Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Jr.40

1.6 de 0-240 com relação de marcha e rotação

12 posts neste tópico

Relação de marcha, rotação e velocidade.

1º - 6.500 rpm - 50 km/h
2º - 6.500 rpm - 90 km/h
3º - 6.500 rpm - 150 km/h
4º - 6.600 rpm - 200 km/h
5º - 6.200 rpm - 240 km/h

post-9778-0-94457000-1367592433_thumb.pn

post-9778-0-07148800-1367592440_thumb.pn

post-9778-0-43066900-1367592447_thumb.pn

post-9778-0-13157600-1367592462_thumb.pn

post-9778-0-11368700-1367592469_thumb.pn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele ja tava no corte em 6500 rpm?



esse cambio ta parecido com os da saveiro, ela tem a primeira e segunda mais curtas que o gol.

O g6 da 1:60  . 2:100   . 3:140    . 4 ja consegui 190

Romulo Madruga curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele ja tava no corte em 6500 rpm?

esse cambio ta parecido com os da saveiro, ela tem a primeira e segunda mais curtas que o gol.

O g6 da 1:60  . 2:100   . 3:140    . 4 ja consegui 190

 

Esse Gol num é o meu, mano!!!. AINDA NÃO! Kkkkkkk

Mas sei que está com a injeção mexida, filtro esportivo K&N...

 

Eu vi uma matéria muito interessante, que não tem a ver com esse Gol aí, e que é legal de compartilhar.

As configurações do motor são muito parecidas com as do Gol, por se tratar do mesmo motor, mas há algumas modificações.

Olha esse motor 1.6 com potência e torque de VW 2.0.

 

 

 

1.6 ou 2.0?

Com cabeçote levemente preparado, filtro de ar esportivo e injeção flex remapeada, Polo 1.6 fica mais potente que muito 2.0: 120 cavalos a 5800rpm e 17,5 kgfm a 3.300 rpm...

Texto Guilherme Silveira 

Fotos Rodrigo Leite

hot_73-01.jpg

Filtro esportivo e injeção remapeada responderam por maior parte do genho (foto esq.)

Leitura de injeção/ignição permitiu alteração do módulo (foto dir.)

 

Com pouco mais de R$ 1.800, o promotor de eventos André Barion, 31, deu 17 cv extras ao seu Volkswagen Polo. Ou seja, os originais 103 cv na álcool (o Gol tem 104) saltaram para 120cv. Parece pouco, mas o desempenho do carrinho mudou bastante, com um ótimo conjunto custo x benefício x durabilidade. A receita começou um pouco mais ousada que o comum, com a preparação do cabeçote 8V do motor 1.6. Mas foi graças a isso que o motor ganhou um ótimo torque em baixa (foi de 16 kgfm para 17,5 kgfm a 3.300 rpm, aferidos no dino). “Um amigo desmontou o cabeçote e como conheço o Boy, da Paula Faria, mandei a peça para lá”, conta. O cabeçote ganhou novos ângulos nas sedes de válvulas (três nas de admissão e dois nas de escape), os dutos foram polidos e a face do cabeçote aplainada em 1,3 mm. Isso resultou num maior fluxo de ar na admissão e escape, além de um bom aumento na taxa de compressão – foi de 10,5 para 12,4:1 (O Gol hoje tem 12,0:1). Segundo André, a idéia inicial era apenas trocar o comando de válvulas, mas como não achou nenhum modelo esportivo para o motor EA, mesmo no exterior, partiu para este tipo de veneno.

Demais mudanças ocorreram na admissão (com um filtro de ar K&N instalado na caixa, no lugar do elemento original) e com a retirada do catalisador no escapamento. Com isso tudo no lugar, o Pólo rumou pra a Nascar Chips, em São Bernardo do Campo (SP), onde teve sua injeção reprogramada.

Após as medições no dinamômetro de rolos Dynomet, o preparador Fábio conta que o ganho foi de 17 cv. Ou seja, ficou mais potente que o Polo 2.0, com seus 116 cv. “Um amigo que é piloto de testes da Volks andou no carro e achou ele muito forte de saídas. Disse ainda que o torque aumentou de forma notável”, conta. “O que impede este motor de gerar mais potência é um comando de válvulas mais esportivo, coisa muito difícil de achar”, completa. Mas, segundo o feliz proprietário do Polinho, o resultado foi um tiro certeiro: “Antes eu conseguia chegar com custo aos 180 km/h de painel. Agora ele chega até que rápido aos 200 km/h. Sem contar que está muito mais saudável em subidas e quando está carregado. Inclusive, bebe menos que antes. Na cidade, onde fazia pouco mais que 7 km/l, consigo chegar perto de 8 km/litros sem abusar, pois não preciso acelerar tanto para ele ganhar e manter boas médias de velocidade”. André, que já teve alguns turbinados e usa o carro especialmente para viajar, conta que não tem do que reclamar: “adoro fazer curvas ao ir para praia. E com mais motor, ficou ainda mais divertido. O melhor é que não perdi o conforto de carro original”.

UPGRADE FLEXÍVEL

Cada motor Flex tem seu tipo de injeção mesmo ocorrendo com a reprogramação. No caso do motor VW EA 111, a central do cofre do motor. Então é colocado um resistor na central, que permite “jumpear” (pular) o módulo e ir testando as novas curvas de injeção e ignição feitas no laptop. No caso deste 1.6 com cabeçote preparado, o preparador Fábio Reolon conta que foram necessários mais de seis programas diferentes e dois dias de trabalho, para chegar ao resultado final. Com maior fluxo na cabeçote e taxa de compressão elevada, foi preciso aumento no tempo de bico (mais álcool em todas faixas de rotação, chegando a passar de 60% em giros mais altos. O ponto de ignição foi aumentado desde a marcha lenta, mas é a partir de cerca de 3.000 rpm que ele pôde ser bem incrementado, passando dos 7% em relação ao original – conforme conferimos no novo mapa. Uma programação dedicada deste tipo fica entre R$ 600 e R$ 800, enquanto uma programação esportiva para um motor original – que em conjunto com um filtro de ar esportivo garante de 10 cv extras – fica em R$ 450 para o motor 1.6.

 

PLANILHA

Preparação leve cabeçote R$ 700 Mão-de-obra desmontagem e montagem cabeçote R$ 250 Filtro de ar K&N R$ 200 Reprogramação injeção R$ 700     Total: R$ 1.850

 

hot_73-02.gif

Primeiro gráfico, ainda sem os ajustes na injeção flexível: sem ganhos, mesmo com cabeçote preparado.

hot_73-03.gif

Medição após o remapeamento da injeção: curva com mairo torque, e potência máxima de 120 cv disponível em faixa de giros maior.

 

Acho que com essa configuração, dá pra se chegar aos 240 km/h... ou bem perto.

Tá bom ein Eloi!!! Tá com o bixo de final...

 

Ainda não cara... ainda não... mas vamos chegar lá.

Peguei uma receitinha bacana, depois dá uma lidinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, tava dando uma olhada.

 

Eloi, o teu cabeçote você mexeu só na compressão né? Pensa em fazer esse retrabalho ai das sedes de válvula? e os dutos??  :diablo:

O comando tem aquele da Carlini, mas ai a brincadeira fica um pouco mais cara...

 

Nossa como eu queria fazer umas experiencias assim, pena que não conheço ninguém pra brincar comigo. Hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, tava dando uma olhada.

 

Eloi, o teu cabeçote você mexeu só na compressão né? Pensa em fazer esse retrabalho ai das sedes de válvula? e os dutos??  :diablo:

O comando tem aquele da Carlini, mas ai a brincadeira fica um pouco mais cara...

 

Nossa como eu queria fazer umas experiencias assim, pena que não conheço ninguém pra brincar comigo. Hahaha

 

Estou pra levar esse projeto acima pra um conhecido. Vou ver o que ele me diz.

Repare que na entrevista acima, após a preparação do cabeçote em 1,3 mm + angulação das sedes de válvulas + polimentos dos dutos (10,5 para 12,4:1) + filtro de ar + retirada do catalisador, não houve NENHUM AUMENTO DE POTÊNCIA e aumento de 1,5 kgfm.

Ele original tinha 103 cv e continuou com a mesma potência. Tinha 14,5 kgfm (menos que nossos 1.6 hoje) e foi para 16 kgfm.

Não sei, mas me parece que a parte eletrônica deu uma bloqueada na potência.

Depois da reprogramação veio a festa.

Foi de 103 cv para 120 cv e de 16 kgfm para 17,5 kgfm...

 

Se imaginarmos, teoricamente, a mesma preparação num Gol 1.6 de hoje, ele iria de 104 cv para 121 cv e de 15,6 kgfm para 18,5 kgfm...

 

Sobre meu cabeçote, foi apenas aplainado em 0,6 mm, ficou com taxa de 13,1:1, não fiz angulação e nem polimento dos dutos. Mas vou fazer. Inclusive penso em ir a São Paulo pra reprogramar. Tem um cara aqui em Brasília que faz isso, mas sei lá, não parece ter o mesmo zelo.

Se esses valores puderem ser atingidos, teremos um motor 2.0 debaixo do capô.

Outro detalhe que não vi no Polo e que o meu tem é o bico. Eu uso o do Astra...

Editado por Eloi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Eloi, 

Acho que você está no caminho certo! Nos mantenha informado sobre as modificações, pelo que vi você está sendo pioneiro.

 

E sobre essa programação ai, também acho que tem que ser nos feras. Não entendo muito do processo, mas acredito que pra um motor 'customizado' o acerto também tem que ser buscado de maneira individual. Me parece um processo de teste e várias aceleradas no dino!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Eloi, 

Acho que você está no caminho certo! Nos mantenha informado sobre as modificações, pelo que vi você está sendo pioneiro.

 

E sobre essa programação ai, também acho que tem que ser nos feras. Não entendo muito do processo, mas acredito que pra um motor 'customizado' o acerto também tem que ser buscado de maneira individual. Me parece um processo de teste e várias aceleradas no dino!

 

Aí que se engana, cara... tem muita gente aqui que já fez turbo, reprogramação, escape, filtro, a bosta do sprint booster e um bocado de coisas.

 

Mas a galera está tão preocupada com a aparência do carro, que a potência original está legal.

Eu, claro, também me preocupo com o visual. Estou negociando um jogo 215/45R17 e rodas pretas foscas, vou mandar pintas para-choque, capô, uma porta etc (avarias do tempo), mas acho que em primeiro lugar vem o fôlego do motor.

 

E uma etapa vai completando a outra. Liguei no pessoal da Nascar e me confirmaram tudo da matéria acima... Uma coisa leva à outra. Se feitas isoladas, a percepção é mínima da modificação.

 

Mas pode deixar, mesmo que demore, o que for feito será posto aqui pra gente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elói, esse gol não foi um que a nascar aqui de SP turbinou ?

jfier, é puxada no dino isso, por isso o freio de mão.

 

Alias, eu não acredito que no chão ele chegue a 240 não... A não ser que a preparação passe - e bem - de 120cv...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elói, esse gol não foi um que a nascar aqui de SP turbinou ?

jfier, é puxada no dino isso, por isso o freio de mão.

 

Alias, eu não acredito que no chão ele chegue a 240 não... A não ser que a preparação passe - e bem - de 120cv...

 

Exato. Mas se chegar aos 190/200 com pouco esforço já ta valendo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0