Tato SP

Qual a melhor? Caixa selada ou dutada?

23 posts neste tópico

Amigos comprei meu Sub novo um Pionner cara preta modelo W310 D4 12 polegadas e gostaria de saber qual caixa seria melhor pra esse tipo de sub, uma selada ou uma dutada? A selada eu tenho e utilizo hoje, mas a dutada me parece uma opção melhor, o que me dizem?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre usei dutada, sei lá, acho que a selada fica com as batidas secas .. Acho que depende muito do tipo de som que vai montar e gosto musical

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, normalmente esses subs são construídos para trabalharem bem com ambos os tipos de caixa... lembrando que a caixa dutada sempre te exigirá um volume maior para trabalhar corretamente ( a famosa "litragem" da caixa que a maioria insiste em falar erradamente - correto é volume mesmo!!).

 

Como disse nosso amigo Dogg, depende mais do tipo de música que você costuma ouvir, sendo a selada recomendado para músicas onde o grave tende a ser mais "seco" como rock por exemplo....ao contrário da dutada, onde a batida costuma ser mais prolongada, como é o caso de graves de músicas eletrônicas ou de um surdo (bumbão) no samba!!!

 

Em tese é isso ae... verifica no manual do seu sub, deve ter os 2 tipos de caixa lá já com as medidas prontinhas para ser construídas, pelo menos no manual do meu Pioneer TS-W309S4 veio!!!

 

Bons graves!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre usei dutada, sei lá, acho que a selada fica com as batidas secas .. Acho que depende muito do tipo de som que vai montar e gosto musical

 

Abs!!

Então sou eclético, gosto de ouvir um pouco de tudo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Bom, normalmente esses subs são construídos para trabalharem bem com ambos os tipos de caixa... lembrando que a caixa dutada sempre te exigirá um volume maior para trabalhar corretamente ( a famosa "litragem" da caixa que a maioria insiste em falar erradamente - correto é volume mesmo!!).

 

Como disse nosso amigo Dogg, depende mais do tipo de música que você costuma ouvir, sendo a selada recomendado para músicas onde o grave tende a ser mais "seco" como rock por exemplo....ao contrário da dutada, onde a batida costuma ser mais prolongada, como é o caso de graves de músicas eletrônicas ou de um surdo (bumbão) no samba!!!

 

Em tese é isso ae... verifica no manual do seu sub, deve ter os 2 tipos de caixa lá já com as medidas prontinhas para ser construídas, pelo menos no manual do meu Pioneer TS-W309S4 veio!!!

 

Bons graves!!!

Obrigado pela resposta amigo, o sub ainda não chegou, deve estar chegando em breve, mas sua explicação me abriu mais a mente, como gosto mais de uma batida prolongada, acho que vou acabar optando pela troca da minha selada, pela dutada, assim a dona patroa pode ouvir os pagodes com um grave decente, e eu minhas músicas eletrônicas. :Good:

Por curiosidades quantos litros tem a sua caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@@Tato SP,

troca por uma dutada no volume  ( litragem" maior do sub ) tem falando na caixa etc , que é sucesso ahhauuhahua

tenho 2 bomber upgrade de 350 rms cada e dá show em muito som com outros falantes  mais fortes etc

o cara que fez pra mim fez a minha caixa no volume maior dos falantes , a qualidade e o grave e coisa de deus auhauhauhua

 

abraço.

Editado por Evandro Amaro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Selada: Caixa menor, para quem quer grave interno (gol g5 com selada sub 10, hinnor, um show)

 

Dutada: Caixa maior, quando se quer grave com o porta mala aberto.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por gosto pessoal, prefiro a dutada.

Já tive dois subs de 10" no meu carro, um de 200rms numa caixa selada e o atual de 150rms numa dutada, e tenho certeza que o atual bate mais que o anterior.

Tenho a impressão de o grave ser mais profundo, inclusive mais interessante pra uso de mala aberta, como já disseram acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente a caixa dutada ou selada é influenciada sobre o tipo de musica que você escuta, mas sim pelo projeto que você coloca.

 

Exemplo: Uma caixa dutada com um sub de cone seco não dará graves e sub-graves tão profundos.

 

O que quero dizer é que vai mais da especificação do seu sub e da montagem com litragem correta para ele, sendo dutada ou selada.

 

Tenho um Sub Punch Fosgate, a muito tempo, sub com baixo rms (250) que é muito bom, bate tanto quanto vários outros subs no mercado de 500rms (digo, pois ja tive bicho papão e uxp).

 

Vou montar meu novo som em uma selada de fibra reforçada, principalmente pelo espaço do meu golzinho... hehe também será minha primeira experiência na caixa de fibra..

 

quando tiver algo montado eu posto aqui para dizer como ficou tbm..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando montei o som no meu primeiro carro pedi pro instalador do projeto qual a diferença de caixas e falantes e qual seria a melhor opção para eu que curto eletronica e hip-hop principalmente. Para subwoofers o certo é caixa dutada. As caixas seladas diminuem boa parte do som em frequências mais baixas (A hora que treme o carro quando toca o grave violento da musica), pois as ondas sonoras não se dissipam, sendo assim indicadas para o uso de woofers, onde se tem aquela batida mais seca e alta típica de pancadão eletro-funk.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho o 309 numa caixa dutada de 37 litros e bate muuito bem.

Farei um upgrade mais pra frente, colocando uma caixa de 49 ou 50 litros, pois segundo realatos no forum autosom, esse sube rende bem nessa litragem ou ate maior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pro 309 geralmente recomendam 45L duto 4"x35(snme) pra um som misto. p/ mais sub grave dizem ser melhor cx acima de 50L ate 60L(não vi os gráficos dessa cx então não recomendo pq não sei se precisa de sub sonic, nem em que freq).

Bom, sobre o 310, ouvi falar que é a mesma coisa dos 307/8/9.....

 

Sobre selada e dutada, tudo depende do sub, tem sub que se comporta melhor em tal cx.....tem vários tipos de calculadora p/ ver isso.

Ai tem uma delas.

http://autosom.net/artigos.asp

 

Dependendo do gosto musical da pessoal,a selada pode ser uma boa opção sim.

Eu particularmente prefiro dutada.

 

Abrçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa valeu mesmo pelas respostas pessoal, realmente estou bem tentado a experimentar uma caixa dutada pra ver qual seria a diferença em relação a selada que estou usando, só de as batidas serem mais prolongadas, já me agradou muito mais a idéia, vamos aguardar o sub chegar pra ver o que irei fazer, e as novidades vou postando por aqui, e se quiserem continuar dando opiniões vamos que vamos!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho um Sub de 12" Bravox Premium de 220W RMS numa caixa selada que fica na lateral do carro de fribra de vidro. Eu to bem satisfeito com ela toca beeeeeem e não ocupa todo o espaço do porta malas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho um Sub de 12" Bravox Premium de 220W RMS numa caixa selada que fica na lateral do carro de fribra de vidro. Eu to bem satisfeito com ela toca beeeeeem e não ocupa todo o espaço do porta malas!

Opa valeu pela dica amigo, mas vou experimentar uma dutada tradicional pra ver o que rola!!! O pior é a ansiedade de esperar o Sub chegar!!!! Espero que não demore muito mais!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para graves longos ou seja aquele que se escuta de longe vai de dutada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa dutada instalada + Sub Pionner, e digo que a coisa ficou show!!!! Tá batendo muito!!! Valeu a todos pelas dicas.....

Segue uma fotinho pra ilustrar

 

t147.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma caixa dutada parecido com o da foto, e bate muito haha, todo mundo pergunta se tenho 2 subs haha, ah, é um 309

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa dutada instalada + Sub Pionner, e digo que a coisa ficou show!!!! Tá batendo muito!!! Valeu a todos pelas dicas.....

Segue uma fotinho pra ilustrar

 

t147.jpg

Amigo,

 

Qual modulo vc está usando pra empurrar este sub? Ele é bobina dupla? Ligou os falantes originais do carro no modulo?

Onde instalou o módulo? Vejo que não perfurou os bancos traseiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Acabei de adquirir um kit 2 vias Nar 650 cs3 e um Sub Rockford Fosgate P3d210. Minha intenção é grave interno e tenho dúvidas sobre o módulo amplificador. Tenho um Hurricane HA 4.250 4 canais Mono/Estéreo 1000W Rms. E queria saber se vai tocar legal na caixa selada. E se alguém já instalou esse kit 2 vias no gol G5 ou g6. To com medo que não caiba!

OBS: uso um DVD Pioneer Avh 3580

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora