Jr.40

CAI/ In Take

10 posts neste tópico

Pessoal, uma dúvida me acometeu!

Estou pensando em instalar esse kit da Simota, que dizem ser mais eficiente que o K&N.

Tem a opção inbox e essa aqui das fotos, mas será que o ar quente do cofre do motor não vai diminuir a densidade do ar e furtar potência?

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Pessoal, uma dúvida me acometeu!

Estou pensando em instalar esse kit da Simota, que dizem ser mais eficiente que o K&N.

Tem a opção inbox e essa aqui das fotos, mas será que o ar quente do cofre do motor não vai diminuir a densidade do ar e furtar potência?

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Então... Eu já pensei tanto sobre isso... E desisti de instalar. A tomada de ar original do Gol me parece bem projetada, acho difícil ficar melhor que original. Eu colocaria filtro cônico só pelo ronco mesmo, porque ganhar potência não sei se acaba rolando.

Esse kit da Simota deve ser bem salgadinho, não? Está olhando em algum site gringo?

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Então... Eu já pensei tanto sobre isso... E desisti de instalar. A tomada de ar original do Gol me parece bem projetada, acho difícil ficar melhor que original. Eu colocaria filtro cônico só pelo ronco mesmo, porque ganhar potência não sei se acaba rolando.

Esse kit da Simota deve ser bem salgadinho, não? Está olhando em algum site gringo?

 

 

O site que vende é o Street Power Imports BR.

Lá está custando 284, mas o valor é 473 reais.

Lembrando que o filtro de ar inbox do Gol custa 225 reais.

Eu uso hoje um InFlow, mas já está bem velhinho e quero partir pra uma tecnologia mais atual

Estou dando uma repaginada em filtro e velas, então pensei em pegar esse filtro inbox.

 

Pensando na disposição do filtro, como dá pra ver na foto, ele fica bem atrás do motor, ou seja, o ar frio entra pela grade dianteira (e somente por ela), passa pelo cofre PEGANDO FOGO e vai lá pra trás, já com pouco oxigênio.

O sistema original já dá uma guiada melhor no fluxo.

 

Enfim, acho que vou pagar a mais para nada.

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O site que vende é o Street Power Imports BR.

Lá está custando 284, mas o valor é 473 reais.

Lembrando que o filtro de ar inbox do Gol custa 225 reais.

Eu uso hoje um InFlow, mas já está bem velhinho e quero partir pra uma tecnologia mais atual

Estou dando uma repaginada em filtro e velas, então pensei em pegar esse filtro inbox.

 

Pensando na disposição do filtro, como dá pra ver na foto, ele fica bem atrás do motor, ou seja, o ar frio entra pela grade dianteira (e somente por ela), passa pelo cofre PEGANDO FOGO e vai lá pra trás, já com pouco oxigênio.

O sistema original já dá uma guiada melhor no fluxo.

 

Enfim, acho que vou pagar a mais para nada.

 

 

Pois é...

Eu acho que se vc tem vontade de colocar o filtro cônico deve colocar, pois não vai perder muita coisa em potência.. E vai ganhar o ronquinho diferenciado. 

Eu também tenho o InFlow inbox e talvez coloque um cônico daqui a algum tempo pelo ronco de aspiração de ar. 

O grande problema do Gol é que a borboleta de admissão fica lá atrás, então o ar sempre vai ter de passar por cima do motor quente.

Eu tive um Celta com filtro cônico e era diferente, pois a borboleta fica na lateral, aí o filtro fica do lado motor, um pouco longe dele.

Será que no Gol não tem como fazer algo parecido com isso:

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É um motor V-6 Audi. Colocar um filtro cônico lá atrás e alguma tomada de ar direcionado um arzinho fresco na boca do filtro... Parte do ar vai ser quente, mais talvez esse refresco ajude. 

 

Edit: Eu acho que isso aqui é uma boa solução pro Gol:

air_filter_simota_cruze_1.jpg

O filtro cônico fica dentro dessa peça de fibra de carbono (Simota) e um tubo vai lá embaixo buscar ar frio. 

Não tem perigo de entrar água e nem sujeira, como teria se jogasse o filtro cônico direto lá embaixo 

Editado por Filipe Sta_Catarina

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Desculpe a minha ignorancia, mas se o filtro conico fica dentro dessa capa, qual a diferenca para o inbox?

#poweredByHonda

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Desculpe a minha ignorancia, mas se o filtro conico fica dentro dessa capa, qual a diferenca para o inbox?

#poweredByHonda

 

Boa pergunta, heheh

Vou dar uma procurada no youtube pra ver se assim permanece aquele ronco de filtro cônico ou não

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Essa de filtro esportivo, só recomendo pra carros 1.6 pra cima. Em 1.0, esqueça! É só estética e barulho.... Kkkk

Sobre o cai, em motores não preparados, acredito que seja mais estética e barulho mesmo. O ar vai continuar entrando quente, a não ser que ele seja realocado pra frente do motor, onde pode receber ar menos quente. Mas aí, ja sofre influência do coletor de escape. Enfim, é uma conta q não fecha, rsrsrs.

O ideal, seria fazer como nos caminhões, que ficam fora do compartimento do motor, mas...

Ulisses Cheohen curtiu isso

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Pois é...

Eu acho que se vc tem vontade de colocar o filtro cônico deve colocar, pois não vai perder muita coisa em potência.. E vai ganhar o ronquinho diferenciado. 

Eu também tenho o InFlow inbox e talvez coloque um cônico daqui a algum tempo pelo ronco de aspiração de ar. 

O grande problema do Gol é que a borboleta de admissão fica lá atrás, então o ar sempre vai ter de passar por cima do motor quente.

Eu tive um Celta com filtro cônico e era diferente, pois a borboleta fica na lateral, aí o filtro fica do lado motor, um pouco longe dele.

Será que no Gol não tem como fazer algo parecido com isso:

4751d1167739907-cold-air-intake-2-8-30v-

É um motor V-6 Audi. Colocar um filtro cônico lá atrás e alguma tomada de ar direcionado um arzinho fresco na boca do filtro... Parte do ar vai ser quente, mais talvez esse refresco ajude. 

 

Edit: Eu acho que isso aqui é uma boa solução pro Gol:

air_filter_simota_cruze_1.jpgá

O filtro cônico fica dentro dessa peça de fibra de carbono (Simota) e um tubo vai lá embaixo buscar ar frio. 

Não tem perigo de entrar água e nem sujeira, como teria se jogasse o filtro cônico direto lá embaixo 

 

O vendedor do filtro falou que o CAI Simota instalado num Gol TSI rendeu 5 cv, mas no TSI o filtro fica instalado do lado do passageiro, atrás do farol, bem diferente do Gol.

 

Eu vou mesmo é de original.

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Quantos cavalos se ganha com um filtro de ar esportivo? Pergunte em cada loja que vende esse tipo de artigo e ouvirá as mais diversas respostas. Nossos leitores nos escrevem com a mesma dúvida. Para tirar a limpo a história, medimos a diferença de desempenho de um carro com filtro original e com um esportivo. O escolhido foi o da K&N, marca mais conhecida do mercado. Segundo especialistas, esse acessório permite maior passagem do fluxo de ar, o que se refletiria em maior desempenho.

A dúvida começou na escolha. Há duas versões: o de elemento interno (ou "inbox"), que tem as mesmas dimensões do original, e o cônico. Como a meta era aumentar potência sem mexer nas características originais do veículo, escolhemos o inbox, pois o cônico apresentava três inconvenientes: necessita de adaptação nos dutos de ar, exige cuidados com água - pois o filtro fica permanentemente exposto no cofre do motor - e gera um ruído constante - já que trabalha fora da caixa de proteção.

Na Ancona, importadora da K&N, o vendedor disse que o ganho seria de 8% a 10% para uma Marea Weekend 2.4. Por 210 reais*, parecia um bom investimento. Para ter certeza de que as condições do teste seriam iguais, compramos também um filtro novo da marca Fram, igual ao original, por 50 reais*. A medição seria num dinamômetro Dynotech 720, da Nascar Power Chips, empresa especializada em preparação de motores em São Bernardo do Campo (SP).

Com tudo na mão, foi só acelerar o carro e ver na tela do computador os números: com o filtro Fram a Marea cravou 152,44 cavalos, medidos no motor. Depois foi a vez de colocar o K&N. Pelas contas do vendedor, teríamos algo entre 164,6 e 167,7 cavalos. Mas o dinamômetro não passou de 154,6 - um acréscimo de 2,16 cavalos. "Não me surpreendeu. Pela nossa experiência aqui, sabemos que não se ganha mais que 4 cavalos num carro aspirado com um filtro esportivo inbox. Com o cônico dá para chegar a 6 cavalos no máximo", diz Marcos Eli, dono da Nascar. "Só o filtro não faz mágica. Precisa mexer no chip e no escapamento para ter um bom rendimento."

Consultando a Ancona, agora nos identificando como QUATRO RODAS, o vendedor Fábio Félix afirmou que o ganho seria de 5 cavalos em média - mais que o dobro do que conseguimos. Ele disse que estranhou a pequena diferença e culpou o dinamômetro. "Esse da Nascar é muito bom para acertar motor, mas para medir a potência perfeitamente ele não serve." O curioso é que nem a embalagem do filtro (com instruções em inglês, francês e espanhol) nem o site da K&N falam em aumento de potência de 8% ou de 5 cavalos. Mas ambos deixam clara sua maior vantagem: nunca precisa ser trocado, pois duraria 1,6 milhão de quilômetros. Para isso, basta lavá-lo com um xampu especial e depois impregná-lo com um óleo filtrante a cada 20000 quilômetros em média. Só que o kit de limpeza é vendido à parte: 85 reais*.

Cumpre o que promete?

NÃO

* publicado na edição de janeiro de 2005

Editado por all_right

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