Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Jose Antonio

Diretor da Volks fala sobre a missão de mudar o Gol

8 posts neste tópico

Volkswagen Gol é o carro mais vendido no Brasil há 25 anos.

q9Uya.jpg

Carro mais vendido no Brasil há 25 anos, o Volkswagen Gol acaba de ganhar uma reestilização para enfrentar com ainda mais vigor seus muitos concorrentes no segmento de compactos no Brasil.

Frente, traseira e alguns itens no interior foram modificados para deixar o carro mais moderno.

O diretor de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga, fala sobre os desafios de mudar um veículo tão importante e como funciona o design dentro da empresa.

M8tb.jpg

Luiz Alberto Veiga

Quais são os desafios de se modificar um carro de sucesso como o Gol?

Realmente mudar um carro tão acertado como o Gol, principalmente nesta quinta geração, é um desafio e tanto. Mas temos toda a identidade visual da Volkswagen definida e bastou adequar o carro a ela. Os carros da marca trazem um estilo simples, definido e ao mesmo tempo muito eficiente. O principal é o cuidado com os detalhes. Baste ver o novo Gol que isso fica bem claro.

Você cita várias vezes esses cuidados com os detalhes. Há mesmo essa obsessão?

Eu não diria obsessão, eu diria paixão. A Volkswagen tem paixão pelos detalhes e isso se reflete no design de todos os nosso automóveis.

Como assim?

No novo Gol, por exemplo, colocamos a cor preta piano na grade. Depois vimos que esse mesmo acabamento no logotipo também ficaria muito bom. Fizemos isso, e agora, se você olhar o logotipo do carro na luz, dá para ver até sua imagem refletida. O símbolo nas rodas também não é vazado, tem um textura que deixa o conjunto mais sofisticado. O botão do ar-condicionado tem uma capa metálica para dar uma sensação de limpeza. São detalhes pequenos, que quase ninguém olha. Mas nós olhamos e queremos que tudo fique perfeito.

Essa busca pela perfeição faz parte da cultura alemã?

Sim. Nós, brasileiros, temos um cantinho na área de design da Volks na Alemanha. E trabalhar lá é muito bom porque nos dá uma noção de busca por qualidade diferente, que geralmente não temos aqui. Esse conceito, que se estende de empenho da equipe até o resultado final do trabalho, cria um ambiente perfeito para a criação de algo detalhado e inovador como os novos Gol e Voyage.

O novo Gol é uma mistura de Fox e Polo europeu?

Não. Acontece que a Volkswagen tem uma identidade visual muito forte e os carros acabam seguindo uma linha que pode ser identificada em outros produtos. Mas cada carro é pensado individualmente, não há um pacotão de design para todo o mundo.

O que podemos esperar do futuro no design da Volkswagen?

Em termos de ferramentas, não pararemos de evoluir, mas vamos continuar usando alguns métodos do passado, pois acreditamos que essa coisa mais artesanal nos ajuda a criar superfícies perfeitas em nossos carros. Já para falar de linguagem, fica difícil adiantar alguma coisa. Mas dá para esperar linhas mais fluidas e orgânicas, e ainda mais cuidado com vincos e curvas, já que é isso que define as características principais de qualquer veículo, ainda mais um Volkswagen. Nosso carros são lindos.

sEu1m.jpg

Fonte:

Blog do Jornal estadão

Jardel Soares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, mentiu fortemente ali hein....

quem tiver paciência...dá uma olhada no novo polo lá e depois olha o novo gol aqui...

obs: Polo 6R e esse novo gol G5.2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, mentiu fortemente ali hein....

quem tiver paciência...dá uma olhada no novo polo lá e depois olha o novo gol aqui...

obs: Polo 6R e esse novo gol G5.2

Concordo com vc e sempre falei que esse GOL seria G5.2....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa galera agora sei se compro o Gol G5 ou o Gol G6?

Galera quantos km com 01 litro faz o Gol 1.0 e o Gol 1.6 Power?

Qual o melhor para eu poder trabalhar rodar o dia todo das 08:00hs as 18:00hs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa galera agora sei se compro o Gol G5 ou o Gol G6?

Galera quantos km com 01 litro faz o Gol 1.0 e o Gol 1.6 Power?

Qual o melhor para eu poder trabalhar rodar o dia todo das 08:00hs as 18:00hs?

Gol 1.0 faz até 14 km/l na cidade com gasolina (o que eu tinha).

Gol 1.6 faz até 10 km/l no álcool e 12 km/l na gasolina (o que eu tenho).

Ambos sem ar condicionado.

Com ar, diminui, no 1.6, a média de 1 km/l...

Agora vai depender da qualidade do combustível, a hora que você abastece (prefira os horários cedo pela manhã ou tarde da noite, pois o solo está frio e não se perde tanto na evaporação).

Vai depender da forma como dirige, se puxa muito as marchas, se anda muito no anda-para, se usa pneus 175, 185, 195 ou maior, pois quando mais atrito, maior é o consumo.

Depender da quantidade de peso que se leva no carro. Depender se os locais nos quais anda são planos ou íngremes (aqui em Brasília é tudo plano e ainda temos um trânsito razoável).

Depender se anda acima dos 100 km/h, pois acima disso a rotação está um pouco alta e já se diminui no consumo. Depender de tanta coisa... tantos fatores...

(pra vc ver, no dia que minha esposa está p*ta comigo eu gasto mais gasolina pra deixá-la logo no serviço... hehehe... :olhorocho:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e eu queria pegar o 1.6... diferênça muito pequena.... de consumo comparado com o 1.0...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0