Aruan

Alinhamento e cambagem

15 posts neste tópico

BOm dia Galera.

 

Peguei meu g6 0km há uma semana....

troquei as rodas 185/65/14 por umas 205/40/18

 

tenho q refazer o alinhamento e cambagem?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, não é uma regra ter de alinhar, pois o nome 'alinhamento' já diz do que se trata, alinhar a suspensão, vc não mexeu nada de suspensão, certo? Se mexeu tem de fazer...

Balanceamento já diz, balancear as rodas, isso sim tem de ser feito sem dúvida, pois roda nova com pneus tem de estar balanceados juntos....

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, não é uma regra ter de alinhar, pois o nome 'alinhamento' já diz do que se trata, alinhar a suspensão, vc não mexeu nada de suspensão, certo? Se mexeu tem de fazer...

Balanceamento já diz, balancear as rodas, isso sim tem de ser feito sem dúvida, pois roda nova com pneus tem de estar balanceados juntos....

Abç

Então rapaz... não mexi em aboslutamente nada na suspenção....

só tirei as 14 original e pus as 18....

 

o balaciamento fez na hora....

 

sempre troquei as rodas dos meus carros pra maior...

unica coisa que fazia era balanceamento e de vez em quando cambagem...

 

Então nem vou fazer...

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou muito duro?

Um pouco.... digamos q perdeu 30% do conforto.... mas é o preço...rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, não é uma regra ter de alinhar, pois o nome 'alinhamento' já diz do que se trata, alinhar a suspensão, vc não mexeu nada de suspensão, certo? Se mexeu tem de fazer...

Balanceamento já diz, balancear as rodas, isso sim tem de ser feito sem dúvida, pois roda nova com pneus tem de estar balanceados juntos....

Abç

 

Cara, num sei se alinhamento vai na suspensão, heim!?

Sei que o alinhamento faz com que o pneu adira ao solo de forma uniforme, nem desgastando para dentro (negativo) e nem pra fora (positivo).

cambagem_convergencia_alinhamento_veicul

 

O que eu sei que mexe na suspensão, se não me engano, é o caster. Através do caster,  angula-se o eixo vertical da suspensão de uma roda.

 

Caster.jpg

 

Já o balanceamento assegura que a roda terá o peso equilibrado em toda superfície, através do uso de chumbos...

 

É o que sei.

 

alinhamento-e-balanceamento3.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, num sei se alinhamento vai na suspensão, heim!?

Sei que o alinhamento faz com que o pneu adira ao solo de forma uniforme, nem desgastando para dentro (negativo) e nem pra fora (positivo).

 

 

O que eu sei que mexe na suspensão, se não me engano, é o caster. Através do caster,  angula-se o eixo vertical da suspensão de uma roda.

 

 

 

Já o balanceamento assegura que a roda terá o peso equilibrado em toda superfície, através do uso de chumbos...

 

É o que sei.

 

Fala meu amigo Eloi!

 

Então, de forma simples e prática:

 

Alinhamento: É feito por meio de regulagens (Nos birôs, pivôs, Terminais ou qualquer nome que se chama) na suspensão para deixar as rodas inclinadas (Angulo) para dentro, no caso "Convergente", pois com o movimento do carro e a força exercida por esse movimento as rodas abrem, ficando assim alinhadas... Mantendo o desgaste dos pneus por igual, ok?

 

Cambagem: È a regulagem por força bruta (Por assim dizer) pois com o tempo a estrutura do carro cede e não se consegue mais fazer o " alinhamento " pelos métodos normais. Então puxa na marra ( Com uma maquina) a estrutura que segura a suspensão, para o local correto e faz o alinhamento normal pelas regulagens (Nos birôs, pivôs, Terminais ou qualquer nome que se chama).

 

Balanceamento: O Próprio nome já diz tudo, " Balancear"  por meio de pesos (Chumbo) as rodas, que podem estar desbalanceadas por vários motivos, roda amassada, pneu remold, excesso de lama na roda e etc.. Até mesmo frear para cantar pneu desgasta o pneu e pode impedir o perfeito balanceamento...

 

Beleza?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala meu amigo Eloi!

 

Então, de forma simples e prática:

 

Alinhamento: É feito por meio de regulagens (Nos birôs, pivôs, Terminais ou qualquer nome que se chama) na suspensão para deixar as rodas inclinadas (Angulo) para dentro, no caso "Convergente", pois com o movimento do carro e a força exercida por esse movimento as rodas abrem, ficando assim alinhadas... Mantendo o desgaste dos pneus por igual, ok?

 

Cambagem: È a regulagem por força bruta (Por assim dizer) pois com o tempo a estrutura do carro cede e não se consegue mais fazer o " alinhamento " pelos métodos normais. Então puxa na marra ( Com uma maquina) a estrutura que segura a suspensão, para o local correto e faz o alinhamento normal pelas regulagens (Nos birôs, pivôs, Terminais ou qualquer nome que se chama).

 

Balanceamento: O Próprio nome já diz tudo, " Balancear"  por meio de pesos (Chumbo) as rodas, que podem estar desbalanceadas por vários motivos, roda amassada, pneu remold, excesso de lama na roda e etc.. Até mesmo frear para cantar pneu desgasta o pneu e pode impedir o perfeito balanceamento...

 

Beleza?

 

Abraço!

Blz. Não sabia que alinhamento mexia diretamente na suspensão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na dúvida faça o serviço completo pois o que está em questão é a durabilidade dos pneus, que podem ultrapassar os 4 anos de vida se a suspenção estiver bem alinhada, e de acordo com a direção do motorista, mas diga-se de passagem, alinhar custa em média R$50,00.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite pessoal..

estou a pouco tempo por aki e me surgiu uma duvida em relação a isso..

eu colokei molas cangoorun esportivas no meu.. na dianteira eu fiz cambagem e alinhamento, na roda traseira ouvi dizer ki eh preciso desempenar o eixo..

queria um esclarecimento de quem realmente entendi..

precisa desempenar ou tbm se faz cambagem na traseira??

os pneus estao gastando na parte de dentro..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite pessoal..

estou a pouco tempo por aki e me surgiu uma duvida em relação a isso..

eu colokei molas cangoorun esportivas no meu.. na dianteira eu fiz cambagem e alinhamento, na roda traseira ouvi dizer ki eh preciso desempenar o eixo..

queria um esclarecimento de quem realmente entendi..

precisa desempenar ou tbm se faz cambagem na traseira??

os pneus estao gastando na parte de dentro..

 

O Eixo traseiro não tem regulagens...

 

Se está desgastando pneu desigual algum problema existe, será que não seria melhor comprar 2 pontas de eixo?

 

Veja a imagem, a ponta de eixo está no circulo verde.

 

2mxq5hu.jpg

 

Eu particularmente não gosto dessa ideia de desempenar...

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Eixo traseiro não tem regulagens...

 

Se está desgastando pneu desigual algum problema existe, será que não seria melhor comprar 2 pontas de eixo?

 

Veja a imagem, a ponta de eixo está no circulo verde.

 

2mxq5hu.jpg

 

Eu particularmente não gosto dessa ideia de desempenar...

 

Abç

 

pow cara valeu mesmo..

mas qdo ele estava na altura original ñ acontecia isso..

qdo eu baixei ele fikou assim..

será ki o problema seria s pontas de eixo mesmo??

Na dianteira precisei fazer a cambagem..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pow cara valeu mesmo..

mas qdo ele estava na altura original ñ acontecia isso..

qdo eu baixei ele fikou assim..

será ki o problema seria s pontas de eixo mesmo??

Na dianteira precisei fazer a cambagem..

 

Vamos pensar um pouquinho juntos...

 

Será que o fato de rebaixar e a suspensão ficar mais rígida, transferiu o esforço para as pontas de eixo e as empenou?  :dontknow:

Pode até ser né?

Se fosse só em um lado eu diria que um buraco no asfalto poderia ter causado o empeno, mais como é nas 2 pode ser conseguencia de rebaixar..

Que tu acha?

Dá uma olhada nessa imagem, mostra bem o que falei acima.

 

amcbio.jpg

 

Cara, antes de mexer na ponta de eixo, mande o mecânico te assegurar que não é o eixo que está empenado.

Se não vc pode ter 2 gastos...

Manda retirar as pontas de eixo, leva em um torneiro mecânico e manda verificar o empeno com relogio comparador

Tipo assim na imagem que estão verificando o empeno do disco.

relogio_sem_base.jpg?253

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo tenho  rodas 20 e susp fixa na saveiro. troquei pelas 15 pra ir fazer revisao ja que moro uns 300 km da concessionaria .
Cambagem se faz quando altera a suspenção, altera a altura. Se nao fazer , quando rebaixa vai comer so a aprte de dentro.
Se vc trocar as rodas por polegadas maior, tem que alinhar  sim !!!!!

Existe muita divergência quanto a isso; uns diz q tem outros diz q nao.
Te afirmo Sou alinhador e da diferença sim por causa do tamanho das rodas. ate mais !!! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora