anselmo

Idéia - Ar condicionado "digital" - É possível?

25 posts neste tópico

Fala galera, beleza?

 

Eu entendo um pouco de eletrônica/mecânica e estou com uma ideia...

 

Seria possível instalar um termostato digital em nosso gol/voyage a fim de que ao chegar em determinada temperatura ele desativasse o compressor do ar condicionado?

 

Visto que nos nossos carros o compressor fica sempre ligado e mandando sempre a menor temperatura possível, chegando ao ponto de incomodar e a regulagem da temperatura é feita somente com a injeção de ar quente junto ao ar frio...

 

A princípio pensei em por um Termostato digital ligado a um relê que irá abrir o relê que liga o compressor quando chegar em uma temperatura, 23°C por exemplo, e fechar quando chegar a 26°C.

 

Neste caso o compressor ativaria sempre que a temperatura subisse 3° por exemplo (isto é programável)...

 

Com isso creio que teria uma economia no combustível, mas não sei se será prejudicial ao compressor.

 

O produto que estou vendo é este: http://logicatec.com.br/produto.php?cod_produto=3118017

 

Ou um modelo mais barato e que pode ser adaptado: http://dx.com/p/xh-w1301-3-digit-red-led-digital-smart-thermostat-intelligent-temperature-controller-green-207079

 

Esse também: http://dx.com/p/xmt7100-1-3-screen-pid-intelligent-temperature-controller-black-192851

 

Há vários modelos...

 

Ideias? Críticas? Sugestões?

 

Comentem...

 

 

Edit:

 

Pesquisei um pouco mais e vi que os nossos carros possuem um termostato, só que não é controlado, creio que ele serve somente para desativar o compressor ao chegar na temperatura mínima que ele pode gerar, então se ligasse um termostato digital no lugar dele, ou mesmo em paralelo..

 

http://i167.photobucket.com/albums/u160/injo2006/DRADOOL/IMAGENS8034.jpg

 

http://i167.photobucket.com/albums/u160/injo2006/DRADOOL/IMAGENS8036.jpg

Editado por anselmo
guilhermegd curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Idéia interessante, a parte chata é a temperatura ficar fixa no termostato, ai voce da carona pra mulher e fica aquela historia de ai que gelo, será que em lojas de AC não têm uma adaptacao que sirva para os nossos carros?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Idéia interessante, a parte chata é a temperatura ficar fixa no termostato, ai voce da carona pra mulher e fica aquela historia de ai que gelo, será que em lojas de AC não têm uma adaptacao que sirva para os nossos carros?

 

Você intendeu errado.

 

No termostato digital você informa a temperatura que quiser...

 

Ou seja, no painel irá ficar o visor e 2 botões para que você aumente ou diminua a temperatura.

 

Eu posso informar por exemplo que o compressor deverá desligar quando chegar na temperatura determinada e religar quando a temperatura subir 3°, ou 2° ou 5°....

 

Por exemplo, eu mudo através dos botões para 23° então o compressor irá ficar ligado até atingir os 23° e desligar. daí ele volta a ligar quando chegar em 26° e funciona até 23°, e assim sucessivamente...

 

Se eu mudar para 20° ele irá trabalhar até chegar em 20° depois desliga, e volta a religar quando chegar em 23°, aí trabalha até chegar novamente em 20°...

 

Acho que da forma que eu estou pensando irá funcionar, a dúvida é se isto irá prejudicar em algo o compressor, vida útil, etc...

 

Pq nos nossos carros aquele botão de temperatura nada mais faz doque injetar ar quente no duto para aumentar a temperatura, mas o compressor sempre manda a mesma temperatura.

 

Entendeu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mesmo se der certo seria uma gambiarra das mais loucas..

não sou contra algumas gambiarras, mais gambiarras funcionais.. isso que vc ta querendo fazer acho que vai ter um trem pra ficar perturbando toda hr..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mesmo se der certo seria uma gambiarra das mais loucas..

não sou contra algumas gambiarras, mais gambiarras funcionais.. isso que vc ta querendo fazer acho que vai ter um trem pra ficar perturbando toda hr..

Não entendi o "trem pertubando"...

Eu acho funcional esta adaptação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi o "trem pertubando"...

Eu acho funcional esta adaptação

eu quiz dizer que não seria uma adaptação que ficaria funcionando 100%.. mais se fizer posta pra gente ver como fica.. fico na torcida pra que de certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O gasto não será alto, acredito eu.

 

Vou pesquisar mais sobre o assunto, e se ver que vai dar certo eu faço.

 

Pq eu não gosto do controle de temperatura dos nossos carros, isso de injetar ar quente eu acho que é "gambiarra", pois estará desperdiçando o ar frio que o compressor está gelando.

 

É como se para controlar a temperatura de um ar condicionado em uma sala eu tivesse que abrir algumas portas para aumentar a temperatura...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja li em uma reportagem que o compressor dos carros atuais é "inteligente", nao estou lembrando aonde, mais ele explicava que o compressor ao atingir a temperatura máxima de resfriamento ele diminui o "esforço" de trabalho, as justificativas seriam que o ar precisa ser renovado constantemente para nao causar mau estar e que a mudança de temperatura do interior do veículo é no geral muito rapida o que faria com que o compressor ficasse ligando e desligando a cada 2 minutos em média, o que nao seria algo economico, pois ele estaria sempre trabalhando com mais esforço. Fora isso o sistema de ar digital nada mais é do que um sistema que faz essa mistura de ar quente e frio automaticamente, ele nao liga e desliga compressor. O compressor, evaporador e condensador sao os mesmos, a diferenca esta em braços automáticos que regulam a abertura das portinholas de ar frio e quente. segue algumas das fontes utilizadas http://bestcars.uol.com.br/ct/arcond3.htm, http://www.autoservico.blogspot.com.br/2010/01/qual-diferenca-entre-o-ar-condicionado.html, http://economia.terra.com.br/carros-motos/meu-automovel/veja-diferencas-do-ar-condicionado-automatico-para-o-manual,51bfc902d1c0f310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive um carro que tinha essa função que deseja. O mesmo não tinha ar digital, era analógico, porém com a função "automático", e existia um sensor de temperatura na cabine do veículo. No seletor tu tinha as opções de ºC em numeral, e na velocidade existia o "auto", "1", "2", "3", "4". Quando deixado no Auto, ele ligava na 4 velocidade e conforme a temperatura era atingida, diminuia a velocidade ou até mesmo desligava o compressor.

 

Funcionava bem, mas sinceramente não vejo tanta vantagem assim para que se faça uma adaptação. Claro, é um ítem de conforto, mas ..

 

 

 

Abs!! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive um carro que tinha essa função que deseja. O mesmo não tinha ar digital, era analógico, porém com a função "automático", e existia um sensor de temperatura na cabine do veículo. No seletor tu tinha as opções de ºC em numeral, e na velocidade existia o "auto", "1", "2", "3", "4". Quando deixado no Auto, ele ligava na 4 velocidade e conforme a temperatura era atingida, diminuia a velocidade ou até mesmo desligava o compressor.

 

Funcionava bem, mas sinceramente não vejo tanta vantagem assim para que se faça uma adaptação. Claro, é um ítem de conforto, mas ..

 

 

 

Abs!! 

Meu ex carro que era um Citroen tinha essa função e funcionava bem pacas, gelava o carro rápido e mantinha a graduação numa boa, boa sorte ai no projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a ideia é ótima!

só não opino sobre como fazer pois não entendo ... mais que seria uma mão na roda, seria!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu até imagino como fazer... Pretendo fazer primeiro externo, se funcionar bem eu dou um jeito de embutir no painel.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se existisse voyage com ar digital eu trocaria

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk

Editado por anselmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se existisse voyage com ar digital eu trocaria Enviado de meu XT920 usando Tapatalk

 

Amigo, qual motor do seu voyage?

 

Vejo que vc mora no Nordeste (Temperatura do cão)

 

Como o AC dos nosso espetaculares carroças VW é fraco aqui em temperatura alta, acredito que vc vai conseguir instalar, mais não vai ter o resultado esperado, vamos pensar um pouco!

 

Vc liga o ar e programa a temperatura, beleza?

 

Vc sai no carro (Por exemplo) em hora quente do dia, o isolamento térmico da cabine dos carro atuais (Populares) não existe, por assim dizer, o pouco que tem é um lixo...

 

Resultado, raramente o compressor vai desligar, sempre vai ficar funcionando tentando baixar a temperatura da cabine, mais pouco vai acontecer, lembrando que o compressor trabalha sempre ON ou OFF, nunca em ritimo mediano, o que controla a temperatura é a velocidade do ventilador, que joga mais ou menos ar pelo evaporador...

 

Lembrando que se seu motor 1.0 e conseguir baixar a temperatura, o compressor pode ficar ligando e desligando, e vc vai ficar com aquela sensação chata de perda de potencia toda hora...

 

Na minha humilde opinião, acho que vai ser um trabalho que vai te causar frustação... 

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, qual motor do seu voyage?

 

Vejo que vc mora no Nordeste (Temperatura do cão)

 

Como o AC dos nosso espetaculares carroças VW é fraco aqui em temperatura alta, acredito que vc vai conseguir instalar, mais não vai ter o resultado esperado, vamos pensar um pouco!

 

Vc liga o ar e programa a temperatura, beleza?

 

Vc sai no carro (Por exemplo) em hora quente do dia, o isolamento térmico da cabine dos carro atuais (Populares) não existe, por assim dizer, o pouco que tem é um lixo...

 

Resultado, raramente o compressor vai desligar, sempre vai ficar funcionando tentando baixar a temperatura da cabine, mais pouco vai acontecer, lembrando que o compressor trabalha sempre ON ou OFF, nunca em ritimo mediano, o que controla a temperatura é a velocidade do ventilador, que joga mais ou menos ar pelo evaporador...

 

Lembrando que se seu motor 1.0 e conseguir baixar a temperatura, o compressor pode ficar ligando e desligando, e vc vai ficar com aquela sensação chata de perda de potencia toda hora...

 

Na minha humilde opinião, acho que vai ser um trabalho que vai te causar frustação... 

 

Abç

Só uma observação, os compressores atuais trabalham sempre on, off só se voce desligar no painel, ele diminui o ritmo quando chega na temperatura minima para evitar o congelamento, mas nunca desliga, e o que controla a temperatura no caso é a mistura de ar quente e frio, mesmo nos carros com ar automatico, a velocidade do ventilador serve para aumentar a troca térmica, porém ao chegar na temperatura desejada, o ventilador deve ser diminuido e a mistura de ar recalibrada para apenas manter a temperatura e  não continuar baixando.

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que o termostato que não tem regulagem dos nosso carros não desliga o compressor quando atinge a temperatura mínima?

 

 

Ele só reduz o ritmo? 

 

Tambem estou pesquisando um pouco pra saber sobre o funcionamento do AC e achei o texto abaixo: 

 

 

Comentários sobre o sistema de ar condicionado do GOL G5 (Voyage - SAVEIRO)

O GOL G5 compartilha várias peças do ar condicionado do seu “primo” FOX. É um modelo de carro que se faz muito instalação de kits de ar condicionado. O sistema de ar condicionado do Gol G5 é equipado com um compressor CVC (Compressor Variável Compacto) da DELPHI, com 6 cilindros e 125 cm³, de cilindrada variável, com 150ml de óleo PAG (POLY ALQUILENO GLICOL) 46 (VISCOSIDADE) e cerca de 450g de fluido refrigerante R134a.

 

Este modelo de compressor dispensa a utilização de termostato ou sensor anti congelamento do evaporador, pois quando o fluido refrigerante retorna para o compressor com baixa temperatura, próximo de zero grau, o compressor diminui sua cilindrada, seu fluxo é reduzido por uma válvula compensadora termostática (torre). Reduzindo a vazão de fluido refrigerante a eficiência no evaporador diminui momentaneamente, evitando o congelamento do mesmo.

 

O condensador possui filtro secador cartucho na lateral do condensador (interno). Na troca do compressor, devido às limalhas e óleo contaminado, a recomendação é trocar todo o condensador com filtro secador. Mas pode ser encontrado para venda, apenas o cartucho com o elemento dissecante e filtrante. Cabe ao reparador avaliar a condição de saturação interna do condensador e trocá-lo ou tentar lavar o condensador e tentar trocar apenas o refil do filtro secador. Devido a dificuldade de limpeza deste modelo de condensador (MULTI FLOW), A RECOMENDAÇÃO SEMPRE É A TROCA DO CONDENSADOR. Isto deve ser considerado no orçamento.

 

Na saída do condensador há uma mangueira de alta, que em caso de vazamento e reparo, para ser retirada pode quebrar o engate giratório. Esta peça já se encontra no mercado de reposição para a troca. O transdutor “de pressão é responsável por “comunicar” ao módulo de injeção a pressão na linha de alta (líquido) entre o condensador e a válvula de expansão. Desta forma, o módulo de injeção permite ligar ou não o compressor e liga o eletroventilador somente quando for necessário. Este transdutor pode apresentar vazamentos internos ou deixar de funcionar.

 

O resistor da ventilação tem o acesso bem “escondido”, em cima da caixa de ventilação, antes do alojamento do filtro antipólen. ESTE RESISTOR COSTUMA QUEIMAR. Este modelo (até 2010) vem sem o filtro antipólen, mas algumas oficinas “adaptam” filtros antipólen. A falta deste filtro ocasiona acumulo de sujeira no evaporador, resultando em diminuição da ventilação, falta de eficiência e até mal cheiro nos difusores. É possivel adaptar este filtro de cabine, as tampas do filtro de cabine são vendidas separadamente nas concessionárias.

 

O EVAPORADOR É UM "VILÃO". O evaporador é um ponto que tem procura no mercado, pois pode apresentar vazamentos, mas cuidado existem dois modelos: um é fabricado pela DENSO e outro pela BEHR, geralmente o da BEHR tem mais procura nos distribuidores.

 

Fonte: http://www.ishi.com.br/?page=d_dicas&id=47#a

 

Nete link:  http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=3434 tambem tem um artigo interessante sobre compressores, mas achei grande para postar aqui. Quem se interessar, dá uma passada por lá. 

Editado por atlan
anselmo curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem estou pesquisando um pouco pra saber sobre o funcionamento do AC e achei o texto abaixo: 

...

 

Fonte: http://www.ishi.com.br/?page=d_dicas&id=47#a

 

Nete link:  http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=3434 tambem tem um artigo interessante sobre compressores, mas achei grande para postar aqui. Quem se interessar, dá uma passada por lá. 

 

Ótimo artigo atlan!

 

mas e onde entra este "termostato" que eu achei para vender? http://s167.photobucket.com/user/injo2006/media/DRADOOL/IMAGENS8034.jpg.html

 

O G5/G6 não possui? Qual será a funcionalidade dele...

 

Pra mim ele serve para desativar o compressor quando ele chegar na temperatura mínima possível, mas no artigo diz que é o compressor que reconhece esta temperatura mínima e reduz o trabalho...

 

E agora? se eu soubesse onde fica este termostato da foto eu faria alguns testes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo artigo atlan!

 

mas e onde entra este "termostato" que eu achei para vender? http://s167.photobucket.com/user/injo2006/media/DRADOOL/IMAGENS8034.jpg.html

 

O G5/G6 não possui? Qual será a funcionalidade dele...

 

Pra mim ele serve para desativar o compressor quando ele chegar na temperatura mínima possível, mas no artigo diz que é o compressor que reconhece esta temperatura mínima e reduz o trabalho...

 

E agora? se eu soubesse onde fica este termostato da foto eu faria alguns testes

 

Amigo

Será que seria valido o amigo procurar uma oficina especializada em AC e trocar umas idéias com algum técnico?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

mas e onde entra este "termostato" que eu achei para vender? http://s167.photobucket.com/user/injo2006/media/DRADOOL/IMAGENS8034.jpg.html

 

O G5/G6 não possui? Qual será a funcionalidade dele...

 

Pra mim ele serve para desativar o compressor quando ele chegar na temperatura mínima possível, mas no artigo diz que é o compressor que reconhece esta temperatura mínima e reduz o trabalho...

 

E agora? se eu soubesse onde fica este termostato da foto eu faria alguns testes

 

Acho que o melhor mesmo é perguntar pra quem entende.  Outro dia achei uma apostila de ar condicionado automotivo neste endereço:

 

http://www.marioloureiro.net/ensino/manuaisOutros/refrigeracao/CursoArCondicionadoAuto.pdf

 

Quem quiser saber mais é so baixar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lembrando que o polo tem o AC digital climatronic (funciona exatamente como você descreveu) com embreagem. isso mesmo, embreagem no compressor de AC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lembrando que o polo tem o AC digital climatronic (funciona exatamente como você descreveu) com embreagem. isso mesmo, embreagem no compressor de AC.

 

Man, todo carro possui este sistema, senão tu não ia conseguir ligar o ar com o carro em movimento ( independente da faixa de rotação ), quer dizer, até iria, porém não iria fazer bem ao conjunto hehe

 

Abs!!

Editado por Dogg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo artigo atlan!

 

mas e onde entra este "termostato" que eu achei para vender? http://s167.photobucket.com/user/injo2006/media/DRADOOL/IMAGENS8034.jpg.html

 

O G5/G6 não possui? Qual será a funcionalidade dele...

 

Pra mim ele serve para desativar o compressor quando ele chegar na temperatura mínima possível, mas no artigo diz que é o compressor que reconhece esta temperatura mínima e reduz o trabalho...

 

E agora? se eu soubesse onde fica este termostato da foto eu faria alguns testes

Iae Anselmo, ressuscitando o post, nada do ar Digital? Cara, imagino que ficaria show! A minha vontade de colocar o ar Digital é que imagino eu por ser tudo comandos eletronicos, poderia coloca-los em "qualquer lugar", e estou com planos de colocar um som multmedia 2 DIN no meu G5, mas não queria perder a originalidade dos botões em cima, com isso pensei em descer os comandos do ar para baixo e sendo digital o serviço seria muuuito mais fácil... hsuahusah

 

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora