Entre para seguir isso  
Seguidores 0
eduvendra

Ajuda Sistema de Arrefecimento

11 posts neste tópico

Galera preciso da ajuda de uns que entende de motor vamos la então.

Tenho um gol G5 1.0, 2011-2011 e aconteceu o seguinte, e uns 2 meses atrás notei que o reservatório do liquido do arrefecimento tava bem abaixo do mínimo, completei com agua (sei que tinha de por fluido), ate ai blz depois passo 1 semana notei um cheiro forte dentro do carro e fui ver era o reservatório e tinha um cheiro ruim e muita ferrugem, fui aqui no posto o cara falo que tinha de limpar as mangueiras e todo o sistema, fiz isso tirei o reservatório as mangueira limpei deixai agua escorrendo por todo o sistema e coloquei fluido, tudo isso não durou 1 semana, resolvi levar no mecânica ele me passo um orçamento de 600,00 dizendo que tinha de fazer uma limpeza do arrefecimento trocar válvula termostática, cavalete e tinha de trocar um cano da bomba de agua que naquele dia pedi para não fazer, passou 1 semana e escuto um pequeno estouro no motor fui ver o tal cano da bomba de agua estourou vazando tudo do sistema de refrigeração liquido e tals, paguei mais 400,00 e ate então tudo resolvido, hj abri o capo e advinha, reservatório com menos do mínimo, cheio forte (fedor) e ferrugem, agora não sei o que faço, se volto lá, se levo em outro mecânico e vejo o que tem de fazer alguém pode me indicar alguém para resolver isso lembrado que ninguém muito caro pois to bem quebrado de grana. 

Desculpa o texto longo mais preciso de ajuda não entende de motor e não sem em quem confiar nem como proceder.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto o reservatório baixar, é comum. Apenas complete

 

Mas aproveite troque as mangueiras, bomba de água(ah! A bomba de água trabalha com a correia, o que será necessário trocá-la tb, pois uma vez mexida, JÁ ERA. Troque tb o rolamento tensor.

 

Como o carro não ferveu, não há  necessidade de troca da válvula termostática

 

Compre um reservatório de expansão 0 km(custa na css 40 reais em média.

 

Compre mangueiras de maior diâmetro e novas abraçadeiras

 

Faça um flush no sistema de arrefecimento e utilize aditivos sintéticos(o melhor é o da cor azul)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, desculpa discordar do amigo adenilson por citar que é normal baixar o nível, por exemplo, rodei 12.000 km em um ano no meu voyage e só completei uma unica vez o nível, coisa de 1 centimetro no reservatório...

 

Mais vamos lá, se tá baixando tem vasamento, isso é claro...

 

Vamos pensar!

 

Qual a km do seu carro?

Antes do problema, tinha aditivo? Pois o adtivo além de elevar o ponto de ebulição (Fervura) da agua, evita a ferrugem no sistema... Então dificil a bomba e a valvula termostatia estar com enferrujem, por assim dizer... Ou mesmo o bloco do motor...

Se o carro tem baixa km e aditivo, duvido que esteja enferrujado...

 

Sobre as mangueiras, vc mesmo pode verificar se estão ressecadas, somente isso é o motivo de troca...

 

Você mandou verificar o radiador? Sim, isso mesmo, pois mesmo não vendo o vasamento ele pode estar furado...

Leva em um cara que mexa só com radiador, ele tem um meio de testar se tá furado e se tem concerto... Mais não acredito que seja isso por causa do mau cheiro...

 

Acredito que o problema seja a valvula de ar quente. Isso gera o mau cheiro dentro do carro pois vasa agua do sistema de arefecimento para dentro do carro ou da caixa de ar, essa agua empossada gera esse cheiro ruim...

 

Essa valvula funciona assim: Para gerar ar quente no carro essa valvula libera a agua quente do sistema de arefecimento para uma serpentina (ou radiador) dentro da caixa de ar, então o ventilador (O mesmo do ar condicionado) joga ar que passa pela serpentina (ou radiador) e ficou quente para dentro do carro... Veja a imagem que vc vai entender do que estou falando..

 

o1o1u.jpg

 

Então amigo, mande olhar a valvula de ar quente, dependendo do caso tem de desmontar todo paínel...

 

Outra solução é isolar a valvula de ar quente, evitando o fluxo por ela, mais vc vai ficar sem o ar quente no carro... Isso é mais facil e rápido de fazer, pode mandar fazer um teste isolando a mesma, e esperar uns dias para ver se resolveu...

 

Espero ter ajudado...

 

Abç

Editado por Hildegardo
vinicius_hozara curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive este problema mas a agua não cheira a ferrugem e mais fedido que isto não fique preucupado aqui no forum já teve gente com este problema parece que é normal más. Ferrugem não e não.

Enviado de meu LG-E510f usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha golzera ta com qase 30000km e ta começando a baixar a água, faz uns dois meses completei com menos de um centimetro e essa semana novamente.

 

alguem pode me dar uma mao, o que pode ser e tal, nao entendo muito disso mas ja ouvi falar que pode ser umas parada de junta queimada e tal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive este problema mas a agua não cheira a ferrugem e mais fedido que isto não fique preucupado aqui no forum já teve gente com este problema parece que é normal más. Ferrugem não e não.

Enviado de meu LG-E510f usando o Tapatalk 2

conheço qual cheiro vc ta falando.

no meu quando tava com problema no eletroventilador a hora que começava a ferver o fluido de arrefecimento fervia e fedia um monte. é cheiro de fluido quente isso aí eu acho.

tem que ver os motivos dessa agua estar desaparecendo. pode ser até problema de aquecimento aí ela evapora e junto vem o cheiro de fluido fervido que é bem fedido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha golzera ta com qase 30000km e ta começando a baixar a água, faz uns dois meses completei com menos de um centimetro e essa semana novamente.

 

alguem pode me dar uma mao, o que pode ser e tal, nao entendo muito disso mas ja ouvi falar que pode ser umas parada de junta queimada e tal.

 

Pode ser um problema simples como por exemplo a tampa que pode estar com a valvula ruim e acontece a perda do liguido ou problemas em alguma mangueira , braçadeiras  etc. O ideal e levar o carro para um mecanico que tenha uma bomba de teste parece aquelas de encher pneu de bicicleta onde vai ser aplicado uma pressão no sistema de 1 bar e depois de um tempo checar se tem vazamentos e quais pontos , algumas dessas bombas possibilitam o teste da tampa pra saber se ela está segurando a pressão.

 

 

Equipamento_para_Teste_de_Arre_28_00310_

Editado por sergiodab

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser um problema simples como por exemplo a tampa que pode estar com a valvula ruim e acontece a perda do liguido ou problemas em alguma mangueira , braçadeiras  etc. O ideal e levar o carro para um mecanico que tenha uma bomba de teste parece aquelas de encher pneu de bicicleta onde vai ser aplicado uma pressão no sistema de 1 bar e depois de um tempo checar se tem vazamentos e quais pontos , algumas dessas bombas possibilitam o teste da tampa pra saber se ela está segurando a pressão.

 

 

Equipamento_para_Teste_de_Arre_28_00310_

Vlw pela dica assim que sobra um tempo vou verificar. obrigado pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dai pessoal, beleza?

 

Bom to precisando da ajuda de vocês tenho um Voyage 1.0 2009, e na quinta-feira passada, fiz a troca/limpeza do liquido do arrefecimento e troca do reservatório de expansão, pois já estava muito sujo de ferrugem e o técnico que realizou a limpeza do sistema aconselhou a troca, foram colocados 2 litros de aditivos da marca Super ex orgânico de cor rosa e água. Apos a troca no dia seguinte fui fazer uma viagem coisa de 600 km, notei que a temperatura ficava abaixo dos 90º, ou seja abaixo do meio, quando ficava atrás de uma carreta ou algo do tipo, a temperatura retornava aos meio, quando o ar era direcionado diretamente a frente do carro, a temperatura baixava novamente.

 

O que pode ser? A válvula termostática pode ter travado aberta? Tem como testar se o defeito é nela? Tenho notado que o carro demora muito para chegar no meio quando está frio.

 

 

Editado por mmiranda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GOL G5 1.6 2009 com 50mil KM..

Válvula termostática do segundo estágio travada fechada e vazamento na bomba de água??

 

Mais alguém já passou por isso em apenas 50 mil KM??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0