O maior vilão no alto consumo de combustivel, é a variação rapida de velocidade, ou seja: acelerações bruscas!!
Ao pisarmos fundo no acelerador, a central da injeção intende que um aumento na relação de Ar/Combustivel deve ser realizada, afim de aumentar a potencia produzida pelo motor. A velocidade constante, por ex: a 100 Km/h a central de injeção procura manter a estequiometria da mistura o mais proximo de Lambda "1" ou um pouco acima disso, para melhorar o consumo. Uma mistura nesse patamar só é possivel em situaçoes de pouca carga no motor (muito vacuo no coletor de admissão)
Quando estamos andando em transito congestionado onde as variaçoes de velocidades são inevitaveis, a mistura de combustivel fica variando entre Lambda 1 e 0.86, de acordo com a necessidade que o condutor exije ao variar o pedal do acelerador.
Quer economizar? evita o maximo q possivel aumentar rapidamente sua velocidade, lembrando que: quanto maior a rotação do motor, maior será o consumo de combustivel!!!. Basicamente é isso.
Quanto ao amaciamento do motor e cambio, isso se faz necessario pelo fato de que o ajuste das folgas entre as peças que se atritam entre si, não são precisos!! Há uma grande possibilidades das peças terem sido montadas com folgas menores que o recomendado para tal finalidade e um amaciamento realizado de forma adequada, faria com as peças se ajustassem perfeitamente evitando possiveis quebras e desgaste prematura das mesmas.