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Rafael Fardin

MISTURA ETANOL / GASOLINA

59 posts neste tópico

Galera quero tirar uma dúvida...

 

já sei que quando troco por exemplo de gasolina para etanol, tenho que rodar um pouco com o carro para o sistema reconhecer a troca do combustivel...

 

Bom, queria saber se algum de vocês ja misturaram os 2 por exemplo: 30 litros de gasolina mais 20 de etanol...

e se o carro respondeu bem a isso...se reconheceu...

 

Uns falam que nao tem problema...outros aconselham a por ou um ou o outro..

 

O que vocês acham? 

 

Melhora no consumo ?

e no desempenho ?

 

OBS:  GOL G5 1.0

 

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Vai rodar normalmente, prevalecendo o combustível que estiver predominando. Quanto ao consumo, não vai ter média de gasolina nem de álcool, será a média da mistura que você fez.

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Vai rodar normalmente, prevalecendo o combustível que estiver predominando. Quanto ao consumo, não vai ter média de gasolina nem de álcool, será a média da mistura que você fez
 

 

valeu!!!

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Cada montadora escolhe que combustível melhor se adapta ao seu motor, mais o ideal ( No meu ponto de vista) é rodar com somente 1 combustível, apesar do etanolixo ser muito seco e agasolixo ter muito etanolixo.

Mais cada um pode escolher a proporção que melhor se encaixa no seu carro, exemplo, tem motores que somente com gasolixo batem pino, coloca um pouco de etanolixo e para de bater...

Cada caso é um caso.

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Meu G5 1.0 odeia gasolina pura, grila, por mais que tenha etanol na composição, esse é um problema que as montadoras não querem ver, conselho 80% gasolina e 20% etanol ou roda só no etanol e faz uma ciclagem de vez em quando.

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Galera quero tirar uma dúvida...

 

já sei que quando troco por exemplo de gasolina para etanol, tenho que rodar um pouco com o carro para o sistema reconhecer a troca do combustivel...

 

Bom, queria saber se algum de vocês ja misturaram os 2 por exemplo: 30 litros de gasolina mais 20 de etanol...

e se o carro respondeu bem a isso...se reconheceu...

 

Uns falam que nao tem problema...outros aconselham a por ou um ou o outro..

 

O que vocês acham? 

 

Melhora no consumo ?

e no desempenho ?

 

OBS:  GOL G5 1.0

Fala ai amigao,coloco sempre 40 litros de gasolina e completo com alcool.. carro fica gostoso de dirigir e "economico" Eu faço em torno de 700 km com 1 tanque(cidade),mas ja vi pessoal fazendo 1000,900.. so nao sei como era a mistura ou se era 100% um combustivel.. 

- Saveiro Cross

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Fala ai amigao,coloco sempre 40 litros de gasolina e completo com alcool.. carro fica gostoso de dirigir e "economico" Eu faço em torno de 700 km com 1 tanque(cidade),mas ja vi pessoal fazendo 1000,900.. so nao sei como era a mistura ou se era 100% um combustivel..  - Saveiro Cross
 

 

vou tentar fazer isso amigo...seu carro é 1.6 ou 1.0 como o meu?


Cada montadora escolhe que combustível melhor se adapta ao seu motor, mais o ideal ( No meu ponto de vista) é rodar com somente 1 combustível, apesar do etanolixo ser muito seco e agasolixo ter muito etanolixo. Mais cada um pode escolher a proporção que melhor se encaixa no seu carro, exemplo, tem motores que somente com gasolixo batem pino, coloca um pouco de etanolixo e para de bater... Cada caso é um caso.

 

valeu 


Meu G5 1.0 odeia gasolina pura, grila, por mais que tenha etanol na composição, esse é um problema que as montadoras não querem ver, conselho 80% gasolina e 20% etanol ou roda só no etanol e faz uma ciclagem de vez em quando.

 

valeu amigo....vou tentar fazer isso! 

HildegardoPS curtiu isso

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So uma duvida, aquela questao que etanol e gasolina nao se mistura formando duas camadas é mito ? tenho essa duvidas pois

Etanol é composto de agua e organico (feito de cana-de-açucar)

Gasolina é um pouco oleosa e derivada do petroleo......

Quando o carro fica a noite toda parado ocorre essa separaçao ?

 

Ja me disseram pra usar etanol ou gasolina nunca misturar pois a injeçao reconhece um ou o outro combustivel......... e quando estar misturado nem ela sabe o que fazer e o carro trabalha muito irregular.....

 

Vou ficar acompanhando pra ver se existe uma proporçao ideal de misturar e que o consumo fique bom.....

HildegardoPS curtiu isso

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So uma duvida, aquela questao que etanol e gasolina nao se mistura formando duas camadas é mito ? tenho essa duvidas pois Etanol é composto de agua e organico (feito de cana-de-açucar) Gasolina é um pouco oleosa e derivada do petroleo...... Quando o carro fica a noite toda parado ocorre essa separaçao ?   Ja me disseram pra usar etanol ou gasolina nunca misturar pois a injeçao reconhece um ou o outro combustivel......... e quando estar misturado nem ela sabe o que fazer e o carro trabalha muito irregular.....   Vou ficar acompanhando pra ver se existe uma proporçao ideal de misturar e que o consumo fique bom.

 

 

Boa pergunta, vi algumas reportagens e disseram que se misturam sim...

Editado por rafael fardin
HildegardoPS curtiu isso

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Denis não é correto o motor pré-detonar com os 27% de etanol que temos hoje na gasolina. Provavelmente seu carro pré-detona pelo uso de gasolina FORMULA.

Talvez não seja de seu conhecimento pois nosso governo esconde a informação, mas hoje no Brasil temos 2 tipos de gasolina. A FORMULADA (copia da refinada), mais barata de produzir é feita em laboratório a partir da mistura de solventes e outros componentes químicos SOBRAS de refino do petróleo, foi aprovada para comercialização em 2012 pelo nosso governo e a tradicional REFINADA do petroleiro.

Tudo que leio sobre gasolina formulada assusta, rendimento de 15 a 20% menor que a gasolina refinada, agressão muito superior ao etanol a todos componentes do motor que entram em contato com o combustível e o pior problema é mais volátil gera problemas de pré-ignição e detonação de forma bem mais precoce que a gasolina refinada.

Como fugir da gasolina formula? Pelo que sei postos BR não utilização a formulada, 100% dos postos sem bandeira utilizam gasolina formulada, os demais com bandeira eu não sei informar pois não há restrição nem mesmo a mistura da formulada com a refinada para minimizar a percepção de elevação de consumo, pré-ignição e detonação.

A unica forma do Gol 1.0 VHT ou TEC parar de pré-detonar é zerar o tanque e abastecer com gasolina de um posto BR, as demais bandeiras tem que testar é zerar o tanque e verificar sê vai pré-detonar.

Quem tem o motor 1.6 não terá o problema de pré-ignição e detonação, mas vai ficar com o consumo mais elevado e a maior agressão aos componentes internos do motor pela formulada.

Gasolina formulada.

http://postostatus.com/2014/gasolina-formulada-e-mais-barata-e-provoca-danos-ao-motor/

http://www.noticiasautomotivas.com.br/gasolina-formulada-e-legalizada-mas-pode-trazer-danos-ao-motor/

Destruição causada pela pré-ignição e detonação.

http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2013/02/detonacao-e-pre-ignicao-dois-males-que-podem-quebrar-o-seu-motor/

knock3.jpg

knock4.jpg

Meu G5 1.0 odeia gasolina pura, grila, por mais que tenha etanol na composição, esse é um problema que as montadoras não querem ver, conselho 80% gasolina e 20% etanol ou roda só no etanol e faz uma ciclagem de vez em quando.

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Editado por Rodrigolm

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Aqui em Sorocaba existe poucos postos BR, maioria fica nas rodovias que cortam a cidade, mas vou fazer um teste quando for fazer uma ciclagem, sempre abasteço shell ou ALE e sempre grila se não misturar, não é uma coisa assustadora, mais grila. Valeu !

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Vai rodar normalmente, prevalecendo o combustível que estiver predominando. Quanto ao consumo, não vai ter média de gasolina nem de álcool, será a média da mistura que você fez.

 

Abasteci 40 litros de Gasolina + 13 de etanol.

 

E, como vc disse, o carro ficou normal, e consumindo a média da mistura que fiz.

Valeu irmão!! 

kaallrose e Lucas S. B. curtiram isso

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Abasteci 40 litros de Gasolina + 13 de etanol.

 

E, como vc disse, o carro ficou normal, e consumindo a média da mistura que fiz.

Valeu irmão!! 

 

Rafael, você abasteceu com gasolina comum ou aditivada?

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Rafael, você abasteceu com gasolina comum ou aditivada?

 

Fala meu camarada!

 

Abasteci com gasolina comum + Etanol

acredito que se quiser colocar aditivada + Etanol ... dá no mesmo...não tem problema. 

 

Não tive nenhuma dificuldade para ligar o carro...Está ótimo!!!

Lucas S. B. curtiu isso

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Fala meu camarada!

 

Abasteci com gasolina comum + Etanol

acredito que se quiser colocar aditivada + Etanol ... dá no mesmo...não tem problema. 

 

Não tive nenhuma dificuldade para ligar o carro...Está ótimo!!!

 

Obrigado Rafael!!!, vou fazer esse teste no meu, o meu está falhando e está com alto consumo, acredito que seja as velas e os cabos.

Rafael Fardin curtiu isso

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Obrigado Rafael!!!, vou fazer esse teste no meu, o meu está falhando e está com alto consumo, acredito que seja as velas e os cabos.

 

Bom, em questão de carro falhando já passei por isso, e é muito ruim!!!

meu carro ficava falhando muito (rateando), eu acelerava e ele não desenvolvia....demora muito...

Troquei os cabos e as velas...fiz limpeza de TBI, limpeza dos bicos...etc...

E, no meu caso não adiantou...

Até que um mecânico fez o teste da bobina...E era isso...

Comprei uma bobina nova para ele...e depois disso nunca mais falhou...

mas cada caso é um caso...vc pode começar trocando os cabos e velas que são mais baratos..

 

depois disso tudo o consumo até melhorou um  pouco, mas não como eu gostaria...

Ando somente na cidade, e 95% com ar desligado e minha média fica entre 9.0 a 9.5 no máximo dos máximos ( e isso trocando as marchas na faixas de 2.000~2.500 RPM...

 

agora fiz outro teste trocando entre 2.500~3000 - MEDIA = 8.8Km/l

 

ou seja, quanto mais vc for esticando as marchas mais ele consome...

 

ficar andando tbm na faixa de 2.000 RPM é muito chato....sentimos vontade de pisar mais...até porque o meu é GOL G5 1.0

 

SE tiver algumas dicas me fala...

 

abs!

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Bom, em questão de carro falhando já passei por isso, e é muito ruim!!!

meu carro ficava falhando muito (rateando), eu acelerava e ele não desenvolvia....demora muito...

Troquei os cabos e as velas...fiz limpeza de TBI, limpeza dos bicos...etc...

E, no meu caso não adiantou...

Até que um mecânico fez o teste da bobina...E era isso...

Comprei uma bobina nova para ele...e depois disso nunca mais falhou...

mas cada caso é um caso...vc pode começar trocando os cabos e velas que são mais baratos..

 

depois disso tudo o consumo até melhorou um  pouco, mas não como eu gostaria...

Ando somente na cidade, e 95% com ar desligado e minha média fica entre 9.0 a 9.5 no máximo dos máximos ( e isso trocando as marchas na faixas de 2.000~2.500 RPM...

 

agora fiz outro teste trocando entre 2.500~3000 - MEDIA = 8.8Km/l

 

ou seja, quanto mais vc for esticando as marchas mais ele consome...

 

ficar andando tbm na faixa de 2.000 RPM é muito chato....sentimos vontade de pisar mais...até porque o meu é GOL G5 1.0

 

SE tiver algumas dicas me fala...

 

abs!

Então Rafael, eu estou andando nesse naipe, trocando as marchas nessas rotações, é muito chato dirigir dessa forma mesmo, sempre tenho vontade de andar mais, o meu fazia 9,5 andando de boa, trocando as marchas em 4000 rpm boa parte das vezes e rodando com alcool, porem de uns dias para cá, não consigo passar do 7,5. O carro não desenvolve, ta andando amarrado, parece que estou com 5 pessoas, com bagagem e ar ligado. Ele esta com 80 mil km, nunca fiz limpeza de bicos, porem as velas já troquei duas vezes. mês retrasado uma dessas velas estourou, coloquei uma nova, mas depois disso o carro não foi o mesmo, segundo o mecanico era o combustivel adulterado e disse que era necessário fazer limpeza dos bicos, mas não sei se há necessidade, o carro falha as vezes quando eu ligo em dias frios. Será que passando o scaner, o mecanico consegue visualizar o problema?

 

Obrigado, Abraços!

Editado por Lucas S. B.
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Então Rafael, eu estou andando nesse naipe, trocando as marchas nessas rotações, é muito chato dirigir dessa forma mesmo, sempre tenho vontade de andar mais, o meu fazia 9,5 andando de boa, trocando as marchas em 4000 rpm boa parte das vezes e rodando com alcool, porem de uns dias para cá, não consigo passar do 7,5. O carro não desenvolve, ta andando amarrado, parece que estou com 5 pessoas, com bagagem e ar ligado. Ele esta com 80 mil km, nunca fiz limpeza de bicos, porem as velas já troquei duas vezes. mês retrasado uma dessas velas estourou, coloquei uma nova, mas depois disso o carro não foi o mesmo, segundo o mecanico era o combustivel adulterado e disse que era necessário fazer limpeza dos bicos, mas não sei se há necessidade, o carro falha as vezes quando eu ligo em dias frios. Será que passando o scaner, o mecanico consegue visualizar o problema?   Obrigado, Abraços!

 

Então, quando o meu estava assim passei scanner em 3 lugares diferentes, inclusive na concessionária...e não apresentou nenhuma falha..

Agora os bicos é sempre bom limpar de vez em quando...não é tão caro assim...

Vc precisa levar num mecânico para identificar possíveis causas...fiz isso tudo que te disse no meu carro, e o problema era na bobina...

talvez a sua bobina possa estar trincada, ocasionando o escapamento de centelhas, e fazendo assim o carro perder forças...

O certo é parar logo no mecânico pra resolver, visto que se vc demorar, pode ir se agravando cada vez mais...

 

quando trocar velas, é bom sempre colocar o kit de 4 de uma vez...não é muito caro, e vale a pena...

 

acredito que o mecânico pedirá para fazer os serviços acima, conforme eu te falei...

 

mas, um diagnóstico não custa nada...isso é coisa rápida pra mecânico...ele avalia o que é, e se pode esperar um pouco para fazer o serviço...

vai da necessidade de cada um...Só de vc saber qual a real situação do seu carro ja valeu a pena... 

Editado por rafael fardin
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Então, quando o meu estava assim passei scanner em 3 lugares diferentes, inclusive na concessionária...e não apresentou nenhuma falha..

Agora os bicos é sempre bom limpar de vez em quando...não é tão caro assim...

Vc precisa levar num mecânico para identificar possíveis causas...fiz isso tudo que te disse no meu carro, e o problema era na bobina...

talvez a sua bobina possa estar trincada, ocasionando o escapamento de centelhas, e fazendo assim o carro perder forças...

O certo é parar logo no mecânico pra resolver, visto que se vc demorar, pode ir se agravando cada vez mais...

 

quando trocar velas, é bom sempre colocar o kit de 4 de uma vez...não é muito caro, e vale a pena...

 

acredito que o mecânico pedirá para fazer os serviços acima, conforme eu te falei...

 

mas, um diagnóstico não custa nada...isso é coisa rápida pra mecânico...ele avalia o que é, e se pode esperar um pouco para fazer o serviço...

vai da necessidade de cada um...Só de vc saber qual a real situação do seu carro ja valeu a pena... 

Eu marquei para levar o carro amanhã para fazer diagnóstico, e aproveito já troco as velas e os cabos, e se for a bobina já troco junto.

 

Muito Obrigado Rafael!!!!

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Eu marquei para levar o carro amanhã para fazer diagnóstico, e aproveito já troco as velas e os cabos, e se for a bobina já troco junto.   Muito Obrigado Rafael!!!!

 

valeu amigo, quando fizer a manutenção, avisa aqui pra gente saber..

 

abs e boa sorte!!

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valeu amigo, quando fizer a manutenção, avisa aqui pra gente saber..

 

abs e boa sorte!!

Aviso sim Rafael!!!

 

Abraços e Obrigado!!!!

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tenso.. o meu também ta meio froxo.. parece q ta com 5  pessoas no carro... e troquei velas + cabos + bobina..

nunca fiz limpeza de bico.. vou mandar fazer limpeza de bico e tbi e regulagem.. tambem está com 110000 mil km.. caso não resolva , vou vender o goleta.. :(

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tenso.. o meu também ta meio froxo.. parece q ta com 5  pessoas no carro... e troquei velas + cabos + bobina..

nunca fiz limpeza de bico.. vou mandar fazer limpeza de bico e tbi e regulagem.. tambem está com 110000 mil km.. caso não resolva , vou vender o goleta.. :(

 

Andei vendo alguns posts aqui, acredito que o meu problema está ligado á bobina, velas e cabos, se for isso, vou fazer a manutenção e também já fazer a limpeza dos bicos, tomara que fique bom de novo, porque andar assim é ruim demais.

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Andei vendo alguns posts aqui, acredito que o meu problema está ligado á bobina, velas e cabos, se for isso, vou fazer a manutenção e também já fazer a limpeza dos bicos, tomara que fique bom de novo, porque andar assim é ruim demais.

nossa senhora é horrivel.. de 3ª quando pisa no acelerador nem sente o carro ''puxar'' sem falar q nem tem força pra chegar em 90/100 km/h kkk

fico grilado kk

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tenso.. o meu também ta meio froxo.. parece q ta com 5  pessoas no carro... e troquei velas + cabos + bobina.. nunca fiz limpeza de bico.. vou mandar fazer limpeza de bico e tbi e regulagem.. tambem está com 110000 mil km.. caso não resolva , vou vender o goleta..

 

Então meu camarada, limpeza do bicos é uma coisa que é sempre bom verificar...

pois influencia no auto consumo...etc...não é muito caro não...quando limpei o meu percebi uma melhora de desempenho, e consumo.

Bom, cada caso é um caso...mas, acho que isso vai ajudar em alguma coisa..

 

quando meu carro estava fraco, fiz a troca das velas e cabos, limpeza de TBI e dos bicos para começar...

e como não resolveu, o mecânico fez o teste da bobina, assim que ele fez me mostrou a fuga de centelhas...

e era aquilo que esta deixando o carro fraco, que demorava para desenvolver...etc...

 

troquei  a bobina, e o problema foi solucionado...até hoje nunca mais..

 

Tenta fazer a limpeza dos bicos, e TBI e posta aqui pra gente... 

 

abs!


Andei vendo alguns posts aqui, acredito que o meu problema está ligado á bobina, velas e cabos, se for isso, vou fazer a manutenção e também já fazer a limpeza dos bicos, tomara que fique bom de novo, porque andar assim é ruim demais.

 

Concordo com vc que andar com o carro fraco é ruim, aliás é péssimo, da até desgosto!!!

E concordo com vc quando disse que vai fazer o serviço completo...

 

ex. trocar tudo que tem que ser trocado e limpar tudo que tem que ser limpo.

      pois algumas pessoas ficam com dó de gastar, e fazem só o que está ruim, e depois fica toda hora com carro em oficina.

 

O ideal é parar e fazer o serviço completo, assim ajuda até na hora de trocar, pois vc sabe que mexeu tudo de uma vez só.

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