Julio Cesar

O que você precisa saber antes de trocar a roda do seu carro

12 posts neste tópico

Pessoal, vejo que muita gente troca a roda do seu carro indiscriminadamente, sem levar em consideração alguns detalhes

Antes de substituir o conjunto roda/pneu é preciso algumas precauções:

O índice de carga nunca deve ser menor que o original ;

O código de velocidade nunca deve ser inferior ao original;

É possível converter o conjunto roda/pneu uma vez que o diâmetro externo seja mantido ou sofra uma variação de até -3% ou +2%.

Esse tipo de alteração compreende um aumento do diâmetro do aro e uma redução da altura do pneu.

O conceito "+1 / +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros (com +1 ou +2 polegadas) obtendo uma melhora significativa da performance dos pneus.

Para o aumento de 1” no aro devemos reduzir 10 na altura do flanco, e aumentar 10mm na largura da seção.

exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 185/60 R14

Para o aumento de 2” no aro devemos reduzir 20 na altura do flanco, e aumentar 20mm na largura da seção.

exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 195/50 R15

Cálculo do diâmetro externo do pneu:

Pneu 155/80 R13:

Largura da seção = 155mm

Altura de Flanco = 155mm x 0,8 = 124mm

Diâmetro do Aro = 13 x 25,4 = 330mm

Diâmetro externo = Diâmetro do aro + 2 x altura do flanco

= 330mm + 2 x 124mm

Diâmetro externo = 578mm

Se seu carro veio com rodas 175/70 - R13 seu diametro externo é 575,2 e se for usar uma roda 205/45 - R17 seu diametro externo passará para 616,3 , passando de 7% de diferença, nesse caso, a medida que daria certo seria uma combinação 205/40 - R17, que daria um diametro externo de 595,8, uma diferença a mais do original de 3,6%, ficando dentro do aceitável.

Se usarmos uma medida que de muita diferença do diametro externo original isso irá afetar os marcadores de velocimento e km.

Para saber por qual medida de roda e pneu vc pode substituir aqui tem uma calculadora

http://www.maisqpneu.com.br/conversao.html

Igor Feghali e like a boss curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade isso que vc falou é em relação somente aos pneus. Sobre as rodas existem outros pontos a considerar:

TALA: é a largura da roda. Essa medida está convencionada em polegadas. Normalmente vem junto com a medida do diametro da roda. Por exemplo: caso você encontre nas medições da roda a seguinte informação: 15x6", o primeiro valor é do diametro da roda e o segundo valor é a largura da roda em polegadas.

roda01.jpg

OFFSET (ET): é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As medições de OFFSET estão convencionadas em milímetros. As rodas podem ter:

- Offset positivo: a diferença é maior que zero. A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática, significa que quanto maior for o offset, mais para "dentro" ficará a roda.

- Offset negativo: a diferença é menor que zero. A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para "fora" ficará roda.

roda02.jpg

Aros:

rodasmedidas.jpg

PCD - Furação:

image002.jpg

PCD é o diâmetro de um círculo imaginário que passa pelo centro de cada um dos furos de fixação da roda. Essas especificações são determinadas pelos fabricantes dos veículos, em função do projeto desenvolvido por sua engenharia. Dependendo da procedência do veículos, a medida do diâmetro de furação pode ser expressa em milímetros ou polegadas. Por exemplo:

Um PCD 5 furos x 4 3/4, corresponde a 5 furos de 120,65 mm.

As rodas do Fiat Palio tem 4 furos x 98 mm de diâmetro; do Corsa e Celta, 4 furos x 100mm; do ford Ka, 4 furos x 108 mm.

Parafuso Correto:

O parafuso correto é aquele de aço, de boa qualidade, cromados ou não, adequado ao alojamento especificado na roda (cônico ou esférico) e que na prática, assegure seis ou sete voltas do parafuso, no respectivo furo.

Atenção! Se a roda do estepe for de aço estampado, deixe junto do estepe os parafusos originais, mais curtos, necessários à afixação no veículo, de modo que ao substituir a roda de liga leve pelo estepe de aço estampado, não prejudique a fixação do estepe ou os componentes do freio do veículo.

Anel Centralizador:

A maioria dos veículos (automóveis de passeio) tem um encaixe de cubo, que assegura a centralização da roda. O diâmetro desse encaixe varia de fabricante para fabricante e, muitas vezes de modelo para modelo de veículo. Apesar dessa variação ser muito pequena, milímetro ou décimos de milímetro, ao se instalar uma roda, cujo cubo não encaixa perfeitamente, há grandes chances de não se conseguir um bom balanceamento do conjunto roda/pneu. Por exemplo:

As furações de um Celta (GM) e de um Gol (VW) são coincidentes (4 x 100mm), porém os encaixes dos cubos são diferentes. O do Celta tem 56,6mm e o do Gol, 57,1mm. Dessa forma, uma roda específica para o Celta não serviria num Gol, enquanto uma roda de Gol poderia ser instalada num Celta, mas o balanceamento do conjunto estaria prejudicado por uma pequena folga de 0,5mm. Os anéis centralizadores permitem a utilização de um mesmo modelo de roda, em vários modelos e marcas de veículos, cujo PCD (nº de furos e diâmetro) sejam exatamente iguais.

like a boss e Michel Costa curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas a tala e o offset não influenciam no diametro externo, eu ponderei somente ele por que é onde irá influenciar na correta marcação de velocidade e km do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mas a tala e o offset não influenciam no diametro externo, eu ponderei somente ele por que é onde irá influenciar na correta marcação de velocidade e km do carro.

Realmente a tala e off set não influenciam no diametro externo mas é que muito gente sai trocando as rodas sem se atentar para o offset. Quem ja dirigiu um carro com offset alterado sabe como muda e muito a dirigibilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ixiiiiii... Minhas rodas originais eram aro 15" com pneus 205/55 e agora passei para rodas aro 17" com pneus 205/40. Tá muito errado pois deveria aumentar 20 na largura, o que não aumentou e reduzir 20 no flanco, mas só diminuiu 15?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vocês trocaram os parafusos? Terei que trocar os meus pois ficou muito curto o curso deles.. e dois espanaram D: ou seja, to andando com duas rodas com três parafusos só.. to pensando em colocar cromados e mais longos. Tive que colocar uma especie de borracha, entre a roda e o cubo, é um jogo completo por 20 reais (aneis)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o comprimento do parafuso. Verifique se não sobra muita rosca depois de apertado.

Os parafusos cromados conforme o nome ja diz, possui uma pelicula de cromoduro. depois que passar pela rosca, essa casca se solta, expondo o material interno do parafuso. se sobrar muita rosca pra dentro, a soma de agua, poeira com o passar dos dias, enferruja a ponta excedente e quando for retirar o parafuso para algum reparo no pneu ou freio, vc corre o risco de quebrar o parafuso e ter que trocar ou passar "macho" na rosca da campana eou disco de feio

Me ferrei com esses parafusos cromados e longos no outro Gol que tinha.

Troquei 1 campana e os 2 discos de freio dianteiro devido ao Maldito parafuso ter enferrujado a ponta. Quando fui tirar a roda para trocar os pneus, saiu só a cabeça do parafuso de roda na mão.

Fique atento, depois disso e fui somando os comprimentos das roscas e agora o maximo que eu deixo sobrando de rosca, são 5 fios de rosca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o comprimento do parafuso. Verifique se não sobra muita rosca depois de apertado.

Os parafusos cromados conforme o nome ja diz, possui uma pelicula de cromoduro. depois que passar pela rosca, essa casca se solta, expondo o material interno do parafuso. se sobrar muita rosca pra dentro, a soma de agua, poeira com o passar dos dias, enferruja a ponta excedente e quando for retirar o parafuso para algum reparo no pneu ou freio, vc corre o risco de quebrar o parafuso e ter que trocar ou passar "macho" na rosca da campana eou disco de feio

Me ferrei com esses parafusos cromados e longos no outro Gol que tinha.

Troquei 1 campana e os 2 discos de freio dianteiro devido ao Maldito parafuso ter enferrujado a ponta. Quando fui tirar a roda para trocar os pneus, saiu só a cabeça do parafuso de roda na mão.

Fique atento, depois disso e fui somando os comprimentos das roscas e agora o maximo que eu deixo sobrando de rosca, são 5 fios de rosca.

Mas então como resolver o problema do curto curso do parafuso??? Serrar os longos pra não deixar sobrar muito?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora