Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Rafael Fardin

MISTURA ETANOL / GASOLINA

59 posts neste tópico

Galera quero tirar uma dúvida...

 

já sei que quando troco por exemplo de gasolina para etanol, tenho que rodar um pouco com o carro para o sistema reconhecer a troca do combustivel...

 

Bom, queria saber se algum de vocês ja misturaram os 2 por exemplo: 30 litros de gasolina mais 20 de etanol...

e se o carro respondeu bem a isso...se reconheceu...

 

Uns falam que nao tem problema...outros aconselham a por ou um ou o outro..

 

O que vocês acham? 

 

Melhora no consumo ?

e no desempenho ?

 

OBS:  GOL G5 1.0

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai rodar normalmente, prevalecendo o combustível que estiver predominando. Quanto ao consumo, não vai ter média de gasolina nem de álcool, será a média da mistura que você fez.

Rafael Fardin curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vai rodar normalmente, prevalecendo o combustível que estiver predominando. Quanto ao consumo, não vai ter média de gasolina nem de álcool, será a média da mistura que você fez
 

 

valeu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada montadora escolhe que combustível melhor se adapta ao seu motor, mais o ideal ( No meu ponto de vista) é rodar com somente 1 combustível, apesar do etanolixo ser muito seco e agasolixo ter muito etanolixo.

Mais cada um pode escolher a proporção que melhor se encaixa no seu carro, exemplo, tem motores que somente com gasolixo batem pino, coloca um pouco de etanolixo e para de bater...

Cada caso é um caso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu G5 1.0 odeia gasolina pura, grila, por mais que tenha etanol na composição, esse é um problema que as montadoras não querem ver, conselho 80% gasolina e 20% etanol ou roda só no etanol e faz uma ciclagem de vez em quando.

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera quero tirar uma dúvida...

 

já sei que quando troco por exemplo de gasolina para etanol, tenho que rodar um pouco com o carro para o sistema reconhecer a troca do combustivel...

 

Bom, queria saber se algum de vocês ja misturaram os 2 por exemplo: 30 litros de gasolina mais 20 de etanol...

e se o carro respondeu bem a isso...se reconheceu...

 

Uns falam que nao tem problema...outros aconselham a por ou um ou o outro..

 

O que vocês acham? 

 

Melhora no consumo ?

e no desempenho ?

 

OBS:  GOL G5 1.0

Fala ai amigao,coloco sempre 40 litros de gasolina e completo com alcool.. carro fica gostoso de dirigir e "economico" Eu faço em torno de 700 km com 1 tanque(cidade),mas ja vi pessoal fazendo 1000,900.. so nao sei como era a mistura ou se era 100% um combustivel.. 

- Saveiro Cross

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala ai amigao,coloco sempre 40 litros de gasolina e completo com alcool.. carro fica gostoso de dirigir e "economico" Eu faço em torno de 700 km com 1 tanque(cidade),mas ja vi pessoal fazendo 1000,900.. so nao sei como era a mistura ou se era 100% um combustivel..  - Saveiro Cross
 

 

vou tentar fazer isso amigo...seu carro é 1.6 ou 1.0 como o meu?


Cada montadora escolhe que combustível melhor se adapta ao seu motor, mais o ideal ( No meu ponto de vista) é rodar com somente 1 combustível, apesar do etanolixo ser muito seco e agasolixo ter muito etanolixo. Mais cada um pode escolher a proporção que melhor se encaixa no seu carro, exemplo, tem motores que somente com gasolixo batem pino, coloca um pouco de etanolixo e para de bater... Cada caso é um caso.

 

valeu 


Meu G5 1.0 odeia gasolina pura, grila, por mais que tenha etanol na composição, esse é um problema que as montadoras não querem ver, conselho 80% gasolina e 20% etanol ou roda só no etanol e faz uma ciclagem de vez em quando.

 

valeu amigo....vou tentar fazer isso! 

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So uma duvida, aquela questao que etanol e gasolina nao se mistura formando duas camadas é mito ? tenho essa duvidas pois

Etanol é composto de agua e organico (feito de cana-de-açucar)

Gasolina é um pouco oleosa e derivada do petroleo......

Quando o carro fica a noite toda parado ocorre essa separaçao ?

 

Ja me disseram pra usar etanol ou gasolina nunca misturar pois a injeçao reconhece um ou o outro combustivel......... e quando estar misturado nem ela sabe o que fazer e o carro trabalha muito irregular.....

 

Vou ficar acompanhando pra ver se existe uma proporçao ideal de misturar e que o consumo fique bom.....

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
So uma duvida, aquela questao que etanol e gasolina nao se mistura formando duas camadas é mito ? tenho essa duvidas pois Etanol é composto de agua e organico (feito de cana-de-açucar) Gasolina é um pouco oleosa e derivada do petroleo...... Quando o carro fica a noite toda parado ocorre essa separaçao ?   Ja me disseram pra usar etanol ou gasolina nunca misturar pois a injeçao reconhece um ou o outro combustivel......... e quando estar misturado nem ela sabe o que fazer e o carro trabalha muito irregular.....   Vou ficar acompanhando pra ver se existe uma proporçao ideal de misturar e que o consumo fique bom.

 

 

Boa pergunta, vi algumas reportagens e disseram que se misturam sim...

Editado por rafael fardin
HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Denis não é correto o motor pré-detonar com os 27% de etanol que temos hoje na gasolina. Provavelmente seu carro pré-detona pelo uso de gasolina FORMULA.

Talvez não seja de seu conhecimento pois nosso governo esconde a informação, mas hoje no Brasil temos 2 tipos de gasolina. A FORMULADA (copia da refinada), mais barata de produzir é feita em laboratório a partir da mistura de solventes e outros componentes químicos SOBRAS de refino do petróleo, foi aprovada para comercialização em 2012 pelo nosso governo e a tradicional REFINADA do petroleiro.

Tudo que leio sobre gasolina formulada assusta, rendimento de 15 a 20% menor que a gasolina refinada, agressão muito superior ao etanol a todos componentes do motor que entram em contato com o combustível e o pior problema é mais volátil gera problemas de pré-ignição e detonação de forma bem mais precoce que a gasolina refinada.

Como fugir da gasolina formula? Pelo que sei postos BR não utilização a formulada, 100% dos postos sem bandeira utilizam gasolina formulada, os demais com bandeira eu não sei informar pois não há restrição nem mesmo a mistura da formulada com a refinada para minimizar a percepção de elevação de consumo, pré-ignição e detonação.

A unica forma do Gol 1.0 VHT ou TEC parar de pré-detonar é zerar o tanque e abastecer com gasolina de um posto BR, as demais bandeiras tem que testar é zerar o tanque e verificar sê vai pré-detonar.

Quem tem o motor 1.6 não terá o problema de pré-ignição e detonação, mas vai ficar com o consumo mais elevado e a maior agressão aos componentes internos do motor pela formulada.

Gasolina formulada.

http://postostatus.com/2014/gasolina-formulada-e-mais-barata-e-provoca-danos-ao-motor/

http://www.noticiasautomotivas.com.br/gasolina-formulada-e-legalizada-mas-pode-trazer-danos-ao-motor/

Destruição causada pela pré-ignição e detonação.

http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2013/02/detonacao-e-pre-ignicao-dois-males-que-podem-quebrar-o-seu-motor/

knock3.jpg

knock4.jpg

Meu G5 1.0 odeia gasolina pura, grila, por mais que tenha etanol na composição, esse é um problema que as montadoras não querem ver, conselho 80% gasolina e 20% etanol ou roda só no etanol e faz uma ciclagem de vez em quando.

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui em Sorocaba existe poucos postos BR, maioria fica nas rodovias que cortam a cidade, mas vou fazer um teste quando for fazer uma ciclagem, sempre abasteço shell ou ALE e sempre grila se não misturar, não é uma coisa assustadora, mais grila. Valeu !

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vai rodar normalmente, prevalecendo o combustível que estiver predominando. Quanto ao consumo, não vai ter média de gasolina nem de álcool, será a média da mistura que você fez.

 

Abasteci 40 litros de Gasolina + 13 de etanol.

 

E, como vc disse, o carro ficou normal, e consumindo a média da mistura que fiz.

Valeu irmão!! 

Lucas S. B. e kaallrose curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abasteci 40 litros de Gasolina + 13 de etanol.

 

E, como vc disse, o carro ficou normal, e consumindo a média da mistura que fiz.

Valeu irmão!! 

 

Rafael, você abasteceu com gasolina comum ou aditivada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rafael, você abasteceu com gasolina comum ou aditivada?

 

Fala meu camarada!

 

Abasteci com gasolina comum + Etanol

acredito que se quiser colocar aditivada + Etanol ... dá no mesmo...não tem problema. 

 

Não tive nenhuma dificuldade para ligar o carro...Está ótimo!!!

Lucas S. B. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala meu camarada!

 

Abasteci com gasolina comum + Etanol

acredito que se quiser colocar aditivada + Etanol ... dá no mesmo...não tem problema. 

 

Não tive nenhuma dificuldade para ligar o carro...Está ótimo!!!

 

Obrigado Rafael!!!, vou fazer esse teste no meu, o meu está falhando e está com alto consumo, acredito que seja as velas e os cabos.

Rafael Fardin curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado Rafael!!!, vou fazer esse teste no meu, o meu está falhando e está com alto consumo, acredito que seja as velas e os cabos.

 

Bom, em questão de carro falhando já passei por isso, e é muito ruim!!!

meu carro ficava falhando muito (rateando), eu acelerava e ele não desenvolvia....demora muito...

Troquei os cabos e as velas...fiz limpeza de TBI, limpeza dos bicos...etc...

E, no meu caso não adiantou...

Até que um mecânico fez o teste da bobina...E era isso...

Comprei uma bobina nova para ele...e depois disso nunca mais falhou...

mas cada caso é um caso...vc pode começar trocando os cabos e velas que são mais baratos..

 

depois disso tudo o consumo até melhorou um  pouco, mas não como eu gostaria...

Ando somente na cidade, e 95% com ar desligado e minha média fica entre 9.0 a 9.5 no máximo dos máximos ( e isso trocando as marchas na faixas de 2.000~2.500 RPM...

 

agora fiz outro teste trocando entre 2.500~3000 - MEDIA = 8.8Km/l

 

ou seja, quanto mais vc for esticando as marchas mais ele consome...

 

ficar andando tbm na faixa de 2.000 RPM é muito chato....sentimos vontade de pisar mais...até porque o meu é GOL G5 1.0

 

SE tiver algumas dicas me fala...

 

abs!

Lucas S. B. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, em questão de carro falhando já passei por isso, e é muito ruim!!!

meu carro ficava falhando muito (rateando), eu acelerava e ele não desenvolvia....demora muito...

Troquei os cabos e as velas...fiz limpeza de TBI, limpeza dos bicos...etc...

E, no meu caso não adiantou...

Até que um mecânico fez o teste da bobina...E era isso...

Comprei uma bobina nova para ele...e depois disso nunca mais falhou...

mas cada caso é um caso...vc pode começar trocando os cabos e velas que são mais baratos..

 

depois disso tudo o consumo até melhorou um  pouco, mas não como eu gostaria...

Ando somente na cidade, e 95% com ar desligado e minha média fica entre 9.0 a 9.5 no máximo dos máximos ( e isso trocando as marchas na faixas de 2.000~2.500 RPM...

 

agora fiz outro teste trocando entre 2.500~3000 - MEDIA = 8.8Km/l

 

ou seja, quanto mais vc for esticando as marchas mais ele consome...

 

ficar andando tbm na faixa de 2.000 RPM é muito chato....sentimos vontade de pisar mais...até porque o meu é GOL G5 1.0

 

SE tiver algumas dicas me fala...

 

abs!

Então Rafael, eu estou andando nesse naipe, trocando as marchas nessas rotações, é muito chato dirigir dessa forma mesmo, sempre tenho vontade de andar mais, o meu fazia 9,5 andando de boa, trocando as marchas em 4000 rpm boa parte das vezes e rodando com alcool, porem de uns dias para cá, não consigo passar do 7,5. O carro não desenvolve, ta andando amarrado, parece que estou com 5 pessoas, com bagagem e ar ligado. Ele esta com 80 mil km, nunca fiz limpeza de bicos, porem as velas já troquei duas vezes. mês retrasado uma dessas velas estourou, coloquei uma nova, mas depois disso o carro não foi o mesmo, segundo o mecanico era o combustivel adulterado e disse que era necessário fazer limpeza dos bicos, mas não sei se há necessidade, o carro falha as vezes quando eu ligo em dias frios. Será que passando o scaner, o mecanico consegue visualizar o problema?

 

Obrigado, Abraços!

Editado por Lucas S. B.
Rafael Fardin curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então Rafael, eu estou andando nesse naipe, trocando as marchas nessas rotações, é muito chato dirigir dessa forma mesmo, sempre tenho vontade de andar mais, o meu fazia 9,5 andando de boa, trocando as marchas em 4000 rpm boa parte das vezes e rodando com alcool, porem de uns dias para cá, não consigo passar do 7,5. O carro não desenvolve, ta andando amarrado, parece que estou com 5 pessoas, com bagagem e ar ligado. Ele esta com 80 mil km, nunca fiz limpeza de bicos, porem as velas já troquei duas vezes. mês retrasado uma dessas velas estourou, coloquei uma nova, mas depois disso o carro não foi o mesmo, segundo o mecanico era o combustivel adulterado e disse que era necessário fazer limpeza dos bicos, mas não sei se há necessidade, o carro falha as vezes quando eu ligo em dias frios. Será que passando o scaner, o mecanico consegue visualizar o problema?   Obrigado, Abraços!

 

Então, quando o meu estava assim passei scanner em 3 lugares diferentes, inclusive na concessionária...e não apresentou nenhuma falha..

Agora os bicos é sempre bom limpar de vez em quando...não é tão caro assim...

Vc precisa levar num mecânico para identificar possíveis causas...fiz isso tudo que te disse no meu carro, e o problema era na bobina...

talvez a sua bobina possa estar trincada, ocasionando o escapamento de centelhas, e fazendo assim o carro perder forças...

O certo é parar logo no mecânico pra resolver, visto que se vc demorar, pode ir se agravando cada vez mais...

 

quando trocar velas, é bom sempre colocar o kit de 4 de uma vez...não é muito caro, e vale a pena...

 

acredito que o mecânico pedirá para fazer os serviços acima, conforme eu te falei...

 

mas, um diagnóstico não custa nada...isso é coisa rápida pra mecânico...ele avalia o que é, e se pode esperar um pouco para fazer o serviço...

vai da necessidade de cada um...Só de vc saber qual a real situação do seu carro ja valeu a pena... 

Editado por rafael fardin
Lucas S. B. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, quando o meu estava assim passei scanner em 3 lugares diferentes, inclusive na concessionária...e não apresentou nenhuma falha..

Agora os bicos é sempre bom limpar de vez em quando...não é tão caro assim...

Vc precisa levar num mecânico para identificar possíveis causas...fiz isso tudo que te disse no meu carro, e o problema era na bobina...

talvez a sua bobina possa estar trincada, ocasionando o escapamento de centelhas, e fazendo assim o carro perder forças...

O certo é parar logo no mecânico pra resolver, visto que se vc demorar, pode ir se agravando cada vez mais...

 

quando trocar velas, é bom sempre colocar o kit de 4 de uma vez...não é muito caro, e vale a pena...

 

acredito que o mecânico pedirá para fazer os serviços acima, conforme eu te falei...

 

mas, um diagnóstico não custa nada...isso é coisa rápida pra mecânico...ele avalia o que é, e se pode esperar um pouco para fazer o serviço...

vai da necessidade de cada um...Só de vc saber qual a real situação do seu carro ja valeu a pena... 

Eu marquei para levar o carro amanhã para fazer diagnóstico, e aproveito já troco as velas e os cabos, e se for a bobina já troco junto.

 

Muito Obrigado Rafael!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu marquei para levar o carro amanhã para fazer diagnóstico, e aproveito já troco as velas e os cabos, e se for a bobina já troco junto.   Muito Obrigado Rafael!!!!

 

valeu amigo, quando fizer a manutenção, avisa aqui pra gente saber..

 

abs e boa sorte!!

Lucas S. B. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu amigo, quando fizer a manutenção, avisa aqui pra gente saber..

 

abs e boa sorte!!

Aviso sim Rafael!!!

 

Abraços e Obrigado!!!!

Rafael Fardin curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenso.. o meu também ta meio froxo.. parece q ta com 5  pessoas no carro... e troquei velas + cabos + bobina..

nunca fiz limpeza de bico.. vou mandar fazer limpeza de bico e tbi e regulagem.. tambem está com 110000 mil km.. caso não resolva , vou vender o goleta.. :(

Lucas S. B. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenso.. o meu também ta meio froxo.. parece q ta com 5  pessoas no carro... e troquei velas + cabos + bobina..

nunca fiz limpeza de bico.. vou mandar fazer limpeza de bico e tbi e regulagem.. tambem está com 110000 mil km.. caso não resolva , vou vender o goleta.. :(

 

Andei vendo alguns posts aqui, acredito que o meu problema está ligado á bobina, velas e cabos, se for isso, vou fazer a manutenção e também já fazer a limpeza dos bicos, tomara que fique bom de novo, porque andar assim é ruim demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei vendo alguns posts aqui, acredito que o meu problema está ligado á bobina, velas e cabos, se for isso, vou fazer a manutenção e também já fazer a limpeza dos bicos, tomara que fique bom de novo, porque andar assim é ruim demais.

nossa senhora é horrivel.. de 3ª quando pisa no acelerador nem sente o carro ''puxar'' sem falar q nem tem força pra chegar em 90/100 km/h kkk

fico grilado kk

Lucas S. B. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tenso.. o meu também ta meio froxo.. parece q ta com 5  pessoas no carro... e troquei velas + cabos + bobina.. nunca fiz limpeza de bico.. vou mandar fazer limpeza de bico e tbi e regulagem.. tambem está com 110000 mil km.. caso não resolva , vou vender o goleta..

 

Então meu camarada, limpeza do bicos é uma coisa que é sempre bom verificar...

pois influencia no auto consumo...etc...não é muito caro não...quando limpei o meu percebi uma melhora de desempenho, e consumo.

Bom, cada caso é um caso...mas, acho que isso vai ajudar em alguma coisa..

 

quando meu carro estava fraco, fiz a troca das velas e cabos, limpeza de TBI e dos bicos para começar...

e como não resolveu, o mecânico fez o teste da bobina, assim que ele fez me mostrou a fuga de centelhas...

e era aquilo que esta deixando o carro fraco, que demorava para desenvolver...etc...

 

troquei  a bobina, e o problema foi solucionado...até hoje nunca mais..

 

Tenta fazer a limpeza dos bicos, e TBI e posta aqui pra gente... 

 

abs!


Andei vendo alguns posts aqui, acredito que o meu problema está ligado á bobina, velas e cabos, se for isso, vou fazer a manutenção e também já fazer a limpeza dos bicos, tomara que fique bom de novo, porque andar assim é ruim demais.

 

Concordo com vc que andar com o carro fraco é ruim, aliás é péssimo, da até desgosto!!!

E concordo com vc quando disse que vai fazer o serviço completo...

 

ex. trocar tudo que tem que ser trocado e limpar tudo que tem que ser limpo.

      pois algumas pessoas ficam com dó de gastar, e fazem só o que está ruim, e depois fica toda hora com carro em oficina.

 

O ideal é parar e fazer o serviço completo, assim ajuda até na hora de trocar, pois vc sabe que mexeu tudo de uma vez só.

Lucas S. B. curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0