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sergiodab

Cuidado, rodar pouco estraga o motor!

6 posts neste tópico

A publicitária Fernanda Pereira mora pertinho do seu trabalho na capital paulista. Entre ida e volta, o percurso não chega a seis quilômetros. Mesmo assim, ela prefere ir dirigindo. Recentemente, começou a ouvir uns barulhinhos estranhos em seu carro e, quando soube do diagnóstico, teve a desagradável surpresa: o motor estava com problemas devido ao uso restrito. Fernanda tirou pessoalmente a prova de que rodar pouco estraga a motorização, não é apenas um mito.

Para saber quem corre o mesmo risco, antes é preciso conhecer o que se entende por rodar pouco. “O que prejudica são os trajetos curtos, que fazem com que o motor não atinja sua temperatura ideal de trabalho. Quando a gasolina não aquece totalmente, ela forma uma camada preta, uma incrustação que dificulta a refrigeração. O motor que trabalha em temperatura mais baixa carboniza mais”, explica o professor de engenharia mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Silvio Sumioshi.

Integrante do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP, o também professor universitário Marcelo Alves ressalta que pode haver fadiga prematura de algumas peças e do próprio propulsor. “Ao rodar percursos muitos curtos, e por pouco tempo, o motor não atinge a condição ideal de funcionamento. Isso pode ser prejudicial por conta de fadiga prematura de alguns componentes. A má aplicação do motor pode fazer com que ele trabalhe mais próximo do seu limite de projeto por um tempo maior, o que faz com que a vida útil seja reduzida”, comenta. Alves afirma ser difícil quantificar a quilometragem ou o tempo necessários para evitar esse desgaste do motor. Já Sumioshi acredita que, de maneira geral, é preciso rodar aproximadamente dez quilômetros. “É o mínimo para evitar danos ao motor, principalmente no inverno, quando ele demora mais para aquecer”, complementa.

Mas se você é do tipo que deixa o carro parado por muitos dias, não precisa se preocupar. A não ser que o veículo fique encostado por meses. “Deixar o veículo parado durante meses, sem nenhum uso, mantido sempre desligado, também é prejudicial, pois muitas das peças de borracha e polímeros tendem a se degradar. Assim, mangueiras e vedações podem romper e, com o vazamento de água ou óleo, o motor pode ser danificado. Combustível e lubrificante também estragam e o seu uso nessa condição faz o motor falhar”, ensina o professor da Poli-USP.

A dica neste caso é ligar o carro com certa frequência; mas é preciso mantê-lo ligado por um bom tempo. “Não adianta deixar só dois ou três minutinhos ligado, pois isso só piora o problema, entrando na questão de não aquecer direito”, lembra Sumioshi. E, quando for colocar o motor para funcionar, não se esqueça de verificar se algum fluido vazou. Caso tenha ocorrido vazamento, o ideal é consultar o mecânico. Não havendo vazamentos, é importante ter alguns cuidados ao ligar o motor. O lubrificante estará praticamente todo decantado no cárter. A sugestão, nesse caso, é acionar o motor de partida sem que o veículo funcione –, isso faz com que o óleo seja bombeado para todas as partes do motor. Nunca se deve acelerar fundo nessa situação, nem sair forçando o motor.

Agora, se o seu problema é utilizar o carro pouquíssimos quilômetros por dia, o professor da FEI recomenda tentar fazer percursos mais longos. Ou, então, deixar o carro em casa quando for apenas até a padaria próxima de casa, por exemplo.

Sumioshi recomenda ainda abastecer com gasolina aditivada e usar produtos específicos para a limpeza do motor. “O aditivo da gasolina ajuda a reduzir a carbonização e a limpar a tubulação e os injetores. Para que o combustível aditivado cumpra esse papel, dê preferência para grandes distribuidoras e marcas conhecidas. Esses produtos que misturam na gasolina para a limpeza do motor também são eficientes”, afirma. Levar o carro ao mecânico para uma limpeza profissional também é uma das recomendações do especialista.

 

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A minha teoria estava certa. Os gol g5 que tiveram problema do motor foram justamente os que rodavam pouco. Podem fazer uma pesquisa.

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Tô lascado! Meu voyage roda todo dia média de 2km (ida e volta) para deixar os meninos na escola....

kkkk

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Tô lascado! Meu voyage roda todo dia média de 2km (ida e volta) para deixar os meninos na escola....

kkkk

 

hehehehehe

 

Eu tbm, pela manhã rodo nem 2km ida e volta pra levar meu filho pra escola. Quando vou sair denovo motor já ta gelado, aí sim rodo meus 60km ou mais 

 

Por isso se não uso alcool, tento usar Podium.

 

Isso é relativo cara, o pessoal faz uma "regra" que não se aplica na "prática".

 

Claro, motor foi feito pra rodar, mas não é tudo isso não. Conta muito mais é a forma de condução, como forçar o motor ao andar com giro muito baixo, etc ..

 

Abs!!

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hehehehehe

 

Eu tbm, pela manhã rodo nem 2km ida e volta pra levar meu filho pra escola. Quando vou sair denovo motor já ta gelado, aí sim rodo meus 60km ou mais 

 

Por isso se não uso alcool, tento usar Podium.

 

Isso é relativo cara, o pessoal faz uma "regra" que não se aplica na "prática".

 

Claro, motor foi feito pra rodar, mas não é tudo isso não. Conta muito mais é a forma de condução, como forçar o motor ao andar com giro muito baixo, etc ..

 

Abs!!

 

Disse tudo! kkk

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Eu acho que nas saídas curtas, tem que começar  levar ele pra passear um pouco kkkkkkk.

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