MarcioA

Módulo Hurricane HA 4.250 1000W toca Ts W310 (S4 ou D4)

13 posts neste tópico

Boa tarde.

 

Sou novo por aqui, e não entendo nada de instalação som, mas estou comprando por conta na net que é bem mais em conta do que na loja que fará a instalação.

 

Comprei:

01 Rádio Pioneer DEH-X1680UB (sei que é o mais simples, mas não importa!)

01 par de 6" Pioneer TS-1730BR 200w (portas)

01 par de 6x9" Pioneer TS-6940BR 400w (traseiro)

 

E quero colocar 01 (um) SUB da Pionner de 1.400w, mas estou em dúvida entre o Ts W310 (S4 ou D4) que seriam (Bobina SIMPLES ou DUPLA).

 

Ainda não comprei o módulo, mas me indicaram o MÓDULO HURRICANE 1000w rms. É um bom módulo ? Esquenta muito ?

 

Seguem as especificações:

 

4 Canais

Mono/Stereo
Distorção total harmônica: 0,05%
Relação sinal/Ruído: 95dB
Freqüência de Resposta: 10Hz-30KHz
Bass Boost: 0dB/6dB/12dB
Potência total máxima: 2000W
Potência RMS
Potência @ 2Ohms: 250Wx4
Potência @ 4Ohms: 160Wx4
Bridge Potência 4Ohms: 500Wx2

Sensibilidade de entrada: 200mV-6V
Corrente Elétrica: 38A (4 Ohms) / 59A (2 Ohms)
High Pass: 40Hz-3KHz
Low Pass: 30Hz-250Hz
Impedância de entrada: 22K

 

Para poder tocar os auto-falantes + o SUB, qual dos dois (S4 ou D4) seria o mais indicado à se utilizar com este módulo (citado acima) ? Ou tanto faz ? E qual dos dois SUB é o melhor para a aquisição, no caso seria o de D4 e procurar outro módulo, caso este não possa ser utilizado ? 

 

Grato.

 

Abs.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei alto-falantes Pioneer, não duraram seis meses na minha mão(o TS-1730BR e o 1330BR, de 5"). E olha que meu som é simprão, tem um módulo de 400w, four-channel, o aparelho e o jogo de falantes. Ficaram cepando todos. Pode ser que vc tenha sorte, e se já comprou, fique atento a isso. Eles não aguentam graves.

 

Coloquei Bossound B-1620 de 6", vai fazer um ano e estão até hoje comigo. E são quadriaxiais. Os traseiros coloquei Hurricane CL-45, de 5", também quadriaxial. Até hoje.

 

Os produtos Hurricane são excelentes. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adenilson.

 

Vou prestar atenção, valeu a dica, mas em relação ao módulo... vc não sabe se posso instalar os auto falantes + o SUB (S4 ou D4) ?

 

Pelo que estou lendo, creio que sim, porém, achei melhor averiguar antes de comprar... Certo ?

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adenilson.

 

Vou prestar atenção, valeu a dica, mas em relação ao módulo... vc não sabe se posso instalar os auto falantes + o SUB (S4 ou D4) ?

 

Pelo que estou lendo, creio que sim, porém, achei melhor averiguar antes de comprar... Certo ?

 

Abs.

 

 

Geralmente os módulos tem saída pra subwoofer, uma ou duas. Quanto ao sub ser s4 ou d4, isso realmente não sei. 

 

Vc pode instalar os alto-falantes e o subwoofer integrados ao módulo ou o sub só alimentado por ele, e os alto-falantes separado. Ai só com seu instalador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou opinar sobre a escolha de seus equipamentos, tentarei esclarecer suas dúvidas.

 

Especificações:

Os TS1730BR são para as portas dianteiras conf. 50 rms / 4 OHM.

Os TS6940BR são para a traseira conf. 100 rms / 4 OHM.

O Sub TSW310 S4/D4 (S4: 400rms / 4 OHM bobina simples) (D4: 400 rms / 2 ou 8 OHM).

Hurricane 1000 rms:

2 OHM - 250 X 4 rms

4 OHM - 160 X 4 rms

4 OHM Bridge - 500 X 2 rms

 

Compatibilidade:

O módulo tem 4 canais, 2 deles você irá usar para os 6" e 6x9" ( um 6" e um 6x9" para cada canal, respeitando canal esquerdo e direito) ligados em paralelo para que o canal do módulo receba 2 OHM de impedância e forneça 250 rms.

Já o sub. Exemplo S4: Este sub tem bobina simples de 4 OHM, deverá ser ligado nos dois canais restantes na forma de ligação bridge para que o módulo receba 4 OHM e forneça 500 rms.

Exemplo D4: Este sub tem bobina dupla de 2 ou 8 OHM, caso compre o de 2 OHM, ele terá duas bobinas de 2 OHM, sua ligação deverá ser feita para que cada bobina fique em 1 canal do módulo (lembrando: respeite a polaridade) para que o mesmo receba em seu canal 2 OHM e forneça 250 x 2 rms totalizando 500 rms para o sub. Caso seja de 8 OHM, a ligação diferencia pois as bobinas devem ser ligadas em paralelo no canal brigde fazendo que o módulo receba 4 OHM e forneça 500 rms.

 

Conclusão:

Independente da escolha do S4 ou D4 você conseguirá efetuar a ligação. Você poderá ajustar o corte de frequência dos falantes no próprio módulo, deixando de forma que os falantes menores reproduzam frequências mais altas e o sub as mais baixas, para evitar distorções e queima prematura dos mesmos. Espero ter ajudado.

Editado por fcoaprigio
rodrigo_am2 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fcoaprigio,

 

Obrigado pela explicação.

 

Meu amigo, confesso que estou ficando meio doido em querer entender. Hoje, não só quero ter o produto, mas saber o que tenho e o que posso montar com ele... mas estou quase que desistindo e apenas montar e sair ouvindo ! kkkkk

 

Acabei de comprar o Taramps TS-800 ao invés do Hurricane. Ontem li alguns sites e o Taramps tem boas referências. (Apenas li)

 

Espero ter feito uma boa escolha.

 

Em relação ao SUB D4, ele é 4 x 4 Ohms... então se ligado ao módulo em bridged, ele utilizará os 4 canais ? Deixa eu ser mais claro na pergunta. Se o Canal 1 e 2 ligado em bridged serão 4 Ohms... o Canal 3 e 4 serão outros 4 Ohms, correto ? 

 

Então não consigo ligar mais nada neste módulo ?

 

Mas de qualquer forma, se o SUB funcionar, fico satisfeito.

 

Obrigado e grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, desculpe pela confusão, mais na pressa acabei pegando as informações do sub D4 erradas, ele vem com 4 + 4 ohm, a configuração é que pode ser feita em 2 ou 8 ohm. Também uso um taramps (TL1500) e gosto muito. Pela especificação deste módulo, o sub mais apropriado seria o S4 pois o mesmo tem a bobina de 4 ohm e este módulo gera 400 rms em bridge (4ohm), se você usar o D4 terá que ligar cada bobina a cada canal destinto, fazendo com que o módulo receba 4 ohm e forneça somente 125 rms, somando 250 rms para seu sub, ele não receberá a potência suficiente para ter um bom rendimento, se ainda não comprou o sub, opte pelo S4 que terá um rendimento melhor. Para ligar mais equipamentos você deverá respeitar os limites de potência e impedância fornecidos pelo fabricante. Na dúvida, da uma lida sobre casamento de impedâncias.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Outra observação, qual o modelo do seu taramps 1 ou 2 ohm? Se for o de 1 ohm, o D4 irá funcionar perfeitamente, se for o de 2 ohm aí seria o S4. Da uma olhada no manual do módulo. E a respeito dos canais, para os 4 falantes você vai usar 2 canais e o sub os outros 2, tudo fica no mesmo modulo, espero ter esclarecido.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, agora ferrou tudo.

 

Já está a caminho o D4, e não consigo mais mudar.

 

Sobre o Módulo TS-800 é de 2 ohms, segue as especificações, mas grifei uma parte que achei que servi-se, olha ai:

 

Número De Canais - 4
Potência Máx. @ 13,8 VDC - 2 OHMS: 960W RMS (4 X 240W RMS)
Potência Máx. @ 13,8 VDC - 4 OHMS: 600W RMS (4 X 150W RMS)
Potência Máx. @ 13,8 VDC - 8 OHMS: 288W RMS (4 X 72W RMS)
Potência Máx. @ 12,6 VDC - 2 OHMS: 800W RMS (4 X 200W RMS)
Potência Máx. @ 12,6 VDC - 4 OHMS: 500W RMS (4 X 125W RMS)
Potência Máx. @ 12,6 VDC - 8 OHMS: 242W RMS (4 X 60W RMS)
Pot. Máx. em Bridged @ 13,8 VDC - 4 OHMS: 960W RMS (2 X 480W RMS) 
Pot. Máx. em Bridged @ 13,8 VDC - 8 OHMS: 648W RMS (2 X 324W RMS)
Pot. Máx. em Bridged @ 12,6 VDC - 4 OHMS: 800W RMS (2 X 400W RMS)
Pot. Máx. em Bridged @ 12,6 VDC - 8 OHMS: 540W RMS (2 X 270W RMS)

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim, tem ainda a possibilidade do módulo poder efetuar uma ligação chamada trimode, que é um tipo de ligação mista, mais só fiz isso em som trio, mais não tenho certeza se a taramps tem essa possibilidade. O problema desse tipo de ligação é que terá de usar crossover passivo para eletuar o corte de frequência tanto nos falantes quanto no sub. Nos falantes é fácil, capacitor despolarizado com capacitância que você pode achar nas tabelas, o indutor é que é o problema, geralmente é fabricado manualmente pois é difícil de encontrar. Fiz uma pergunta ao fabricante sobre o trimode, se ele responder aviso. Segue link do manual do stetsom e hurricane como exemplo.

 

http://grupostetsom.com.br/Uploads/Downloads/2592008135959811.pdf

 

http://www.hurricanebrasil.com.br/manual%5C%5CHA4120.pdf

Editado por fcoaprigio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resposta do suporte da Taramps:

Teria a possibilidade de ser feita a ligação sim mas você não conseguiria fazer as bobinas do subwoofer trabalhar por igual, o que poderia danifica-las ou até mesmo não ter um bom rendimento. O ideal seria você ligar as bobinas em serie para tocar em 8 OHMS e ligar em bridge nos canais 3 e 4 que tem o Bass Booster assim você consegue ajustar o grave e ligar o restante nos canais 1 e 2 usando o corte H.P.F dessa forma todos ficaria com corte de frequência e ganho separado possibilitando um ajuste mais fino.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá fcoaprigio.

 

          Tudo bem meu amigo ? Desculpe a demora, estive viajando nestes dias.

 

          Vou tentar trocar o D4 pelo S4...não será fácil, vou ver se ele pega a base de troca.

 

          Mas em todo o caso, o instalador disse que poderia ligar em 2 Ohms, pois realmente o SUB diz ter flexibilidade de ser ligado em 2 e 8 ohms, no caso ele faria o seguinte, no CANAL 1 e CANAL 2 ele ligaria os auto falantes e nos demais o SUB, desta forma:

 

                    CANAL 3       CANAL 4

                                2Ω                       2Ω

              +      -     +      -  

              O     O     O     O

               |      └──┘      |

               |                      |

               |                      |

               |      ┌─────┤

              ├─────┐      |

               |       |    |      |

               O      O    O    O   

           |   +     -        +     -   |

           |                             |

           |                             |

 

          Com esta ligação em bridged de 4Ω, cairia para 2Ω e desta foma daria certo. Mas não gostei e não quero que seja feito.

      

          Li em outro ligar, que desta forma não seria o correto, portanto, pretendo ainda realizar a troca. Porém o SUB chega semana que vem, o que ele irá instalar e deixar no jeito, seria o rádio, auto falantes e a potência... restando o SUB no final.

 

          Um grande abraço.

 

          Márcio.

Editado por MarcioA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fcoaprigio,

 

          Conversei com o rapaz que comprei o sub D4... ele vai trocar pelo S4... problema resolvido.

 

          Mas irá demorar uma 2 semanas entre enviar e receber o SUB correto, mas até aí, não tenho a menor pressa, importante é instalar e ficar filé !

 

          Hoje cedo liguei para o suporte técnico da Taramps... pensa num pessoal gente boa. Tiraram todas as minhas dúvidas e  inclusive falaram que não se deve ligar o sub daquele jeito, pois com o tempo poderia danificar o sub e posteriormente queimar as saídas dos canais do módulo. O mesmo que você tinha dito.

 

          Falaram também que antes de montar um projeto, ligasse para eles, pois poderiam orientar desde a ligação até qual módulo utilizar. Acredito que vale muito a pena, para evitar dores de cabeça !

 

          Um forte abraço e tudo de bom para você meu amigo, e obrigado pela ajuda.

 

Márcio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, se eu tivesse chegado uns dias mais cedo poderia ter te dado minha opinião. Montei um som muito parecido mês passado. Só que coloquei quatro 6x9 (100rms cada) no tampão, e o Sub 400rms (D4) na caixa dutada. Utilizei o hurricane também pros 6x9 e um stetsom pro sub. Ficou excelente o resultado....1897972_720844391297814_1835856654635561

Editado por ediwon3d

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora