Entre para seguir isso  
Seguidores 0
doydaun

[Dúvida] Ligação Sub 4+4 ohms em bridge

20 posts neste tópico

Bom esse é meu primeiro post, vim aqui para pedir ajuda de alguém que entenda do assunto.

Seguinte,

fui na loja e pedi ao vendedor um kit para upgrade do som do carro.

Comprei um módulo Taramps (http://www.taramps.com.br/produtos.php?cat2=404∏=1441) de 4 canais

2ohms - 400w / 100w x 4

em bridged fica 4ohms - 400w / 200w x 2

Também peguei um sub da bravox bobina dupla 4 + 4 ohms de 320/160 w (http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=899)

Algumas dúvidas surgiram:

1 - Está incorreto o módulo ser de 400w total em bridged e o sub ser de 320w, provavelmente irá queimar correto ?

2 - Qual seria a ligação correta do sub em bridged, pensei em ligar cada bobina em uma saida bridged, está certo desta forma ?

Sou iniciante neste assunto, mas estou querendo aprender mais sobre.

UPDATE:

Liguei cada saida bridge em cada bobina do sub, aguentou uns 15 min e fritou as bobinas. Acredito que seja pela diferença entre enviado pelo amp e o suportado pelo sub.

Estou pensando em pegar um sub novo da Alpine (http://www.kabum.com.br/produto/31126/alpine-subwoofer-sws-1023d-10-22-ohm-300w-rms), alguém ae sabe se vai dar certo com o amp que tenho, tem como ligar em relação aos Ohms, e também a diferença de 100w ?

Editado por doydaun
edilsonstecca curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse alpine e bobina dupla 2+2 ohms nao vai tocar com toda a potencia pois cada bridge do seu taramps da 200rms em 4ohms, o unico jeito de ligar esse sub nesse modulo e ligando as 2 bobinas em serie indo para 4 ohms , mais com certeza vai tocar bacana pois esse sub e top.

doydaun curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom esse é meu primeiro post, vim aqui para pedir ajuda de alguém que entenda do assunto.

Seguinte,

fui na loja e pedi ao vendedor um kit para upgrade do som do carro.

Comprei um módulo Taramps (http://www.taramps.com.br/produtos.php?cat2=404∏=1441) de 4 canais

2ohms - 400w / 100w x 4

em bridged fica 4ohms - 400w / 200w x 2

Também peguei um sub da bravox bobina dupla 4 + 4 ohms de 320/160 w (http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=899)

Algumas dúvidas surgiram:

1 - Está incorreto o módulo ser de 400w total em bridged e o sub ser de 320w, provavelmente irá queimar correto ?

2 - Qual seria a ligação correta do sub em bridged, pensei em ligar cada bobina em uma saida bridged, está certo desta forma ?

Sou iniciante neste assunto, mas estou querendo aprender mais sobre.

UPDATE:

Liguei cada saida bridge em cada bobina do sub, aguentou uns 15 min e fritou as bobinas. Acredito que seja pela diferença entre enviado pelo amp e o suportado pelo sub.

Estou pensando em pegar um sub novo da Alpine (http://www.kabum.com.br/produto/31126/alpine-subwoofer-sws-1023d-10-22-ohm-300w-rms), alguém ae sabe se vai dar certo com o amp que tenho, tem como ligar em relação aos Ohms, e também a diferença de 100w ?

Putz velho!! vc fez cagada, NUNCA, mas NUNCA MESMO ligue um sub bob dupla em saídas diferentes do amp ou dois amp's.....pra fazer isso tem que ter pelo menos um osciloscópio e conhecimento(principal).

Essa diferença de potencia não queimaria o sub, sabendo usar pode-se aplicar ate 2x a potencia nominal.

Bom agora sobre seu set!

Primeiro va ate a loja que te vendeu esses equipos e chinge o vendedor por umas duas hs....rsrsrs.

Aliviado, esse amp e bem basico(pra não falar ruim), o sub(bravox) não e dos piores, o Alpine e bom.

Se vc quiser usar esse amp mesmo e um grave mais modesto compre 2 NAR serie 2 de 8" ou 10" S4 pra ligar um em cada bridge.

Para o Alpine(D2), vc pode usar uma SD250.2 que ira tocar muito bem na potencia nominal.(alem do bx consumo)

Abrçs

doydaun curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz velho!! vc fez cagada, NUNCA, mas NUNCA MESMO ligue um sub bob dupla em saídas diferentes do amp ou dois amp's.....pra fazer isso tem que ter pelo menos um osciloscópio e conhecimento(principal).

Essa diferença de potencia não queimaria o sub, sabendo usar pode-se aplicar ate 2x a potencia nominal.

Bom agora sobre seu set!

Primeiro va ate a loja que te vendeu esses equipos e chinge o vendedor por umas duas hs....rsrsrs.

Aliviado, esse amp e bem basico(pra não falar ruim), o sub(bravox) não e dos piores, o Alpine e bom.

Se vc quiser usar esse amp mesmo e um grave mais modesto compre 2 NAR serie 2 de 8" ou 10" S4 pra ligar um em cada bridge.

Para o Alpine(D2), vc pode usar uma SD250.2 que ira tocar muito bem na potencia nominal.(alem do bx consumo)

Abrçs

Quando comecei a mexer com hardware de pc tb fritei alguns no começo rsrs.

Estava ansioso para instalar isso, a graça mesmo era eu por pra funcionar, por isso q são componentes mais "humildes" (já sabia do risco). A intenção é colocar um som de verdade no ano q vem.

Essa parte de não ligar bob dupla em canais diferentes eu não sabia, pra mim se fosse no mesmo amp não tinha problema.

Só confirmem pra mim, a potencia nominal do sub é de 120w, logo ele fritou quando liguei 400w nele, mais q o dobro da potencia máxima(320w) certo ? Se for isso vou lá na loja falar com o vendedor (literalmente, pq se for isso, técnico ele não é) q disse q casava o amp+sub.

O NAR q vc disse seria um par deste aqui (http://pmstrk.mercadolivre.com.br/jm/PmsTrk?tool=6112407&go=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435559206-subwoofer-nar-1004-sw2-10-200w-rms-4-ohms-alta-qualidade-_JM) ?

Obrigado pelo suporte, no começo é assim mesmo, errando e aprendendo rsrs.

Editado por doydaun

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom vamos lah!

Primeiro, oque vc quer no seu som? som pra fora(TRIO), interno basico? interno com qualidade? graves p/ disparar alarmes? sub grave p/ tremer o carro td?

repondendo isso da pra direciona-lo melhor!

Seguinte o SUB NAR e esse mesmo, no site da nar (nar-audio.com.br) ta mais barato.

Esse sub e mais voltado p/ qualidade(com CxB), mas com 2 de 10! vc tera um SPL razoável, melhor que um de 12".

Agora, o pq queimou seu sub!

Primeiro as saidas do amp, não são exatamente iguais, pra fazer essa ligação so ajustando com a ajuda de um osciloscópio.

Imagine o seu cone sendo puxado e expelido ao mesmo tempo, imagine a força que as bobinas não terão que exercer!

Se esse sub fosse 2+2 ate poderia toca numa boa em um bridge do amp @ 4ohms(ligando as bob's em serie na bridge).

agora 4+4 ou vc liga 2 ohms em uma bridge, oque o amp não permite ou liga em 8ohms que seria o dobro da impedância portanto metade da potencia.

Resultado iria ficar uma porcaria!

Excesso de potencia(não sendo mais que o triplo) sabendo usar, fazendo os cortes corretos, com equipos de qualidade da pra usar de boa, o nome disso e headroon(se quiser saber mais da uma pesquisada na net).

O principal vilão pra queimar equipamentos e distorção, ou enquadramento de onda!

Oque pode causar esse enquadramento?

ahahahaha, musicas de bx qualidade, falta de alimentação(bat fraca), regular o ganho errado, regular o player de forma errada........!

Novamente chingue o "Estalado" por mais 2hs!

Editado por jf.juan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mr. Juan, muito obrigado. A intenção por enquanto é apenas um grave básico interno mesmo. Ano que vem o projeto vai ser outro.

A explicação já ajudou muito.

Estou usando os falantes que vem de fábrica no carro, ligados diretamente na saída do player, este aqui(http://www.jvc.com.br/som_automotivo/kw-avx848/index.html).

Liguei um RCA no amp utilizando 3 conectores Y, um Y na saída SW do player, e dois na outra ponta do RCA (porta malas) para ligar no amp.

Pelo que vi, para corrigir toda a porcaria que fiz, vou ter que comprar outra caixa para 2 subs, e mais 2 subs.

Vi nas especificações do sub a litragem da caixa, porém se for uma caixa para 2 subs, qual seria a litragem ?

Outro detalhe, para ouvir música eletrônica, seria melhor dutada ou selada ?

O "estalado" pisou na bola. Mas nem vou perder tempo indo lá chingar ele rsrs.

Abraço, e mais uma vez obrigado.

UPDATE:

o login no site da NAR está com problemas =/

Editado por doydaun

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom ai e vc quem sabe, tanto faz se vc ligar um ou dois sub's! ok?

Olha, como vc ja tem os equipos ai e um player com saidas RCA, pq vc não faz essa ligação em 3 Ch!

Ai vc compra um sub so ou troca esse que vc queimou por um bob S4 e amplifica os kits!...(não repare mas a imagem e de um vendedor do ML)

descricao24004.png

Pra regular seu amp:

Nos ch que o Sub estiver mude a chave p/ LPF(se não tiver cortes no player), se tiver cortes no player deixe em full e corte no player 80hz ou 63hz (veja qual fica melhor).

Para os kits deixe em HPF

anuncio-ts400_08.jpg

ah ai vc so vai usar um cabo RCA de 1ch p/ o sub com 1 Y e um cabo RCA 2ch p/ o stereo.

outra coisa que vc tem que ficar muito esperto e com o ganho, se ele estiver errado pode queimar seus equipos.

O ganho serve para alinhar o sinal de entrada do amp com o de saída do player, pois tem players com saída RCA 2v 4v 5v 6v....ai o amp tem que se ajustar e oque faz isso e o ganho, por tanto se vc estiver com isso desregulado a sinal pode enquadrar cedo demais ou o amp tocar menos que pode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei, mas vou usar o amp só para o sub, pois no volume que escuto, o player já da conta dos falantes.

Vou pegar um sub de 10" da NAR e ligar para ver como fica, se ficar fraco ai troco a caixa e compro outro NAR e ligo os dois.

A caixa se precisar trocar, para 2 subs é melhor dutada ou selada Juan ?

Se der certo meus planos, ano que vem dá pra colocar o "dispara alarme".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra eletrônica o melhor e selada pq tem mais velocidade, mas se optar por sub's de 10" da pra ir na dutada do manual.

para dois sub's e so duplicar a medida,faz a cx no dobro do tamanho e o dobro de dutos.

Eu gosto mais de dutada, o som e mais imcorpado fora que e bem mais facil de acertar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juan, só pra tornar o tópico útil, ligar amp de 4 + 4 ohms em bridge, somente se for no mesmo canal e em série ou paralelo, nunca ligar as bobinas em saídas diferentes.

Se ligar 4+4ohms em série o resultado será de 8ohms e se ligar em paralelo será de 2ohms correto ?

Mais uma vez muito obrigado pelo suporte, se precisar de ajuda com algo de informática pode falar comigo, pelo menos desta área eu entendo rsrs.

Só mais uma coisa, tem algum outro lugar que vc indica para comprar os NAR, pq no site do fabricante está com problemas ainda.

Editado por doydaun

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juan, só pra tornar o tópico útil, ligar amp de 4 + 4 ohms em bridge, somente se for no mesmo canal e em série ou paralelo, nunca ligar as bobinas em saídas diferentes.

Não entendi bem oque vc quis dizer.

Mas Bridge e a união de 2 ch's, porem nem todos amp's fazem isso.

Como vc pode ver na foto, o seu faz e ele diz quais ch's vc tem que unir p/ formar a bridge.

anuncio-ts400_07.jpg

No caso a bridge se torna apenas 1ch.

Bom entendendo isso, vc vai colocar os fios que vem do sub no + e - indicados, vc so tem que saber a impedância para não dar problema.

No caso e 4ohms na bridge, então acima disso vc pode usar sem problemas, a bx ja e perigoso queimar a saída do amp.

Sobre ligar as bob's em saídas diferentes e isso mesmo, nunca ligue elas em saídas diferentes.

Pra ficar fácil e aprova de erros faça a emenda próximo ao sub e puxe apenas um fio + e -.

Se ligar 4+4ohms em série o resultado será de 8ohms e se ligar em paralelo será de 2ohms correto ?

Exato

Mais uma vez muito obrigado pelo suporte, se precisar de ajuda com algo de informática pode falar comigo, pelo menos desta área eu entendo rsrs.

Só mais uma coisa, tem algum outro lugar que vc indica para comprar os NAR, pq no site do fabricante está com problemas ainda.

Que eu me lembre agora, so no ML mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui comprar o NAR pelo site do fabricante mesmo, eu estava acessando nar-audio.com.br e não funcionava o login. Acessei por naraudio.com.br ai foi.

Então tudo certo, muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sub chegou ontem, instalei e já funcionou tudo certinho.

Ficou bom até, melhor do que imaginado.

Obrigado Juan.

Moderador, pode fechar o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa brother que show!

Posta umas fotos/videos ai pra nos vermos como ficou!

Como foi feita a instalação e que cx usou.

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser sim, amanhã vou ter que sair, mas se der tempo quando voltar tiro umas fotos e posto aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, semana passada não tive tempo, mas hoje tirei tirei umas fotos e vou descrever o que fiz.

Primeiro passo foi "crimpar" o cabo positivo (16mm) na anel metálico.

Utilizei um duto que tem na lateral esquerda do carro como nas imagens 1, 2 e 3.

1 post-14680-0-52623900-1351354779_thumb.j 2 post-14680-0-83442400-1351354800_thumb.j 3 post-14680-0-97359200-1351354806_thumb.j 4 post-14680-0-85563100-1351354813_thumb.j

Existe uma borracha que pode ser retirada (img 4), neste caso furei ela e passe o fio por ela. O fio sai para o lado de dentro do carro por trás do plastico que fica a alavanca da trava do capô.

Fiz este caminho baseado nesse vídeo (/watch?v=NW7nZU6TH38).

Um detalhe é que no vídeo só falar pra puxar a alavanca, porém tive que retirar uma trava que fica na parte superior da alavanca, ela fica escondida por dentro da alavanca.

5 post-14680-0-85846100-1351354819_thumb.j 6 post-14680-0-79876600-1351354823_thumb.j 7 post-14680-0-13217400-1351354828_thumb.j

Para remover esse plástico (img 6), deve-se puxar o com um pouco de força e "jeito" para cima. Cuidado, pois se aplicar muita força ele pode quebrar.

Passei o fio por baixo, fiz um desenho meio tosco para ilustrar por onde o fio passou.

Nessa parte da imagem 7, embaixo do banco tem uma trava que deve ser removida antes de puxar a parte plástica.

8 post-14680-0-76743100-1351354841_thumb.j 9 post-14680-0-95851400-1351354848_thumb.j

Esse fio azul é o negativo.

10 post-14680-0-40666800-1351354856_thumb.j 11 post-14680-0-52421100-1351354859_thumb.j 12 post-14680-0-68881000-1351354862_thumb.j

Fiz o mesmo processo para passar o cabo RCA, só que do outro lado do carro. No cabo RCA liguei o fio central no Remote do módulo e na saída remote do player.

O meu player tem uma saída sw ( subwoofer ) rca, usei um cabo Y para dividir e as duas pontas do RCA.

Prendi o cabo por baixo do painel do portal-luvas (img 10, 11 e 12) com umas cintas plásticas e fui com ele pelo mesmo caminho do fio positico, porém do lado oposto do carro como citado acima.

post-14680-0-15308300-1351354867_thumb.j post-14680-0-96006500-1351354869_thumb.j

A parte mais trabalhosa foi passar a fiação, o resto foi tranquilo.

Os auto falantes mantive os originais (que já são "fortinhos" na versão sportilne), ligados diretamente na saída do player.

Pra quem não manja nada até que não fui tão ruim, só pisei na bola não conferindo os equipamentos que o vendedor me passou e disse que ia dar certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

approve.gif Cara esta de parabéns!

Muito legal a iniciativa de fazer o tuto(eu gostaria de ter tal paciência), ficou muito show!!!!

approve.gifthumb.gif

E ai, o sub tocou legal?

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tocou sim, achei q ficou muito bom.

Não conhecia essa marca, achei muito boa.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0