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Manfro

Preocupação/prevenção batida de tuchos no EA111

10 posts neste tópico

Olá amigos.

Estamos com um voyage 2008/2009  1.6 comfortline na família que foi comprado com 20,000 km, hoje o carro está com 73,000 com toda manutenção em dia. Porém, o carro vai passar a ser meu e andei lendo e vendo vídeos sobre os motores EA111 1.0 e 1.6 e pude ver que eles tem um histórico de baterem tuchos devido a baixa pressão de óleo, algumas vezes ocasionada por desgaste no virabrequim outras por bomba de óleo, enfim...

Gostaria da opinião dos veteranos no assunto e dos que realmente tem conhecimento da causa nestes motores e saber formas de evitar esses desgastes e precauções que deve ter.

OBS: Mantenho as manutenção sempre em dia e sigo as especificação do óleo ( 10w40 semi sintético) realizando as trocas sempre com 7,000 km.

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"Desgaste no vira" Não seria batendo biela? No caso seria desgaste das bronzinas da biela que ficam entre o vira e a biela. O tucho hidráulico esta relacionado ao comando de válvulas.

No caso das bronzimas, quando o barulho esta presente já ocorreu desgaste.

Sobre prevenção a esse tipo de problema pelo que sei é usar óleo correto, fazer a troca do óleo em tempo adequado e esperar uns 30 segundos pra andar com o carro na primeira partida.

A única observação que faria e quanto ao uso do óleo 5w40 que é o mais indicado para esse motor.

Não citei os tuchos mas a prevenção é a mesma.

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Editado por Rodrigolm
Manfro e vinicius_hozara curtiram isso

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Olá amigos.

Estamos com um voyage 2008/2009  1.6 comfortline na família que foi comprado com 20,000 km, hoje o carro está com 73,000 com toda manutenção em dia. Porém, o carro vai passar a ser meu e andei lendo e vendo vídeos sobre os motores EA111 1.0 e 1.6 e pude ver que eles tem um histórico de baterem tuchos devido a baixa pressão de óleo, algumas vezes ocasionada por desgaste no virabrequim outras por bomba de óleo, enfim...

Gostaria da opinião dos veteranos no assunto e dos que realmente tem conhecimento da causa nestes motores e saber formas de evitar esses desgastes e precauções que deve ter.

OBS: Mantenho as manutenção sempre em dia e sigo as especificação do óleo ( 10w40 semi sintético) realizando as trocas sempre com 7,000 km.

Parceiro meu carro ta com 75.000km e ainda ta filé em pleno vapor, porem usando sempre o oleo correto como o amigo Rodrigolm falou oleo 5w40.. se por acaso o tucho vinher a bater como aconteceu no gol de um amigo meu.. ele apenas vez uma descarbonização no motor e ficou bom!

Rodrigolm e Manfro curtiram isso

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O meu batia muito fiz uma descarbonização e passei a usar juntamente com o óleo bardhal B12 com óleo sintético 5w40.

 

Troco o óleo a cada 6 meses ou 10mil km. Fiz a descarbonização em uma oficina de preparação de motores turbo e competição ele usam muito o bardhal e militec, porém muito caro o militec,passei a usar o bardhal b12.

 

Uma coisa intrigante e que os motores da familia ea tem muita taxa de compressão e não aguentam esta gasolixo ou anda só no etanol ou na meia boca gasolixo com um pouco de etanol.

 

Existem  tópicos relativo a este tema de aditivos para óleo e outras coisas.

No meu caso o casamento está perfeito, não largo mais o bardhal b12 plus ( não é propaganda, não sou representante muito menos revendedor).

 

Espero ter ajudado.

Manfro curtiu isso

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Comprei meu voyage 2009 com 13.000

Usei até os 40.000

Sem problemas no motor, agora eu usava óleo semi-sintético 5w30 ou 4w40 + bardhal B12, e trocava com 5.000, por ultimo usava militec.

Pode ser exagero, mais nunca tive problemas.

Mais cada qual é cada qual certo?

Abç

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Comprei meu voyage 2009 com 13.000

Usei até os 40.000

Sem problemas no motor, agora eu usava óleo semi-sintético 5w30 ou 4w40 + bardhal B12, e trocava com 5.000, por ultimo usava militec.

Pode ser exagero, mais nunca tive problemas.

Mais cada qual é cada qual certo?

Abç

coloquei esse "mel" bardhal 12 no Gol mas o carro começou a bater tucho direto pela manhã percebi que ele mudava a viscosidade do óleo e demorava muito pra encher o tucho. Tem até um tópico em que relato isso, acho que foi em 2012 fiz a troca de óleo na VW e nunca mais usei esse aditivo. Pensei em usar o Militec mas é muito caro.

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Editado por Rodrigolm

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coloquei esse "mel" bardhal 12 no Gol mas o carro começou a bater tucho direto pela manhã percebi que ele mudava a viscosidade do óleo e demorava muito pra encher o tucho. Tem até um tópico em que relato isso, acho que foi em 2012 fiz a troca de óleo na VW e nunca mais usei esse aditivo. Pensei em usar o Militec mas é muito caro.

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

 

Felizmente não tive esse problema com o B12, sobre o militec a durabilidade no motor é de 20 em 20 mil, eu acho que compensa, até estou usando no corolla.

Abraço

vinicius_hozara e Manfro curtiram isso

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Se os tuchos começarem a bater muito pode optar pela troca dos mesmo são 8 no total , num custo de um pouco mais de 200 reais de peça.

Editado por sergiodab

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Olá galera, meu gol g5 está fazendo um barulho como se estivesse rajando, na marcha lenta, com o carro parado e vidro fechado, único jeito de perceber. Olhei esse tópico e gostei das dicas, porém vi que no meu carro o vendedor do estacionamento colocou óleo 15w40.

 

Será que compensa eu trocar para o 5w40 + Bardhal B12?

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Sobre o motor estar rajando é complicado falar sem ouvir o motor.

Eu levaria a um mecânico de confiança para avaliar sê esse motor "rajando" não é apenas um problema no tensor da correia dentada, tucho hidráulico, algum acessório como bomba da DH, bomda d'água, compressor do ar, etc...

Sobre o B12 isso é um LIXO ele altera totalmemte a VISCOSIDADE do óleo.

Infelizmente eu tive o desprazer de colocar isso no meu Gol.

O óleo ficou tão grosso que na primeira partida pela manhã meu carro parecia um trator BATENTO TUCHO, isso deixa claro a deficiência em lubrificação com o motor frio.

Não uso esse B12. no meu carro, nem que me paguem.

Nosso carro deve utilizar preferencialmente oleo sintetico 5w40 100% sintetico. (Esse é o melhor lubrificante para nosso carro)

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Editado por Rodrigolm

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