Bruno Dias

Conheça as mentiras que contam em postos e oficinas

12 posts neste tópico

1. Amortecedor barato

Comerciantes desonestos anunciam amortecedores e pneus abaixo do preço de custo. O incauto chega na loja, tem a suspensão desmontada, ouve mentiras e se vê obrigado a trocar buchas, molas e bandejas. Tudo de segunda linha, claro, mas com preços de primeira. A conta é sempre de assustar. O pior é que, muitas vezes, ainda dizem que os amortecedores ou pneus ruins (motivo inicial da ida à loja) estão bons. Afinal, se trocasse estas peças pelo preço anunciado, o lojista mau-caráter sairia no prejuízo.

2. Óleo no dedo

Nessa cascata clássica, o frentista puxa a vareta do óleo, esfrega o lubrificante entre os dedos e diz que está na hora de trocar o óleo. Não caia nessa. É normal que o óleo esteja escuro, já que, além de lubrificante, o produto tem poder detergente e mantém as partículas de sujeira em suspensão. Para saber a hora da troca, basta anotar a quilometragem do carro e fazer a substituição no prazo indicado pelo manual.

3. Tem que descarbonizar

O carro tem pouco tempo de uso e aparentemente está perfeito. Quando vai para a revisão, a concessionária mal intencionada empurra um serviço de “descontaminação” ou “descarbonização” do motor. Tal procedimento não consta em qualquer dos planos periódicos de revisão estipulados pelos fabricantes.

4. Flex à prestação

Comprou um carro zero quilômetro flex? Pois comece abastecendo com gasolina e vá botando álcool aos poucos, para o carro ir se acostumando… Pois é: a besteira acima é repetida por alguns mecânicos. No mundo real, não há prejuízos em pôr álcool ou gasolina, em qualquer proporção, desde a saída do carro da fábrica.

5. Amortecedor morre aos 35.000 Km

Nos anos 70 e 80, uma grande fábrica de amortecedores brasileira inventou que este componente da suspensão tem prazo de validade. Puro golpe para vender mais. Não existe uma quilometragem certa para a troca: o componente pode durar apenas 10.000 km ou passar dos 100.000 km em perfeitas condições – a vida útil depende do tipo de uso que o carro tem e dos caminhos que são percorridos.

6. Óleo grosso

Tem gente que aconselha usar óleo de grande viscosidade em motor com alta quilometragem. A justificativa é de que se gastará menos lubrificante, mesmo que o motor já esteja com grandes folgas internas. O problema é que, com o “óleo grosso”, o bombeamento é dificultado e a lubrificação é reduzida. Em resumo: o desgaste do motor será ainda mais acelerado.

7. Aditivada é ruim

Outra tremenda bobagem, repetida por muitos mecânicos (e até alguns consultores técnicos de concessionárias). Na verdade, este tipo de combustível mantém limpo o sistema de alimentação do motor. Mesmo carros que nunca usaram a aditivada não terão problema em adotar o combustível, já que a ação detergente é bem suave e não solta todos os detritos de uma vez. Parte dessa confusão foi alimentada por um texto mal redigido no manual do proprietário dos carros da Honda. Vale lembrar que, em muitos países do Primeiro Mundo, todas as gasolinas trazem aditivos.

8. Produtos milagrosos

Volta e meia aparecem remédios mágicos para todos os males do motor. São pílulas para se jogar no tanque, aditivos que dispensam óleo no cárter ou imãs que ordenam as moléculas de gasolina, garantindo mais economia e potência. Invariavelmente são “testados pela Nasa” e seus anúncios mostram “atestados de institutos americanos de tecnologia”. Se o caro leitor não quer gastar dinheiro à toa, fuja desses milagres automotivos. Outra vertente é a dos chips que transformam qualquer carro a gasolina em flex – mas sempre aumentando muito o consumo.

Fonte: Extra Explica

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muito boa as dicas ai bruno , eu ja tinha postado algo parecido uma vez ... mais tem muito mais lorotas que falam na oficina ...

uma delas que eu ja tive que ouvir e que prescisa trocar o adtivo do radiador pelo frentista toda vez que eu peço pro kra encher a agua do limpador de parabrisa... eles falam isso porque o nivel da agua com o carro frio e um e com o carro quente ele sempre fica um pouco mais baixo pois a agua evapora um pouquinho , e os frentista ja ficam falando que o carro tem que completar o liquido e sempre falam que o da cor do carro e mais caro :twisted: eles ainda olham pela cor e nao pela marca

outr lorota que eu ja ouvi e do liquido de arrefecimento que o aditivo faz o sistema vazar se o carro tiver com o radiador "enferrujado"(essa foi pq o fiz uma sangria no radiador do meu antigo carro e eles cobraram o aditivo e nao puseram) .

uma coisa tbm de ficar esperto e o golpe de oferecer espelhamento ou cristalizaçao de pintura na ccs quando o carro e 0km alegando que o carro nao vem com a pintura "protegida" e dando garantia de 3 anos de queimados na pintura(que carro com essa idade faz isso?) o meu carro mesmo quando eu comprei me ofereceram ... como eu nao sou bobo recusei ... mais conheço gente que aceitou

e outra coisa tbm que eu ja vi e o golpe e de alegar fazer serviço de limpeza no ar condicionado , e nao efetuar , a chevrolet tem ate mais um golpe um aparelho que higieniza o ar so ligando ele e deixando o ar ligado por 30 min que lorota ! a vw faz assim quando vc deixa o carro na revisao , eles cobram a troca do filtro e higienizaçao e nao efetuam o serviço .... uma limpeza e troca do filtro so deve ser feito quando o sistema esta com um mal odor (quando liga pouco o ar da esse cheiro mais sai usando) e ai sim o serviço deve ser feito , la pelos 30 , 35 mil km !!! ja vi ccs "fazendo" ate em carro sem ar !!

mulher e dose pra cair nessas ... eles adoram fazer isso e com elas ... tbm tudo pra elas ta bom ... os consultores de ccs passam um preço pra mulher(2x mais ) e um pra homem no serviço e por nao entenderem o minimo de mecanica ... nem procuram saber

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essa da cristalizaçao tentaram me empurrar tambem quanto comprei o carro, nao aceitei.

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Outra clássica: quando vai trocar o amortecedro o safado da loja fala que precisa trocar também as molas que já estão cansadas. Nunca caí nessa. Falo só assim: amigo, troca SOMENTE os amortecedores. Aí o cara faz aquela cara de :silent::silent::silent: e sai até de perto, rs. :lol:

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E o pior é saber quantas pessoas caem nesses "Contos do Vigário" por simplesmente falta de informação, hoje em dia é um tal de empurrometro de serviços em qualquer lugar que dá até desespero. Na minha primeira vez que fui colocar álcool no carro, abri o capo para encher o tanque da partida a frio, o frentista quis medir o óleo (lógico que com motor quente), e eu deixei o infeliz vir com a idéia! KKKKKKKKKK

Aê patrão precisa completar ele disse!!! Como já era esperado.

Chamei ele e mostrei o hodometro do carro com aproximadamente 500km rodados no total!!

E ele ainda insistiu que faltava óleo no motor!!!!

Coisas de Brasil, infelizmente....

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coveirooooo....

o mundo vai acabar e essas lorotas de mexanicos e frentistas ainda serão contadas...

na 1º revisão com 5000km... a queriam trocar as buchas do eixo traseiro... 300 conto umas buchinhas vagabunda

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Pessoal..cai numa dessas e quando lembro fico puto comigo mesmo. Quando comprei o GOL 25 ANOS um safado que presta serviço lá para a CCS da Volks em teresina ficou no pé da minha esposa para ela falar comigo sobre uma tal de "diamantação", "impermeabilização e hidratação dos bancos de couro" e não sei mais o que no motor para protejer contra sujeira. Ela me enxeu tanto que acabei desembolsando 1300 reais por esses serviços mais a aplicação de uma película anti impacto. Recebi o carro dia 06/06/12....e no dia seguinte descobri esse forum. Aí comecei a ler e tal...e percebi que com uma boa cera (Maguiar's, Motjer's, Collinite....) e outros pordutos eu gastaria uns 400 reais e eu emsmo faria os erviço. Sem falar que os safados deixaram uns "swirls" na pintura. Por falar nisso, como é possível tirar esses "swirls" e hologramas? Com um polimento manual ou com politriz? Sou leigo demais a respeito de detailing e carros em geral mas nesses 7 dias aprendi bastante aqui. Alguém poderia m edar uma luz?

Ah, acho que as placas ficarão prontas amanhã.....vou dar um p*ta esporro no cara que me vendeu esses serviços para mané...e vou pedir para saber quais produtos usam, só para ver a cara d ebundão. P¨&..foda isso: a gente se esforça para comprar um carro (é meu segundo zeroKM) e mantê-lo bem conservado e um merda desses fica de caô passando gato para a gente comprar achando que é lebre. Nunca mais compor PN em loja de CCS...ainda paguei 700 mangos no som da Volks (que na verdade é um H-Buster...descobri depois isso) que não tem função pause e que para passar a spastas do pen drive é a maior dificuldade...e não tme bluetooth..ou seja, uma tremenda merda. Desculpem o desabafo mas cada vez percebo que no nosos país ou a gente fica por dentro das coisas e é esperto ou nos fazem de otários.

Grande abraço, amigos!

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Marco Aurélio o som que você comprou da Volks é um dvd de tela pequena?

se for vendi um que tinha no meu antigo carro por R$200,00

kkkk

Essas CCS são f*****

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Pessoal..cai numa dessas e quando lembro fico puto comigo mesmo. Quando comprei o GOL 25 ANOS um safado que presta serviço lá para a CCS da Volks em teresina ficou no pé da minha esposa para ela falar comigo sobre uma tal de "diamantação", "impermeabilização e hidratação dos bancos de couro" e não sei mais o que no motor para protejer contra sujeira. Ela me enxeu tanto que acabei desembolsando 1300 reais por esses serviços mais a aplicação de uma película anti impacto. Recebi o carro dia 06/06/12....e no dia seguinte descobri esse forum. Aí comecei a ler e tal...e percebi que com uma boa cera (Maguiar's, Motjer's, Collinite....) e outros pordutos eu gastaria uns 400 reais e eu emsmo faria os erviço. Sem falar que os safados deixaram uns "swirls" na pintura. Por falar nisso, como é possível tirar esses "swirls" e hologramas? Com um polimento manual ou com politriz? Sou leigo demais a respeito de detailing e carros em geral mas nesses 7 dias aprendi bastante aqui. Alguém poderia m edar uma luz?

Ah, acho que as placas ficarão prontas amanhã.....vou dar um p*ta esporro no cara que me vendeu esses serviços para mané...e vou pedir para saber quais produtos usam, só para ver a cara d ebundão. P¨&..foda isso: a gente se esforça para comprar um carro (é meu segundo zeroKM) e mantê-lo bem conservado e um merda desses fica de caô passando gato para a gente comprar achando que é lebre. Nunca mais compor PN em loja de CCS...ainda paguei 700 mangos no som da Volks (que na verdade é um H-Buster...descobri depois isso) que não tem função pause e que para passar a spastas do pen drive é a maior dificuldade...e não tme bluetooth..ou seja, uma tremenda merda. Desculpem o desabafo mas cada vez percebo que no nosos país ou a gente fica por dentro das coisas e é esperto ou nos fazem de otários.

Grande abraço, amigos!

Marco Aurélio,

É complicado mesmo. Esses caras são curiosos com politrizes nas mãos. Se causou swirls, ainda que sejam leves, terá que fazer um polimento com máquina - manual fica impraticável, a pesar de não impossível. Procure um detailer em sua cidade. Ele fará da maneira certa: do menor para o maior abrasivo. Um polimento leve + uma boa proteção e a caranga tá zerada de novo. Para maiores detalhes, eu recomendo o site detailbrasil.net. Lá você vai tirar todas as dúvidas sobre car care.

Abs!

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Realmente é esses tipos de serviço é complicado.

Exatamente pelo fato de sempre precisar de um serviço ou outro, eu procuro aprender um pouco sobre o assunto pra não ser passado pra trás.. Já fiz "proteção de pintura" em concessionária, já confiei nesses fretistas de posto, etc.. Hoje em dia a concessionária só serve para comprar o carro (e olhe lá), além de fazer as revisões no período de garantia. Não compro nem sensor de estacionamento nela, película, qualquer tipo de serviço desse. Com os mesmos valores cobrados por eles, eu faço por fora com produtos de qualidade muito superior.

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Gostei do post.... tem muita gente que fica gastando uma grana com aditivos para óleo, gasolina...

para mim aditivos para o combustível.. só Gasolina Aditivada... e óleo.. sempre trocar no tempo certo....

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