Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Alex Lima

Visitantes frequentes em oficinas. VW tá de fora!

8 posts neste tópico

de Exame.com | 28/10/2013

 

Nada melhor do que conversar com um mecânico para saber quais carros costumam ser mais problemáticos. Mas, caso você não queira se dar o trabalho de ir até uma oficina, você pode ver nesta galeria quais são os modelos que têm mais chance de dar trabalho aos donos, segundo o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo (Sindirepa-SP), entidade que representa 15 mil empresas do setor de reparação de veículos .

Em entrevista a EXAME.com, Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindirepa-SP, listou os modelos que são famosos entre os mecânicos por estar sempre passeando pelas oficinas. Além de quebrarem com mais frequência, são carros cujas montadoras fornecem poucas informações técnicas para o conserto. Por isso também apresentam custos mais elevados de manutenção.


Confira abaixo quais carros têm mais chance de trazer dor de cabeça aos seus proprietários.

Citroën C3
- Comentário de Pedro Luiz Scopino: "O C3 é um carro que tem uma grande arquitetura eletrônica, ou seja, tem muito computador. Como há pouca informação técnica sobre o carro no mercado, com toda essa tecnologia seu conserto fica muito difícil. A Citroën segura muito as informações e não as passa para o mercado independente, com isso a manutenção do carro fica mais cara. E ele apresenta com certa frequência problemas de suspensão. É um modelo que não tem um amortecimento preparado para aguentar os buracos que temos nas vias aqui do Brasil."

Renault Clio - Comentário de Pedro Luiz Scopino: "O Renault Clio é um carro que quebra 'barbaridade'. É ruim de consertar e é difícil encontrar peças. Assim como a Citroën, a Renault não divulga muitas informações para a rede independente e o conserto na concessionária fica quatro, cinco vezes mais caro do que deveria. O carro tem o motor muito sensível. Ele falha demais e a bobina queima com frequência. É um carro que não aguenta muito o congestionamento das grandes cidades."

Renault Sandero - Comentário de Pedro Luiz Scopino: "Assim como o Clio, o Sandero é um carro que quebra com facilidade e é difícil de consertar tanto pela escassez de peças, quanto de informações técnicas. Ele também apresenta falhas no motor com frequência e é um carro que não aguenta muito o trânsito."

Peugeot 207
- Comentário de Pedro Luiz Scopino: "Quem já teve um Peugeot 206, 207 ou 208 jamais compra outro porque tem muitas experiências negativas com a marca. Também é um carro que tem bastante tecnologia, mas pouquíssima informação no mercado e poucas peças, o que encarece demais a manutenção. É um carro com padrão europeu que veio para o Brasil e não aguenta os buracos e lombadas das nossas vias. O principal calcanhar de Aquiles dos carros da Peugeot é a suspensão, que sempre dá problema. E o carro também é muito barulhento."

Ford Fiesta - Comentário de Pedro Luiz Scopino: "O Fiesta é um carro que apresenta muitos problemas no sistema de arrefecimento, que controla a temperatura do motor. Outro grande problema, que afeta toda a linha Ford, é que é muito difícil encontrar peças, mesmo nas concessionárias da montadora, então o carro demora muito para ser consertado."

JAC J3 - Comentário de Pedro Luiz Scopino: "Os carros da JAC Motors são campeões no quesito 'apresentar problemas'. É muito difícil encontrar peças, a suspensão é muito sensível e a calibração da injeção eletrônica é problemática. Os carros apresentam desgaste irregular dos pneus e o motor falha constantemente. De bom, os carros da JAC só têm a propaganda no Faustão, nada mais."

Citroën C4 - Comentário de Pedro Luiz Scopino: "Os problemas do C4 são os mesmos do C3: é um carro que tem muito computador e pouca informação técnica no mercado. Além disso, apresenta com certa frequência problemas de suspensão, porque não está adequado ao ambiente no qual ele circula."

Peugeot 208
- Comentário de Pedro Luiz Scopino: "O Peugeot 208 é quase igual ao 207. Também é um carro com bastante tecnologia, mas pouquíssima informação no mercado e poucas peças, o que encarece a manutenção. É um carro projetado de acordo com o padrão europeu e tem muitos problemas com as nossas ruas. Os problemas mais frequentes ocorrem com a suspensão. Também é um carro muito barulhento."

Ford Ka - Comentário de Pedro Luiz Scopino: "Tal como o Fiesta, o Ka é um carro que apresenta muitos problemas no sistema de arrefecimento e também tem a questão da dificuldade de encontrar peças, mesmo nas concessionárias Ford."

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nâo acredito nessa informação...

 

Cada caso é um caso, estou para ver rum carro mais problemático no arrefecimento que fiat, possui 2 unos que, qualquer minimoooooo vazamento no arrefecimento o bicho fervia...

Já possui moto que parecia que tinha um caé, um dia boa um dia no prego....

 

Existe vários estudos sobre problemas em campo nos produtos industrializados, isso para todo tipo de produto mecânico ou eletrônico, fatores como os abaixo influenciam:

  • Equipamentos montados ou produzidos na segunda - feira
  • Equipamentos montados  ou produzidos na sexta - feira
  • Equipamentos montados  ou produzidos pós feriados
  • Equipamentos montados  ou produzidos antes  de feriados
  • Equipamentos montados ou produzidos pós horários de almoço...

E ai vai, por isso é comum encontrarmos diversas etiquetas em componentes diversos, tanto em veículos ou qualquer outro produto mostrando códigos e horários...

 

Assim a Industria (Setor de Qualidade) consegue rastrear os problemas nos componentes e quando foram montados ou fabricados....

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já eu concordo. Moro no interior da Bahia e é muito raro vc ver carros franceses nas ruas, pelo fato de simplesmente não ter css e peças no mercado independente.

 

Onde moro hoje(Itabuna-BA), css só da Volkswagen, Ford, GM, Fiat, Honda e Peugeot. Tinha a KIA, mas vazou daqui. Quem tem Kia aqui tá passando perrengue pra arrumar. Boa parte foi vendido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

02 conhecidos meus tiveram Renault ( Clio e Megane ) só alegria, inclusive hoje andam de Fluence e compraram um clio popular pro dia a dia, de tão bom e forte que é

 

Citroen tem muita tecnologia embarcada, aí cabe aos profissionais se especializarem, mas não, pra que passar trabalho .... manda dizer que não presta, é mais fácil

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matéria bem pobre no assunto , todos os carros vão ter problemas na suspensão aqui nesse brasil rs

Editado por sergiodab
HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matéria bem pobre no assunto , todos os carros vão ter problemas na suspenção aqui nesse brasil rs

 

Falou e disse Sergio!

:Good:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matéria bem pobre no assunto , todos os carros vão ter problemas na suspensão aqui nesse brasil rs

 

O meu não tem. Os amortecedores são OEM, de 2008 ainda e ZERO BARULHOS. Pra não dizer que mexi, só troquei os dianteiros pq coloquei barra estabilizadora, e no g5, pra colocar isso, muda-se o amortecedor, colocando o da versão completa, para que seja instaladas as bieletas.

 

E eu viajo direto no interior da Bahia, que é BURAQUEIRA TOTAL e nenhum barulho, nem de amortecedor, nem de acabamento. Com quase 100.000 km

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0