DouglasMDC

Duvida sobre Fusíveis e Dijuntores Automotivos

4 posts neste tópico

Dei uma procurada na pesquisa e não achei nada sobre... se estiver um post sobre.. me desculpe..

 

Fala Galera.... estou dando um Up no som e gostaria de saber o que usar para proteger o som fusível ou dijuntor automotivo e qual a amperagem do fusível ou dijuntor para ser colocado da bateria ao módulo... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não conheço o seu set, mas vou supor um set para você se basear.

Você vai ligar um cabão de 5 metros da bateria do cofre até o módulo/bateria axuxiliar dentro do carro.

Bem perto do poló da bateria, lá no cabo, no máximo 30cm de distãncia, você deve ligar um fusível ou um disjuntor. Agora qual o melhor? Ai depende...

O disjuntor, você vai observar que possui uma chave, quando ela está aberta, não vai passar corrente por ele e para o resto do cabo, quando fexada, passará corrente normalmente. Se você comprar um disjuntor de 100ah, e fechar a chave, se passar pelo disjuntor uma corrente maior que 100 ah em um pico, ele irá desarmar na mesma hora, abrindo a chavnha para não causar danos aos equipamentos, e é claro, o som vai parar e tudo mais...

O fusível possui o mesmo raciocinio, so que a diferença é que ao passar tal corrente pelo fusível, ele na maioria das vezes, vai queimar, sendo assim, você vai ter que trocá-lo, é por isso que é bem mais barato, tem alguns ai que custam 3 reais.

Se você usar bateria auxiliar, indico a voc~e usar um disjuntor/fusível proximo ao polo positivo da bat auxiliar também, podendo até ser usada como um on/off, quando você quiser usar a bateria da frente você liga, e quando não desliga a chavinha.

Qlq coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto faz o fusível ou disjuntor...

 

Disjuntor é mais prático para rearmar...

 

Para saber qual usar, temos que saber o consumo de cada equipamento de som do seu carro...

 

E bem observado... no máximo, a 30 cm da bateria!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlw galera.. mais conversando com o Bruno pois estou montando um som parecido com o dele acabei opitando pelo fusível mesmo.. mais obrigado pelas explicações...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora