Entre para seguir isso  
Seguidores 0
jailsomcg

Combustivel X Aquecimento Motor

13 posts neste tópico

E o seguinte antigamente quando usava apenas etanol (deixei de usar o consumo é muito alto) o motor aquecia rapido e chegava na temperatura de trabalho (em 17 minutos a ventoinha do motor disparava com o carro parado...)

Agora estou usando gasolina e percebo que ele estar demorando mais para chegar a temperatura de trabalho ( 28 minutos para disparar, carro parado)

 

Isso é normal ? ou a minha valvula termostatica estar com problemas ? (detalhe ele demora a aquecer mas quando aquece a temperatura se mantem estavel nos 90º graus do painel) sei que quando a temperatura fica variando ou baixando no painel é sintoma que a valvula estar com problemas.....mas nao é o meu caso.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não estiver passando de 90º, ponteiro fica no meio certinho, não vejo problema nenhum.

Com o carro parado demora mesmo, pois o motor não está com nenhuma carga e fica esquentando muito mais a água e cabeçote do que o motor em si. O cabeçote sempre será a parte mais quente do motor mesmo, mas nesse caso a diferença fica maior ainda.

Lembro que os manuais dos carros mais antigos pediam para aquecer o carro em movimento por esse motivo, dava aquela aquecidinha de 1 minuto e depois colocava pra andar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu marcador temperatura ocila, ele fica no centro 90° boa parte do tempo, mas tem horas que ele desce e fica um pouco antes do centro, mas nao ta esquentando, fico preocupado ate, mas nao sei se e problema ainda marcado ! Alguem ai e iqual ?

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O marcador de temperatura pode variar sim, mais pouco, pois a ECU faz o monitoramento da temperatura de trabalho do motor, se o motor está frio ela trabalha de forma a esquentar mais rápido para atingir a temperatura ideal, se está quente, trabalha para esfriar um pouco com mesmo intuito de ajustar a temperatura ideal..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok pessoal, mas ainda nao tiraram minha duvida no etanol o motor aquece mais rapido mesmo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu marcador temperatura ocila, ele fica no centro 90° boa parte do tempo, mas tem horas que ele desce e fica um pouco antes do centro, mas nao ta esquentando, fico preocupado ate, mas nao sei se e problema ainda marcado ! Alguem ai e iqual ?

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

 

Amigo sê for coisa de 3~5ºc abaixo fique tranquilo é assim mesmo, o Gol 1.0 em dias frios andando em estradas sem engarrafamento e em 5º marcha pode ficar alguns graus abaixo de 90º isso ocorre pq o motor 1.0 não gera muito calor. O meu faz isso também.

 

Agora sê a temperatura cai coisa de 30~40ºc provavelmente sua válvula termostática foi pro brejo!!!  Nunca coloque água de torneira no carro só água desmineralizada e com aditivo.

Editado por Rodrigolm
Denis Melo curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo sê for coisa de 3~5ºc é assim mesmo, o Gol 1.0 em dias frios andando em estradas sem engarrafamento e em 5º marcha pode ficar alguns graus abaixo de 90º isso ocorre pq o motor 1.0 não gera muito calor. O meu faz isso também.

Agora sê a temperatura cai coisa de 30~40ºc provavelmente sua válvula termostática foi pro brejo!!! Nunca coloque água de torneira no carro só água desmineralizada e com aditivo!!!

Valeu pela informação, acontece isso sempre em dias frios, na estrada tbm, dias quentes não ocila, meu carro tem 4 anos, já completei com agua filtrada pq e dificil achar água destilada, qualquer hora preciso mandar da uma olhada nesse aditivo.

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o etanol tem poder calorífico maior (por isso mais potência), como joga mais na câmara em relação à gasolbatizalina, ele tende a aquecer mais rapidamente. Na fase fria independente de ser etanoágua ou gasolixo o motor gira mais rápido na marcha lenta e consome mais combustível justamente para que o mesmo chegue o mais breve possível à temperatura ideal de trabalho. Por isso se recomenda evitar trajetos curtos demais com o carro, para que evite inclusive a formação de borra.

jailsomcg curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o etanol tem poder calorífico maior (por isso mais potência), como joga mais na câmara em relação à gasolbatizalina, ele tende a aquecer mais rapidamente. Na fase fria independente de ser etanoágua ou gasolixo o motor gira mais rápido na marcha lenta e consome mais combustível justamente para que o mesmo chegue o mais breve possível à temperatura ideal de trabalho. Por isso se recomenda evitar trajetos curtos demais com o carro, para que evite inclusive a formação de borra.

ha, agora sim uma resposta que explica a minha duvida.......

 

1 - Eu usava so etanol  e o carro aquecia rapidamente......

2 -Mudei para gasolina e o carro demora mais para aquecer.....

 

A minha duvida era se essa mudança de tempo para aquecer o motor foi por causa da mudança do combustivel ou se minha valvula termostatica estava dando problema.........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o etanol tem poder calorífico maior (por isso mais potência), como joga mais na câmara em relação à gasolbatizalina, ele tende a aquecer mais rapidamente. Na fase fria independente de ser etanoágua ou gasolixo o motor gira mais rápido na marcha lenta e consome mais combustível justamente para que o mesmo chegue o mais breve possível à temperatura ideal de trabalho. Por isso se recomenda evitar trajetos curtos demais com o carro, para que evite inclusive a formação de borra.

 

 

ha, agora sim uma resposta que explica a minha duvida.......

 

1 - Eu usava so etanol  e o carro aquecia rapidamente......

2 -Mudei para gasolina e o carro demora mais para aquecer.....

 

A minha duvida era se essa mudança de tempo para aquecer o motor foi por causa da mudança do combustivel ou se minha valvula termostatica estava dando problema.........

 

Estranho já ouvi algumas vezes que o etanol retira mais calor do motor que a gasolina na vaporização, ele deveria esfriar mais o motor.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe, falei errado em relação ao poder calorífico, a gasolina tem maior poder, mas as linhas abaixo explicam sua dúvida;

 

Está tudo relacionado à taxa de compressão do motor, ela é um meio-termo entre etanol e gasolina, mas está mais pro etanol. Ele suporta mais compressão, de acordo com a lei dos gases (e nem aprendi isso direito no ensino médio há alguns séculos atrás), quanto mais se comprime um gás, mais ele aquece.

 

Calor de vaporização

"O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar."

 

Resumindo, o motor precisa aquecer mais rápido para uso com álcool, pois este rouba calor para poder vaporizar e este não entra em combustão abaixo de 13ºC.

 

http://turbobr.pbworks.com/w/page/22531746/Diferen%C3%A7as%20entre%20%C3%81lcool%20e%20Gasolina

 

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/quimica-do-automovel-1-combustao-da-gasolina-e-do-alcool.htm

jailsomcg curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha . eu tinha uma picape corsa.... e com o Gol aprendi muita coisa q tava errada na picape.....

 

meu ponteiro da temperatura.. nunca oscilou..

 

ja a da picape meu deus.. em dias frio sempre baixa e no verão tava sempre quentaoo hehe

 

entao .. pra mim se o ponteiro começar a oscilar deve ter algo errado na valvula.... e pois o ponto ideal é sempre 90 graus   

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe, falei errado em relação ao poder calorífico, a gasolina tem maior poder, mas as linhas abaixo explicam sua dúvida;

 

Está tudo relacionado à taxa de compressão do motor, ela é um meio-termo entre etanol e gasolina, mas está mais pro etanol. Ele suporta mais compressão, de acordo com a lei dos gases (e nem aprendi isso direito no ensino médio há alguns séculos atrás), quanto mais se comprime um gás, mais ele aquece.

 

Calor de vaporização

"O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar."

 

Resumindo, o motor precisa aquecer mais rápido para uso com álcool, pois este rouba calor para poder vaporizar e este não entra em combustão abaixo de 13ºC.

 

http://turbobr.pbworks.com/w/page/22531746/Diferen%C3%A7as%20entre%20%C3%81lcool%20e%20Gasolina

 

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/quimica-do-automovel-1-combustao-da-gasolina-e-do-alcool.htm

Ok, agora sim entendi, é por conta da compressao que no etanol é maior e isso com certeza vai aquecer o motor bem mais rapido que a gasolina :Good: :Good:

Entao tem logica, essa diferença de aquecimento foi por conta da troca de combustivel, entao estar tudo ok com minha valvula termostatica......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0