falar "e ainda não precisa calibrar pneus"... hehehe

Realmente, só sentar a bunda no banco e enxer o tanque não rola...

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ai o cara compra o carro, "ah era de madame, deve ta otimo..." e se ferra :problem:

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