Igor Feghali

[review] GoPoint BT1 Bluetooth OBD Reader

13 posts neste tópico

AVISO: Este review será postado nos fóruns do Clube do Voyage, G5 Clube e Clube

do Jetta.

ATENÇÃO: Eu não sou profissional da área e não possuo conhecimento

especializado em mecânica automotiva. As ideias aqui apresentadas são do ponto

de vista de um consumidor.

INTRODUÇÃO

Adquiri recentemente o leitor OBDII da GoPoint Technology, modelo BT1

(bluettoth compatível apenas com iPhone, sem fios). Além deste, eles ainda

oferecem o modelo BT1A (que é compatível também com Android) e o GL1 que é o

modelo com cabo (apenas iPhone).

Este review diz respeito apenas ao modelo BT1, apesar de os outros modelos

possivelmente apresentam experiência equivalente. A partir deste ponto irei me

referir a ele como "produto", "aparelho" e/ou "dispositivo".

O carro utilizado em todos os testes foi um Volkswagen Voyage 2012/13

Comfortline 1.6 I-Motion

CUSTO

O custo do produto foi de US$99,95 + US$39,99 (frete para o Brasil) + imposto

de importação. Com exceção do imposto, o pagamento foi realizado via PayPal sem

ressalvas. O envio foi realizado 1 dia após a confirmação do pagamento e 22

dias corridos depois já estava na minha agência local dos correios aguardando

retirada.

APRESENTAÇÃO

A primeira impressão deixou muito a desejar. A embalagem é digna de alguma

réplica chinesa de baixa qualidade - caixa de papelão com suporte em papel

segurando o produto em um grande vazio.

O manual, uma folha de papel em P&B, contém apenas instruções básicas de

instalação e nenhuma instrução técnica detalhada.

O acabamento do produto em si foi também de grande decepção: uma carcaça de

plástico com um buraco em cima, de onde é possível ver os componentes internos.

De inicio eu achei que ali deveria haver um acabamento em plástico transparente

ou acrílico e que eu recebera uma unidade defeituosa. Enviei um e-mail para o

fabricante surpreendentemente o produto foi projetado daquela forma para

permitir melhor passagem dos sons e luz emitida.

a9ady3a7.min.jpg

Apesar disso, o aparelho encaixa perfeitamente no conector OBDII, embaixo do

painel, de forma que não fica visível e a luz do LED é fracamente perceptível e

apenas de noite.

INSTALAÇÃO

O procedimento de instalação é extremamente simples, e realizei nas seguintes

etapas:

1) baixar o app BT1 (gratuito) 2) reiniciar o iPhone 3) conectar o aparelho com

o carro desligado 4) ligar o carro e aguardar o beep do aparelho 5) ligar o

bluetooh do iPhone e parear com o aparelho 6) abrir o app BT1

Não encontrei nenhuma dificuldade. Ressalto a importância do número (2), que é

realmente necessário.

BT1 APP

Ao se abrir o app BT1 ele vai exibir a tela abaixo enquanto conecta no

dispositivo:

uherazy5.min.jpg

Em seguida você deverá cadastrar seu nome e endereço de e-mail, e veículo:

jeguvade.min.jpg

O detalhe é que o campo "modelo" já tem valores pré-definidos e não possui

nossos veículos brasileiros como Gol, Voyage, Fox, etc. Ele possui cadastro

para Jetta, Jetta III, New Jetta, dentre outros:

yhu4ypun.min.jpg

Após cadastrar seu veículo será exibido uma tela com as informações de recall e

boletins técnicos cadastrados para o seu modelo.

yhupyje7.min.jpg

Além disso ele também mostra os códigos dos problemas reportados pela central

caso haja algum. Ainda não consegui utilizar esta funcionalidade - e foi

justamente ela que despertou meu interesse na compra do produto.

Estou com um problema intermitente (possivelmente na injeção) e espero, com

este aparelho, poder diagnosticar corretamente assim que ele ocorrer de novo.

ujuruner.min.jpg

Isto é basicamente tudo que este app faz, mas a GoPoint disponibiliza um total

de 4 aplicativos na app store:

agaherym.min.jpg

Os 3 primeiros são gratuitos e o último é pago (US$4.99).

PS: na primeira vez que iniciei o app ele automaticamente detectou uma nova

versão de firmware para o meu aparelho e me perguntou se queria atualizar. o

procedimento não levou mais de alguns segundos.

GOPOINT APP

O app GoPoint é um pouco mais interessante do que o anterior, visto que nele

pode-se acompanhar em tempo real as leituras de alguns sensores do seu veículo.

6yjajapy.min.jpg

Ao abri-lo, a primeira surpresa é que ele não é integrado com o app BT1, então

você precisa novamente entrar com todas as informações do seu cadastro e do

veículo. A exceção é que aqui o campo do modelo do veículo é de texto livre,

possivelmente porque, diferente do caso anterior, esta informação não fará

diferença para o aplicativo.

2usyvu3y.min.jpg

Na tela de configurações é possível escolher entre medidas métricas ou da

rainha, e ainda conferir alguns parâmetros do seu aparelho.

ture2e8u.min.jpg

A partir deste ponto, você poderá executar um "quick scan", ou "scan" do

veículo cadastrado. Ambas opções me parecem equivalentes, de forma que não

notei nenhuma diferença entre elas. E não há absolutamente nenhuma documentação

a respeito.

Na tela de scan é possível acompanhar uma dezena de sensores, como mostrado

abaixo. Novamente, não há nenhuma documentação então a interpretação do que

cada um representa fica a cargo da sua imaginação.

edesytyz.min.jpg6y2e5yru.min.jpgjybyrymy.min.jpg

hagutary.min.jpgnebe5aba.min.jpgu3u9egez.min.jpg

Aqui vale ressaltar que o aplicativo não detectou o sensor de fluxo de massa de

ar do meu veículo, então ele não consegue obter a informação de consumo.

Discuto um pouco mais sobre este problema logo abaixo, na seção do mpgLINK.

Ao clicar em qualquer dos sensores se obtém um gráfico com histórico recente da

leitura:

ty9avyba.min.jpg6y7una5a.min.jpg

ysama4a8.min.jpgu8e2u6yg.min.jpg

Note que não é possível ajustar o eixo vertical do gráfico. Para alguns

sensores isso inviabiliza qualquer utilidade do gráfico, visto que os valores

não foram escolhidos adequadamente. Repare, por exemplo, no gráfico do sensor

de temperatura do líquido de arrefecimento, que vai de -40C a 215C:

avyrupup.min.jpg

No uso típico do dia a dia, este sensor capta valores de 0C a ~90C que aqui

representam sempre uma linha horizontal reta. Se eu pudesse escolher, faria o

eixo vertical cobrir os valores de 80C a 100C, de forma que eu pudesse observar

no gráfico as variações (positivas ou negativas) de 5C tipicas do sistema de

arrefecimento.

Outro sensor interessante é o de oxigênio, que me lembra (com o perdão das

diferenças grosseiras) uma espécie de eletrocardiograma do motor. Eu gosto de

observar o impacto dos diferentes regimes de rotação sobre ele e sua relação

com o consumo instantâneo do carro.

7uha9uqu.min.jpg

Na tela de about é possível enviar um email para o suporte do fabricante, com o

log do aplicativo automaticamente anexado.

a4y9y4aj.min.jpg

MPGLINK APP

Este aplicativo promete manter registro e exibir o consumo típico (e emissões)

do seu carro. Com estas informações é possível de forma prática policiar os

hábitos de direção afim de economizar em combustível.

Como comentado acima, não foi detectado em meu veículo o sensor MAF, o que

tornou esse aplicativo inútil para mim.

ynysedem.min.jpg

Entrei em contato com o suporte e após análise das informações captadas pelo

aparelho, eles concluíram que não era um problema de compatibilidade, mas sim

que o meu carro não possui o sensor. Fiquei intrigado e fiz uma breve pesquisa

sobre o assunto e de fato não encontrei o sensor onde ele possivelmente estaria

(entre a caixa do filtro de ar e o motor). Ficarei muito grato à quem puder

contribuir com alguma informação adicional.

READYLINK APP

Este app é o único pago da GoPoint e custa US$4,99.

py5e3ype.min.jpg

A propaganda é que ele deve verificar os erros anteriores registrados na

central, mas no meu caso não encontrou nada muito embora eu tenha recebido luz

laranja há algumas semanas atrás.

Nas figuras abaixo demonstro os 7 sensores encontrados no meu veículo.

eru4ybes.min.jpg6y2enyma.min.jpg

Clicando em qualquer um deles nada acontece.

CONCLUSÃO

O GoPoint BT1 é um produto promissor e de grande potencial. O hardware, apesar

de cumprir muito bem a sua função - comunicar com a central do veículo e

entregar os dados ao celular -, tem acabamento de má qualidade e alto custo.

Por outro lado, o software disponibilizado pelo fabricante é muito fragmentado

(dividido em 3 apps diferentes) e deixa muito a desejar em todos aspectos:

interface, usabilidade, funções, documentação, etc.

O fabricante ainda oferece um quarto app pago, que promete oferecer algumas

funções extras mas que se mostrou completamente inútil para mim por enquanto.

Estou utilizando esta solução há pouco tempo e ainda é cedo para tirar

conclusões precisas. Se você me perguntar hoje se vale a pena comprar o

dispositivo, pela minha pouca experiência até então, eu responderia NÃO.

Contudo, estou aguardando uma "oportunidade" surgir para colocar a prova a

característica mais apelativa do produto: o diagnóstico da luz laranja.

Neste meio tempo, a solução da GoPoint (hardware+software) como interface para

os sensores do veículo (dashboard) é cara, amadora e pobre em funções. A não

ser que você considere ir ainda mais fundo no bolso por um aplicativo de

terceiros, como o DashCommand (US$49,99). Por enquanto, eu ainda não resolvi

dar mais este passo de fé.

Editado por Igor Feghali
HildegardoPS curtiu isso

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Aamigo, poste o link que voce postou de outro forum, para eu copiar e corrigir o texto.

Estou tentando resolver esse problema com a quebra de linha no tapatalk

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Aamigo, poste o link que voce postou de outro forum, para eu copiar e corrigir o texto.

Estou tentando resolver esse problema com a quebra de linha no tapatalk

não postei ainda em outro fórum.

não se preocupe, amanhã eu mesmo resolvo com calma quando estiver em um computador.

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Igor, fui ontem no encontro do Clube do Voyage e não te vi por lá, queria falar com vc sobre essas falhas do seu carro pós abastecimento.

Andei observando o meu e sempre que ando um pouco, paro e vou ligar novamente ele tem dificuldades para ligar, depois que liga anda normalmente, mas pra ligar parece até que tem defeito no motor de arranque ou que a bateria esta fraca.

Com vc o defeito e similar a isso ?

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<br />Igor, fui ontem no encontro do Clube do Voyage e não te vi por lá, queria falar com vc sobre essas falhas do seu carro pós abastecimento.<br />Andei observando o meu e sempre que ando um pouco, paro e vou ligar novamente ele tem dificuldades para ligar, depois que liga anda normalmente, mas pra ligar parece até que tem defeito no motor de arranque ou que a bateria esta fraca.<br />Com vc o defeito e similar a isso ?<br />

<br /><br />infelizmente não pude ir no encontro essa semana.<br /><br />em relação ao seu problema, nunca observei isso no meu. na verdade eu evito de andar pouco com o carro, sempre faço trechos de mais de 5km - e quando possível saio apenas quando o motor já estiver aquecido (90C). <br /><br />quanto ao meu problema, eu realmente não cheguei a nenhuma conclusão ainda. a CSS primeiro disse que era combustível ruim então eu abasteci com podium. resultado: foi a época que o problema se manifestou com maior frequência. depois a CSS acusou o combustível no reservatório de partida a frio. resultado: passei a trocar a gasolina ali religiosamente a cada 7 dias. e parecia que estava perfeito até ele voltar mais uma vez. agora eu esvaziei completamente o reservatório e deixei a bomba desligada. não ocorreu mais nada, mas ainda estou aguardando.<br /><br />o que acontece é que ao ligar o carro tem dificuldade na partida e depois de muito insistir ele liga mas acende a luz da injeção e ativa o corte de giro em 3k rpm. por mais que você pise fundo ele nunca passa de 3000 giros. o carro vai andar alguns km até a rotação do motor ficar completamente louca e morrer. liga de novo e é como se nada tivesse acontecido. Editado por Igor Feghali

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Igor, fui ontem no encontro do Clube do Voyage e não te vi por lá, queria falar com vc sobre essas falhas do seu carro pós abastecimento.

Andei observando o meu e sempre que ando um pouco, paro e vou ligar novamente ele tem dificuldades para ligar, depois que liga anda normalmente, mas pra ligar parece até que tem defeito no motor de arranque ou que a bateria esta fraca.

Com vc o defeito e similar a isso ?

 

 

Aonde a galera do Clube se encontra?

 

abs

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No seu ponto de vista, qual seria o melhor em custo beneficio a ser aplicado nos modelos G5?

Abç

tá falando do quê amigo ?

abraços.

Aonde a galera do Clube se encontra?

clube do voyage no engenho de dentro.

g5 clube em são gonçalo.

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tá falando do quê amigo ?

abraços.

 

 

Digo dos modelos desse equipamento.

No seu ponto de vista qual tem um bom custo e atende basicamente as expectativas?

Abç

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Digo dos modelos desse equipamento.

No seu ponto de vista qual tem um bom custo e atende basicamente as expectativas?

só tenho esse amigão, não conheço os outros. eu basicamente comprei pois estava com luz amarela intermitente e ela nunca acendia na CSS. quando deu problema no meio da rua, na hora eu peguei o celular e ele acusou o sensor de rotação. cheguei lá já sabendo o problema e confirmaram no VAS.

o engraçado é que antes o VAS nunca acusava nada.

tirando isso, considero desperdício de dinheiro US$300 só pra ter um "dashboard" bonito e mostrar pros amigos.

HildegardoPS curtiu isso

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só tenho esse amigão, não conheço os outros. eu basicamente comprei pois estava com luz amarela intermitente e ela nunca acendia na CSS. quando deu problema no meio da rua, na hora eu peguei o celular e ele acusou o sensor de rotação. cheguei lá já sabendo o problema e confirmaram no VAS.

o engraçado é que antes o VAS nunca acusava nada.

tirando isso, considero desperdício de dinheiro US$300 só pra ter um "dashboard" bonito e mostrar pros amigos.

 

Sakei!

 

Valeu Igor!

 

Abç

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Eu tenho esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527637466-scanner-diagnostico-leitor-obd2-bluetooth-android-vgate-_JM

Uso no Android com o aplicativo Torque (o cara de quem comprei me mandou o aplicativo completo por e-mail)

É divertido! O Honda Civic da minha mãe acendeu a luz da injeção e eu consegui diagnosticar a falha pelo Torque, só não consegui zerar o histórico (ou a falha voltou, não estou bem certo disso). 

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