evilspunk

Volkswagen Gol ganha preparação forte e chega a 459 cv

18 posts neste tópico

Para a galera ligada em turbo, tem essa reportagem interessante

 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961319886_9

Com 2,4 kg de pressão no turbo e etanol no tanque, motor rendeu 57 kgfm de torque, a cerca de 5.400 rpm
No mundo das competições, a missão de substituir um equipamento vitorioso nunca é fácil. Porém, o tempo torna essa tarefa inevitável, como o que acontece hoje com motor AP, da Volkswagen. Perto de se despedir, o propulsor começa a encarar o fim de sua jornada. Para o uso em arrancadas, até existe o bloco da picape Amarok, capaz de suportar mais de 1.000 cv. Mas, o que fazer com os carros de rua mais populares da Volkswagen, em sua maioria equipados com o motor EA 111? Será que ele é capaz de superar os clássicos AP?

Essa pergunta vinha atormentando o preparador Ivo Galvani Júnior, da JR Preparações, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. "O pessoal não se contenta mais em colocar um kit básico no novo Gol. Querem mais potência e, em alguns casos, até trocar o novo motor por um AP. É como voltar no tempo, eu me recuso!", brinca o preparador.

Focado em tirar o máximo do EA 111 sem estragar o bom funcionamento de rua, Galvani precisava apenas de um cliente disposto a encarar uma jornada de desenvolvimento. "Não é simplesmente colocar bielas e pistões forjados e enfiar pressão para dentro. Eu queria desenvolver, testar turbos diferentes, mexer em dutos de cabeçote, comando, diâmetro de válvulas...", revelou o especialista.

CASO CERTO
Por coincidência, surgiu em sua oficina a "vítima" perfeita: o empresário Fábio Rufato, de 33 anos, que acabara de mandar para o espaço o motor 1.0 de seu Gol Trend 2009. "Turbinei o 1.0 e ele 'abriu o bico' com apenas três meses de pauleira na minha mão. Quando o Galvani me falou de colocarmos motor 1.6 e câmbio novos, topei na hora", orgulha-se.

 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961320684_9

O projeto não economizou nos equipamentos, que contam com coletor de escapamento tubular em aço inox, coletor de admissão dual plenum, corpo de borboleta eletrônico do Golf 2.0, tubos de pressurização de 3", intercooler frontal, embreagem multidisco Displatec, entre outros. A ideia era tirar o máximo do conjunto e esperar parar ver o que ia quebrar. Só assim poderia se conhecer os pontos fracos do motor e da transmissão.

Um dos componentes que recebeu atenção especial foi o cabeçote, exaustivamente testado pelo preparador em banco de fluxo. "O cabeçote foi a peça que me deu mais trabalho. Foram horas de testes para chegar à conclusão de que os engenheiros da Volkswagen fizeram direitinho a lição de casa", explica o preparador, que não tirou quase nada de fluxo da peça. "A melhor configuração foi aumentando em 0,9 mm as válvulas de admissão e 1,2 mm as de escape. Quanto aos dutos, melhor não mexer, pois perde-se desempenho", revela. "O próximo passo é testar o cabeçote 16V do Gol 1.0, que encaixa como uma luva no motor e deve render 50 cv a mais", informa.

 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961317819_9


Já com o comando de válvulas, a história foi outra e o carro mudou seu comportamento radicalmente. "Testei quatro configurações de comando e em todos ganhávamos alguma coisa. Porém, na maioria deles, perdíamos força em baixas rotações. Para ter uma ideia, só no comando ganhamos 40 cv com 1 kg de pressão de turbo", comemora Galvani.

"Mesmo respirando melhor, a baixa cilindrada do motor não ajuda em baixas rotações. A saída foi acordar o propulsor com a adoção de um turbo roletado Garrett GT 35R, já que um equipamento pequeno resolveria o problema em baixa, mas limitaria a potência em alta rotação".

Sem invenções na alimentação: injeção programável FuelTech FT400, quatro injetores de 80 lb/h na primeira bancada e quatro de 160 lb/h na segunda, abastecidos por duas bombas de combustível Dinâmica Full e a adoção de pré-tanque.

PONTOS FRACOS
Com todos os equipamentos definidos, era chegada a hora de ver do que o pequeno EA 111 1.6 seria capaz. E no dinamômetro surge o primeiro "pênalti" do motor: a junta de cabeçote não suportou pressão de turbo acima de 1,5 kg. "Esse cabeçote é fraco neste quesito. Tive que mudar os prisioneiros e fazer anéis para vedar os cilindros", lembra Galvani.

Depois de mais alguns acertos no dinamômetro, a cavalaria começou a surgir com certa facilidade. Travado em 2,4 kg de pressão de turbo e com etanol, vieram 459 cv a cerca de 5.800 rpm e 57 kgfm de torque, a quase 5.400 giros. "Nada mal para um motor 1.6", comemora o preparador.

Com pouco mais de um mês rodando direto, começou a surgir um barulhinho de motor. "Desmontei tudo e me deparei com mais um pênalti do EA: o pino de pistão, com diâmetro de 17 mm, não suporta tanta potência", afirmou Galvani, depois de trocar o componente duas vezes.

A solução foi convencer a Iapel, que abraçou a causa e agora fabrica bielas e pistões para utilizar pinos de 20 mm, que deve resolver esse problema. "Não vejo a hora de poder colocar 3 kg de pressão neste 1.6 e romper os 500 cv", finaliza o preparador, pronto para aposentar o velho AP.
 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961319291_3

 

 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961321470_9

 

 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961314308_3

 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961315895_3

 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961316859_9


volkswagen-gol-g5-mexido-1360961313037_9

 

volkswagen-gol-g5-mexido-1360961311719_3

http://carros.uol.com.br/noticias/fullpower/2013/02/15/volkswagen-gol-ganha-preparacao-forte-e-chega-a-459-cv.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada foi melhorado nos freios? Tenso em? :wtf:

verdade. 450 cv com freios originais. faltou atenção nesse quesito mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a reportagem focou apenas no motor, com certeza foram feitas modificações tanto nos freios como na suspensão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a reportagem focou apenas no motor, com certeza foram feitas modificações tanto nos freios como na suspensão

não sei a parte de freio, pois ainda está com tambor nas rodas trazeiras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sei a parte de freio, pois ainda está com tambor nas rodas trazeiras

 

Sim Bruno, mas também existe freio a tambor com ABS, se for bem dimensionado funciona que é uma beleza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara sem dúvidas houveram outras modificações como freios, suspensão e câmbio, mas a matéria foca somente no motor... que por sinal é de dar inveja!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

original era 1.0 e tascaram o motor 1.6//alguem aqui ja pensou nessa possibilidade?confesso que ja me coçei pra pegar um mas fiquei com receio quanto a estrutura do carro.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456437562-kit-de-motor-e-caixa-de-cmbio-gol-g5-16-instalado-_JM

detalhe que nesse valor nao eh a base de troca,entao vc leva o motor pra casa e depois se quizer pode voltar original pra vender.

o vendedor disse que a central se ajusta basta apenas reset-la que ela da conta de alimentar.

e ai alguem tem coragem??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Bruno, mas também existe freio a tambor com ABS, se for bem dimensionado funciona que é uma beleza

Meu amigo, os freios são dimensionandos de acordo a necessidade, veja que nas fotos os discos são do tamanho original, os preparadores não só focam no motor, mais sim no conjunto como um todo, tem até mesmo kit de discos maiores para venda no ML

e que carro tem abs no tambor? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os ABS da VW não tem abs no tambor? ou o ABS da VW é só dianteiro???



Shoooow de bola esse carro, só queria saber quanto gastou.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

showwwww nunca vi esse gol por aqui.sempre vou em Ribeirao preto...queria ate ver de perto =D quem sabe o dono nao esta aqui no forum, com certeza eu daria um pulo em RP para ver como esta essa maquina!! Parabens show demais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gente, claro que os freios receberam modificaçoes TINTA SPRAY VERMELHA!!!!

 

Brincadeiras aparte, Olhando nas minhas revistas FULPOWER antigas encontri uma materia semelhante, isso em 2009, quando lancaram o G5, falando da busca pelas empresas, de meios para melhorar a potencia do carro e, quem sabe, nao aposentar de vez o tao famozo AP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, os freios são dimensionandos de acordo a necessidade, veja que nas fotos os discos são do tamanho original, os preparadores não só focam no motor, mais sim no conjunto como um todo, tem até mesmo kit de discos maiores para venda no ML

e que carro tem abs no tambor? 

 

Sim cara, é lógico que são dimensionados. Acontece que as vezes o pessoal faz um Up Grade nos freios e erra em algum cálculo ( normalmente quando querem adaptar configurações de outros carros ). 

Mas existem sim carros com freios ABS com tambor na traseira, maioria ( se não todos ) de fabricação nacional e de pequeno porte. Meu vizinho tem um Fit dos 1º que é nesta configuração. Vou pesquizar mais alguns e posto pra ti

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Q isso brother!

 

Gostei da rodagem!

É só impressão minha ou esse tom de preto é outro?  :wtf:

 

Mas ta bonito heim!  :Good:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora