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felipencs

Motorzinho precisando de atenção. HELP!

10 posts neste tópico

Boa tarde galera, tudo bem?

 

Depois de quase 2 anos acompanhando o fórum anonimamente, hoje chegou a hora em que eu preciso da ajuda dos mais experientes hehehe

 

Tenho um Gol power 1.6 2009/2010 que peguei de um parente há uns 2 anos, e essa pessoa havia feito as revisões até 50.000 km nas concessionárias.

 

Pelo que andei lendo no fórum, já tive alguns dos problemas crônicos: Condensadora do A/C furada, e o famoso TEC TEC TEC que o motor faz quando liga, que na próxima troca de óleo vou atentar para o filtro com a vedaçãozinha.

 

Acontece que de uns tempos pra cá, percebo que meu golzinho anda consumindo MUITO combustível. Quando digo muito, quero dizer mais ou menos 5km/l no álcool e 6 e pouco, quase 7 na gasolina, em uso 100% urbano, abastecendo sempre no posto de confiança e dirigindo conforme manda a cartilha do poupador de combustível.

 

Além disso, com o a/c ligado, ao pisar na embreagem com o carro ainda em movimento enquanto breco para parar em um sinal, por exemplo, a rotação do motor cai tão repentinamente que ele chega a chacoalhar como se fosse morrer por um instante, e inclusive já morreu em 2 oportunidades, enquanto ainda estava frio.

 

O carro hoje está com 71.000 Km, e desde que eu peguei ele, faço somente as trocas de óleo e filtros religiosamente.

 

Vocês podem me indicar o que eu posso fazer para tentar resolver esses problemas, bem como outras providências que devem ser tomadas com relação ao motor para prolongar sua vida útil, tipo, troca de correia e etc?

 

Agradeço muito aos que investirem um pouco do tempo pra me ajudar.

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Boa tarde galera, tudo bem?

 

Depois de quase 2 anos acompanhando o fórum anonimamente, hoje chegou a hora em que eu preciso da ajuda dos mais experientes hehehe

 

Tenho um Gol power 1.6 2009/2010 que peguei de um parente há uns 2 anos, e essa pessoa havia feito as revisões até 50.000 km nas concessionárias.

 

Pelo que andei lendo no fórum, já tive alguns dos problemas crônicos: Condensadora do A/C furada, e o famoso TEC TEC TEC que o motor faz quando liga, que na próxima troca de óleo vou atentar para o filtro com a vedaçãozinha.

 

Acontece que de uns tempos pra cá, percebo que meu golzinho anda consumindo MUITO combustível. Quando digo muito, quero dizer mais ou menos 5km/l no álcool e 6 e pouco, quase 7 na gasolina, em uso 100% urbano, abastecendo sempre no posto de confiança e dirigindo conforme manda a cartilha do poupador de combustível.

 

Além disso, com o a/c ligado, ao pisar na embreagem com o carro ainda em movimento enquanto breco para parar em um sinal, por exemplo, a rotação do motor cai tão repentinamente que ele chega a chacoalhar como se fosse morrer por um instante, e inclusive já morreu em 2 oportunidades, enquanto ainda estava frio.

 

O carro hoje está com 71.000 Km, e desde que eu peguei ele, faço somente as trocas de óleo e filtros religiosamente.

 

Vocês podem me indicar o que eu posso fazer para tentar resolver esses problemas, bem como outras providências que devem ser tomadas com relação ao motor para prolongar sua vida útil, tipo, troca de correia e etc?

 

Agradeço muito aos que investirem um pouco do tempo pra me ajudar.

 

Amigo, esses sintomas de consumo alto e essa facilidade do carro morrer, com certeza evidenciam algum problema.

O mais correto é vc levar esse carro até um mecânico para um diagnóstico preciso.

 

Quanto à correia, veja que o manual do meu carro diz que ela deve ser trocada aos 120 000 km ou 4 anos e meio. Muita gente gosta de trocar a correia precocemente, em algo em torno de 40 000 km, o que eu só acho necessário em carros que rodam frequentemente em estrada não pavimentada. No mais, o manual é a lei do carro. 

E observe que o no seu caso, o prazo de quatro anos e meio já passou, portanto ela deve ser trocada, juntamente com o tensor. Será que essa correia não "quebrou" um dente e saiu fora do ponto? Pode ser a causa dos seus problemas, como pode também não ser.

Pode ser alguma coisa na injeção eletrônica, como bicos entupidos, mas se vc troca filtro de combustível religiosamente é difícil... Mas pode ser. 

Pode também ser algum problema de ignição. Velas devem ser trocadas por volta de 40 000 km. Os cabos e a bobina devem também ser analisados. 

Na pior das hipóteses uma junta de motor, enfim, só um mecânico mesmo olhando seu carro pra verificar o que é.

Mas como eu disse, sem dúvidas a sua correia deve ser trocada, em razão do tempo (4 anos e seis meses). 

Eu utilizaria uma correia genuína, comprada em concessionária, para evitar ao máximo problemas de barulhos depois de instalada. Não é uma peça muito cara. Mas também há peças de qualidade no mercado paralelo. 

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Amigo, esses sintomas de consumo alto e essa facilidade do carro morrer, com certeza evidenciam algum problema.

O mais correto é vc levar esse carro até um mecânico para um diagnóstico preciso.

 

Quanto à correia, veja que o manual do meu carro diz que ela deve ser trocada aos 120 000 km ou 4 anos e meio. Muita gente gosta de trocar a correia precocemente, em algo em torno de 40 000 km, o que eu só acho necessário em carros que rodam frequentemente em estrada não pavimentada. No mais, o manual é a lei do carro. 

E observe que o no seu caso, o prazo de quatro anos e meio já passou, portanto ela deve ser trocada, juntamente com o tensor. Será que essa correia não "quebrou" um dente e saiu fora do ponto? Pode ser a causa dos seus problemas, como pode também não ser.

Pode ser alguma coisa na injeção eletrônica, como bicos entupidos, mas se vc troca filtro de combustível religiosamente é difícil... Mas pode ser. 

Pode também ser algum problema de ignição. Velas devem ser trocadas por volta de 40 000 km. Os cabos e a bobina devem também ser analisados. 

Na pior das hipóteses uma junta de motor, enfim, só um mecânico mesmo olhando seu carro pra verificar o que é.

Mas como eu disse, sem dúvidas a sua correia deve ser trocada, em razão do tempo (4 anos e seis meses). 

Eu utilizaria uma correia genuína, comprada em concessionária, para evitar ao máximo problemas de barulhos depois de instalada. Não é uma peça muito cara. Mas também há peças de qualidade no mercado paralelo. 

 

Caramba. Obrigado pela complexidade da resposta @Filipe Sta_Catarina. São muitas hipóteses pelo visto heheh

Agora meu problema passa a ser achar um mecânico de confiança aqui em Santos/SP.

Editado por felipencs

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Caramba. Obrigado pela complexidade da resposta @Filipe Sta_Catarina. São muitas hipóteses pelo visto heheh

Agora meu problema passa a ser achar um mecânico de confiança aqui em Santos/SP.

 

 

Essa parte é difícil, tem muito picareta. 

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Realmente amigo o ideal é achar um mecânico pra dar diagnósticos mais precisos, de preferência um BOM mecânico mesmo que tenha boas ferramentas e rastreador, veja só... Só para o consumo alto temos as hipóteses:

 

Bicos, velas, cabos de vela, sonda lambda, corpo de borboleta sujo entre várias outras...

 

Sobre a correia, sou a favor dos que trocam "precocemente" porque não acho que 40~50 mil km é precoce. Já tive problemas de correia em um Palio 1.0 16v e sei do prejuízo! Pra mim correia dentada é nessa km aí ou 2 anos (correia dentada, tensor, correia de acessórios, rolamentos...)! Porém, não sabemos QUANDO a sua foi trocada, então o ideal é procurar saber!

clovis_cam curtiu isso

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Boa tarde galera, tudo bem?

 

Depois de quase 2 anos acompanhando o fórum anonimamente, hoje chegou a hora em que eu preciso da ajuda dos mais experientes hehehe

 

Tenho um Gol power 1.6 2009/2010 que peguei de um parente há uns 2 anos, e essa pessoa havia feito as revisões até 50.000 km nas concessionárias.

 

Pelo que andei lendo no fórum, já tive alguns dos problemas crônicos: Condensadora do A/C furada, e o famoso TEC TEC TEC que o motor faz quando liga, que na próxima troca de óleo vou atentar para o filtro com a vedaçãozinha.

 

Acontece que de uns tempos pra cá, percebo que meu golzinho anda consumindo MUITO combustível. Quando digo muito, quero dizer mais ou menos 5km/l no álcool e 6 e pouco, quase 7 na gasolina, em uso 100% urbano, abastecendo sempre no posto de confiança e dirigindo conforme manda a cartilha do poupador de combustível.

 

Além disso, com o a/c ligado, ao pisar na embreagem com o carro ainda em movimento enquanto breco para parar em um sinal, por exemplo, a rotação do motor cai tão repentinamente que ele chega a chacoalhar como se fosse morrer por um instante, e inclusive já morreu em 2 oportunidades, enquanto ainda estava frio.

 

O carro hoje está com 71.000 Km, e desde que eu peguei ele, faço somente as trocas de óleo e filtros religiosamente.

 

Vocês podem me indicar o que eu posso fazer para tentar resolver esses problemas, bem como outras providências que devem ser tomadas com relação ao motor para prolongar sua vida útil, tipo, troca de correia e etc?

 

Agradeço muito aos que investirem um pouco do tempo pra me ajudar.

 

É meu caro é como os amigos  @Filipe Sta_Catarina e @Markin citaram, pode ser várias causas... concordo com Markin com relação a correia... trocaria ela pra ontem hein? 

 

Outra coisa, após uma bela revisão (verifique se há borra no motor), descarbonize o danado e aplique o militec-1, seu motor irá agradecer!

 

Abraços

Markim curtiu isso

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Caramba. Obrigado pela complexidade da resposta @Filipe Sta_Catarina. São muitas hipóteses pelo visto heheh

Agora meu problema passa a ser achar um mecânico de confiança aqui em Santos/SP.

Felipe, talvez isso ajude:

http://guiadeoficinasbrasil.com.br/lista_oficinas.html?exibir=lista&token=0000&estado=25&cidade=92&bairro=null&x=85&y=15

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Galera, mais uma vez, obrigado pelos comentários de vocês. Vou levar tudo isso em consideração quando for fazer a revisão.

 

Graças à dica do amigo @biguia, descobri que o cara que ganhou o título de melhor reparador de autos do Brasil tem uma oficina a menos de 1KM do meu trabalho. Alguma dúvida se é lá que eu vou? hehehe

 

http://www.oficinabrasil.com.br/especial/4463-gp-motorcraft-evento-pioneiro-do-setor-estreita-lacos-entre-montadora-e-reparadores

 

Abraço a todos.

biguia curtiu isso

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Arrisco em corpo de borboleta sujo + bicos + velas+ cabos e bobina . Faria uma avaliação desses itens e acho que ai está o problema.

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Galera, mais uma vez, obrigado pelos comentários de vocês. Vou levar tudo isso em consideração quando for fazer a revisão.

Graças à dica do amigo @biguia, descobri que o cara que ganhou o título de melhor reparador de autos do Brasil tem uma oficina a menos de 1KM do meu trabalho. Alguma dúvida se é lá que eu vou? hehehe

http://www.oficinabrasil.com.br/especial/4463-gp-motorcraft-evento-pioneiro-do-setor-estreita-lacos-entre-montadora-e-reparadores

Abraço a todos.

Cara, que sorte essa sua, hein! [emoji6]

Que bom que pude te ajudar...

Queria poder ter um reparador de referência, aqui tb...

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