Gustav

Circuito de iluminação não funciona mais

14 posts neste tópico

Boa tarde galera,

 

ontem eu estava trocando as lampadas internas do meu gol G6, já havia trocado a lampada torpedo e as duas t 10 de dentro do carro e testado, tudo perfeito, quando fui trocar a lampada do porta malas e por um descuido deixei dar um curto circuito. Inicialmente achei que havia queimado a lampada, mas ao trocar a lampada para a antiga a antiga tambem nao funcionou. Para minha surpresa quando entrei no carro as lampadas internas tambem nao estavam mais funcionando.

 

Primeira coisa que veio a cabeça foram os fusiveis, como estou sem o manual, peguei o multimetro e testei todos fusiveis da caixa e todos estao conduzindo perfeitamente. Agora estou em duvida sobre o que pode estar causando esta falha. Suspeitei do diodo do circuito da lampada do porta malas, alguem ja passou por algo semelhante ou tem alguma sugestão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, oque acontece é o seguinte, vc testou os fusíveis mas n testou da maneira certa pq eu já fiquei nesse ponto também! eu só n sei a ordem, mas retire todos os fusiveis, antes disso tire uma foto! e veja qual está PARTIDO! e DERRETIDO! pois tem uns que partem outros que derretem os que derretem na maioria das vezes n da pra parecer que estão partidos, SEMPRE mas SEMPRE que parar de funcionar algo no seu carro verifique os fusíveis, na frente na bateria tem uma caixinha e umas tampinhas tbm, retire e veja se todos os contatos estão ligados, pois o meu motor estava sofrendo alterações e quando fui ver levei em mecanico e td e n descobriram o problema qnd fui ver... em fim, retire uma foto do seus fusiveis RETIRE TODOS e troque os que estiverem defeituosos! tem fusivel que da contato tanto embaixo como em cima! n tem como saber com multimetro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como você testou os fusíveis ?

é possível testar com um multímetro sim. tem que retirar o fusível da caixa e colocar em modo de continuidade, neste modo se encostar uma ponta de prova na outra ele fará um beep. encosta uma ponta em cada terminal do fusível, se beepar ele não rompeu.

mas realmente isso não é necessário, só de olhar para ele contra a luz é possível ver se rompeu ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kk, sim sim dessa forma é possível constatar a queima do fusível !!! 
caso contrario brother, tire com uma lanterna em cima dos fusíveis e olhe, (pois é sempre bom olhar pra onde se está mechendo) parte elétrica é assim fui inventar de mecher no som do carro (dvd, modulo, sub, cabos, etc) queimei tudo, como? deixei o cabo do modulo encostando no negativo, o das saidas de som do dvd encostando na lata e ai meu modulo estava direto pois n tinha comprado disjuntor ainda, cabo esquentou e queimou ele! em fim, Cuidado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só parta para outra coisa, após ter 100% de certeza que não está com um fusível queimado. Se ainda houve dúvida, vá no OLHO mesmo. Tiva o fusível e olha se tá partido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

 

ontem eu estava trocando as lampadas internas do meu gol G6, já havia trocado a lampada torpedo e as duas t 10 de dentro do carro e testado, tudo perfeito, quando fui trocar a lampada do porta malas e por um descuido deixei dar um curto circuito. Inicialmente achei que havia queimado a lampada, mas ao trocar a lampada para a antiga a antiga tambem nao funcionou. Para minha surpresa quando entrei no carro as lampadas internas tambem nao estavam mais funcionando.

 

Primeira coisa que veio a cabeça foram os fusiveis, como estou sem o manual, peguei o multimetro e testei todos fusiveis da caixa e todos estao conduzindo perfeitamente. Agora estou em duvida sobre o que pode estar causando esta falha. Suspeitei do diodo do circuito da lampada do porta malas, alguem ja passou por algo semelhante ou tem alguma sugestão?

Boa noite, o tópico ja é antigo.. poderia me dizer se resolveu, se sim foi fusivel mesmo? estou com mesmo problema, se puder me ajudar agradeço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai, o fusível que queimou é o de numero 23.

 

Ele engloba não só a iluminação interna, como a tomada de diagnóstico, além do interruptor do compartimento de bagagem e iluminação do espelho de cortesia

 

Ele é o primeiro da fila de baixo dos fusíveis. Agora não sei qual a amperagem do mesmo. Coloque da mesma amperagem ou um pouco maior(se é de 10A, coloca outro de 10A ou de 15A que não haverá problema)

 

Tal informação encontra-se na página 193, seção "Conselhos Práticos", capítulo "FUSÍVEIS"

 

A página pode variar, de acordo com a versão do manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai, o fusível que queimou é o de numero 23.

 

Ele engloba não só a iluminação interna, como a tomada de diagnóstico, além do interruptor do compartimento de bagagem e iluminação do espelho de cortesia

 

Ele é o primeiro da fila de baixo dos fusíveis. Agora não sei qual a amperagem do mesmo. Coloque da mesma amperagem ou um pouco maior(se é de 10A, coloca outro de 10A ou de 15A que não haverá problema)

 

Tal informação encontra-se na página 193, seção "Conselhos Práticos", capítulo "FUSÍVEIS"

 

A página pode variar, de acordo com a versão do manual.

Boa noite, no manual que tenho esta informação consta na pagina 252, fiz a troca do fusivel 23 mas ficou na mesma, a luz de cortesia acende mas aqueles led que acende em vermelho que tem nos botões do vidro/trava e aquele que contorna o comando do ar condicionado não acende... ja até abri o botão da trava para ver se tem o led e tá lá o danado só que não acende.

Editado por oberdanlinjardi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque da mesma amperagem ou um pouco maior(se é de 10A, coloca outro de 10A ou de 15A que não haverá problema)

amigo, não se deve substituir um fusível por outro de maior amperagem sem alterar a fiação. caso contrário, terá risco de derretimento dos fio e/ou conexões e no pior caso incêndio.

como medida provisória pode-se utilizar um fusível menor, sob pena de queimá-lo caso a carga do circuito se torne grande o suficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo, não se deve substituir um fusível por outro de maior amperagem sem alterar a fiação. caso contrário, terá risco de derretimento dos fio e/ou conexões e no pior caso incêndio.

como medida provisória pode-se utilizar um fusível menor, sob pena de queimá-lo caso a carga do circuito se torne grande o suficiente.

 

Eu uso fusíveis um pouco maiores e nunca tive nada. O fusível da bomba de combustível do meu carro era de 5 amperes, vivia queimando. Coloquei o de 10 amperes, parou o problema. Parte elétrica do mesmo tá tudo sussa.

 

Na prática, isso é muito comum.

 

Eu acho até mais seguro.

Boa noite, no manual que tenho esta informação consta na pagina 252, fiz a troca do fusivel 23 mas ficou na mesma, a luz de cortesia acende mas aqueles led que acende em vermelho que tem nos botões do vidro/trava e aquele que contorna o comando do ar condicionado não acende... ja até abri o botão da trava para ver se tem o led e tá lá o danado só que não acende.

 

Fusível 28, que cuida da iluminação do painel geral. O painel de instrumentos(que tem contagiros, velocímetro), são os fusíveis 24 e 34.

 

o fusível 28 não só engloba a iluminação do painel geral, bem como as luzes da placa traseira. Veja se ela está acesa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso fusíveis um pouco maiores e nunca tive nada. O fusível da bomba de combustível do meu carro era de 5 amperes, vivia queimando. Coloquei o de 10 amperes, parou o problema. Parte elétrica do mesmo tá tudo sussa.

 

Na prática, isso é muito comum.

 

Eu acho até mais seguro.

 

Fusível 28, que cuida da iluminação do painel geral. O painel de instrumentos(que tem contagiros, velocímetro), são os fusíveis 24 e 34.

 

o fusível 28 não só engloba a iluminação do painel geral, bem como as luzes da placa traseira. Veja se ela está acesa

a luz da placa acende sim... o painel é aquele modelo que não tem o contagiros no lugar dele está o marcador de combustivel, sei que nos paineis que tem o contagiros tem mais um botão para controlar a intensidade da iluminação interna, será que se eu conseguir localizar no chicote do painel qual fio é ref a iluminação interna e fechar um curto/ligar no negativo ele não funcione?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

adenilson707, em 29 Set 2013 - 22:12, disse:

Eu uso fusíveis um pouco maiores e nunca tive nada. O fusível da bomba de combustível do meu carro era de 5 amperes, vivia queimando. Coloquei o de 10 amperes, parou o problema. Parte elétrica do mesmo tá tudo sussa. Na prática, isso é muito comum. Eu acho até mais seguro.

amigão, se o fusível está queimando é porque a corrente no circuito está além do valor para o qual o mesmo foi projetado.

então o problema está na sua bomba de combustível (ou defeito ou não está utilizando dentro das especificações originais) ou o seu circuito de alimentação (fios, conectores, etc.) foi modificado indevidamente.

pense no fusível como um disjuntor de uma só desligada. ambos protegem a FIAÇÃO e não seus equipamentos.

se você aumentou o valor do fusível, tem que trocar toda a fiação/conectores por componentes apropriados.

é claro que a fábrica sempre trabalha com um coeficiente de segurança, às vezes até de 50%. então se ela precisa de um circuito de 10A é normal que projete o mesmo para 15A mas com fusível de 10A. Trocar o fusível para 15A nesse caso vai fazer o circuito operar no limite, o que é arriscado.

eu não gosto de contar com a sorte. pelo jeito ela gosta de você, mas de mim não wink.png

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive esse problema hoje! Dei uma lida no manual, troquei o fusível e funcionou! Tudo certo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora