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Primeiras impressões: Volkswagen Fox 1.0 BlueMotion

7 posts neste tópico

26/06/2013 21h08 - Atualizado em 26/06/2013 21h41

Primeiras impressões: Volkswagen Fox 1.0 BlueMotion Por R$ 32.590, hatch estreia motor 1.0 de 3 cilindros, que estará no Up!.
Apenas direção eletro-hidráulica e computador de bordo são de série.
 

Rodrigo MoraDo G1, em Campinas (SP)

 
 
 
 
23 comentários
fox-bluemotion-55.jpgVolkswagen Fox Bluemotion 1.0 (Foto: Divulgação)

A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (26), em Campinas (SP), o novo Fox BlueMotion. Pouco mais de um ano após sua estreia, o hatch tentará novamente cativar o consumidor brasileiro, que ignorou sua existência nesse período – levante a mão quem já contou mais de dez unidades do BlueMotion nas ruas. Para tanto, aposenta o motor 1.6 e estreia o moderno 1.0 de 3 cilindros, que promete entregar menos consumo e mais torque. Na versão 2 portas, o Fox BlueMotion 1.0 parte de R$ 32.590; com 4 portas, o preço inicial é de R$ 34.090.

De série, apenas direção eletro-hidráulica e computador de bordo se fazem presentes. Ar-condicionado, CD-player, vidros e retrovisores elétricos são opcionais. O modelo 1.0 convencional de 4 cilindros continua à venda, informa a fabricante.

No fundo, o Fox BlueMotion serve como um mediador entre a nova família EA211 e o consumidor brasileiro, que verá o propulsor mais frequentemente daqui em diante: é esse o bloco que equipará o Up!, próximo carro de entrada e principal lançamento da Volkswagen nos últimos anos. O primeiro motor com 3 cilindros da marca no país passou por 2,4 milhões de quilômetros em testes, segundo a VW. 

Com bloco e cabeçote em alumínio – e 24 kg mais leve que o 1.0 EA111, ainda em linha –, o novo motor 1.0 de 12 válvulas (quatro por cilindro) rende 75 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 82 cv com tanque cheio de álcool – o torque é de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente. Segundo a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é percorrida em 13,5 segundos, quanto a velocidade máxima é de 166 km/h – números praticamente iguais aos 13,2 segundos e 167 km/h quando troca-se gasolina por etanol.fox-bluemotion-1.0.jpg

Mesmo carro, visual diferente
Mas o EA211 não é o único responsável por garantir economia extra. A direção abandona a assistência hidráulica para ser eletro-hidráulica, exigindo menos força do motor – consumo energético reduzido em 3%, diz a VW. Já a relação de marchas foi alongada em até 10%, induzindo o motor a trabalhar em rotações mais baixas.

As calotas foram redesenhadas, enquanto a grade frontal é mais fechada, melhorando o fluxo de ar – o mesmo vale para a parte inferior do para-choque. Quanto aos pneus, manteve-se o conjunto do Fox BlueMotion anterior, de medida 175/70 R14 e de menos atrito. Até a pressão é diferente: 36/34 psi (dianteiro/traseiro) ante 29/28 psi do Fox 1.0 “normal”.

O resultado é que o Fox BlueMotion é 29 kg mais leve e até 17% mais econômico, segundo a Volks.

 

Impressões
G1 experimentou o Fox BlueMotion por cerca de 100 km, predominantemente rodoviários, mas também por um breve trecho urbano. A proposta de ser mais econômico é indiscutivelmente executada: dados da fábrica indicam média de 16,1 km/l, enquanto o computador de bordo marcou 16,9 km/l no fim do teste (com gasolina). Na estrada, computou-se 18 km/l. Segundo a VW, com etanol a média é de 10,9 km/l.

A diferença no desempenho é praticamente imperceptível em relação ao Fox 1.0 - exceto pela vibração e ruídos característicos de motores tricilíndricos -, habitualmente pálido, com acelerações e retomadas fracas. Menos grave e borbulhante que o 1.0 de 3 cilindros do grupo Kia/Hyundai, anima (ao menos sonoramente) os condutores que costumam se envolver mais com o carro durante a condução.

Pouco, ou quase nada, se sabe sobre o Up! – equipamentos, capacidade do porta-malas, espaço interno, desenho final, etc. Mas, no que depender do motor, o subcompacto estreará em grande estilo no Brasil.

  •  
fox-bluemotion-60.jpgVolkswagen Fox BlueMotion 1.0 (Foto: Divulgação)

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/06/primeiras-impressoes-volkswagen-fox-10-bluemotion.html



Galera,

 

Sábado passado dirigi esse Uno, mas acho q era o 1.0 q minha prima tinha alugado.

 

Ela falou dirige ae, parece um fusquinha, kkkkkkkkkk'

 

Aí fui dar uma volta...a embreagem achei muito baixa, curtinha mesmo e parece q ele meio apertado dentro, todo duro, esquisitão, hahaha'

Editado por paranoia44

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Achei bacana o lançamento e quando essa motorização cair por Gol G6 aí sim vamos ver o que é economia. O Fox pesa 990kg e o Gol 920kg.

Colocando um motor mais leve com direção eletro-hidráulica aí sim teremos um carro dentro do padrão que essa nova geração deveria ter quando foi lançada.

 

Acho que pra quem tá afim de pegar um Gol zero, vale a pena esperar até o final do ano quando o carro virá com Air Bag e ABS de série, além desse pacote Bluemotion atualziado.

 

Além disso estão especulando que a VW vai começar a fabricar o 1.4 Turbo que equipa o Audi A1 (Gol GTI é você?)

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Achei bacana o lançamento e quando essa motorização cair por Gol G6 aí sim vamos ver o que é economia. O Fox pesa 990kg e o Gol 920kg.

Colocando um motor mais leve com direção eletro-hidráulica aí sim teremos um carro dentro do padrão que essa nova geração deveria ter quando foi lançada.

 

Acho que pra quem tá afim de pegar um Gol zero, vale a pena esperar até o final do ano quando o carro virá com Air Bag e ABS de série, além desse pacote Bluemotion atualziado.

 

Além disso estão especulando que a VW vai começar a fabricar o 1.4 Turbo que equipa o Audi A1 (Gol GTI é você?)

100+

 

Vamos torcer para o Gol 1.4T !! ahuahuhauha

 

abracos

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Empecilho é o preço, dinovo, como sempre. Mas eu num curto Fox, acho que é carro de muié!!

 

Galera,

 

Sábado passado dirigi esse Uno, mas acho q era o 1.0 q minha prima tinha alugado.

 

Ela falou dirige ae, parece um fusquinha, kkkkkkkkkk'

 

Aí fui dar uma volta...a embreagem achei muito baixa, curtinha mesmo e parece q ele meio apertado dentro, todo duro, esquisitão, hahaha'

 

Hehehe, eu também peguei um desses unos pelo seguro. Credo. Horrivel por fora e por dentro. 
Quanto ao desempenho, não vi muita diferença.. e a embreagem em geral dos carros da FIAT são baixas.. Os da WV é que são 'muito altas'... (Que pra mim, é do jeito que eu gosto :D)

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