ocimar

farol de milha no gol g6

94 posts neste tópico

Amigo este foi um texto que escrevi referente a instalação dos faróis a alguns dias atrás em outro tópico com o nome: Farol auxiliar G6 I-Trend

 

No final do post faço algumas considerações referente a instalação, se puderes enviar uma foto do teu chicote com o módulo e diagrama elétrico que veio com ele posso tentar te ajudar com as ligações.

 

Existe um jeito de ligar utilizando um relé em substituição ao módulo, porém não funcionaria como o original de fabrica pois o botão de pulso que você se refere é um botão sem retenção, e o sinal que sai dele para ligar o módulo e o da referência (sinal negativo). Seus faróis ligariam quando você apertasse o botão e só deligariam quando você desligasse os faroletes (meia luz). E ainda o botão não ficaria verde com os faróis acesos, você teria de acrescentar outros componentes eletrônicos para acende-lo.

 

 

 

Bom a algum tempo havia perguntado a respeito da instalação do kit de faróis auxiliares do gol G6, apos algumas dicas decidi comprar. Instalei meu kit este final de semana, ficou muito show. Pra quem esta pensando em instalar posso descrever os passos que fiz para instalar o meu kit.

 

1 - Primeiramente acionei o freio de mão e calcei os pneus traseiros;

2 - Removi as calotas e os pneus dianteiros;

3 - Removi as 2 proteções de plastico que existem na parte interna dos para-lamas (uma de cada lado);

4 - Abri capô e soltei os 4 parafusos que prendem a grade central com o emblema da VW;

5 - Removi 3 parafusos que existem na parte inferior do para choque;

6 - Existem ainda 2 parafusos que devem ser removidos, um de cada lado que prendem as pontas do para-choque, estes ficam localizados na parte interna do para-lamas;

 

Removendo todos estes parafusos recomendo tomar muito cuidado nas etapas a seguir

 

A partir desse ponto o para-choque já esta quase pronto para ser removido, faltando somente desprender as pontas.

7 - Nas pontas do para-choque existem 3 furos retangulares no qual uma peça plastica, que esta fixa na parte metálica do para-lama prende o para-choque quando encaixado. Esta peça só pode ser removida depois da remoção do para-choque pois não ha ferramenta que opere naquele espaço. A maneira que encontrei foi colocar a mão por dentro e tentar desencaixar com muito cuidado, mas muito cuidado mesmo pois se conformar (entortar) muito a ponta do para-choque pode danificar a pintura. Depois de desencaixar uma das ponta, peça para alguém segura-la e desencaixe a outra ponta.

8 - Remova o para-choque puxando-o para frente pelas duas pontas simultaneamente;

9 - Para remover as grades, aconselho colocar facas sem pontas entre a trava da grade e o para-choque (cuidado para não introduzir muito a faca para não atingir a pintura do outro lado. Você vai precisar de muitas facas pois existem muitas travas, deve se remover as grades laterais primeiro pois estas encaixam na grade central, por ultimo a grade central que foi o meu caso pois coloquei as grades com frisos cromados;

10 - Apos a remoção das grades laterais encaixe os faróis com as lampadas já instaladas e os parafuse no para-choque;

 

Vamos para a parte da instalação

 

11 - Optei por deixar o relé e o fusível na parte interna do veiculo. Com o para-choque ainda removido comecei a instalação conectando o fio terra a um ponto de conexão que existe logo abaixo do farol do lado do motorista (se não estou enganado a este ponto tem um cabo marrom conectado a carcaça;

12 - O fio positivo (vermelho) que sai do relé passei junto ao cabo que aciona a fechadura do capô (desencaixei o anel de borracha que fica do lado direito do motor do limpador de para brizas e o trouxe mais para fora passando um pouquinho de detergente, fica fácil de movimenta-lo);

13 - Para ter acesso e desencaixar a proteção do botão central fixa na moldura do painel, tive de remover os dois pinos plásticos que existem dentro do porta luvas e remove-lo;

14 - Com a mão pela lateral removi o botão do pisca alerta para ter mais espaço sem remover do conector;

15 - Para facilitar removi também o botão do vidro elétrico lateral do lado do carona;

16 - Fui removendo até chegar no compartimento do botão do farol (compartimento central);

 

Quanto as outras ligações que fiz

17 - Com auxilio de um multímetro identifiquei no conector do vidro elétrico e liguei o fio (branco) responsável por acender o Led vermelho do botão do farol (acho que esse fio é chamado de pós lanterna);

18 - Soldei um terminal olhal no fio negativo (preto) do módulo e o prendi em um dos parafusos que prende a carcaça da alavanca de abertura do capô;

19 - O fio (vermelho) que passa pelo fusível e vai para o relé conectei a um fio vermelho que existe na caixa de fusíveis (este fio esta localizado na parte superior, ou seja, lado oposto aos fusíveis seguido por mais dois fios de mesma bitola na sequencia bem próximo de um preto com a maior bitola da caixa de fusíveis);

20 - No meu caso o módulo aciona o relé por meio de um fio verde, então necessito ligar o outro fio que aciona a bobina do relé ao positivo. Mais uma vez com a ajuda do multímetro identifiquei o fio que aciona a meia luz do farol (luz de lanterna) na caixa de fusíveis e liguei a ele os fios que acionam o módulo (azul) e o relé (azul);

21 - O relé veio com um suporte metálico e o prendi no mesmo parafuso do lado esquerdo que prende o conector de diagnostico do carro e os fios utilizei cintas de nylon (língua de sogra) para prender na parte interna do painel;

 

Esta tudo funcionado perfeitamente e sem interferências...

 

Mas ainda não estou satisfeito com a ligação, vou tentar identificar algum fio que seja energizado passando pela ignição para que desligue automaticamente apos a remoção da chave. Da forma que esta ligado desliga apertando o botão ou desligando o interruptor da lanterna (meia luz)... 

 

Tive muitos problemas para identificar os fios do kit, pois o diagrama de ligação que veio, as cores não correspondiam. Solicitei ao vendedor mas, informou que não tinha outro diagrama, não restou outra alternativa a não ser abrir o botão e o módulo e levantar o diagrama elétrico dos dois, evitando assim a queima dos componentes do chicote por ligações erradas. As cores que me referi são referentes ao kit que comprei (foto anexa), acredito que não são cores padrão, atentem-se a este importante detalhe.

 

Espero ter ajudado.

 

Se por algum motivo cometi algum equivoco, não exitem em questionar, pois não trabalho com este tipo de instalação e assim podemos ajudar uns aos outros, estou a disposição para esclarecimentos...

me baseei pelo seu post mais não consegui porque o seu não tem o tal modulo e agora o meu modulo e o chicote já estão com os fios todos cortados ou seja nemme lembro mais onde eram ligados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me baseei pelo seu post mais não consegui porque o seu não tem o tal modulo e agora o meu modulo e o chicote já estão com os fios todos cortados ou seja nemme lembro mais onde eram ligados

Amigo, pelo contrario o meu chicote veio com módulo veja a foto que anexei. Veja se consegue postar uma foto mesmo com tudo cortado.

post-18129-0-12330600-1372763586_thumb.j

Editado por Claudio Schmitz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caramba o seu modulo é só aquilo? o meu é um preto bem maior que vende na arsenal car

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, pelo contrario o meu chicote veio com módulo veja a foto que anexei. Veja se consegue postar uma foto mesmo com tudo cortado.

Onde você comprou este kit amigo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde você comprou este kit amigo?

Comprei da Daytona Imports pelo Mercado Livre.

 

http://www.daytonadistribuidora.com.br/

 

Kit Farol Auxiliar Gol G6 composto por:
 
2 - FARÓIS ORIGINAIS COM LAMPADAS;
1 - CHICOTE PARA LIGAÇÃO (Não Original);
1 - MÓDULO (Não Original);
1 - BOTÃO ORIGINAL (Função apenas farol auxiliar);
2 - GRADES LATERAIS (1 lado esquerda e 1 lado direita) ORIGINAIS COM FRISO CROMADO; 
1 - GRADE CENTRAL ORIGINAL COM FRISO CROMADO.

 

Total: R$590,00

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei o meu ontem e, para minha surpresa, acho que para alguns aqui presentes no tópico também, mesmo com um chicote SEM MODULO, o trem funciona "IGUAL" o original. Detalhe, da maneira que instalei, ele já desliga apos desligar a chave do carro, ou seja, não ha risco nenhum dos faróis ficarem ligados apos sair do carro. Tudo perfeito, leds originais (vermelho desligado, verde ligado) acionamento rápido, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Gtúlio, será que poderias passar mais detalhes da instalação, tipo rele utilizado, botão, conexões efetuadas... Ou melhor um diagrama de instalação? Pois só assim podemos ajudar os outros colegas com o mesmo problema.

 

Abraço.



Por acaso o teu chicote é igual a este?

post-18129-0-36821100-1374753601_thumb.j

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Gtúlio, será que poderias passar mais detalhes da instalação, tipo rele utilizado, botão, conexões efetuadas... Ou melhor um diagrama de instalação? Pois só assim podemos ajudar os outros colegas com o mesmo problema.

 

Abraço.

Por acaso o teu chicote é igual a este?

O diagrama da instalação fika meio difícil de descrever, ja que quem fez toda a instalação foi um amigo, mas acompanhei todo o processo, foi o mais simples possivel. O chicote que comprei acompanha o botão original, um rele de "5 pinos" e fusível. não foi preciso "sangrar" a instalação e o carro ficou simplesmente original. acredito que o rele, diferente dos outros mostrados aqui, fez toda a diferença. Comprei o kit na conectparts.

Editado por Gtúlio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O diagrama da instalação fika meio difícil de descrever, ja que quem fez toda a instalação foi um amigo, mas acompanhei todo o processo, foi o mais simples possivel. O chicote que comprei acompanha o botão original, um rele de "5 pinos" e fusível. não foi preciso "sangrar" a instalação e o carro ficou simplesmente original. acredito que o rele, diferente dos outros mostrados aqui, fez toda a diferença. Comprei o kit na conectparts.

Também suspeito que o relé tenha algum circuito de intertravamento  por comando pulsado que é o caso do botão de acionamento, você tem como ao menos passar o código do relé utilizado? Se realmente tiver esse intertravamento embutido no relé, posso tentar montar um diagrama elétrico e disponibilizar aqui no fórum.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também suspeito que o relé tenha algum circuito de intertravamento  por comando pulsado que é o caso do botão de acionamento, você tem como ao menos passar o código do relé utilizado? Se realmente tiver esse intertravamento embutido no relé, posso tentar montar um diagrama elétrico e disponibilizar aqui no fórum.

 

Abraço.

Kit-Farol-De-Milha-Novo-Gol-Voyage-G6-20

 

O rele é o do foto ai, 6 pinos pra ser mais exato, sendo que apenas 5 são usados na tomada do mesmo. Como pode ver, no diagrama do mesmo, mostra que ele tem o dispositivo de intertravamento embutido. Espero que com essa informação você possa ajudar a galera que esta com dificuldades.

 

E para comprovar, segue abaixo o link de onde vocês podem adquirir de fabrica o rele da foto.

http://www.arpe.com.br/site/index.php/produtos/ver_produto/37

 

 

Resumindo, o rele que esta sendo vendido em alguns kits é apenas auxiliar normal, este da foto é um rele auxiliar "eletrônico".

 

Abraço!

Editado por Gtúlio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu milha funciona automático ao ligar o carro. Basta girar a  chave na ignição que a luz já acende automático nos milhas. Acho que é erro de instalação, mas o "profissional" disse que seria pproblema no modulo. O kit foi comprado na Ferkauto e tem um modulo preto igual ao mencionado por alguns. Segue link com imagens do módulo. 

 

http://www.cabecacar.com.br/chicote-com-modulo-rele-para-farol-de-milha-gol-g6-voyage-pr-2461-302232.htm

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Carlosm.leite

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu caso dever ser apenas uma fiação trocada ou ate mesmo a instalação feita "preguiçosamente".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kit-Farol-De-Milha-Novo-Gol-Voyage-G6-20

 

O rele é o do foto ai, 6 pinos pra ser mais exato, sendo que apenas 5 são usados na tomada do mesmo. Como pode ver, no diagrama do mesmo, mostra que ele tem o dispositivo de intertravamento embutido. Espero que com essa informação você possa ajudar a galera que esta com dificuldades.

 

E para comprovar, segue abaixo o link de onde vocês podem adquirir de fabrica o rele da foto.

http://www.arpe.com.br/site/index.php/produtos/ver_produto/37

 

 

Resumindo, o rele que esta sendo vendido em alguns kits é apenas auxiliar normal, este da foto é um rele auxiliar "eletrônico".

 

Abraço!

Como eu suspeitava, não se trata de um relé comum e sim de um relé eletrônico dedicado. Porém não achei o manual dele com o modo de instalação, vou continuar procurando, se alguém tiver posta ai. 

 

http://www.arpe.com.br/site/index.php/produtos/ver_produto/37

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se alguém tiver um manual ou souber em quais quais fios instalar? Ou ainda se já tiver instalado corretamente e puder verificar quais foram os fios utilizados?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, segue uma foto com dois modelos e esquema de ligação pra galera que esta com problemas no modulo de ligação dos faróis auxiliares, material retirado do catalogo do fabricante.

 

Se trata de um relé eletrônico dedicado ao acionamento dos faróis com botões sem retenção (botão de pulso como alguns preferem).

 

Espero ter ajudado, abraço a todos.

 

Relé Auxiliar Eletrônico.bmp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera estou com uma duvida comprei, um kit de farol de milha com xenon e queria saber se precisa usar o chicote com o rele que veio? porem meu carro ja tem o neblina de fabrica!

minha maior duvida e se eu tiver que usar o rele que veio como instalar ?

gol g5 2009 completo

e ai uso o chicote novo ou posso usar minha fiação original e so colocar os modulos ?

 

obs coloquei direto e acenderam meu medo é danificar algo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora