Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Jr.40

Motor 1.0 que rende 125 cavalos

27 posts neste tópico

Motor 1.0 que rende 125 cavalos é eleito o melhor do ano

Ford EcoBoost, que equipa o novo Focus, ainda leva outros dois prêmios.

BMW arremata quatro categorias, enquanto Volt fica com o ‘Motor Verde’.

A organização do International Engine of the Year Awards elegeu na última quarta-feira (13) o Ford EcoBoost 1.0 como o melhor motor do ano. O bloco de 999 cm³, composto por três cilindros, equipado com turbo e que equipa, entre outros, a próxima geração do Focus ainda levou os prêmios de "Motor novo" e "Motor abaixo de 1.0".

“O fato de tais motores de pequena capacidade volumétrica impressionarem mais até do que propulsores maiores e de alta performance diz muito sobre como a indústria automotiva tem se desenvolvido nos últimos anos”, explica Dean Slavnich, CEO da organização do prêmio, se referindo à tecnologia do downsing.

Outra grande vencedora foi a BMW, que faturou nas categorias “1.4 a 1.8 litro”, “1.8 a 2.0 litros”, “2.5 a 3.0 litros” e “3.0 a 4.0 litros”. Já a General Motors levou o título de “Motor Verde” com o 1.4 litro que equipa o Chevrolet Volt. Essa é a segunda vez seguida que o título "Motor Internacional do ano 2012" vai para um propulsor de 1.0 litro – no ano passado, a Fiat foi premiada com o TwinAir, de dois cilindros e 0.9 cm³. O júri é composto por 76 jornalistas especializados, de 36 países.

ecoboost.jpg

Ford EcoBoost (Foto: Divulgação)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem dera se tivesse um golzinho G5 com essa potência. = (

Nem precisava tanto, se tivesse aquele motor do Gol turbo 16v de 112 cv já estava ótimo pra mim.

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem dera se tivesse um golzinho G5 com essa potência. = (

Nem precisava tanto, se tivesse aquele motor do Gol turbo 16v de 112 cv já estava ótimo pra mim.

Fera, apesar de fortes os 112cv, projeto ultrapassadíssimo. Com a gasolina e álcool a quase 3 reais, morreríamos pelo bolso.

A parada agora é VERDE... Poluir menos, motores menores, porém ainda mais potentes, com uso de turbocompressores computadorizados que jorram torque/potência em baixa e alta. E pra irritar os pessimistas que um dia zombaram que um carro pode gastar menos e ser mais potente: a tal da inovadora injeção direta de combustível ou

GDI - Gasoline Direct Injection.

Pra começar com a GDI, o combustível é injetado diretamente câmara de combustão na forma gasosa e já chega misturando com o oxigênio.

Nossos motores atuais funcionam assim:

O combustível viaja via bomba, vindo do tanque de gasolina e passando pelos tubos de combustível, até chegar a injetores de combustível montados no motor. Os injetores espirram gasolina no coletor de admissão, onde combustível e ar se misturam em forma de uma névoa fina. A intervalos precisos, as válvulas de admissão se abrem, para cada diferente cilindro do motor. Quando a válvula de admissão de um cilindro se abre, o pistão daquele cilindro desce, sugando a névoa de ar e combustível do coletor de admissão, em cima, para o interior do cilindro. Quando o pistão volta a subir, ele comprime a mistura de ar e combustível até que ela se torne em média 10 vezes mais densa do que em seu estado inicial. Em seguida, a vela daquele cilindro solta uma centelha que provoca a ignição na câmara, com uma explosão de alta pressão e energia. Isso faz que o pistão volte a descer com imensa força, empurrando a biela, o que movimenta o virabrequim, fazendo que a potência chegue às rodas.

Com um motor de injeção direta o combustível salta um estágio e aumenta a eficiência. Em lugar de ficar no coletor de admissão, ele é injetado diretamente na câmara de combustão. Com ajuda dos modernos computadores de gestão de motores, o combustível é queimado no exato local em que é necessário, e no momento exato. Viva os computadores...

Pra entender melhor a vantagem da injeção direta, temos que entender o que é mistura POBRE e RICA.

Pobre: tem mais partículas de ar para cada partícula de combustível. A mistura RICA é o contrário.

Os motores de injeção direta usam uma mistura de 40 ou mais partes de ar para cada parte de combustível, expressa como “40:1”.

Em um motor a gasolina convencional, a relação é de 14,7:1. Uma mistura mais pobre permite que o combustível seja queimado de maneira muito mais econômica. Aqui é um dos pulos do gato... Assim há a queima mais completa de combustível.

Com a tecnologia nova, o combustível pode ser injetado diretamente na parte mais quente da câmara de combustão – em um motor a gasolina, isso significa o mais próximo possível da vela. Em um motor a gasolina convencional, a mistura de combustível e ar se dispersa amplamente pela câmara, o que deixa quantidade substancial de gasolina não queimada, resultando em ineficiência.

Outra vantagem é que com a mania mundial do downsize, produzem-se motores menores que consomem bem menos acoplados a turbocompressores.

Imagina un 1.2T de 105cv ou 1.4T de 122cv fazendo até 20 km/l... F...

Um dos únicos problemas enfrentados é a emissão de NOx - óxido nitroso.

A fabricante japonesa Mitsubishi foi a primeira a introduzir um motor GDI em um modelo vendido no mercado de massa. A empresa passou a oferecer essa opção de motor em seu modelo Galant, no mercado japonês, a partir de 1996. Talvez seja pelo motivo do Japão não ter tantos recursos naturais e não querer depender tanto dos outros.

E sabe por que o mundo não se preocupou antes com essa tecnologia? Porque combustível antes era barato.

O que fica no ar é: será que essa tecnologia vai vingar a tempo ou teremos em breve carros movidos exclusivamente a eletricidade ou a hidrogênio?

Agora imagina um GDI com turbocompressor e motor elétrico? Economia e Potência num só lugar.

Editado por Eloi
maknados curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem dera se tivesse um golzinho G5 com essa potência. = (

Nem precisava tanto, se tivesse aquele motor do Gol turbo 16v de 112 cv já estava ótimo pra mim.

Tinha um Gol 1.0 16V Turbo e tenho saudades.... Acho que para o ano em foi lançado (2000) era um motor pequeno, potente e na minha opinião, moderno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha um Gol 1.0 16V Turbo e tenho saudades.... Acho que para o ano em foi lançado (2000) era um motor pequeno, potente e na minha opinião, moderno.

acho que eles deveriam continuar esse modelo de geração a geração.. parou no G3...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o dificil do 1.0 16 turbo foi a fama que ele pegou de um motor que da muito defeito ... eh igual os motores 16 v antigamente , o povo tinha ja um preconceito , turbinou piorou kkkkkkk

agora um motor que nao tinha apenas fama eh o 1.0 supercharger da ford , vcs se lembram kkk tem um kra na minha rua que tem em um ecosport kkkk nem subi a garagem ele guenta kkkk no fiesta dizem que nao anda tao bem assim quanto a ford prometia e consome que eh uma beleza ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o dificil do 1.0 16 turbo foi a fama que ele pegou de um motor que da muito defeito ... eh igual os motores 16 v antigamente , o povo tinha ja um preconceito , turbinou piorou kkkkkkk

agora um motor que nao tinha apenas fama eh o 1.0 supercharger da ford , vcs se lembram kkk tem um kra na minha rua que tem em um ecosport kkkk nem subi a garagem ele guenta kkkk no fiesta dizem que nao anda tao bem assim quanto a ford prometia e consome que eh uma beleza ...

Andei 6 anos com o meu e nunca me deu problemas; só óleo bom trocado a cada 4000 km e filtro. O único problema que deu foi a turbina, no início que já estava cansada e começou a fumar. Coloquei outra original e rodei mais 5 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh ... quem tem nao quer vender ... aki em ksa tinha um 16 v apenas ... andava ja bem ... o 16 t foi um icone com os detalhes exclusivos dele ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que falo, não existe carro ruim, mas sim dono ruim... Cuidando direito a maioria vai muito longe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh ... quem tem nao quer vender ... aki em ksa tinha um 16 v apenas ... andava ja bem ... o 16 t foi um icone com os detalhes exclusivos dele ...

Concordo! Só vendi pois tive que comprar a minha casa e presisava da grana...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e eu doido para colocar uma turbina no 1.0..... kkkkk

ja vi que não vai ficar boa coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E realmente esse 1.0 turbo era um beberrão.

Fazia 7 km/l na gasosa na cidade. Consumo altíssimo.

É um motor potente mais tecnologicamente ultrapassado conforme o amigo acima citou;.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahah pode meter o pau no 1.0 t mais ele ta mais economico que o meu 1.0 comum entao kkk ele ta dando 7, 8 se eu nao afundar o pe e 5,6 se eu tiver com pressa , tudo na gasosa , no alcool acho que ele evapora do meu tanque eh so eu ir na padaria que foi um tanque kkkk o meu conta giros eh inversamente proporcional ao ponteiro de combustivel ... eh eu dar uma esticada que ele abaixa kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahah pode meter o pau no 1.0 t mais ele ta mais economico que o meu 1.0 comum entao kkk ele ta dando 7, 8 se eu nao afundar o pe e 5,6 se eu tiver com pressa , tudo na gasosa , no alcool acho que ele evapora do meu tanque eh so eu ir na padaria que foi um tanque kkkk o meu conta giros eh inversamente proporcional ao ponteiro de combustivel ... eh eu dar uma esticada que ele abaixa kkkkk

Que estranho cara.

O meu no etanol faz 9 km/l no misto entre cidade e estrada dirigindo esportivamente.

Na gasosa faz mais de 12 km/l.

Isso tudo sem ar condicionado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu G5 1.6 com filtro esportivo (InFlow) faz entre 9 e 10 km/l na CIDADE no ÁLCOOL. Esses 1.0 estão pra lá de beberrões.

E um amigo ali em cima falou tudinho...

Por que uma pancada de 16v não vingou? Além do 1.0T da VW... Pois o povo não quer gastar com manutenção preventiva. Não dá pra trocar óleo a cada 10 km com um carro desse nipe.

No máximo 5 km... Então não vingou, como diz minha avó.

E pode ter certeza. Quando a tecnologia turbo/downsize se popularizar de vez, vamos ver muita reclamação, pois voltarão as manutenção com maior periodicidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu G5 1.6 com filtro esportivo (InFlow) faz entre 9 e 10 km/l na CIDADE no ÁLCOOL. Esses 1.0 estão pra lá de beberrões.

E um amigo ali em cima falou tudinho...

Por que uma pancada de 16v não vingou? Além do 1.0T da VW... Pois o povo não quer gastar com manutenção preventiva. Não dá pra trocar óleo a cada 10 km com um carro desse nipe.

No máximo 5 km... Então não vingou, como diz minha avó.

E pode ter certeza. Quando a tecnologia turbo/downsize se popularizar de vez, vamos ver muita reclamação, pois voltarão as manutenção com maior periodicidade.

Concordo! Tem um amigo meu que tem uma loja de troca de óleo; ele trabalha com todas as marcas desde o 100% sintético ao mineral.

Quando vou lá fico só observando; tem tanto "porco" que chega com carro novo, motor que precisa de óleo bom e o elemento pede sempre o mais barato.

tem muito dono de carro que não tá nem aí pra manutenção preventiva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E realmente esse 1.0 turbo era um beberrão.

Fazia 7 km/l na gasosa na cidade. Consumo altíssimo.

É um motor potente mais tecnologicamente ultrapassado conforme o amigo acima citou;.

Cara, eu tenho outra opinião: hoje pode ser mas na época (2000) acredito que não era... O motor tinha VVT no comando de admissão, vávula eletromagnética de comando do turbo (N75), injeção Bosh Motronic que vinha nos Audi, sensor Maf, enfim, ele tinha uma eltrônica embarcada no motor que na época, nos carros nacionais, acredito que não tinha.

Quanto ao consumo, você tem razão, mas o meu fazia uma média de 10,0 km/l aqui na cidade.

O problema eram os donos que não faziam as manutenções corretas

Jr.40 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hoje o povo ta querendo carro econômico e manutenção barata...

carro 16v agora.. só 1.6 pra cima.. e em alguns carros...

VIVA AOS 8V

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hoje o povo ta querendo carro econômico e manutenção barata...

carro 16v agora.. só 1.6 pra cima.. e em alguns carros...

VIVA AOS 8V

Realmente os 8v não estão deixando a desejar. Na estrada com o meu 1.0 no etanol acompanho Corolla e Civic tranquilamente.

A relação peso e potência do Gol G5 1.0 é ótima. Meu pai tinha um Kadett 1.8 1990, e acho desempenho do meu 1.0 igual desse Kadett.

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente os 8v, não estão deixando a desejar. Na estrada com o meu 1.0 no etanol acompanho Corolla e Civic tranquilamente.

A relação peso e potência do Gol G5 1.0 é ótima. Meu pai tinha um Kadett 1.8 1990, e acho desempenho do meu 1.0 igual desse Kadett.

tinha carros 2.0 da epoca que rendia 104cv... hoje vc pega carro da GM que acho que é 1.4 que rende + ou - isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tinha carros 2.0 da epoca que rendia 104cv... hoje vc pega carro da GM que acho que é 1.4 que rende + ou - isso

Exatamente.

Seria ótimo se a Volks lançasse um Gol turbo como os Puntos T=jets, que é um 1.4 de 85 cv que com turbo ganham 152 cavalos.

Editado por Alex Rogers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0