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Ledype

Tudo sobre Manômetros

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Ao contrário do que muitos pensam, os manômetros não são enfeites, eles são muito úteis. Pois com eles você consegue monitorar alguns ou todos os aspectos do seu motor (dependendo de quantos manômetros você tem instalado), evitando assim surpresas desagradáveis.

e até porque muitos carros antigos já vinham de fábrica com esses manômetros no painel, porém as nossas montadoras a fim de cortar custos foram tirando ao longo dos anos deixando somente o básico, e as vezes nem isso.

Muitos já perguntaram pra que serve e como fazer a leitura dos manômetros.

Então Segue...

Tudo Sobre os Manômetros

Manômetro de pressão óleo: mede qualquer variação do óleo. Quando a pressão baixa ou o ponteiro oscila demais, pode ser sinal de que o óleo está com viscosidade baixa, pouco óleo ou vazamento no sistema.

oil_prata_prata.jpg

Manômetro de pressão TURBO: esse instrumento tem a finalidade de indicar a pressão existente nos coletores de admissão dos motores equipados. Observando os valores desse manômetro, pode-se controlar o desempenho da turbina e detectar vazamentos no sistema de alimentação do propulsor

boost_2_prata_prata.jpg

Manômetro de pressão combustível: indica pressão existente no sistema de carburador ou sistema de injeção. Caso ocorra anormal da pressão do combustível, pode ser que haja vazamentos ou falhas na bomba de alimentação.

fuel_7_prata_prata.jpg

Termômetro de água: substituído em muitos carros por uma luz espia que acende quando o motor já superaqueceu, o termômetro indica variação de temperatura da água no sistema de refrigeração do propulsor. è muito importante ficar esperto nesse relógio, pois em caso de altas temperaturas ( + de 90ºC ) o motor pode fundir.

water.jpg

Termômetro do óleo: Mostra variações de temperatura do óleo durante o funcionamento do motor. Em temperaturas muito altas ( + de 100ºC em motores a água ) o óleo perde viscosidade e devido a isso, seu poder lubrificante, diminuindo a proteção ao motor.

oiltemp.jpg

Hallmeter: Monitora a proporção de mistura ar-combustivel, indicando se ela esta pobre( muito ar, pouco combustível ), rica ( muito combustível e pouco ar) ou ideal ( equilíbrio entre combustível e ar ). è muito importante em carros com motor com maior nível de preparação, que precisam de uma proporção correta da mistura, principalmente os sobre-alimentados. Esse instrumento trabalha em conjunto com a sonda lambda, um sensor que detecta a quantidade de oxigênio nos gases de escape. O hallmeter permite acertar mais facilmente o motor, alem de ser ótimo para "flagrar" gasolina batizada.

hallmeter.jpg

Voltímetro: Indica em Volts, a tensão da rede elétrica do carro. Mostra o estado da bateria e também as condições de funcionamento do alternador e reguladores de voltagem. Faixa normal de trabalho: 12 a 15Volts( sistema 12Volts ) e 24 a 28Volts( sistema de 24Volts ).

volt.jpg

Amperímetro: Tem como função indicar, em Amperes, se a bateria esta sendo carregada pelo alternador ou descarregada pelos aparelhos e equipamentos que consomem eletricidade ( som, DVD, etc ). Quando o ponteiro pende para o lado direito ( positivo ), indica que a bateria esta sendo carregada; quando o ponteiro pende para o lado esquerdo ( negativo ), é que a bateria esta perdendo carga.

amp.jpg

Vacuômetro: Esse instrumento indica a forma mais correta e econômica de dirigir. Informa, em valores absolutos, o vácuo existente no coletor de admissão do motor, que depende da posição do carburador ou injeção e do numero de rotações ( RPM ). Se esses valores estiverem em proporções equilibrada, o combustível será aproveitado ao Maximo.

vaccum_prata_prata.jpg

Manovacuômetro: tem a mesma função do vacuômetro, mas possui um manômetro de pressão do turbo acoplado no mesmo instrumento.

manovac_prata_prata.jpg

Manômetro RPM: Ou mais conhecido como conta giros ou tacômetro. Server para medir as rotações do motor por minuto (RPM). Caso queira tirar proveito dele, saiba que a troca de marchas deve ocorrer entre a rotação de torque máximo e a de potência máxima, cada motor tem a sua. Útil também para detectar oscilações do motor. Você pode saber se o ponto morto está na rotação ideal e também com ele você consegue saber se você esta perto do limite de giros do motor (dependendo de sua condução). Para uma condução visando a economia, tente manter o giro entre 2000 e 3000 RPM

rpm.jpg

Shift-Light: Como o próprio nome em inglês diz ( luz de mudança ), este instrumento possui uma luz que acende no momento em que deve fazer a troca de marcha. Você configura a rotação ( apertando um botão atrás do aparelho no "giro" desejado ) e ele te avisa pelo sinal de luz quando fazer mudança. è encontrado em versões somente com canhão de luz ou em um modelo com conta-giros embutido.

shift.jpg

Agora vamos a diferença de um manômetro elétrico em comparação com o mecânico

Segue a diferença de um manômetro elétrico em comparação com um mecânico:

Mecânico:

Prós:

1- O mecânico é mais preciso que o elétrico.

2- O mecânico é mais barato

Contras:

1- O mecânico é mais difícil de instalar devido a ter que passar duto/mangueira que saem do motor, com óleo, combustível, ar, até o manômetro que se encontra dentro do carro.

2- Pode vazar, já imaginou você numa estrada a uns 140Km/h e começa a espirrar óleo quente para todo o lado ? ou gasolina pingando no seu colo ?

Elétricos:

Prós:

1- Ele usa sensores no motor e o que vai no relógio são fios, ao invés de duto/mangueira, e com isso não tem o risco de vazamentos dentro do carro.

2- São mais fáceis de instalar

Contras:

1- São menos precisos, coisa de (3 á 5 %). Mas tem marcas que custam mais de R$ 800,00 que são precisos iguais aos mecânicos.

2- São mais caros, um manômetro elétrico está custando em média +/- uns R$150,00

Resumindo:

Os manômetros elétricos são mais caros, mas pensando pelo lado de que você não vai precisar passar uma mangueira grossa que vai levar óleo quentinho até a coluna de instrumentos, muito menos combustível.

É muito raro acontecer, mas imagina isso vazando dentro ?

Nem quero imaginar.

Instrumentos mecânicos são usados normalmente em carro de corrida. Eles são um pouco mais precisos que os elétricos (3 á 5 %) mas como eu disse...

Imagine óleo quente a 97º pingando no seu painel, ou gasolina pingando no seu colo...

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