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Diferenças na Motorização 1.0/1.6L do G5 e do G5,5 ou G6.

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O que mudou bastante foi o conteúdo e houve uma pequena evolução no motor 1-litro, que passa a se chamar TEC, sigla de tecnologia para economina de combustível, que compreende mais potência em baixas rotações e menos consumo, da ordem de 4% em relação à anterior configuração VHT. Números de potência e torque máximos, contudo, não mudaram.

Com álcool, 76 cv a 5.250 rpm e 10,6 m·kgf a 3.850 rpm, com gasolina 72 cv e 9,7 m·kgf às mesmas rotações, mesmo com a taxa de compressão reduzida de 13:1 para 12,7:1.

Na condição de maior potência o Gol com esse motor acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 s e atinge 165 km/h e o Voyage, 13,1 s e 167 km/h, ambos em quinta marcha. As diferenças ficam por conta do maior peso do sedã em relação ao hatchback, 974 kg contra 947 kg, e da melhor aerodinâmica do Voyage, Cx 0,313 vs 0,340, áreas frontais compartilhadas de 2,03 m². O curioso foi na primeira geração o Gol ter aerodinâmica melhor que a do Voyage, Cx 0,44 e 0,50, respectivamente.

O motor 1-L recebeu aprimoramento no sistema de partida a frio para o caso de estar com álcool. Agora a bomba elétrica auxiliar fica separada do reservatório de gasolina e a saída é controlada por nova válvula eletromagnética de alta precisão. A gasolina segue até uma minigaleria, à semelhança da galeria principal, que conta com quatro válvulas de injeção que funcionam sincronizadas com o ciclo de funcionamento do motor, tanto na partida a frio quanto na fase de aquecimento do motor.

Para o novo sistema auxiliar para partida a frio foi necessário empregar novo módulo de comando eletrônico do motor, com maior capacidade de processamento, agora com 32 bits e 2 Mbytes de memória. Segundo a Volkswagen, o módulo é de mesma geração da usada na Alemanha.

As melhorias no motor 1,0 TEC incluem novo coletor de admissão de plástico, de melhor fluxo, e novas características do comando de válvulas, que resultaram em mais potência entre 1.000 e 3.000 rpm. Foram também tomadas medidas para redução do atrito interno, com aplicação de camada de carbono na saia dos pistões e molas de válvulas mais macias, estas associadas a redução de massa das válvulas. Retentores de válvulas, do comando e da flange traseira do virabrequim também tiveram o atrito reduzido.

Outra evolução importante no motor 1-litro no sistema de ignição, que passa a ter bobinas inidividuais montadas diretamente sobre as velas, acabando com os cabos de alta tensão e dando maior eficiência ao sistema como um todo, além de garantia contra parada do motor no evento de falha de bobina. Finalmente, foram adotados novos injetores, de melhor atomização do combustível.

O motor 1,6 VHT, EA111 como o 1-litro, também passou por redução de atrito, de dureza das molas e massa das válvulas. O transeixo VW MQ200 produzido em Córdoba, Argentina, é compartilhado pelas duas versões de motor, com as devidas adequações quanto a relação das marchas e do diferencial. Com a adjunção do sistema de roborização ASG do I-Motion a massa do conjunto sobe apenas 8 kg, enquanto um transeixo automático implicaria cerca de 45 kg mais, segundo a Volkswagen.

Com câmbio manual apenas e com álcool o novo Gol 1,6 acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 s e chega a 190 km/h; o Voyage, mesma aceleração e 191 km/h, pelos dados fornecidos pela fábrica.

O que não é informado, mais uma vez e lamentavelmente, é o consumo de combustível dos novos Volkswagen. Seria de enorme valia, principalmente agora que a norma NBR 7024 estabelece um fator de correção médio de 24%, o que traz os números de consumo normatizado para bem mais perto do mundo real. A mudança na norma acompanhou igual medida adotada pela Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Esados Unidos, a EPA.

O Eco Comfort

Os novos Volkswagen, quando dotados do sistema de informação centralizada I-System opcional, podem vir com o sistema Eco Comfort de instruções no painel sobre como aproveitar melhor o combustível. Essas instruções incluem fechar janelas se abertas mais de 20% estando o ar-condicionado em uso, não acelerar o motor na partida ou com o veículo parado, evitar deixar o motor em marcha-lenta por mais de 10 segundos, não frear e pisar no pedal de embreagem ao mesmo tempo por mais de 6 segundos, na frenagem desengatar apenas abaixo de 1.300 rpm.

008.jpg Quadro de instrumentos com o Eco Comfort O Eco Comfort orienta também o uso do câmbio robotizado, como recomendar passar à posição D caso esteja em S sem necessidade. Com o pacote BlueMotion Technology (falaremos já dele, bem como da nova arquitetura eletrônica) há indicação de troca de marcha, do qual falamos no recente post sobre o Fox BlueMotion e que até lembra o motorista de observar o indicador. Mas se o motorista resolver dispensar o leque de mensagens do Eco Comfort, há um botão na alavanca da seta para desativá-lo.

Outras mudanças na linha renovada são a luz de freio intermitente nas frenagens fortes e o acendimento automático do pisca-alerta em substituição à luz de freio assim que o carro parar, dentro da suposição de que a parada é forçada e inevitável. Ao pôr o veículo em movimento, o pisca-alerta desliga-se sozinho.

O freios também sofreram alteração, com novo ABS da TRW e câmara de vácuo do servofreio de 10 polegadas de diâmetro, ante 9 pol. anteriormente, esta permitindo melhor modulação da frenagem.

Tanto o Gol quanto o Voyage 1-litro podem receber a tecnologia BlueMotion, que resulta em consumo de combustível até 8% menor. O pacote comprende pneus de baixo atrito de rolamento 175/70R14 e indicadores de consumo instantâneo e de troca de marcha.

Nova arquiterura eletrônica

Um dos avanços mais importantes no Gol e no Voyage é a nova arquitetura eletrônica multiplex, ou CAn Bus, que permitiu tanto a simplificação dos chicotes elétricos e, portanto, reduzindo as possibilidades de falhas, quanto a adoção de vários equipamentos inéditos no segmento.

Por exemplo, três piscadas automáticas do indicador de direção ao acionar a alavanca de seta até o primeiro estágio e soltá-la, muito útil para sinalizar mudança de faixa de rolamento e como se tem visto nos carros importados. Também, alerta sonoro de lanternas ou faróis ligados ao abrir a porta estando o motor desligado, diminuição progressiva da intensidade da iluminação interna ao fechar a porta e faróis que ligam ao deixar ou se entrar no carro.

O I-System, sistema de informação centralizado, é igual ao do Passat, No mostrador entre os dois instrumentos circulares principais são informados estação de rádio sintonizada, nome da música eventualmente executada, situação do telefone (se conectado ou não com o Bluetooth) e dados do computador de bordo (distância percorrida, tempode viagem, velocidade, consumos instantâneo e médio e autonomia). O sistema permite também configurar várias funções do veículo.

A nova arquitetura eletrônica permitiu também estacionamento dos limpadores de pára-brisa somente recolhidos mesmo que desligada a ignição com eles em funcionamento, além de obstruírem menos a visão quando fora de uso. Outra novidade tornada possível com a multiplexagem é o funcionamento intermitente dos limpadores indexados à velocidade do veículo. As palhetas são de novo tipo, aerodinâmicas, aumentando a pressão de varredura.

Outra função que é novidade no Gol e no Voyage é, quando dotados de acionamento elétrico dos espelhos, o abaixamento da orientação do espelho direito ao ser engatada a ré, para maior controle do motorista da distância para a guia da calçada. Enquanto abaixado, o espelho pode ser ajustado para o alvo ideal.

Os rádios também mudaram e estão alinhados com os rádios globais do Grupo Volkswagen. São integrados ao painel e concentram todos os seus recursos tecnologicos na parte frontal, inclusive a entrada auxiliar, e têm total interação com o I-System.

Quando o veículo está equipado com o auxílio a estacionamento, na tela central do rádio é exibida a silhueta do carro visto de cima e uma barra que vai se aproximado do carro indicando a distância para o contato, conjugado com sinal auditivo de intermitência crescente.

Os opcionais foram renomeados, ficando mais diretos e fáceis de entender, além de maior oferta de itens isolados, como a direção hidráulica. Foi criado o novo pacote chamado Acesso Completo, que reúne travamento das portas a distância pela chave-canivete, ajuste elétrico dos espelhos e dos vidros traseiros (o dos dianteiros é de série em qualquer versão), luzes de leitura dianteiras e iluminação de cortesia nas laterais das portas. O pacote é disponível para todas as versões do Gol e do Voyage.

O leque de rodas também aumentou. As rodas de aço de 14 e 15 polegadas têm calotas específicas. Há agora, além da rodas de 14 e 15 polegadas de alumínio, a de 16 polegadas para o carro de motor 1,6-litro, novidade absoluta na linha, com pneus 195/50R16H.

011.jpg Nova roda de 16 polegadas com pneus 195/50R16H

Para o Voyage foi criado um interessante piso elevado opcional no porta-malas, que é removível facilmente, otimizando a arrumação da bagagem separando-a por tamanho. O piso elevado é uma tampa articulada, de fácil manuseio. Na borda superior da abertura do porta-malas há dois ganchos para pendurar sacolas, bem práticas.

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