Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Guilherme Recke

Manutenção do meu G5

21 posts neste tópico

Olá pessoal, 

 

Sou novo no clube mas já tenho meu G5 a 2 anos, peguei ele com 14 mil km e agora está beirando os 62 mil km e preciso de umas dicas quanto a manutenção dele. Seguinte, eu nunca encostei ele numa oficina e mandei o cara dar uma geral no carro, no máximo fiz a troca dos pneus, alinhamento, balanceamento, trocas de óleo, troca das pastilhas de freio enfim, coisas rotineiras. Estou me planejando de encostá-lo no fim de setembro para dar essa geral, o que eu preciso dar de prioridade? Alguém indica um mecânico de confiança que tenha preço justo na região de Osasco ou São Paulo? 

 

Antes de fechar vou publicar os valores aqui pra ver a opinião de vocês.

 

Valeu!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother,

 

De ante mão, eu trocaria:

 

Correias,

Correias Poly-v,

Velas (Preferência de Iridium),

tensores,

oléo do motor,

oléo da direção Hidraulica,

oléo dos frieos (retirar o atual e trocar para DOT 5.1),

Disco de frieio (se necessário),

Pastilhas,

 

Isso de ante-mão.

 

Infelizmente não conheço mecanico em sampa para lhe indicar.

Abraços

clovis_cam e fmondaini curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother,

 

De ante mão, eu trocaria:

 

Correias,

Correias Poly-v,

Velas (Preferência de Iridium),

tensores,

oléo do motor,

oléo da direção Hidraulica,

oléo dos frieos (retirar o atual e trocar para DOT 5.1),

Disco de frieio (se necessário),

Pastilhas,

 

Isso de ante-mão.

 

Infelizmente não conheço mecanico em sampa para lhe indicar.

Abraços

 

Mas eu peço para o mecânico utilizar essas marcas para a correia, vela e óleo de freio que você disse ou eu compro e levo para ele fazer as trocas/instalações?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother,

 

De ante mão, eu trocaria:

 

Correias,

Correias Poly-v,

Velas (Preferência de Iridium),

tensores,

oléo do motor,

oléo da direção Hidraulica,

oléo dos frieos (retirar o atual e trocar para DOT 5.1),

Disco de frieio (se necessário),

Pastilhas,

 

Isso de ante-mão.

 

Infelizmente não conheço mecanico em sampa para lhe indicar.

Abraços

Completaria tudo isso com uma olhada no sistema de arrefecimento também!

 

abraços

Mas eu peço para o mecânico utilizar essas marcas para a correia, vela e óleo de freio que você disse ou eu compro e levo para ele fazer as trocas/instalações?

Cara desculpe me meter no assunto, mas assim vai de você: se quer garantia do serviço é bom trocar as peças com o mecânico (encarece o trampo), mas você pode comprar direto, mas se der algum problema nas peças trocadas o problema passa a ser seu com a loja que comprou, e o mecânico cobrará novamente pelo reparo.

 

abraços

Guilherme Recke curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então por enquanto:

 

Correias (Sugestão de marca: POLY-V)

- Velas (Sugestão de marca: IRIDIUM)

- Tensores

- Óleo do motor

- Óleo da direção hidráulica

- Óleo dos freios (Sugestão de marca: DOT 5.1)

- Disco dos freios (se necessário)

- Pastilhas

- Sistema de arrefecimento

 

O que mais? Quanto estima que vai morrer nessa brincadeira?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então por enquanto:

 

Correias (Sugestão de marca: POLY-V)

- Velas (Sugestão de marca: IRIDIUM)

- Tensores

- Óleo do motor

- Óleo da direção hidráulica

- Óleo dos freios (Sugestão de marca: DOT 5.1)

- Disco dos freios (se necessário)

- Pastilhas

- Sistema de arrefecimento

 

O que mais? Quanto estima que vai morrer nessa brincadeira?

 

olhando a lista vejo que falta outra coisa importante: SUSPENSÃO! pode colocar ai se não for trocar amortecedores com certeza vai trocar o Kit (buchas, coxins) 

 

cara seguinte acredito que mais de 100 dilmas morre nessa bricandeira, só pra você ter uma ideia, no ultimo sábado fiz a troca dos meus pneus e tive que trocar:

 

discos e pastilhas de freio;

buchas coxins( estavam "batendo");

e fazer alinhamento/ balanceamento dos pneus.

 

Custo da brincadeira 670 dilmas!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olhando a lista vejo que falta outra coisa importante: SUSPENSÃO! pode colocar ai se não for trocar amortecedores com certeza vai trocar o Kit (buchas, coxins) 

 

cara seguinte acredito que mais de 100 dilmas morre nessa bricandeira, só pra você ter uma ideia, no ultimo sábado fiz a troca dos meus pneus e tive que trocar:

 

discos e pastilhas de freio;

buchas coxins( estavam "batendo");

e fazer alinhamento/ balanceamento dos pneus.

 

Custo da brincadeira 670 dilmas!

 

Abraços

 

Putz! Nem me fale... meu carro ta batendo seco demais nos buracos, parece que estou sem suspensão. kkkkkkkkk

Acredito que seja toda parte de suspensão. =S

 

Então... 

 

Correias (Sugestão de marca: POLY-V)

- Velas (Sugestão de marca: IRIDIUM)

- Tensores

- Óleo do motor

- Óleo da direção hidráulica

- Óleo dos freios (Sugestão de marca: DOT 5.1)

- Disco dos freios (se necessário)

- Pastilhas

- Sistema de arrefecimento

- Suspensão (amortecedores)

 

Custo estimado para manutenção: R$ 1000,00

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz! Nem me fale... meu carro ta batendo seco demais nos buracos, parece que estou sem suspensão. kkkkkkkkk

Acredito que seja toda parte de suspensão. =S

 

Então... 

 

Correias (Sugestão de marca: POLY-V)

- Velas (Sugestão de marca: IRIDIUM)

- Tensores

- Óleo do motor

- Óleo da direção hidráulica

- Óleo dos freios (Sugestão de marca: DOT 5.1)

- Disco dos freios (se necessário)

- Pastilhas

- Sistema de arrefecimento

- Suspensão (amortecedores)

 

Custo estimado para manutenção: R$ 1000,00

 

Acho que passa fácil de 1000 :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então por enquanto:

 

Correias (Sugestão de marca: POLY-V)

- Velas (Sugestão de marca: IRIDIUM)

- Tensores

- Óleo do motor

- Óleo da direção hidráulica

- Óleo dos freios (Sugestão de marca: DOT 5.1)

- Disco dos freios (se necessário)

- Pastilhas

- Sistema de arrefecimento

 

O que mais? Quanto estima que vai morrer nessa brincadeira?

 

Amigão! Poly-v não é uma marca de correia, é o tipo de correia!

Existe a correia dentada e a correia poly-v, a famosa correia de acessórios (DH, AC). Correias da Goodyear são boas, os tensores podem ser SKF (mais barato e manual) ou INA (mais caro e automática);

Iridium é o tipo do material de vela, a mais famosa no mercado é a NGK (as velas iridium custam 2 ou 3 vezes mais, mas duram 100.000 KM). Indico trocar também os cabos de vela (indico os da NGK)

DOT 5.1 também é o tipo do óleo de freio, sugiro usar a marca VARGA ou BOSCH; faça a sangria completa do sistema

Óleo da direção tem que ser ATF. Indico a marca Tutela; compre uns 3 litros e mande o mecânico colocar, ficar girando a direção e depois tirar de novo. Se o óleo sair preto (ele novo é vermelho), é por que o sistema está sujo. Recomendo fazer esse procedimento até o óleo sair vermelho

Disco de freios indico a marca Freemax; pastilhas bosch

Óleo do motor indico ELAION F50 5w40 sintético;

Compre uma granada e limpe o sistema do AC (recomendo o: Limpador de ar condicionado - Mundial Prime - aroma de "carro novo")

Troque todos os filtros (não esqueça o do AC)

Peça para colocar os bicos injetores na máquina e teste-os, a depender, vai precisar fazer uma limpeza;

Mande verificar e a depender, limpar o corpo de borboleta;

Faça a limpeza do sistema de arrefecimento e compre um aditivo de qualidade (delphi é ótimo) 40% + 60% água desmineralizada

 

.

Editado por kaallrose

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Voyage fez 4 anos com 34.000


 


Fiz a seguinte revisão abaixo, a unica coisa que coloquei sem necessidade foi os tambores e lonas traseiras, o resto fiz pelo manual, no caso 4 anos.


 


 


Segue os preços para referencia.


 


Det. Serviço realizado em oficinas de confiança.


 


O Óleo da direção hidráulica foi só completado.


 


E foi trocado o óleo do motor (5w40 + bardahl + filtro)


 


Discos de Freio (2) R$ 119,00


Pastilhas de Freio (Jg) R$ 62,00


Tambores de Freio (2) R$ 114,00


Lonas de Freio (Kit) R$ 34,00


Correia Dentada (1) R$ 36,80


Tensor Correia dentada (1) R$ 77,80


Correia Poli V (1) R$ 77,80


Liquido Arrefecimento (1L) R$ 16,30


Oléo direção hidraulica. (1L) R$ 18,00


Cilindro de roda (1) R$ 34,00


Oléo Freio (2L) R$ 18,00


Buchas Bandejas Suspensâo (2) R$ 77,00


Graxa (P/ Rolamentos) (1) R$ 34,00


Alinhamento (1) R$ 30,00


Mâo de obra (1) R$ 185,00    


 


Total Geral R$ 933,70

sergiodab e fmondaini curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que passa fácil de 1000 :P

 

Também estou achando... Mas aí eu faço em partes..

 

Amigão! Poly-v não é uma marca de correia, é o tipo de correia!

Existe a correia dentada e a correia poly-v, a famosa correia de acessórios (DH, AC). Correias da Goodyear são boas, os tensores podem ser SKF (mais barato e manual) ou INA (mais caro e automática);

Iridium é o tipo do material de vela, a mais famosa no mercado é a NGK (as velas iridium custam 2 ou 3 vezes mais, mas duram 100.000 KM). Indico trocar também os cabos de vela (indico os da NGK)

DOT 5.1 também é o tipo do óleo de freio, sugiro usar a marca VARGA ou BOSCH; faça a sangria completa do sistema

Óleo da direção tem que ser ATF. Indico a marca Tutela; compre uns 3 litros e mande o mecânico colocar, ficar girando a direção e depois tirar de novo. Se o óleo sair preto (ele novo é vermelho), é por que o sistema está sujo. Recomendo fazer esse procedimento até o óleo sair vermelho

Disco de freios indico a marca Freemax; pastilhas bosch

Óleo do motor indico ELAION F50 5w40 sintético;

Compre uma granada e limpe o sistema do AC (recomendo o: Limpador de ar condicionado - Mundial Prime - aroma de "carro novo")

Troque todos os filtros (não esqueça o do AC)

Peça para colocar os bicos injetores na máquina e teste-os, a depender, vai precisar fazer uma limpeza;

Mande verificar e a depender, limpar o corpo de borboleta;

Faça a limpeza do sistema de arrefecimento e compre um aditivo de qualidade (delphi é ótimo) 40% + 60% água desmineralizada

 

.

 

Caramba! Aí sim! 

Quanto você acha que vai morrer? R$   :wave:  R$

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estou achando... Mas aí eu faço em partes..

 

 

Caramba! Aí sim! 

Quanto você acha que vai morrer? R$   :wave:  R$

 

Acredito que entre 900 a 1200. Depende muito da faixa de preço das peças e mão de obra que a oficina que você for escolher tenha, então vai variar um pouco. Mas vai valer a pena, não deixe de fazer!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu to indo aos poucos em tudo isso... senão não vou conseguir fazer tão cedo hehe

Próximos a serem feitos são as buchas da suspensão, correia e discos de freios, não necessariamente nessa ordem.

Vamos ver o q vai dar rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz alinhamento, balanceamento, completei o óleo do carro que tinha baixado 1 litro, troquei as pastilhas de freio... mas ainda falta muita coisa! Próximo passo vai ser trocar os amortecedores pq o carro ta batendo muito seco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz alinhamento, balanceamento, completei o óleo do carro que tinha baixado 1 litro, troquei as pastilhas de freio... mas ainda falta muita coisa! Próximo passo vai ser trocar os amortecedores pq o carro ta batendo muito seco!

 

Completou o óleo? Opa! É admissivel baixar óleo depois de 5 mil km rodados pois o oleo 5w40 é muito fino , completou antes de rodar isso? Se rodou 5 mil km eu não completaria  , trocaria ele sem pestanejar.

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Completaria tudo isso com uma olhada no sistema de arrefecimento também!

 

abraços

Cara desculpe me meter no assunto, mas assim vai de você: se quer garantia do serviço é bom trocar as peças com o mecânico (encarece o trampo), mas você pode comprar direto, mas se der algum problema nas peças trocadas o problema passa a ser seu com a loja que comprou, e o mecânico cobrará novamente pelo reparo.

 

abraços

 

Boa, tinha me esquecido !!

Vlw pelo lembrete..

rs

Brother,

 

Só um toque: Na questão das correiras, puxa da marca Dyco. Elas estão dando mto problemas no mercado !

 

Só a titulo de curiosidade, as correiras comprei da marca ContiTec. Pelo que me lembro esta é a marca original da linha de produção da Volks...

 

Abraços e boa sorte na manutenção !

clovis_cam curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa, tinha me esquecido !!

Vlw pelo lembrete..

rs

Brother,

 

Só um toque: Na questão das correiras, puxa da marca Dyco. Elas estão dando mto problemas no mercado !

 

Só a titulo de curiosidade, as correiras comprei da marca ContiTec. Pelo que me lembro esta é a marca original da linha de produção da Volks...

 

Abraços e boa sorte na manutenção !

Verdade as correias da contitec são boas mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz alinhamento, balanceamento, completei o óleo do carro que tinha baixado 1 litro, troquei as pastilhas de freio... mas ainda falta muita coisa! Próximo passo vai ser trocar os amortecedores pq o carro ta batendo muito seco!

 

aí guilherme, dá mais detalhes sobre sua rotina com o óleo do motor de seu carro

, pra que possam surgir mais dicas pra vc:

 

completou com que tipo de óleo?

qual óleo vc costuma usar nas trocas?

qual o intervalo entre as trocas? (km ou meses)

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha... O meu está com 64 mil km rodados. Hoje fui na autorizada e olha o valor do orçamento.

Vai em anexo aqui hahaha

Mas calma eu não aceitei ainda....

post-25408-0-37618900-1407893873_thumb.j

Editado por Marco_Pacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, li todas as respostas e acrescentaria apenas estas observacoes.

 

Meu G5 esta com 92.980km rodados (comprado novo em 03/2010). Nunca troquei os amortecedores. O desgaste depende das condições das vias onde se trafega. Faça um teste numa oficina com aparelho pra testar suspensão. Pode ser que só precise trocar o kit como falaram (batentes, coxins e pelo menos checar as coifas - importante). Agora que o meu carro está balançando e vou trocar os kits por originais, não confiaria em material barato. Correia dentada, só original contitech, mas uso as elasticas (são duas) da Dayco, troquei por elas aos 55.000 (junto com a dentada da Contitech) e não tive problema. SEMPRE troque o tensor da correia dentada! Eu uso o de código VKM 11106L da SKF (codigo do original: 030 109243 K) . Verifique o defletor de óleo (tambem conhecido por filtro anti-chamas ou separador de oleo).

 

*Eu* sempre troco o óleo, filtro de óleo  e de ar do motor aos 5.000Km para conservar o motor (óleo sempre o da especificacao - 5W40 - ja usei o Elaion, Castrol  e o Shell Ultra mas uso principalmente o Lubrax Supera; achei todos bons). Nunca troquei por oleo mais grosso como alguns fazem e nem pretendo. Se o motor começar a apresentar algum problema a solução é retífica e não óleo grosso.

 

Procurei no catálogo da NGK na internet e não achei vela de iridium para o G5. Não recomendo "adaptar" vela pra outros carros. O G5 usa oleo de freio DOT4 na especificação. Não vejo porque mudar e não mudaria. O manual MANDA a troca a cada 2 anos! Verifique a cada 6 meses e sempre faça a troca no prazo! Conservar o sistema de freios é questão de segurança muito mais que de preço. 

 

Recomendo para compra de peças: http://www.itacuapecas.com.br/pecas-listagem/batente-susp/377512137

Tem preços muito bons, pode conferir no http://www.pecas-on-line.com.br/

 

Sempre verifique o estado do fluido de arrefecimento para evitar danificar o motor. Eu também uso o fluido rosa da Delphi com água destilada (eu comprei dois garrafões de 5L de água deionizada para uso em autoclave da ASFER (http://www.dentalcremer.com.br/produto/341300/agua-para-autoclave-destilada-asfer100856)

Faz diferença. O sistema demora bastante a baixar o nível da água. Para fazer 10L de fluido eu deixei cada garrafão com 3L e coloquei 2L de Delphi em cada pra ficar de antemão com a mistura exata. Depois, substituí os 7.2L aproximadamente do carro por água destilada, deixei aquecer com o ar condicionado no máximo quente pra rodar o restante do fluido do sistema, esgotei esta água e coloquei o fluido novo já preparado, já fiz isso duas vezes e o sistema está bem limpo. (Há 4 anos eu fui o responsável por sujá-lo por ignorância. Eu completava com fluido ao invés de com água como disse, por ignorância!) Sempre que preciso, completo apenas com a mesma água destilada.

 

Espero que ajude um pouco. Gosto de acompanhar o serviço na oficina e para quem se interessa em aprender, recomendo o canal High Torque de um mecânico de BH: 

 

 

 

 

Brother,

 

De ante mão, eu trocaria:

 

Correias,

Correias Poly-v,

Velas (Preferência de Iridium),

tensores,

oléo do motor,

oléo da direção Hidraulica,

oléo dos frieos (retirar o atual e trocar para DOT 5.1),

Disco de frieio (se necessário),

Pastilhas,

 

Isso de ante-mão.

 

Infelizmente não conheço mecanico em sampa para lhe indicar.

Abraços

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz alinhamento, balanceamento, completei o óleo do carro que tinha baixado 1 litro, troquei as pastilhas de freio... mas ainda falta muita coisa! Próximo passo vai ser trocar os amortecedores pq o carro ta batendo muito seco!

Ontem fiz alinhamento, balanceamento, completei o óleo do carro que tinha baixado 1 litro, troquei as pastilhas de freio... mas ainda falta muita coisa! Próximo passo vai ser trocar os amortecedores pq o carro ta batendo muito seco!

Boa Tarde Guilherme,

Dá uma pesquisada no MercadoCar às peças que precisa, eles tem 04 lojas em Sp e atendimentos 24hrs.

Vale a pena conferir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0