Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Manfro

Preocupação/prevenção batida de tuchos no EA111

10 posts neste tópico

Olá amigos.

Estamos com um voyage 2008/2009  1.6 comfortline na família que foi comprado com 20,000 km, hoje o carro está com 73,000 com toda manutenção em dia. Porém, o carro vai passar a ser meu e andei lendo e vendo vídeos sobre os motores EA111 1.0 e 1.6 e pude ver que eles tem um histórico de baterem tuchos devido a baixa pressão de óleo, algumas vezes ocasionada por desgaste no virabrequim outras por bomba de óleo, enfim...

Gostaria da opinião dos veteranos no assunto e dos que realmente tem conhecimento da causa nestes motores e saber formas de evitar esses desgastes e precauções que deve ter.

OBS: Mantenho as manutenção sempre em dia e sigo as especificação do óleo ( 10w40 semi sintético) realizando as trocas sempre com 7,000 km.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Desgaste no vira" Não seria batendo biela? No caso seria desgaste das bronzinas da biela que ficam entre o vira e a biela. O tucho hidráulico esta relacionado ao comando de válvulas.

No caso das bronzimas, quando o barulho esta presente já ocorreu desgaste.

Sobre prevenção a esse tipo de problema pelo que sei é usar óleo correto, fazer a troca do óleo em tempo adequado e esperar uns 30 segundos pra andar com o carro na primeira partida.

A única observação que faria e quanto ao uso do óleo 5w40 que é o mais indicado para esse motor.

Não citei os tuchos mas a prevenção é a mesma.

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm
vinicius_hozara e Manfro curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

Estamos com um voyage 2008/2009  1.6 comfortline na família que foi comprado com 20,000 km, hoje o carro está com 73,000 com toda manutenção em dia. Porém, o carro vai passar a ser meu e andei lendo e vendo vídeos sobre os motores EA111 1.0 e 1.6 e pude ver que eles tem um histórico de baterem tuchos devido a baixa pressão de óleo, algumas vezes ocasionada por desgaste no virabrequim outras por bomba de óleo, enfim...

Gostaria da opinião dos veteranos no assunto e dos que realmente tem conhecimento da causa nestes motores e saber formas de evitar esses desgastes e precauções que deve ter.

OBS: Mantenho as manutenção sempre em dia e sigo as especificação do óleo ( 10w40 semi sintético) realizando as trocas sempre com 7,000 km.

Parceiro meu carro ta com 75.000km e ainda ta filé em pleno vapor, porem usando sempre o oleo correto como o amigo Rodrigolm falou oleo 5w40.. se por acaso o tucho vinher a bater como aconteceu no gol de um amigo meu.. ele apenas vez uma descarbonização no motor e ficou bom!

Rodrigolm e Manfro curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu batia muito fiz uma descarbonização e passei a usar juntamente com o óleo bardhal B12 com óleo sintético 5w40.

 

Troco o óleo a cada 6 meses ou 10mil km. Fiz a descarbonização em uma oficina de preparação de motores turbo e competição ele usam muito o bardhal e militec, porém muito caro o militec,passei a usar o bardhal b12.

 

Uma coisa intrigante e que os motores da familia ea tem muita taxa de compressão e não aguentam esta gasolixo ou anda só no etanol ou na meia boca gasolixo com um pouco de etanol.

 

Existem  tópicos relativo a este tema de aditivos para óleo e outras coisas.

No meu caso o casamento está perfeito, não largo mais o bardhal b12 plus ( não é propaganda, não sou representante muito menos revendedor).

 

Espero ter ajudado.

Manfro curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei meu voyage 2009 com 13.000

Usei até os 40.000

Sem problemas no motor, agora eu usava óleo semi-sintético 5w30 ou 4w40 + bardhal B12, e trocava com 5.000, por ultimo usava militec.

Pode ser exagero, mais nunca tive problemas.

Mais cada qual é cada qual certo?

Abç

Manfro e Rodrigolm curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei meu voyage 2009 com 13.000

Usei até os 40.000

Sem problemas no motor, agora eu usava óleo semi-sintético 5w30 ou 4w40 + bardhal B12, e trocava com 5.000, por ultimo usava militec.

Pode ser exagero, mais nunca tive problemas.

Mais cada qual é cada qual certo?

Abç

coloquei esse "mel" bardhal 12 no Gol mas o carro começou a bater tucho direto pela manhã percebi que ele mudava a viscosidade do óleo e demorava muito pra encher o tucho. Tem até um tópico em que relato isso, acho que foi em 2012 fiz a troca de óleo na VW e nunca mais usei esse aditivo. Pensei em usar o Militec mas é muito caro.

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloquei esse "mel" bardhal 12 no Gol mas o carro começou a bater tucho direto pela manhã percebi que ele mudava a viscosidade do óleo e demorava muito pra encher o tucho. Tem até um tópico em que relato isso, acho que foi em 2012 fiz a troca de óleo na VW e nunca mais usei esse aditivo. Pensei em usar o Militec mas é muito caro.

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

 

Felizmente não tive esse problema com o B12, sobre o militec a durabilidade no motor é de 20 em 20 mil, eu acho que compensa, até estou usando no corolla.

Abraço

vinicius_hozara e Manfro curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se os tuchos começarem a bater muito pode optar pela troca dos mesmo são 8 no total , num custo de um pouco mais de 200 reais de peça.

Editado por sergiodab

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera, meu gol g5 está fazendo um barulho como se estivesse rajando, na marcha lenta, com o carro parado e vidro fechado, único jeito de perceber. Olhei esse tópico e gostei das dicas, porém vi que no meu carro o vendedor do estacionamento colocou óleo 15w40.

 

Será que compensa eu trocar para o 5w40 + Bardhal B12?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o motor estar rajando é complicado falar sem ouvir o motor.

Eu levaria a um mecânico de confiança para avaliar sê esse motor "rajando" não é apenas um problema no tensor da correia dentada, tucho hidráulico, algum acessório como bomba da DH, bomda d'água, compressor do ar, etc...

Sobre o B12 isso é um LIXO ele altera totalmemte a VISCOSIDADE do óleo.

Infelizmente eu tive o desprazer de colocar isso no meu Gol.

O óleo ficou tão grosso que na primeira partida pela manhã meu carro parecia um trator BATENTO TUCHO, isso deixa claro a deficiência em lubrificação com o motor frio.

Não uso esse B12. no meu carro, nem que me paguem.

Nosso carro deve utilizar preferencialmente oleo sintetico 5w40 100% sintetico. (Esse é o melhor lubrificante para nosso carro)

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0