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rodrigovp

Gasolina aditivada - perda de rendimento, engasgo

16 posts neste tópico

Bom dia,

Tenho um G5 1.0, 09/10 - 30000km

Sou o segundo dono..

Então.. nunca abasteci com gasolina aditivada e não sei se o antigo dono tinha esse costume..

Esse final de semana, com o tanque na reserva, coloquei R$50 de aditivada, de lá pra cá percebi perda de rendimento no motor, motor rateando...etc

pesquisei e vi q qndo coloca aditivada em um carro q só bebeu gasolina comum, a sujeira desprendida pode vir a entupir os bicos injetores, etc..

pode ser isso a causa dos barulhos e perda de rendimento na aceleração?

se eu completar com gasolina comum pode resolver?

alguem já passou por isso?

Obrigado.

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primeiramente, seja bem vindo. Sou de Valadares, porem estou morando em araraquara no momento :D

bom, sobre sua duvida, a aditivada pode sim ter soltado alguma sugeira e estar afetando o rendimento do carro.

espere os mais entendidos dar suas opnioes para saber ao certo o que pode estar ocorrendo

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primeiramente, seja bem vindo. Sou de Valadares, porem estou morando em araraquara no momento :D

bom, sobre sua duvida, a aditivada pode sim ter soltado alguma sugeira e estar afetando o rendimento do carro.

espere os mais entendidos dar suas opnioes para saber ao certo o que pode estar ocorrendo

Ok! Obrigado.. estou no aguardo..

ps: Sou de Valadares tbm.. hehe.. mas estou morando em Ipatinga..

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Sei lá em.. muito estranho, acho que tu deveria completar com álcool! Já tive a oportunidade de ver dois motores vht "abertos" um que só rodou com etanol e outro só com gasolina e dá uma diferença absurda.. desde a cor do óleo do motor, borras e tals.. ouço falar que o etanol é mais limpo que gasolina, e que é bom pra quem usa só gasolina, uma vez ou outra abastecer etanol pra dar uma limpada. Faça o teste, não vai ter nada a perder!

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Sei lá em.. muito estranho, acho que tu deveria completar com álcool! Já tive a oportunidade de ver dois motores vht "abertos" um que só rodou com etanol e outro só com gasolina e dá uma diferença absurda.. desde a cor do óleo do motor, borras e tals.. ouço falar que o etanol é mais limpo que gasolina, e que é bom pra quem usa só gasolina, uma vez ou outra abastecer etanol pra dar uma limpada. Faça o teste, não vai ter nada a perder!

O Etanol carboniza menos, porém é mais nocivo ao motor. É mais comum problema com bicos injetores em carros que rodam com etanol do que carros que rodam com gasolina de boa qualidade. Do mesmo jeito que causa mais problemas aos injetores, ocasiona mais facilmente o entupimento do filtro de combustível, pré-filtro da bomba de combustível, etc..

Se depois que você abasteceu está com falhamento, recomendo levar em uma oficina da sua confiança e pedir para fazer o teste de vazão dos bicos injetores, caso seja constatado uma diferença na vazão entre eles ou o entupimento, peça pra fazer a limpeza em cuba ultrassônica, pois é a única realmente eficaz. Aquela limpeza com os bicos montados pouco adianta.

Faça a substituição do filtro de combustível e veja a necessidade de substituir o pré-filtro na bomba de combustível.

Depois disso seu carro deve ficar zerado novamente.

Editado por PHJ
LincolnSilva curtiu isso

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Boa tarde, olhando o tópico me surgiu algumas duvidas, já tenho uns 3 ou 4 tanque que coloco apenas gasolina aditivada, seria nocivo mudar agora para álcool ou gasolina normal?

Quando devo dá uma parada de colocar aditivada e colocar outras? Ou continuo sempre na mesma?

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Caraaamba.. PHJ, tu é mecânico?

Realmente aquela "limpeza de bico" que tem em qualquer esquina não vale nada.. em toda "mecanica" que tu vai eles falam pra fazer uma limpeza, e não é barato..

A dica então é procurar pelas limpezas em Cuba Ultrassônica?! Obrigado PHJ.

E realmente era claro o quanto o etanol carbonizava menos.. como eu sou leigo, só vi esse lado, e não os problemas que o etanol pode causar, mas sou adepto do etanol, sinto muita diferença no desempenho, mas pouco na economia.

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Abasteci o carro com gasolina comum e de uns tempo pra cá o carro está engasgando e já acendeu a luz de ignição no painel, levei na concessionária eles passaram o aparelho e nada foi constatado, falaram que é gasolina de má qualidade, entao deram um reset na central e o carro parou de pipocar e a luz apagou..passados dois dias o mesmo problema retornou...o que vcs me indicam, deixar chegar o carro na reserva e abastecer com alcool para dar uma limpada ou pode ser algo mais complexo do que isso????

lembrando que meu carro é 2012 com apenas 8700km rodados....

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hehehehehehehe.

a VW ta fazendo milagre em por dois motores num só. Com certeza o antigo dono usava etanol + gasolina. Lembre-se que nossos carros em teoria, trabalham com Etanol, Gasolina ou SUAS Misturas.

Quando se poe gasolina apenas, a taxa de compressão do motor fica maior e ocorre pre-detonação. para fazer um teste, procure nas lojas um produto chamado OCTANEBOOSTER. Me parece que é da STP. ou use gasolina com alto indice de Octanagem.

Verás que o problema some.

Depois experimente usar apenas etanol e verá que a detonação adiantada desaparece. (nosso motor foi fabricado para taxa de compressão do Etanol)

Essa estória de desprender sujeira e entupir bico, é muito dificil de acontecer. Mesmo porque a pressão que é empurrado o combustível para fora do bico, é quase imposivel entupir.

As borras do motor que só usa gasolina nunca entram no sistema de combustivel.

A borra é a carbonização do proprio oleo e se combustivel não queimado cai no carter, basta seguir com seu carro em marcha constante por aprox. 20Km para eliminar qualquer residuo de combustivel e umidade pois o oleo atinge a temperatura ideal de trabalho e evapora toda e qualquer contaminação.

Nos motores carburados eu concordo que ocorria formação de gomas e vernizes ( porem a regulagem desses motores eram mais flexiveis.)

Quem ja teve carro carburado sabe do que estou falando. Os famos Gicles ou do frances Gicleur. Eram uns tubos com orificios do tamanho de uma semana. hehehehehe

Vai aparecer aqui defensores das GOMAS de combustivel e vão dizer que isso entope bico.

Fazer o que né? Cada um acredita no que quiser. Quem sou eu pra discordar de alguem!!!

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Boa tarde, olhando o tópico me surgiu algumas duvidas, já tenho uns 3 ou 4 tanque que coloco apenas gasolina aditivada, seria nocivo mudar agora para álcool ou gasolina normal?

Quando devo dá uma parada de colocar aditivada e colocar outras? Ou continuo sempre na mesma?

Se seu carro for 0Km e você sempre utilizou Gasolina Aditivada, caso você possa pagar a mais por isso continue usando, pois os aditivos são benéficos ao sistema de combustível, pois essa aditivação tem a função de manter o sistema mais limpo. É uma gasolina mais limpa que a Gasolina Comum. Como seu carro é flex poder usar o Etanol a qualquer momento mas já ouvi muitos especialistas em carro com injeção eletrônica dizer que ela é mais limpa a nível de poluentes e carbonização do motor, porém provoca mais facilmente o entupimento de bicos e filtros, além de a longo prazo ajudar a ressecar mais cedo as juntas e borrachas do motor.

No meu carro utilizo Gasolina Aditivada V-Power desde 0Km, nunca tive problema com bico injetor ou filtro de combustível ou nada do tipo. Na última revisão pedi para desmontar os bicos e medir a sua vazão e estava perfeita, exatamente os quatro bicos com a mesma vazão. Segundo o mecânico, é muito difícil ver um carro assim, especialmente os que rodam no GNV ou Etanol.

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Caraaamba.. PHJ, tu é mecânico?

Realmente aquela "limpeza de bico" que tem em qualquer esquina não vale nada.. em toda "mecanica" que tu vai eles falam pra fazer uma limpeza, e não é barato..

A dica então é procurar pelas limpezas em Cuba Ultrassônica?! Obrigado PHJ.

E realmente era claro o quanto o etanol carbonizava menos.. como eu sou leigo, só vi esse lado, e não os problemas que o etanol pode causar, mas sou adepto do etanol, sinto muita diferença no desempenho, mas pouco na economia.

Lincoln,

Não sou mecânico não. Na verdade comecei a me aprofundar na área pois tive alguns problemas com um dos carros da minha casa, levei em diversas oficinas, inclusive na concessionária e ninguém resolvia o problema do carro. Comecei a pesquisar no Google, descobri um fórum chamado OficinaBrasil, também tem o fórum do DoutorCarro, além dos canais de vídeo no YouTube do DoutorCarro e do ADG0068. No canal de vídeo desses caras eles mostram na prática os defeitos e como solucionar, mostram que nem sempre que o scanner detecta um erro, o problema é exatamente naquela peça e sim pode ser outra peça que faça com que ela acuse um erro, por ai vai.

Já fiz aquelas limpezas de bico com o bico montado no carro em oficina e em concessionária e sinceramente, não senti diferença alguma no carro. Não melhorou o consumo e em uma das vezes não melhorou o falhamento de um Ford Ka 1.0 2009 que temos em casa que só roda no Etanol devido a baixa potência que ele tem na Gasolina. Foi no canal do ADG0068 que conheci o equipamento responsável por fazer o teste dos bicos injetores, mostrando ou não a necessidade de realizar uma limpeza de bico e ele mostrou o bico sendo limpo na cuba ultrassônica e realmente é visível no vídeo a sujeira saindo dos bicos. Depois disso procurei na cidade alguém que tivesse esse equipamento e encontrei, realmente foi nessa oficina que resolveu o falhamento do Ford Ka, eu já estava decidido a comprar 1 bico injetor novo.

No meu carro eu troco o filtro de combustível a cada 6 meses quando faço a troca de óleo e só rodo na Gasolina Aditivada V-Power. Acho que vale a pena pois nunca precisei limpar os bicos do Gol, enquanto isso o Vectra que rodava na Aditivada da BR já fez limpeza umas três vezes e o Ford Ka umas quatro. Claro que a qualidade do combustível pode variar de posto pra posto, pois infelizmente hoje não sabemos o posto que vende a gasolina batizada ou não.

Abraço

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Abasteci o carro com gasolina comum e de uns tempo pra cá o carro está engasgando e já acendeu a luz de ignição no painel, levei na concessionária eles passaram o aparelho e nada foi constatado, falaram que é gasolina de má qualidade, entao deram um reset na central e o carro parou de pipocar e a luz apagou..passados dois dias o mesmo problema retornou...o que vcs me indicam, deixar chegar o carro na reserva e abastecer com alcool para dar uma limpada ou pode ser algo mais complexo do que isso????

lembrando que meu carro é 2012 com apenas 8700km rodados....

Primeiramente mude de posto. Eu sei que hoje a gasolina está cara e as vezes procuramos as mais baratas, mas infelizmente as vezes o preço reflete a qualidade do combustível, muitas vezes está barata pois contém maior percentual de etanol na gasolina do que o regulamentado. Você usa gasolina aditivada ou comum? De preferência a postos com bandeira, Petrobras, Shell, Texaco, Ale, etc.. Rodo na Gasolina Aditivada V-Power e não tenho problemas, já andei na Podium da BR e senti uma boa diferença no carro, notei o funcionamento mais redondinho do motor, porém pagar R$ 3,49 o litro não cabe no meu bolso, já basta os R$ 2,79 da V-Power.

Leve o carro no seu mecânico de confiança, peça pra resetar novamente, mude de posto, procure por uma gasolina de qualidade. Veja com seu mecânico se há necessidade de fazer uma limpeza de bico ou trocar o filtro de combustível, se a gasolina for ruim, se estiver suja, isso pode vir a causar um entupimento do sistema de combustível e pode causar desde um consumo excessivo até mesmo a quebra do motor em casos mais extremos.

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hehehehehehehe.

a VW ta fazendo milagre em por dois motores num só. Com certeza o antigo dono usava etanol + gasolina. Lembre-se que nossos carros em teoria, trabalham com Etanol, Gasolina ou SUAS Misturas.

Quando se poe gasolina apenas, a taxa de compressão do motor fica maior e ocorre pre-detonação. para fazer um teste, procure nas lojas um produto chamado OCTANEBOOSTER. Me parece que é da STP. ou use gasolina com alto indice de Octanagem.

Verás que o problema some.

Depois experimente usar apenas etanol e verá que a detonação adiantada desaparece. (nosso motor foi fabricado para taxa de compressão do Etanol)

Essa estória de desprender sujeira e entupir bico, é muito dificil de acontecer. Mesmo porque a pressão que é empurrado o combustível para fora do bico, é quase imposivel entupir.

As borras do motor que só usa gasolina nunca entram no sistema de combustivel.

A borra é a carbonização do proprio oleo e se combustivel não queimado cai no carter, basta seguir com seu carro em marcha constante por aprox. 20Km para eliminar qualquer residuo de combustivel e umidade pois o oleo atinge a temperatura ideal de trabalho e evapora toda e qualquer contaminação.

Nos motores carburados eu concordo que ocorria formação de gomas e vernizes ( porem a regulagem desses motores eram mais flexiveis.)

Quem ja teve carro carburado sabe do que estou falando. Os famos Gicles ou do frances Gicleur. Eram uns tubos com orificios do tamanho de uma semana. hehehehehe

Vai aparecer aqui defensores das GOMAS de combustivel e vão dizer que isso entope bico.

Fazer o que né? Cada um acredita no que quiser. Quem sou eu pra discordar de alguem!!!

Na verdade se você for parar para ver o projeto dos motores flex atuais, eles são motores a álcool programados para rodar com gasolina. Unindo esse fato, com o fato da gasolina no Brasil ser de baixa qualidade, com baixa octanagem, acontece a pré-detonação, pois a taxa de compressão elevada é bom para rodar no álcool e não na gasolina.

É por isso que quando se roda com combustível fraco ouvimos diversas vezes o grilado no motor em determinados momentos. Esse grilado só some com o uso do Etanol ou de uma gasolina de qualidade. Confesso que o meu carro nunca grilou o motor, mas em casa tivemos outro Gol G5 (sem ser o meu outro) e esse grilava muito o motor.

Quanto a sujeira causa entupimento dos bicos, acontece sim. Todo carro que está com falhamento e que esse falhamento é resolvido com limpeza de bico é causado por sujeira. Vá em uma oficina e pergunte aos mecânicos, é mais comum do que parece. Especialmente em carros que usam somente Etanol, como é o caso do Ford Ka que tenho em casa. Um dos bicos estava parcialmente entupido, fizemos limpeza de bico em uma oficina e não resolveu, levei na concessionária e não resolveu, por sorte encontrei uma oficina com uma cuba ultrassônica e essa sim resolveu, inclusive pude ver que era uma particula sólida que estava obstruindo o bico, porém não vou saber lhe dizer o que era aquilo. Olhe que a cada 6 meses eu faço a troca do filtro de combustível, exatamente para evitar esse tipo de coisa, detalhe que esse Ka está com 4 anos e 3 meses e tem apenas 23mil km rodados.

Borra é formada por óleo velho, já queimado. Não se deve deixar o óleo ficar nesse ponto para trocar, deve trocar o óleo antes. Por isso existem diversos tipos de óleo, mineral, semi-sintético, sintético, com diversos níveis de aditivação como SJ, SL, SM e SN, isso contribui e muito para evitar a formação de borras, porém existem aquelas marcas mais desconhecidas que segundo a ANP existem várias que não contém nem o mínimo de aditivos pra atender a uma dessas determinadas aditivações, como ela mostra em seus relatórios http://www.anp.gov.br/?id=624 .

Porque nos carros que rodam com etanol o óleo velho é bem mais claro do que nos carros que rodam com gasolina?

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Obrigado a todos pela ajuda..

Ontem tava foda.. tive que subir uma ladeira de 3ª... engasgando e uns estouros ..rs

levei agora na oficina, o mecanico tirou todas as velas e viu q uma estava suja de combustivel, disse q provavelmente o bico não estava fechando e estava jogando gasolina demais...

trocou a vela e voltou a funcionar.. deixei o carro lá pra verificarem os bicos injetores, filtro de combustivel etc..

estou aguardando..

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Obrigado a todos pela ajuda..

Ontem tava foda.. tive que subir uma ladeira de 3ª... engasgando e uns estouros ..rs

levei agora na oficina, o mecanico tirou todas as velas e viu q uma estava suja de combustivel, disse q provavelmente o bico não estava fechando e estava jogando gasolina demais...

trocou a vela e voltou a funcionar.. deixei o carro lá pra verificarem os bicos injetores, filtro de combustivel etc..

estou aguardando..

Opa se estava suja de combustivel não queimado, então nao é entupimento, pode ser que o chicote eletrico que alimenta o bico esteja com fio partido, ( ja passei por isso). Pode ser que a valvula que regula a pressão de combustivel esteja com suas borrachas de vedação danificadas.

Se todos os Mecanicos fossem consciente eles trocariam o filtro do bico injetor. FABRICADO EM NYLON COM FIBRA E ANEL DE VITON – FILTRA O COMBUSTÍVEL DENTRO DO BICO INJETOR.

Aquela "goma" que solta até mesmo na cuba ultrasonica fica aqui dentro.

vrCsT.jpg

O link abaixo é para verificar as peças que compoe o sistema de aneis, filtros e conectores eletricos do sistema de combustivel.

http://www.maxparts.com.br/detalhes/1772/jogo-de-filtro-para-bico-injetor.html

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