VBernardesP

Barulho e vibração em altas rotações

26 posts neste tópico

Pessoal, preciso da ajuda de todos para conseguir identificar o problema no meu Gol 1.6 Power I-motion, 2011/2012.

O carro está com 11500 km e ainda está na garantia. Fui à duas concessionária aqui de Belo Horizonte para tentar rastrear o barulho, mas nem os consultores técnicos, nem os chefes de oficina conseguiram identificar de onde ele é proveniente. As duas concessionárias queriam que eu deixasse o carro para que desmontassem o painel e fizessem diversos testes. Estou postando este tópico para ver se isto já ocorreu com alguém e se encontraram o problema... Não queria que painel, bancos, etc. fossem desmontados, pois com certeza novos ruídos aparecerão!

Voltando ao problema, o ruído soa como uma VIBRAÇÂO sempre que se está em ALTAS rotações (a partir de 5000 rpm), principalmente de 1a para 2a, e de 2a para 3a marcha. Exemplo desta situação seria uma aceleração normal para entrar em um acesso de uma BR e atingir a velocidade da via, ou para uma redução para se fazer uma ultrapassagem. Aparentemente, para quem está dirigindo, a vibração vem de trás do painel de instrumentos localizado atrás do volante. Para quem está sentado no banco do carona, o ruído parece vir da parte inferior do veículo ao centro, próximo ao câmbio, e se propaga até o painel.

Vou tentar fazer uma gravação hoje à noite e posto aqui depois.

Valeu!

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O meu faz algo bem parecido, dá uma sensação de que tem algo frouxo ou raspando no motor. Realmente bem difícil de explicar.

Dê notícias.

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Tentei fazer um vídeo com uma máquina fotográfica ontem à noite mas ficou com muito ruído/interferência...

Vou tentar fazer outra gravação amanhã...

De qualquer forma, agendei uma horário em outra concessionária de BH esta semana para ouvir outra opinião. Não é algo normal e está incomodando!

Obrigado pelo apoio! Vamos descobrir!

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Pessoal, fiz a gravação hoje...

Não ficou muito boa e utilizei um programa que deixou uma marca d'água no vídeo, mas dá pra ouvir a vibração na troca de 1a para 2a, e de 2a para 3a. Não consegui acelerar muito por causa do movimento na estrada...

Fiz o filme de manhã, e à tarde levei na terceira concessionária Carbel, de BH. Fiz testes com o chefe de oficina (Adilson), o qual me disse que em quase 30 anos nunca havia passado por tal problema ou ouvido este tipo de vibração. Pediu para que eu deixasse o carro e que até o final do dia faria algumas verificações, como tirar o filtro de ar, pois o ruído vinha do lado do motorista. Aceitei, pois foi a única concessionária que não falou em tirar o painel ou desmontar muita coisa, e porque ficou de dar uma resposta no mesmo dia. Deixei o carro às 14:30h. Às 16:30h me ligaram informando que o carro estava pronto.

Diagnóstico: uma chapa que protege o I-motion do calor do catalisador estava vibrando e causando tal ruído!

Resolvido o problema. Não consegui falar pessoalmente com o chefe de oficina quando fui buscar o carro (apenas por telefone - via consultor técnico), então não sei exatamente o que ele fez... talvez tenha apenas distanciado a proteção.

Pelo menos tudo resolvido! Fica a dica!

100_3697 - 1.mpg

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o meu acabou de passar de 2k e também estou intrigado com um ruído diferente que ele passou a fazer em alta .... mas não consegui comparar com o ruído do seu vídeo para saber se é o mesmo ... o vídeo é muito grande e a banda do servidor do fórum é bem lenta não deu pra esperar ;)

coincidência ou não reparei o ruído depois que instalei o protetor do cárter mas não me parece ser ele o problema. pelo menos com o carro parado e acelerando em neutro o protetor não está vibrando.

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Igor,

Peço desculpas... mas não consegui compactar o vídeo...

Quanto ao ruído, acelerei todas as marchas com o carro suspenso no elevador da concessionária e a vibração não apareceu. O ruído só é percebido em altas rotações e com carga, ou seja, com solicitação de torque. Parado em neutro e acelerando também não era possível ouvi-lo.

Quanto à causa do seu, talvez seja outra, é preciso investigar, mas o meu carro não tem protetor de cárter...

Tenta baixar o vídeo em algum local com internet de alta velocidade!

Só pra não ficar na dúvida...

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Opa! Upei o teu video aqui em outro site pra ajudar aí! (tem que ter login acho)

Quanto a esse barulho, se tu diz que só dá quando tá com carga, deve ser algum engrenamento da caixa que arrega com o torque...

http://www.4shared.com/video/gEqaiZ9w/100_3697_-_1.html?

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realmente verifiquei no vídeo e o barulho não se assemelha ao meu não, além do que você está esticando em 6k rpm, o meu já aparece em 3k. hoje eu notei que subindo ladeira ele fica mais acentuado.

mas talvez esse ruído seja apenas impressão minha. até os 1k5 km eu mantive o motor sempre abaixo de 3k rpm como o manual manda e depois do período de amaciamento que eu comecei a esticar mais eu passei a achar o barulho do motor mais seco...

só mais 2 mil km eu levo ele para primeira revisão e vamos ver se eles acham alguma coisa.... o duro é ficar preocupado até lá de ser alguma coisa mais séria.

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cara em 5 mil rpm é normal dar ruido.. afinal ele corta em 7 esta quase no maximo! (:

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Tenho o mesmo problema na minha saveiro cross. Já é a segunda que tenho e as duas fazem essa vibração e barulho em torno de 3mil rpm. Na primeira até andei com o mecanico da concessionária e tinha agendado para ele verificar, masss furtaram o veiculo. Peguei uma nova e com 2mil km já está fazendo o mesmo barulho.

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hoje pela primeira vez o carango não deu a partida e mostrou "safe" no painel. na segunda tentativa ele chorou, chorou e depois de muita dificuldade foi.

coincidência ou não, pela primeira vez estava com os vidros abertos então logo depois que ele pegou notei um "tec tec" de fundo. abri o capô e fiz o vídeo abaixo.

notem que em 9s ele parece dar uma afogada, e está fazendo isso periodicamente. está abastecido com podium (não misturada). ar condicionado não está ligado no video. pouco mais de 2k rodado.

alguém pode me dizer se há algum problema e qual a severidade ? (se devo levar na css imediatamente ou se posso rodar assim pelo feriado).

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e pra complementar... ontem ele começou a soluçar, parei o carro e ele morreu e exibiu no painel mensagem para levar à assistência. só está difícil arrumar alguma coisa aberta sábado...

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hoje eu completei o tanque com álcool (estava apenas com gasolina podium) e o problema desapareceu. segunda feira levo na CSS para averiguar o problema e informo vocês.

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hoje eu completei o tanque com álcool (estava apenas com gasolina podium) e o problema desapareceu. segunda feira levo na CSS para averiguar o problema e informo vocês.

Velho, esse ruído só aparece em baixas rotações? E quanto tu acelera o carro, o barulho some? Tenta remover cabo por cabo das velas com o motor ligado pra ver se removendo o do cilindro X o barulho some... sei lá, é uma dica.

Editado por Luís Felipe

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Velho, esse ruído só aparece em baixas rotações? E quanto tu acelera o carro, o barulho some? Tenta remover cabo por cabo das velas com o motor ligado pra ver se removendo o do cilindro X o barulho some... sei lá, é uma dica.

na verdade ele faz o tec tec enquanto o motor está frio. depois que esquenta, melhora. mas na sexta feira a coisa começou a ficar mais séria quando ele começou a cortar o motor e morreu.

achei esse tópico aqui que fala exatamente do meu problema:

http://forum.g5clube.com.br/index.php?/topic/4420-Barulho-no-motor

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pois é, e pra melhorar hoje ele começou a soluçar e morreu em movimento no meio da rua, denovo. levei imediatamente na CSS, deixei o dia todo lá e eles não acharam nada !

detalhe : 2600km

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aparentemente o meu problema estava no combustível do tanque de partida a frio. drenamos o que tinha lá e a gasolina estava *preta* e com cheiro de querosene. detalhe que o carro mal tem um mês, que é o tempo que ela ficou no reservatório. vamos ver se agora resolve... se for só isso mesmo, vou passar a trocar essa gasolina toda vez que eu abastecer.... são dois reais que podem dar muita dor de cabeça.

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aparentemente o meu problema estava no combustível do tanque de partida a frio. drenamos o que tinha lá e a gasolina estava *preta* e com cheiro de querosene. detalhe que o carro mal tem um mês, que é o tempo que ela ficou no reservatório. vamos ver se agora resolve... se for só isso mesmo, vou passar a trocar essa gasolina toda vez que eu abastecer.... são dois reais que podem dar muita dor de cabeça.

a minha eu troco todo mês... para não dar esse tipo de problema...

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a minha eu troco todo mês... para não dar esse tipo de problema...

eu estou trocando toda semana agora.... mas ainda assim deu o problema mais uma vez....

comprei até uma bomba manual de combustível para secar o tanque toda semana.

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eu estou trocando toda semana agora.... mas ainda assim deu o problema mais uma vez....

comprei até uma bomba manual de combustível para secar o tanque toda semana.

eita ta brabo ai em.... eu agora só estou abastecendo em um posto pois as outras Gasolinas Aditivadas que eu colocava da BR... em 1 mês elas ficavam escuras e exalava um odor horrível... quando eu retirava ficava uma cor verde puxando pro preto.... agora eu acertei no posto e ja vai fazer um mês e ela ta lah verdinha.. hehehehehe.. e o cheiro ainda ta legal.... eu estava achando que era gasolina comum com a cor esverdiada....

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boa notícia.... aparentemente o barulho a que me referi no primeiro post aqui nesse tópico era causado pelo protetor de carter. retirei ele e agora é só alegria.

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