vinicius_hozara

Gol G6 1.0 - Parou de vez!

26 posts neste tópico

Em 7/14/2015 at 03:25, vinicius_hozara disse:

Amigos e amigas do fórum!

 

Sexta feira a noite, fui instalar a central multimídia em meu Golzinho G6 querido.

Ao instalar a dita cuja em meu carro, notei que a mesma não desliga quando apertamos o botão "liga e desliga", mas sim fica em stand by, mantendo energizado os módulos amplificadores e a antena também. A ligação anterior do meu som, estava ligado o fio da ignição com o fio da bateria, afim de que eu utilizasse o som mesmo com o carro desligado, e sem a chave no contato.

Logo, notando isto, tive que puxar um fio pós-chave positivo para usar essa central somente quando eu acionasse a chave na ignição do veículo, pois meu carro eu pedi sem a preparação de som na época que o comprei (dezembro de 2012), pois eu preferi assim, já que na época a preparação para som era opcional e eu estava com a grana CONTADA, já que adquiri esse carro à vista, e não pedi o kit trend, que custava apenas R$1.800,00 a mais na época, e em nenhuma das 4 CSS consegui negociar isto a um valor rentável.

 

Então, puxei na caixa de fusíveis mesmo, fiz uma perninha no fusível e trouxe para a central multimídia, do pós chave positivo lá do acendedor de cigarros (tomada 12v) pois julguei ser bem simples e fácil e sem perigo algum para a parte elétrica do carro. Feito isto, tudo finalizado, liguei o carro para testar e notei que o mesmo começou a falhar, ratear. Desliguei o carro e ao religa-lo, ele não funcionava mais, como se estivesse cortando o combustível, entendem? E as luzes EPC e Injeção piscavam oscilando, e um barulhinho similar ao do bico injetor lá no cofre do motor estava acontecendo, e se tentasse fazer o carro pegar, ele não pegava....

Primeiramente desfiz a instalação (desliguei os fios da primeira instalação, lá em janeiro de 2013 e esta do pós chave nova), verifiquei TODOS os fusíveis do carro (tanto do cofre do motor quanto da caixa de fusíveis) e TODOS estavam em perfeito estado, nenhum fusível queimado! Detalhe, que ao virar a chave, não se ouvia mais o som da bomba de combustível ligando e nem o som do TBI quando desligava a chave....muito bizarro isto, não?

 

Sábado pela manhã trouxe em casa o melhor técnico de injeção aqui da região, muito conhecido por mim, inclusive. Ele trouxe o scanner adequado para a Rede CAN do VW Gol G6 e pasmem, o scanner não achou o meu carro, ou seja,  meu carro não tem comunicação com o scanner. Ele não conseguiu diagnosticar nada. Logo após, como era sábado, consegui ainda assim trazer um profissional especializado em codificação de chaves, painéis e central, e ele também não conseguiu dizer nada, só disse que algo ocorreu para não chegar mais corrente na bomba e nem pra o o scanner reconhecer o carro. Eu cogitei que a ECU havia danificado, mas eles também não puderam afirmar isto, pois acham muito óbvio uma ECU ser queimada assim, sem sequer um fusível original queinmando!  MAS sabem como é Sábado, às 13h o comércio fechou, tive que esperar até ontem, segunda feira.

 

Sendo assim, 2 bons eletricistas também verificaram o carro, não detectaram nada anormal, nenhum fusível ou relê danificados porém ficaram alarmados com o fato do carro  ter "morrido" e o scanner não ter funcionado. Fui em uma empresa aqui na cidade especializada em ECU, fui super mal atendido (não recomendo, se chamara Carbolar, localizada no bairro de Campo Grande, e assim fizeram pouco caso da minha situação e que talvez me ligariam a partir de 24h pois precisariam estudar o esquema elétrico do veículo antes de me atender, anotaram meu nome e telefone em um caderno velho e o rapaz nem pra dentro da loja voltou). Enfim, resolvi levar meu carro em 2 lugares que eu acreditava ser atendido:

1) Uma das lojas da Bosh Car Service (certa vez só eles resolveram um problema que um GM Astra que tive, não é barato mas pelo menos parecem trabalhar sério);

2) Concessionária VW. Essa opção eu descartei, pois sabemos que eles são safados e mal fazem diagnósticos no carro, só trocam peças mesmo sem saber o que é o defeito e superfaturam tudo!

 

Enfim, deixei meu carrinho na Bosh Car Service às 17:40, após um dia de trabalho perdido. O rapaz que me atendeu pareceu também assustado quando relatei o ocorrido sobre o carro não ter sido reconhecido pelo Scanner, pois tanto para mim ou para ele até então não foi feito nada ofensivo para o sistema do meu carro, pois puxar um fio pós chave causaria todo esse problema? Não sei, mas é o que parece ter acontecido mesmo!

 

O motorista do reboque que levou meu carro relatou que pode ter sido isto que aconteceu, que provavelmente a rede do carro detectou alguma intrusão e um consumo de corrente diferente ou resistência diferente do previsto na tomada 12v e deixou a ECU e o sistema em modo de emergência! Mesmo sem ter queimado um fusível sequer! Mas tudo foi desfeito e o carro continuou da mesma forma!

 

Então amigos, confesso que estou com o coração na mão. Posso ter feito uma GRANDE besteira e ter causado um prejuízo grande! Porém espero que eles lá na Bosh descubram e possam resolver o meu problema!

 

Alguém já viu isso acontecer assim?

 

Abraços e conforme for, vou informado!

 

 

Já tentou desfazer tudo que vc fez, desligar a alimentação, pode ter um fio negativo com positivo conectados, era só puxar um fio pós chave no fio do som

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