Leandro Dantas

Retifica - aquecimento.

18 posts neste tópico

Amigos, boa noite.

 

tempos atraz... aproximadamente 3 semanas... o Radiador do meu carro furou, aos 56,000 km. porém, eu não sabia... continuei andando com o carro sem agua... logo em seguida ele começou a se coporta mal... com uns estalos vindo do motor, vi vapor saindo pelo capu, porém, o marcador de temperatura estava marcando tudo normal....

peguei encostei o carro... qnd eu encostei o carro ele deu umas forte estralada e morreu... dei 1 tempo... e liguei ele novamente..

ele funcionou... andei aproximademente 1 km com ele dessa forma... vi q não ia andar mais.. parei o carro novamente e chamei 1 guincho, foi qnd eu verifiquei q o radiador tinha furado,.. cometi 1 grande errado em andar com ele sem agua e forçando o mesmo...

 

 

beleza, levei para oficina, deixe com o mecanico o carro... no dia seguinte ele me ligou, falando que eu teria q trocar o RADIADOR,Retentor do comando,oléo. beleza, mandei ele fazer o serviço... depois ele me ligou novamente, falando q o carro não tinha ficado bom, estava ocorrendo CALÇO HIDRAULICO, algo assim, e teria q mandar o CABEÇOTE para retifica...  ae eu já fiquei meio triste, acabei mandando o cabéçote...

beleza, cabeçote voltou... montou e tudo mais, botou outra junta de cabeçote, não a original d fabrica outra, segundo ele a melhor... adiamantada algo assim...

beleza, ele me devolveu o carro... mais eu Não aguentei rodar 4 dias... o carro andando todo tempo morto, amarrado, bebendo feito 1 alcoolico... eu ja estava puto, peguei, devolvi o carro para eles... pedi para ele analizar a bolbina, pois 3 semanas antes disso tudo tinha acabado d trocar cabo e vela, ae ele me informou q a bobina realmente estava com problema, fugindo corrente e teria q trocar, troquei (R$ 580,00 so vendi na CC)...  depois me ligou de novo, informando q a Sonda Lambida(R$ 320,00) tinha ido para o saco, teria q trocar pq acabou sendo danificada, e com tudo isso, acabou entupido o catalizador, ou eu trocava o catalizador (R$ 1.200,00) ou eu tirava... mandei ele tirar... beleza... com tudo isso.. eles programaram o carro assim (50/50 - alc/gás.) na injeção... mais, eu ainda acho q o carro anda meio amarrado, meio cansado nas marcha alta, tipo 5, qnd eu pego 1 declivio o carro não consegue andar bem de 5, tenho q reduzir para 4, ou as vezes a 3. sendo q antigamente o carro aguentava ate q d forma boa.. esses declivio... eu estou com duvidas... se essa retifica ocorreu com sucesso, o carro não falha, fica normal em marcha lenta.. mais eu Não sei... andei conversando com uns amigos, eles me informaram q depois q pega passe no cabeçote, o carro nunca é o mesmo, é melhor trocar o cabeçote... ae to meio inseguro, cheio de duvidas, o que voces achão? 

 

valeu galera pela atenção.

 

 

 

gol G5 1.0 2010

Roda 17 - 207/17/45.

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Ô peças caras ai hein. E mecânicos ruins também.

 

Uma sonda lambda aqui é R$ 140,00 Bosch.

 

Eles montaram o motor e deixou no ponto a correia? Pois isso tá com cara de sincronismo errado, correia fora do ponto.

 

Retificar o cabeçote, geralmente o carro volta aos padrões de fábrica. Juntas de cabeçote, as melhores é Taranto, Bastos Juntas, TRW e Sabó.

 

Pra ver se tá no ponto o motor, mande levantar a roda direita com um macaco jacaré. Engate a 5ª marcha com o carro desligado. Tire a capa da correia dentada. Veja um pontinho na polia do comando de válvulas. Na polia de comando do virabrequim, há uma lingueta ou um corte. Abaixo da polia do comando de válvulas, há uma saliência. Ali é indicativo do ponto.

 

O da polia do virabrequim, o corte tem que estar entre duas marcações da bomba.

 

Se o mecânico disser que não precisa colocar no ponto, mude de oficina.

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Amigo...

 

Aprenda uma lição, existe mecânico e mecânicos, oficinas e oficinas...

 

Geralmente quem mexe em mecânica não é especialista em elétrica, e vise versa...

 

O Amigo deveria ter levado o carro para passar o Scanner depois do motor montado, ver se realmente tinha algum problema nos sensores...

 

Se eu estivesse no lugar do amigo, levava agora para escanear... Mande verificar se a correia está no ponto mesmo, como foi citado por Adenilson...

 

Sobre o cabeçote ser retificado a unica coisa que muda é que o carro vai ficar um pouquinho mais beberrão e esperto, isso porque foi dado um desbaste e a compressão ficou maior...

 

Nos mantenha informado.

 

Abç

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Amigo...

 

Aprenda uma lição, existe mecânico e mecânicos, oficinas e oficinas...

 

Geralmente quem mexe em mecânica não é especialista em elétrica, e vise versa...

 

O Amigo deveria ter levado o carro para passar o Scanner depois do motor montado, ver se realmente tinha algum problema nos sensores...

 

Se eu estivesse no lugar do amigo, levava agora para escanear... Mande verificar se a correia está no ponto mesmo, como foi citado por Adenilson...

 

Sobre o cabeçote ser retificado a unica coisa que muda é que o carro vai ficar um pouquinho mais beberrão e esperto, isso porque foi dado um desbaste e a compressão ficou maior...

 

Nos mantenha informado.

 

Abç

 

Pois é, eu ia falar sobre isso. Ta com cara de estar fora do ponto mesmo.

 

Mas olha só, como é comum em modelos flex, a taxa já é elevada, aí com esse passe no cabeçote dependendo de qtos mm foi retirado, não iria prejudicar de certa forma quando utilizado gasolina? É uma dúvida que tenho,

 

Abs!

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Pois é, eu ia falar sobre isso. Ta com cara de estar fora do ponto mesmo.

 

Mas olha só, como é comum em modelos flex, a taxa já é elevada, aí com esse passe no cabeçote dependendo de qtos mm foi retirado, não iria prejudicar de certa forma quando utilizado gasolina? É uma dúvida que tenho,

 

Abs!

 

Quando faz a retífica do cabeçote, voltam aos padrões originais e não tiram milímetros, só se plainar ele pra mais desempenho.

 

A vizinha tem um Fox 2005, já flex, fez retífica do cabeçote e tá na mesma

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Quando faz a retífica do cabeçote, voltam aos padrões originais e não tiram milímetros, só se plainar ele pra mais desempenho.

 

A vizinha tem um Fox 2005, já flex, fez retífica do cabeçote e tá na mesma

 

Mas Adenilson, a retífica em si já é uma plaina, vai ser sempre pra menos. A não ser que tenha algum outro recurso que desconheço. 

 

É só uma curiosidade, pois apenas 02 vezes fiz este tipo de trabalho e eram em carros monocombustíveis, por isso fiquei com essa dúvida em carros flex

 

Abs!!

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Mas Adenilson, a retífica em si já é uma plaina, vai ser sempre pra menos. A não ser que tenha algum outro recurso que desconheço. 

 

É só uma curiosidade, pois apenas 02 vezes fiz este tipo de trabalho e eram em carros monocombustíveis, por isso fiquei com essa dúvida em carros flex

 

Abs!!

 

Só se for ai. 

 

Aqui deixam nos padrões originais

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Só se for ai. 

 

Aqui deixam nos padrões originais

 

Adenilson

 

A Retifica é feita com plainas ou fresadoras, pois com calor excessivo empena o cabeçote e pode ar vazamento na junta se não aplainar (Por assim dizer), pelo minimo que seja, toda retifica dá um passe para garantir a planicidade da face do cabeçote onde vai a junta.

 

Abç

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Intrometendo-me na discussão, já fiz a retífica completa de um motor AP 1.8/S (Gol GTS que eu tinha) e realmente o cabeçote foi plainado. A lógica é a mesma dos cilindros: a cada retífica o pistão precisa ser maior, porque o buraco vai aumentando, de tanto abrir. Pode ser feito, entretanto, um novo encamisamento do bloco. Só que esse pistão "maior" e o cabeçote mais baixo não acabam por dar mais potência ao motor justamente porque é raríssimo (ÍSSIMO, ÍSSIMO, ÍSSIMO) a retifica ficar tão boa quanto um motor original.

Também sempre ouvi que motor retificado não é mais o mesmo... O meu Gol GTS, inclusive, já era a 2ª retífica. Um amigo meu retificou o motor do seu Vectra CD 16v, que também não ficou a mesma coisa. Outro amigo retificou seu Astra GSI 16v, idem. (tudo bem que são motores mais complicados, mas enfim).

Penso que se for a 1ª retífica e feita com uma máquina bastante moderna e bem aferida (sem folgas), utilizando-se peças de boa qualidade, fazendo um balanceamento em volante de motor e virabrequim, a retífica tende a ficar muito boa.

Quanto ao caso do amigo forista, pode ser que a retífica do cabeçote não tenha ficado boa, pode ser que a montagem do motor não tenha ficado boa, pode ser que a montagem da correia não tenha ficado perfeita, pode ser que haja uma outra peça com defeito, pode ser que o superaquecimento do motor tenha danificado alguma outra peça...

Mas uma coisa eu digo: mecânico que fala que a junta X é melhor que original não merece confiança. A melhor peça é sempre a original, vendida na concessionária.

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ae galera, valeu pelas dicas, vamos lá..

sobre essa correa estar no ponto, no dia que ele ia me entregar o carro, liguei para ele, e ele falou que so ia ver se o carro estava no ponto ou fora, poré, não sei se ele viu mesmo, vou levar o carro hoje em outro mecanico de confiança.

agora essa parte do scane, dizendo ele que viu e estar tudo ok, pressão do cilindro e tudo mais.

 

agora eu fico encabulado com uma coisa, pq eles botaram as configuraçoes 50/50 alc/gas.? as configuraçoes do gol de fabrica é qual? alguem sabe me informar?

to  desconfiado dos cabos e vela estarem danificado ou algo do tipo, pq 1 mes antes d o carro dar esse pau, eu tinha trocado os cabo e vela, porém a bolbina veio apresentando problema ao decorrer do tempo... ae eu fico me perguntando... to em duvida.. como voces falaram, no ponto da correa, e nas vela.

 

um outro mecanico de confiança falou para mim, leandro, passa a andar com mais alcool agora, pois eles mudaram a configuração do teu carro, tenta equilibar.... esse teu carro como existe duas sonda lambida, uma d entrada e outra d saida, a injeção eletronica dele, nunca vai ficar 100%, 

 

 

 

agora uma duvida, como eu vou saber que ficou perfeito o serviço da retifica??

pq ate agora amigos, o carro não ta falhando, motor ta normal, em ponto morto o carro ta tudo okay, mais eu ainda estou com receio dessa retifica, pois uns amigos meus falaram, Leandro depois q vc retifica cabeçote.... o carro nunca mais sera o mesmo.... um primo meu com o mesmo problema, trocou foi o cabeçote... botou outro. ae ele me recomendou a mesma coisa....

 

iae galera?

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ae galera, valeu pelas dicas, vamos lá..

sobre essa correa estar no ponto, no dia que ele ia me entregar o carro, liguei para ele, e ele falou que so ia ver se o carro estava no ponto ou fora, poré, não sei se ele viu mesmo, vou levar o carro hoje em outro mecanico de confiança.

agora essa parte do scane, dizendo ele que viu e estar tudo ok, pressão do cilindro e tudo mais.

 

agora eu fico encabulado com uma coisa, pq eles botaram as configuraçoes 50/50 alc/gas.? as configuraçoes do gol de fabrica é qual? alguem sabe me informar?

to  desconfiado dos cabos e vela estarem danificado ou algo do tipo, pq 1 mes antes d o carro dar esse pau, eu tinha trocado os cabo e vela, porém a bolbina veio apresentando problema ao decorrer do tempo... ae eu fico me perguntando... to em duvida.. como voces falaram, no ponto da correa, e nas vela.

 

um outro mecanico de confiança falou para mim, leandro, passa a andar com mais alcool agora, pois eles mudaram a configuração do teu carro, tenta equilibar.... esse teu carro como existe duas sonda lambida, uma d entrada e outra d saida, a injeção eletronica dele, nunca vai ficar 100%, 

 

 

 

agora uma duvida, como eu vou saber que ficou perfeito o serviço da retifica??

pq ate agora amigos, o carro não ta falhando, motor ta normal, em ponto morto o carro ta tudo okay, mais eu ainda estou com receio dessa retifica, pois uns amigos meus falaram, Leandro depois q vc retifica cabeçote.... o carro nunca mais sera o mesmo.... um primo meu com o mesmo problema, trocou foi o cabeçote... botou outro. ae ele me recomendou a mesma coisa....

 

iae galera?

 

Teu mecânico fez uma nova programação na tua central? Velho, acho que não hein, não é tão simples assim

 

Quanto ao cabeçote, minha teoria é de que uma vez retificado, fica com a taxa muito alta para uso de gasolina (embora tenha snme 02 sensores de detonação), fazendo tu utilizar apenas o alcool para evitar as "batidas de pino" e outros malefícios. Como eu disse, apenas uma teoria/curiosidade, pois sempre que fiz esse tipo de serviço foi em carros monocombustiveis, um deles alias tava tão elevada a taxa que como era a gasolina, tive que passar apenas a usar a Podium

 

Faz um novo teste com scanner, ve certinho os padrões, compressão, pressão do oleo, etc ...

 

Abs!

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Pois é. eu ia sabado levar o carro, em uma oficina aki em manaus autorizada BOSH, mais liguei para o mecanico e ele teve que ir embora cedo sabado

 

quanto a essa programação da central, ele não fez não, tenho certeza, eu sei que não é tão simples, por isso que ele nao fez, o serviço é caro p/ kramba neh?

 

ontem, quando eu fui ligar o carro, o carro ligou todo estranho, se tremendo todinho tipo falhando... coomo se ele estivesse entalado com algo,

ae eu dirigindo, logo em seguinda, a luz de oleo acendeu no painel... mais tipo

quando eu vou passar em uma lombada, a luz de oleo acendi, jogo p segunda marcha, ela acendi, ae depois como acelerar novamente... ela apaga... ta assim direto... to desconfiando q seja a bomba de oleo... ela foi para o saco... eu acho..

 

galera, quando os aneis de segmentos estão danificados, quais os sinais q o carro apresenta?

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Pois é. eu ia sabado levar o carro, em uma oficina aki em manaus autorizada BOSH, mais liguei para o mecanico e ele teve que ir embora cedo sabado

 

quanto a essa programação da central, ele não fez não, tenho certeza, eu sei que não é tão simples, por isso que ele nao fez, o serviço é caro p/ kramba neh?

 

ontem, quando eu fui ligar o carro, o carro ligou todo estranho, se tremendo todinho tipo falhando... coomo se ele estivesse entalado com algo,

ae eu dirigindo, logo em seguinda, a luz de oleo acendeu no painel... mais tipo

quando eu vou passar em uma lombada, a luz de oleo acendi, jogo p segunda marcha, ela acendi, ae depois como acelerar novamente... ela apaga... ta assim direto... to desconfiando q seja a bomba de oleo... ela foi para o saco... eu acho..

 

galera, quando os aneis de segmentos estão danificados, quais os sinais q o carro apresenta?

 

 

Isso é sujeira considerável na bomba de óleo. Mande descarbonizar, abrindo o motor, tirando o cárter fora, a tampa de válvulas. A melhor é a Schadeck. Na certa colocaram uma bomba de óleo xing-ling, a da marca Frontier. Pode ser também a cebolinha do óleo, que foi pro pau. Pra trocar a mesma, só tirando o cárter fora, correia dentada e polia do virabrequim

 

Anéis de segmentos gastos faz o carro fumar. O melhor é da Mahle. Pistões bons é o da Mahle(que são OEM) e KS, que são excelentes.

 

 

Onde vc mora(estado)?

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Rapaz, a bomba de oleo não troquei não amigo, é a de fabrica ainda...

kra se for isso mesmo, tenso, pq eu costumo trocar oleo do carro em dia... pode ser que a mangueira entupio neh?! a mangueira do carter.

 

to em duvida... to achando q alguma bronsilhinha... não sei o nome correto, é aquela q segura o pistão praticamente..

to em duvida d alguma ter quebrado... ae tae a causa da perda d desempenho não é? poderia ser uma hipotese?

 

o que seria essa cebolinha do oléo?!

 

amigo, tu acha que esse serviço vai me custar em média quanto?



Manaus - amazonas 

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Rapaz, a bomba de oleo não troquei não amigo, é a de fabrica ainda...

kra se for isso mesmo, tenso, pq eu costumo trocar oleo do carro em dia... pode ser que a mangueira entupio neh?! a mangueira do carter.

 

to em duvida... to achando q alguma bronsilhinha... não sei o nome correto, é aquela q segura o pistão praticamente..

to em duvida d alguma ter quebrado... ae tae a causa da perda d desempenho não é? poderia ser uma hipotese?

 

o que seria essa cebolinha do oléo?!

 

amigo, tu acha que esse serviço vai me custar em média quanto?

Manaus - amazonas 

 

 

Eu já fiz descarbonização 2x. Nas duas, mando abrir o motor. Mesmo trocando no tempo, fica sujeira embaixo. Não me pergunte como ficou, mesmo eu usando óleo 5w40 de qualidade. Gasolina só em posto de bandeira.

 

O certo é BRONZINA. Não acredito que seja isso. Descarbonização como é o certo, tirando o cárter, limpando o pescador(de plástico, lixo puro),que é a mangueira tirando a tampa do comando de válvulas custa em média R$ 300,00. Leva dois dias pra fazer direitinho.

 

Sugiro que compre o pescador de metal, que dá certinho e vem no Gol g4 1.0, que tem o MESMO motor do g5 1.0. E é mais resistente.

 

Na boa, leve em outra oficina e peça uma descarbonização completa.

 

A bomba de óleo custa em média R$ 150,00. Dê preferência a Schadeck, que é a OEM. Se não tiver ai, importe de outro estado.

 

Cebolinha do óleo é o que faz a luz acender no painel. Ela fica atrás da bobina. Pra tirar, basta uma chave de boca de 24''. Mas tire com o motor frio. Cai um pouco de óleo. Ela custa em média uns 25 reais. A melhor é 3-RHO.

 

Vc falou da bobina, na certa ela deve estar trincada. Ai só outra. As melhores é Bosch e Magnetti Marelli. Preço médio de 280,00

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Bom dia galera!

Vendo tudo isso ai tenho um relato a fazer, meu voyage 1.0/09 flex queimou a junto do cabeçote, troquei e fizeram a retifica...o carro ficou canhão andando muito bem mas... 15 dias depois  soltou o tampão da valvula termostática e estragou a bomba d'agua, queimando a junta outra vez!

levei ao mesmo mecânico que fez o mesmo serviço e estava na garantia, retificou outra vez, colocou o tampão da valvula e arrumou a bomba d'agua " pelo menos foi oque ele disse que era a bomba" pois então! o carro ficou amarrado e esta com um vazemento de oleo que é vizivel que seja na junta  do carter, mas vou lavar para verificar direitinho.

 

e é isso 

que acham ?

segue fotos do vazamento e do tampaõ que foi trocado

 

 

 
tenho videos dos vazamento de agua mas não consigo postar
Editado por Nelsinho DF

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Se o mecânico disse que ocorreu calço hidráulico, por que que ele não mexeu na parte de baixo do motor? calço hidráulico causa empenamento ou quebra das bielas, nesse caso seria uma retifica completa do motor, pois os danos seriam mais na parte de baixo do que no cabeçote.

E como você disse que andou com o radiador seco até o carro parar, seria muita sorte ter queimado apenas a junta do cabeçote.

Nelsinho DF curtiu isso

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Fala FTSS... desculpa a demora amigo em responder..

mas resolvi o problema do meu carro esse ano em Agosto cara... Graças a Deus, gastei uns R$ 600,00 pau.. foi para retifica o cabeçote novamente

o mecanico me falou que era um anel q vai dentro do motor q tinham botado errado, entao era por isso q o carro estava queimando oleo, paguei a retifica, mao de obra dele, botei oleo novo, e como tava sujando as velas, botei velas novas tbm, que inclusive no gol so presta BORSH, Ngk no meu carro dura em media 15 mil... borsh ja cheguei a 35 mil... agora to feliz com o carro... oleo nao queima mais, ta rodando suave, voltou a ser economico, unico problema q eu preciso resolver agora é minha caixa de Direção q ta batendo... pelo fato d eu usar rodas 17 ela foi p saco bem rapido. fora isso to feliz :D

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