leodasul

Dúvida módulo mais fraco que Sub

24 posts neste tópico

Rapaziada to com uma dúvida, tenho um projeto de som e já adquiri um modulo p/ grave um Corzus HT1200, o previsto seria dois bravox Uxp de 12, casamento perfeito, mas apareceu uma oportunidade de pegar uma caixa dutada com dois Matador Selenium 800w de 15 por um preço bem caseiro, gostaria de saber se terei algum prejuízo com uma modulo de 1200 tocando dois subs de 800, além da performance. Alguém já fez algo do gênero?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que nao tem problema nenhum, apenas deve-se casar as impedancias.

os falantes so nao vao tocar a todo vapor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que nao tem problema nenhum, apenas deve-se casar as impedancias.

os falantes so nao vao tocar a todo vapor

Então os subs ambos são de 2ohms, meu módulo toca 1200 watts rms a 1 e/ou 2ohms, vão faltar 400 watts rms do módulo p/ os subs

vc vai tar de ferrari andando a uns 50km/h...

aehaheiuahieaheiuaheiua

kkk, verdade, a dúvida seria se caso houvesse uma sobrecarga no módulo,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Igual o bruno disse, PROBLEEEEMA não tem, só nao pode querer exagerar, exigir muito soom pois ai sim vai dar problema e a coisa vai ficar feia kkk, ou você compra este provisoriamente , escuta o sonzinho tranquilo ou compra um Amp com mais potencia para evitar distorção e outros problemas caso EXAGERE no volume ... acho que é isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não abusar muito não terá problemas não, mas se for querer abusar pode queimar os falantes por falta de potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o PHJ disse, vc so tera problemas se abusar.

Mesmo com preço bom eu pegaria os UXP, pq eu acho muito melhor que esse matador(que e bem micado).

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao cara pode colocar que vai toca tranquilo, ainda bem que o modulo eh mais fraco que os sub poise se fosse maior poderia queimar o sub assim desse modo voce vai regular a potencia de saida diminuindo no modulo. Assim voce pode sim andar com o som no maximo que ira tocar mais seus subs nao tocao a 1ohms entao voce devera ver se eh bubina simples ou dupla se a sua impedancia dele eh de 2ohms ou 4ohms bubina dupla ou simples

Marcelo tecnico eletrotecnica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao cara pode colocar que vai toca tranquilo, ainda bem que o modulo eh mais fraco que os sub poise se fosse maior poderia queimar o sub assim desse modo voce vai regular a potencia de saida diminuindo no modulo. Assim voce pode sim andar com o som no maximo que ira tocar mais seus subs nao tocao a 1ohms entao voce devera ver se eh bubina simples ou dupla se a sua impedancia dele eh de 2ohms ou 4ohms bubina dupla ou simples

Marcelo tecnico eletrotecnica

Então eu vou diminuir a potencia do modulo? pq no modulo mesmo tem uma regulagem de ganho, mais a do cd player, por ser mais fraco eu pensei q poderia botar pra arrepiar, pq mesmo assim daria folga de 400watts p/ os subs. e ai? rs

Se não abusar muito não terá problemas não, mas se for querer abusar pode queimar os falantes por falta de potência.

É possivel acontecer? queimar por falta de potencia?

Igual o bruno disse, PROBLEEEEMA não tem, só nao pode querer exagerar, exigir muito soom pois ai sim vai dar problema e a coisa vai ficar feia kkk, ou você compra este provisoriamente , escuta o sonzinho tranquilo ou compra um Amp com mais potencia para evitar distorção e outros problemas caso EXAGERE no volume ... acho que é isso

Ai que tá, rs eu já queria um som pra ficar mesmo sem ter q ficar mudando nem me preocupando, rs mas tbm nao é pra dar som na rua abeerto kkk pra ouvir mesmo basico, vlw pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então eu vou diminuir a potencia do modulo? pq no modulo mesmo tem uma regulagem de ganho, mais a do cd player, por ser mais fraco eu pensei q poderia botar pra arrepiar, pq mesmo assim daria folga de 400watts p/ os subs. e ai? rs

Não! nem pense nisso!

É possivel acontecer? queimar por falta de potencia?

Sim!

Ai que tá, rs eu já queria um som pra ficar mesmo sem ter q ficar mudando nem me preocupando, rs mas tbm nao é pra dar som na rua abeerto kkk pra ouvir mesmo basico, vlw pela dica.

Se for so pra som interno pegue o UXP, bomber Up grade, Nar, Questo, pioneer......de seleniun(sub) na minha opinião o melhor era o extreme(vermelhinho).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível queimar o alto-falante por falta de potência.

Assim como é possível queimar o amplificador por falta de alimentação (bateria ou cabo de alimentação subdimensionado).

Fique atento a esses detalhes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao cara ai voce vai ter mais chance de queimar o modulo do que os subs por isso voce deve derixar bem regulado a saida.

por um exemplo voce vai ter o eq bass. eq high. eq low. o high vai ser a potencia de saida para as corneta e o low pass e o bass pass vai ser a equalização de saida para os subs

se voce regular para que nao a distorção seu modulo nao vai ter saturação e vai sim tocar muito bem

mais como o jf.Juan falo se voce quer som pra dentro do cara voce compro o subs errado mesmo sendo mais baratos

Editado por Marcelo.Schmidt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao cara o que eu tenho pra toca aqui meu som

Saveiro G5 1.6 trend

1 Modulo B.Bsuter SS1 3600Watts

4 Pioneer Champions.

4 Corneta d250x

1 Modulo taramps Ta-3500W

2 Tomahawk live 18"

2 Baterias Enersom de 90A/h

1 Bateria moura de 45A/h

2 Alternador

Editado por Marcelo.Schmidt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível queimar o alto-falante por falta de potência.

Assim como é possível queimar o amplificador por falta de alimentação (bateria ou cabo de alimentação subdimensionado).

Fique atento a esses detalhes.

Discordo do amigo, no tocante a "Queimar o falante por falta de potencia".

Em primeiro lugar, não devemos usar um alto-falante com potência menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima.

Quando ligamos mais do que um alto-falante ao amplificador, a soma das potências dos alto-falantes deve ser maior do que a potência do amplificador.

Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-cds/dvds, não trará nenhuma vantagem, e pode ser até desvantajoso. Isto porque um alto-falante mais potente, devido a possuir uma bobina móvel grande e um cone pesado, pode apresentar um SPL* menor, o que resultará numa emissão sonora mais fraca.

Mais queimar, ele não queima não.

A potência especificada para um alto-falante é a potência que ele suporta sem danos, e não deve ser confundida com a intensidade de som que ele fornece. Portanto um alto-falante de 50 watts significa apenas que ele pode receber até 50 watts sem queimar.

Aí eu sei que você vai me perguntar.

Então um alto-falante mais potente não toca mais alto?

Não. Quem determina a intensidade do som é o SPL do alto-falante e não a sua potência. De acordo com a sua eficiência (SPL), o alto-falante produzirá mais ou menos energia sonora para uma determinada potência a ele fornecida.

Portanto alto-falante de 100 watts, quando alimentado por um amplificador de 50 watts, fornecerá a mesma intensidade de som que outro de 200 watts (se tiverem o mesmo SPL).

Comprar um alto-falante mais “potente” na expectativa de obter maior intensidade sonora é o caminho mais curto para a frustração.

SPL*:

O SPL de um alto-falante é determinado pelo peso do conjunto móvel (cone e bobina móvel) e pelo campo magnético gerado pelo imã. De uma maneira geral, quanto mais leve o conjunto móvel e maior o imã do alto-falante tanto maior será o seu SPL.

O ideal é usar o bom senso. Desconfiar de valores que pareçam exagerados.

Comparar o som emitido pelos alto-falantes antes de comprá-los.

O fato é que, alto-falantes de mesmo tamanho, com bobinas móveis equivalentes, suportam potências similares. Não é possível que um alto-falante suporte uma potência seis vezes maior do que outro de mesmo tamanho.

Alguém acreditaria, por exemplo, que um carro com motor de 1000 cm3 tenha uma potência de 360 HP enquanto outro apresente somente 60 HP? É lógico que não.

Uma afirmação desta serviria somente para desacreditar o fabricante que a veiculasse.

Então como acreditar nisto no caso do alto-falante?

A tecnologia atual está disponível para todos, e o máximo que um fabricante pode conseguir, tendo acesso a uma melhor tecnologia e materiais mais resistentes, é um aumento relativamente moderado na potência.

Aqui deveria valer a máxima jurídica de que “quem exagera no argumento, perde a causa”.

Alem disso, existem parâmetros do alto-falante muito mais importantes do que a potência, tais como o SPL, a faixa de frequências, a distorção, etc.

Alto-falantes não são dispositivos simples como lâmpadas e como tal não podem ser descritos apenas por um simples número.

Infelizmente a potência especificada (e frequentemente exagerada) tem sido o fator determinante na hora da comparação entre alto-falantes.

É preciso dar um basta a isto e moralizar o mercado.

Editado por Jose Antonio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom vamos la!

Bom creio que vc esta falando de sensibilidade e não SPL, pq sim um falante com maior sensibilidade precisa de menos potencia pra entregar o mesmo SPL. Porem não quer dizer que um falante de altíssima sensibilidade com 300w vai ter mais SPL que um de 1500w com sensibilidade menor!

E falando de parâmetros(T&S) de falantes os mais importantes(na minha opinião) são o BL, FS, QTS, QMS, X-max(pra algumas aplicações).

Na realidade em ambos os casos(falta e excesso de potencia) vc pode queimar um falante, por culpa de distorção!

Não importa se vc tem um falante de 1000w em um amp de 100w se vc enviar distorção p/ ele ela vai começar a esquentar e consequentemente(se vc não bx o volume) ele vai queimar.

Em td na vida tem que se ter bom senso, sabendo utilizar o equipo vc nunca vai queima-lo.

Mesmo aplicando mais potencia, eu por exemplo estou aplicando 3db de headroon(que e o dobro da potencia) em um falante de 350w rms, MAS com alimentação adequada(menos que eu gostaria por enquanto), musicas de "qualidade"(sem exageros no ganho dos graves = distorção), ganho regulado fielmente com osciloscópio, regulagens de amp e player feitas adequadamente.......enfim N fatores!

Eu uso o sub normalmente e sem problema algum mesmo aplicando o dobro da potencia, mas isso por estar aplicando sinal LIMPO!!!

Aplicar mais potencia do que o fabricante especifica não e o problema e sim a distorção causada por regulagens mirabolantes, falta ou mal dimensionamento da alimentação, musicas de ma qualidade, projetos de cx errado e por ai vai!

Como regular o ganho p/ não ter o ceifamento de onda/distorção.

"""Explicando a GROSSO modo"""

Oque acontece e o seguinte, todo amp tem um sinal de entrada, uma fonte e o sinal de saída amplificada(tem mais coisas, mas o básico e isso).

Quando vc coloca um sinal de 2V em um amp com uma fonte de 10V ele nunca vai conseguir fornecer um sinal de saída maior que 10V.

A mesma coisa acontece quando vc insere 4V ou 6V no amp, porem se o ganho estiver ajustado pra 2V o sinal vai saturar(vai mandar distorção) pois não e preciso o mesmo ganho para chegar ao limite da fonte e isso ferra os falantes.

ABAAAAvfkAI-1.png

Por isso que e importante analisar bem amp e player a ser comprado para que vc consiga aproveitar o max de ambos.

Abrçs! :thumbup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for so pra som interno pegue o UXP, bomber Up grade, Nar, Questo, pioneer......de seleniun(sub) na minha opinião o melhor era o extreme(vermelhinho).

Então to começando

to com: Aparelho pioneer DEH-P4UB

Módulio Corzus HT1200 digtal

4 drivers d200 Selenium

​2 Twitter st200 Selenium

Kit 2 vias HBuster

Faltam os subs e um modulo p/ cornetas e twitter, por isso a duvida queria um sub que batesse com o modulo, procurando na net tenho dois em mente, bravox uxp de 500watts ou Ultravox 550 watts que relativamente seriam ideais p/ meu modulo. O que acham?

entao cara o que eu tenho pra toca aqui meu som

Saveiro G5 1.6 trend

1 Modulo B.Bsuter SS1 3600Watts

4 Pioneer Champions.

4 Corneta d250x

1 Modulo taramps Ta-3500W

2 Tomahawk live 18"

2 Baterias Enersom de 90A/h

1 Bateria moura de 45A/h

2 Alternador

oo loko ai vc ta com uma bomba dentro do carro, rs

tenho um amigo que tem dois tornados 15 c/ as mesmas cornetas q as suas

fica quase que insuportavel ficar dentro do carro kkkkkk

:shock23:

Discordo do amigo, no tocante a "Queimar o falante por falta de potencia".

Em primeiro lugar, não devemos usar um alto-falante com potência menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima.

Quando ligamos mais do que um alto-falante ao amplificador, a soma das potências dos alto-falantes deve ser maior do que a potência do amplificador.

Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-cds/dvds, não trará nenhuma vantagem, e pode ser até desvantajoso. Isto porque um alto-falante mais potente, devido a possuir uma bobina móvel grande e um cone pesado, pode apresentar um SPL* menor, o que resultará numa emissão sonora mais fraca.

Mais queimar, ele não queima não.

A potência especificada para um alto-falante é a potência que ele suporta sem danos, e não deve ser confundida com a intensidade de som que ele fornece. Portanto um alto-falante de 50 watts significa apenas que ele pode receber até 50 watts sem queimar.

Aí eu sei que você vai me perguntar.

Então um alto-falante mais potente não toca mais alto?

Não. Quem determina a intensidade do som é o SPL do alto-falante e não a sua potência. De acordo com a sua eficiência (SPL), o alto-falante produzirá mais ou menos energia sonora para uma determinada potência a ele fornecida.

Portanto alto-falante de 100 watts, quando alimentado por um amplificador de 50 watts, fornecerá a mesma intensidade de som que outro de 200 watts (se tiverem o mesmo SPL).

Comprar um alto-falante mais “potente” na expectativa de obter maior intensidade sonora é o caminho mais curto para a frustração.

SPL*:

O SPL de um alto-falante é determinado pelo peso do conjunto móvel (cone e bobina móvel) e pelo campo magnético gerado pelo imã. De uma maneira geral, quanto mais leve o conjunto móvel e maior o imã do alto-falante tanto maior será o seu SPL.

O ideal é usar o bom senso. Desconfiar de valores que pareçam exagerados.

Comparar o som emitido pelos alto-falantes antes de comprá-los.

O fato é que, alto-falantes de mesmo tamanho, com bobinas móveis equivalentes, suportam potências similares. Não é possível que um alto-falante suporte uma potência seis vezes maior do que outro de mesmo tamanho.

Alguém acreditaria, por exemplo, que um carro com motor de 1000 cm3 tenha uma potência de 360 HP enquanto outro apresente somente 60 HP? É lógico que não.

Uma afirmação desta serviria somente para desacreditar o fabricante que a veiculasse.

Então como acreditar nisto no caso do alto-falante?

A tecnologia atual está disponível para todos, e o máximo que um fabricante pode conseguir, tendo acesso a uma melhor tecnologia e materiais mais resistentes, é um aumento relativamente moderado na potência.

Aqui deveria valer a máxima jurídica de que “quem exagera no argumento, perde a causa”.

Alem disso, existem parâmetros do alto-falante muito mais importantes do que a potência, tais como o SPL, a faixa de frequências, a distorção, etc.

Alto-falantes não são dispositivos simples como lâmpadas e como tal não podem ser descritos apenas por um simples número.

Infelizmente a potência especificada (e frequentemente exagerada) tem sido o fator determinante na hora da comparação entre alto-falantes.

É preciso dar um basta a isto e moralizar o mercado.

vlw uma verdadeira aula

:Good:

entao cara ai voce vai ter mais chance de queimar o modulo do que os subs por isso voce deve derixar bem regulado a saida.

por um exemplo voce vai ter o eq bass. eq high. eq low. o high vai ser a potencia de saida para as corneta e o low pass e o bass pass vai ser a equalização de saida para os subs

se voce regular para que nao a distorção seu modulo nao vai ter saturação e vai sim tocar muito bem

mais como o jf.Juan falo se voce quer som pra dentro do cara voce compro o subs errado mesmo sendo mais baratos

Então nem comprei ainda, apareceu a oportunidade, ai vim aqui tirar minha duvidas rs

Editado por leodasul

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom vamos la!

Bom creio que vc esta falando de sensibilidade e não SPL, pq sim um falante com maior sensibilidade precisa de menos potencia pra entregar o mesmo SPL. Porem não quer dizer que um falante de altíssima sensibilidade com 300w vai ter mais SPL que um de 1500w com sensibilidade menor!

E falando de parâmetros(T&S) de falantes os mais importantes(na minha opinião) são o BL, FS, QTS, QMS, X-max(pra algumas aplicações).

Na realidade em ambos os casos(falta e excesso de potencia) vc pode queimar um falante, por culpa de distorção!

Não importa se vc tem um falante de 1000w em um amp de 100w se vc enviar distorção p/ ele ela vai começar a esquentar e consequentemente(se vc não bx o volume) ele vai queimar.

Em td na vida tem que se ter bom senso, sabendo utilizar o equipo vc nunca vai queima-lo.

Mesmo aplicando mais potencia, eu por exemplo estou aplicando 3db de headroon(que e o dobro da potencia) em um falante de 350w rms, MAS com alimentação adequada(menos que eu gostaria por enquanto), musicas de "qualidade"(sem exageros no ganho dos graves = distorção), ganho regulado fielmente com osciloscópio, regulagens de amp e player feitas adequadamente.......enfim N fatores!

Eu uso o sub normalmente e sem problema algum mesmo aplicando o dobro da potencia, mas isso por estar aplicando sinal LIMPO!!!

Aplicar mais potencia do que o fabricante especifica não e o problema e sim a distorção causada por regulagens mirabolantes, falta ou mal dimensionamento da alimentação, musicas de ma qualidade, projetos de cx errado e por ai vai!

Como regular o ganho p/ não ter o ceifamento de onda/distorção.

"""Explicando a GROSSO modo"""

Oque acontece e o seguinte, todo amp tem um sinal de entrada, uma fonte e o sinal de saída amplificada(tem mais coisas, mas o básico e isso).

Quando vc coloca um sinal de 2V em um amp com uma fonte de 10V ele nunca vai conseguir fornecer um sinal de saída maior que 10V.

A mesma coisa acontece quando vc insere 4V ou 6V no amp, porem se o ganho estiver ajustado pra 2V o sinal vai saturar(vai mandar distorção) pois não e preciso o mesmo ganho para chegar ao limite da fonte e isso ferra os falantes.

a>

Por isso que e importante analisar bem amp e player a ser comprado para que vc consiga aproveitar o max de ambos.

Abrçs! :thumbup:

Desculpa se estou disvirtuando o tópico do amigo, mais aproveitando o assunto vou tirar uma duvida..

amigão, montei meu som na seguinte forma :

1 sub upgrade 12" 350w rms

1 driver d250x

1 tweeter 100w

e meu modulo é um power one roadstar 2400w , é muito modulo para pouco som?? tem algum perigo ?? qualquer coisa eu compro mais 1 sub e 2 cornetas..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela explicação Jose Antonio mas não é bem assim como você disse não.

Alto-falante queima por falta de potência devido a distorção enviada pelo amplificador e não pelo conjunto magnético ou outra coisa em relação ao alto-falante. Quando o amplificador chega ao seu limite, ele começa a enviar distorção, ainda mais se tratando de amplificadores com pouca qualidade, como os booters por exemplo.

Da mesma forma como excesso de potência também não queima, existe até o conceito do headroom que diz que se você dobrar a potência aplicada ao alto-falante você tem um ganho de 3db na sensibilidade, e a cada 3db de sensibilidade o volume do som dobra. Por isso se eu tiver um falante com 100W RMS @ 87db, vai tocar igual em termos de volume a um com 50W RMS@ 90db.

Eu mesmo já usei um NAR Audio 12SW2 com 180W RMS com uma Alpine PDX 1.600 e nunca tive problema com os 600W RMS aplicados ao alto-falante. Nunca aconteceu comigo mas tenho colegas que queimaram Bravox UXP ou CS60D/B por falta de potência, pois posteriormente foi comprado um alto-falante igual e trocado apenas o amplificador e nunca mais queimou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa se estou disvirtuando o tópico do amigo, mais aproveitando o assunto vou tirar uma duvida..

amigão, montei meu som na seguinte forma :

1 sub upgrade 12" 350w rms

1 driver d250x

1 tweeter 100w

e meu modulo é um power one roadstar 2400w , é muito modulo para pouco som?? tem algum perigo ?? qualquer coisa eu compro mais 1 sub e 2 cornetas..

Se o sub estiver na bridge, a corneta em um ch e o tw em outro, ta sussa!

Na realidade o GRANDE vilão e a distorção, essa sim queima os equipo's!

Usando com consciência não tem problemas.

Então to começando

to com: Aparelho pioneer DEH-P4UB

Módulio Corzus HT1200 digtal

4 drivers d200 Selenium

​2 Twitter st200 Selenium

Kit 2 vias HBuster

Faltam os subs e um modulo p/ cornetas e twitter, por isso a duvida queria um sub que batesse com o modulo, procurando na net tenho dois em mente, bravox uxp de 500watts ou Ultravox 550 watts que relativamente seriam ideais p/ meu modulo. O que acham?

Pera ai vc que som pra fora, pra isso o ideal e woofer....ou no minimo um pioneer 309 que e um sub misto.

Pra isso esquece o UXP, upgrade,......enfim sub's.

Não manjo(nem gosto) muito de TRIO, mas muita gente fala bem dos SDS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ixe, agora o vilão da historia é a distorção??????

Eu conheço por "Dirty"

Contrariamente à crença popular, a distorção não causa danos ao alto-falante. A distorção é apenas a detecção de sinal sonoro "clipping".

Clipping é quando um componente de áudio não pode mais fornecer tensão suficiente de "forma limpa" para amplificar o sinal de áudio. Clipping podem ocorrer em qualquer ponto da cadeia de sinal (unidade souce, processador de sinal, amplificador, etc).

A crença popular é que se um amplificador enviar "clips" à bobina de corrente contínua do alto-falante, vai "queimar" ele. ISTO NÃO É VERDADE.

Não seria surpresa para você perceber no amplificador e em quase todos os sistemas audio do carro os "clips", quando se ouve música com nível moderado a níveis altos.

Eletricamente avassalador para um alto-falante é jogar continuamente no sistema de áudio, altos picos de energia eletrica, resultando na aplicação de mais potência para o alto-falante do que ele "aguenta" .

Isto é o que faz com que a bobina do alto-falante aqueça e o faça "queimar". No entanto, para "a qualidade do som" , o importante é coincidir com a unidade de origem, processador de sinal e configurações de ganho do amplificador para otimizar os níveis de ruído e minimizar os clips.

Os dados tecnicos acima foram obtidos atravez de contatos e apostilas tecnicas da Bravox e da Rockfordfosgate, portanto parafraseando Raul Seixas!!!

Para todo aquele que provar que estou mentindo. Eu tiro meu chapéu.

Editado por Jose Antonio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo, desculpas ao dono do topico pela discussão!

off -

Bom o que vc esta dizendo e que se eu pegar um player com saida RCA de 8V e ligar em um amp de 100wrms com o ganho no máximo e deixar ele tocando um sub de 200w rms(ou +) mesmo enviando distorção(cliping aceso) ele não vai queimar? faça isso e dps me fale.

E sim distorção e uma das principais causas de queima de falantes, claro que não e culpa da distorção em si, mas do aquecimento que ela gera na bobina.

Não sou especialista e nem quero ser o dono da verdade, eu so tento compartilhar minhas experiencias com som automotivo com a galera.

Mas eu SEMPRE ouvi o contrario e SEMPRE pratiquei o contrario do que vc disse, e NUNCA, digo nunca queimei um sub ou mid fazendo isso!

Interessante de se ler:

Texto retirado do artigo "ALTO-FALANTES E CAIXAS ACÚSTICAS, CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO" de Carlos Correia da Silva e Homero Sette:

"PROGRAMA MUSICAL

Como o valor RMS resulta de uma média (quadrática), isto significa que na informação musical, que resultou nesta média, existiram momentos em que a potência instantânea foi menor que a média e outros em que esta a superou.

Desse modo, se o amplificador fosse dimensionado para uma potência igual ao valor RMS especificado, os picos do sinal seriam ceifados, o que originaria distorção e redução da faixa dinâmica. Esta distorção harmônica é a responsável pela queima de drivers, tweeters e até woofers, quando alimentados por amplificadores subdimensionados. Menos potência no amplificador, contrariando o sendo comum, é

mais perigoso que potência alta.

Para um falante, capaz de suportar 450 Watts, deveríamos escolher um amplificador apto a fornecer 900 Watts, ou mais. Na média, a potência não poderia ultrapassar os 450 Watts, mas, nos picos, esse valor poderia ser muitas vezes maior.

A musica possui uma faixa dinâmica muito elevada. Para que a musica possa ser reproduzida com uma faixa dinâmica pelo menos próxima da original é necessário que os amplificadores possuam uma capacidade de potência muito superior à potência média do alto-falante.

Operar um sistema de som com essas características vai exigir alguma forma de supervisão eletrônica para limitar o sinal, quando necessário, de modo que a potência média do alto-falante não seja ultrapassada.

Na Fig. 12 [1] vemos um sinal de ruído rosa, filtrado na faixa de sub graves, onde podemos perceber que os picos existentes no sinal ultrapassam significativamente o valor médio.

O fator de crista é a relação entre o pico de um sinal e seu valor RMS. A TABELA 2 [1] fornece dados para diversos tipos de sinais, bem como seus fatores de crista e a potência média que pode ser obtida, sem distorção, de um amplificador capaz de fornecer, sem ceifamento, uma potência senoidal de 100 Watts.

Se quisermos amplificar, sem distorção, um sinal de ruído rosa, com um fator de crista de 9 dB, só poderemos obter uma potencia media de 25 Watts, a partir de um amplificador especificado como 100 Watts senoidais. No caso da voz humana, com um fator de crista de 15 dB, só estarão disponíveis 6,5 Watts, se quisermos um sinal isento de distorção. Toda a potencia restante, será utilizada apenas durante a reprodução dos picos.

headroom-1.jpg

Como podemos concluir, o headroom de 3 dB, que recomendamos para ser aplicado ao amplificador é, na realidade, modesto e insuficiente, para uma reprodução natural de quase todos os programas. Este valor deveria ser elevado para 10 dB."

Outro link:

http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

Eu sempre preferi casar as potencias, mas hj sabendo um pouquinho estou aderindo a essa pratica e estou tendo ótimos resultados.

Como eu ja disse tem que se ter bom senso e saber oque esta fazendo.

Saber regular o corretamente o ganho de um amp e a primeira coisa que se deve saber, dps regulagens, dimensionamento da alimentação, musicas de boa qualidade e por ai vai......com isso te garanto que não tera problemas em aplicar mais potencia.

Ate!

Editado por jf.juan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E sim distorção e uma das principais causas de queima de falantes, claro que não e culpa da distorção em si, mas do aquecimento que ela gera na bobina.

Juan, se eu acabei de dizer que Clipping é quando um componente de áudio não pode mais fornecer tensão suficiente de "forma limpa" para amplificar o sinal de áudio. Como a distorção pode gerar calor?

Sabendo que o calor é gerado pela tensão?

Nao estou aqui para contender com você sobre isso.

Expus o que eu aprendi na escola, e nos meus modestos 22 anos de estrada, lidando com eletronica.

Conforme você disse, você ja viu bastante coisa nesse ramo. Não tiro seu merito nisso.

Existe muito mito, á respeito do assunto.

Minha intenção foi dismistificar um pouco o assunto. e quando você menciou "musica de boa qualidade", entenda Musicas no formato CDA, FLAC LOSSLESS. E não os comprimidos mp3 de pessima qualidade, mesmo em 320kbps.

Abraço e fica na paz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juan, se eu acabei de dizer que Clipping é quando um componente de áudio não pode mais fornecer tensão suficiente de "forma limpa" para amplificar o sinal de áudio. Como a distorção pode gerar calor?

Sabendo que o calor é gerado pela tensão?

Minha intenção foi dismistificar um pouco o assunto. e quando você menciou "musica de boa qualidade", entenda Musicas no formato CDA, FLAC LOSSLESS. E não os comprimidos mp3 de pessima qualidade, mesmo em 320kbps.

Abraço e fica na paz.

No link que eu postei tem td explicadinho!

Não e so tensão que gera calor e sim o conjunto tensão+corrente(que e definida pela carga/resistência), no caso do falante a distorção se comporta "praticamente" como CC so que "alternada" (rsrsrs parece loucura) ex: agora imagine picos de +12 a -12 em um falante sem uma descida suave como em uma senoide.

Sobre as musicas de boa qualidade, não estava me referindo exatamente a compressão, e sim aquelas musicas que a galera mexe pra aumentar o ganho no grave.

Mas oque vc disse tbm e importante esses formatos tem sim muito mais qualidade que qq tipo de MP3 ou WMA.

Editado por jf.juan
Jose Antonio curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.