Bruno Dias

+1 - Carro nao liga apos troca de alcool para gasolina

39 posts neste tópico

Estava rodando somente no alcool, e hoje faria uma viajem longa. Tive a brilhante idéia de abastecer com gasolina, para o carro rodar um pouco mais sem precisar reabastecer logo. Ontem anoite completei o tanque, 46 litros, e voltei pra casa, rodando exatos 1 km. Ja tinha feito o inverso, rodar na gasolina e depois trocar pro alcool, rodar pouco e no outro dia funcionava normalmente.

Bom, hoje de manha fui ligar o carro e nada. Motor de arranque funciona, sinto um cheiro de gasolina como se tivesse afogado, e nada do carro pegar. Desliguei o negativo da bateria para tentar fazer um reset da central, e nada tambem.

Acabei de ligar no seguro e pedi um guincho pra levar o carro no mecanico. a viajem ja era, terei que sair amanha se tudo der certo hoje.

 

Antes que venham falar, "ah, rode pelo menos 10km pro carro reconhecer o novo combustivel"... Eu sabia, e vacilei.

 

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Puts que droga cara! o duro é estragar o fim de semana por causa disso.

 

boa sorte ai!

 

abs 

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complicado né bruno,é esse é um grande "defeito" meu e nosso,se seguíssemos a risca oque diz o manual do carro nunca teríamos problemas,eu mesmo já fiz isso ai,(obrigado deus por ñ ter dado problema) e calibrar pneus a cada 15 dias,etc etc etc,mas que nada amigo,vç teve que apreender da pior forma,quem sabe ñ era para vç fazer essa viagem?boa sorte amigo.

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Uma pena Bruno, mas se não me engano quando troca de combustível tem que rodar no mínimo uns 5km pra injeção reconhecer o combustível novo.

Não sei se isso foi o fator primordial, pois parece que vc rodou só 1km, mas serve de alerta pra mim. Só ando na gasolina, quando mudar pra álcool vou ficar com a pulga atrás a orelha.

Depois posta o problema aí pra gente.

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Estava rodando somente no alcool, e hoje faria uma viajem longa. Tive a brilhante idéia de abastecer com gasolina, para o carro rodar um pouco mais sem precisar reabastecer logo. Ontem anoite completei o tanque, 46 litros, e voltei pra casa, rodando exatos 1 km. Ja tinha feito o inverso, rodar na gasolina e depois trocar pro alcool, rodar pouco e no outro dia funcionava normalmente.

Bom, hoje de manha fui ligar o carro e nada. Motor de arranque funciona, sinto um cheiro de gasolina como se tivesse afogado, e nada do carro pegar. Desliguei o negativo da bateria para tentar fazer um reset da central, e nada tambem.

Acabei de ligar no seguro e pedi um guincho pra levar o carro no mecanico. a viajem ja era, terei que sair amanha se tudo der certo hoje.

 

Antes que venham falar, "ah, rode pelo menos 10km pro carro reconhecer o novo combustivel"... Eu sabia, e vacilei.

 

Bem, é uma pena ter dado todo esse transtorno. Assim como vc fez, eu faço sempre, troco de combustivel e rodo menos de 3km do posto até em casa, até hoje nunca deu nada. Mas teu relato com certeza vai servir de alerta.

 

Depois posta pra nós qual foi o diagnóstico

 

Abs!

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Poxa que chato Brunao. Meu sogro comprou um Voyage G5 ontem e retirou da agencia com o tanque na reserva, abasteceu com gasosa a noite, e foi do posto pra casa.

Hoje de manha ele ia viajar, o mesmo que você nada do carro pegar, provavelmente o caso estava com etanol no tanque antes dele abastecer.

Ele ia sair de manha cedo, e nao conseguiu ligar o carro. E pra piorar como ele acabou de trocar de carro (nunca teve carro flex nem com injeção eletrônica, ele tinha um Escort XR3), ficou dando partida e acelerando o carro que afogou bonito.

Como cheguei na casa dele la pelas 9h hoje de manhã, a gasolina que tinha afogado o carro evaporou. Depois de umas 10 tentativas de partidas (sem acelerar) e de leve so batendo na chave e deixando o motor de arranque girando o motor por poucos segundos, o carro pegou falhando um pouco, deixei ligado em marcha lenta por alguns minutos.

Depois de uns 2 minutos ele firmou a marcha lenta e não falhou mais, o sogro foi viajar com o carro e não meu ligou pra ir no socorro, quer dizer que não deve ter tido mais problemas.

Boa sorte Bruno, e boa viagem ...

Abraços ...

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cara o mais estranho é você tirar o negativo da bateria e nada ...

só uma pergunta a toa, experimentou tirar os dois bornes?

 

pois quando tive esse problema, eu retirei o borne positivo

depois foi bater chave e o carro ligou .. falhou um pouco, reconheceu o combustível e pronto.

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Tem que tira os dois,juntá-los cerca de 20min.depois ligar nos pólos da bateria,então você gira a chave sem querem ligar o carro,conta 20seg.,pra fazer a leitura e repete esse procedimento três vezes contando 20 seg.,e depois na quarta vez já é pro carro ligar.

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Pessoal posso estar errado, mas esse procedimento de tirar a bateria não serve pra troca ao inverso???

Quando a injeção zera o aprendizado ela entra em 'emergência' e assume o combustível como álcool. Parece que o mapa para queimar álcool queima gasolina mas o inverso não. Por isso me parece que a troca de gasolina para álcool é menos problemática do que o contrário.

 

Posso estar falando besteira, mas pelo menos assim que eu aprendi. Me corrijam se eu estiver errado.

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A central eletrônica do seu carro entrou em modo de "aprendizado" e só está reconhecendo como ETANOL o seu combustível, seja isto por algum erro na ECU ou pelo simples motivo de você estar só com Etanol e abastecer só com Gasolixo e rodar menos que 5km, fazendo que o software não reconheça o combustível colocado. Acredito que um Scanner resolva a sua situação. Boa sorte, abçs!

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Fala ai Brunao,

Conseguiu arrumar o carro, esperamos que tenha viajado tambem após o conserto.

Abraços

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Vixi se um dia precisar andar na gasolina, to ferrado, aqui é etanol na veia!! Vou ter que colocar gasolina e andar uns 100 km pra reconhecer!!!! KKKKKKKKKKKKKKK

vinicius_hozara curtiu isso

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Vixi se um dia precisar andar na gasolina, to ferrado, aqui é etanol na veia!! Vou ter que colocar gasolina e andar uns 100 km pra reconhecer!!!! KKKKKKKKKKKKKKK

Fala Tato,

Também só rodo no etanol maninho.

Só a uns 10 tanques atrás, coloquei mijolina pra tirar a média de consumo na gasola.

Não tive problema do etanol pra gasola, rodei uns 30 Km após abastecer o carro, e no dia seguinte o carro pegou de boa.

Quando acabou a gasola e fui voltar pro etanol, quase deu problema, abasteci e rodei os mesmos 30 km, no dia seguinte o carro pegou normal, mas ao acelerar o mínimo que fosse ele falhava, a acendia a luz do sistema de gases no painel, ficou assim por um minuto. Depois ficou normal.

Não deu mais nenhum problema, mas também nao abasteci mais na gasola, só etanol kkkkkk

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Aqui eu rodo legal no mijanol, não costumo encher tanque, só abasteço com o que eu precisar mesmo. Coloco mijolina quando pego vias expressas longas, ou seja, estradas. Tipo 1x por mês coloco uma mijolinazinha básica rss.

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Fala Tato, Também só rodo no etanol maninho. Só a uns 10 tanques atrás, coloquei mijolina pra tirar a média de consumo na gasola. Não tive problema do etanol pra gasola, rodei uns 30 Km após abastecer o carro, e no dia seguinte o carro pegou de boa. Quando acabou a gasola e fui voltar pro etanol, quase deu problema, abasteci e rodei os mesmos 30 km, no dia seguinte o carro pegou normal, mas ao acelerar o mínimo que fosse ele falhava, a acendia a luz do sistema de gases no painel, ficou assim por um minuto. Depois ficou normal. Não deu mais nenhum problema, mas também nao abasteci mais na gasola, só etanol kkkkkk Enviado de meu LT15a usando o Tapatalk 2

A aqui em SP o Etanol tá num preço legal ainda (média de 1,89 o litro), e pra mim o motor do Gol foi feito pra rodar no Etanol, pelo menos o 1.6 roda macio, super de boa, fora a esperteza do carro que é outra, fora que o risco de ter cachaça adulterada é menor, a mijolina só vale mesmo pela diferença no consumo, mas mesmo assim, se viajo por perto é Etanol na veia. Mas é sério pessoal, mijolina a muito tempo o negão num sabe o que é tenho até medo se um dia precisar colocar.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

antonio.silva1109 curtiu isso

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Caramba, isso aconteceu comigo mês passado, fiquei muito puto. A diferença é que abasteci, rodei 2,5 km até um petshop, parei por 10 minutos e o carro pegou de boa. Rodei mais 2.5 km de volta pra casa e no dia seguinte o carro não pegava. Resumindo, foi fracionado mas rodei 5 km e não resolveu nada.

 

Tava tão puto que forcei o motor de arranque pra kct, poderia ter tido um prejuízo bem maior. Depois de muita insistência pegou, falhando muito. Subi a rotação pra 2500 e segurei por um tempo, parou de falhar a nunca mais deu problema.

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A aqui em SP o Etanol tá num preço legal ainda (média de 1,89 o litro), e pra mim o motor do Gol foi feito pra rodar no Etanol, pelo menos o 1.6 roda macio, super de boa, fora a esperteza do carro que é outra, fora que o risco de ter cachaça adulterada é menor, a mijolina só vale mesmo pela diferença no consumo, mas mesmo assim, se viajo por perto é Etanol na veia. Mas é sério pessoal, mijolina a muito tempo o negão num sabe o que é tenho até medo se um dia precisar colocar.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Cara to pagando média de 1,77 dilmas  no Etanol no Carrefour de Osasco/SP, bandeira shell, raro abastecer em outro lugar, ultimo tanque coloquei etanol v-power a 1,84 dilmas ...

 

Também prefiro o etanol aqui em Sampa o preço ta bom, na ponta do lápis tem de de ir mais ao posto mas na conta Reais por Km rodado o etanol tá melhor que a gasola ...

 

o Meu é 1.0 e roda de boa no etanol, mais forte e sem aspereza, na gasola o 1.0 parece que ta sempre carregado ou com ar condicionado ligado, fica frouxo ...

 

Domingo ao subir a serra pela Imigrantes com 3 pessoas no carro e mala cheia, era 100 Km e com Ar Ligado, passei até por carro de luxo ... que me deixaram no chinelo nas retas da Padre Manoel da Nobrega ...Tudo bem que era puxando 4ª ... pois 1.0 não tem jeito ... se tu não pisar e não souber usar a faixa de torque do motor .... não andar... mas sabendo usar o bicho é valente ....

 

Abraços man ....

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Cara to pagando média de 1,77 dilmas  no Etanol no Carrefour de Osasco/SP, bandeira shell, raro abastecer em outro lugar, ultimo tanque coloquei etanol v-power a 1,84 dilmas ...

 

Também prefiro o etanol aqui em Sampa o preço ta bom, na ponta do lápis tem de de ir mais ao posto mas na conta Reais por Km rodado o etanol tá melhor que a gasola ...

 

o Meu é 1.0 e roda de boa no etanol, mais forte e sem aspereza, na gasola o 1.0 parece que ta sempre carregado ou com ar condicionado ligado, fica frouxo ...

 

Domingo ao subir a serra pela Imigrantes com 3 pessoas no carro e mala cheia, era 100 Km e com Ar Ligado, passei até por carro de luxo ... que me deixaram no chinelo nas retas da Padre Manoel da Nobrega ...Tudo bem que era puxando 4ª ... pois 1.0 não tem jeito ... se tu não pisar e não souber usar a faixa de torque do motor .... não andar... mas sabendo usar o bicho é valente ....

 

Abraços man ....

 

moço aqui o etanol esta R$2,17

um assalto a mão armada!

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moço aqui o etanol esta R$2,17

um assalto a mão armada!

Nesse caso e melhor comprar dois corotes a 1 Dilma cada um ... Sai mais barato o litro, que Absurdo ...

Em qual Estado?

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Nesse caso e melhor comprar dois corotes a 1 Dilma cada um ... Sai mais barato o litro, que Absurdo ...Em qual Estado?Enviado de meu LT15a usando o Tapatalk 2

RJ Etanol Comum a 2,40

antonio.silva1109 curtiu isso

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RJ Etanol Comum a 2,40

 

Negocio ai é ir na Gasola por ai man ...

 

Isso é quase o Litro da Gasola aqui ...

 

R$ 2,67 a Mijolina 

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Uma pena Bruno, mas se não me engano quando troca de combustível tem que rodar no mínimo uns 5km pra injeção reconhecer o combustível novo.

Não sei se isso foi o fator primordial, pois parece que vc rodou só 1km, mas serve de alerta pra mim. Só ando na gasolina, quando mudar pra álcool vou ficar com a pulga atrás a orelha.

Depois posta o problema aí pra gente.

O certo é rodar pelo menos  10km, e ele disse que sabia disso e que esqueceu.

Pessoal posso estar errado, mas esse procedimento de tirar a bateria não serve pra troca ao inverso???

Quando a injeção zera o aprendizado ela entra em 'emergência' e assume o combustível como álcool. Parece que o mapa para queimar álcool queima gasolina mas o inverso não. Por isso me parece que a troca de gasolina para álcool é menos problemática do que o contrário.

 

Posso estar falando besteira, mas pelo menos assim que eu aprendi. Me corrijam se eu estiver errado.

Esse procedimento de desligar a bateria é muito perigoso para a eletrônica embarcada, to vendo muitas pessoas ensinando procedimentos incorretos que podem causar grandes prejuízos ao que as seguirem. 

O correto é ir dando partida sem acelerar até que o carro funcione. Se não funcionar depois de algumas tentativas procure um mecânico.

Ficar desligando e ligando polo de bateria pode ocasionar a queima da central da injeção e só é recomendado fazer em casos extremos.

 

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Editado por DAY

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Negocio ai é ir na Gasola por ai man ...

Isso é quase o Litro da Gasola aqui ...

R$ 2,67 a Mijolina

Mijolina aditivada aqui ta 3,40

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Pessoal eu tive um problema parecido com o dele, alguém poderia me ajudar? sexta-Feira eu voltava do shopping com a namorada e o carro pegou reserva, não tinha nenhum posto aberto nas proximidades pra que eu colocasse combustível, no outro dia sábado, o carro custou a ligar, mas ligou, eu fui no posto, peguei uma pet, voltei e coloquei no tanque, o único problema é que eu esqueci que o carro estava rodando no álcool e na pet eu coloquei gasolina, mas não tive problema liguei o carro fui no posto e coloquei meio tanque de gasolina, porém andei só 2.5 km até chegar em casa e quando fui ligar o carro mais tarde ele não ligava de jeito nenhum, alguém sabe como resolver este problema ? 

PS. eu também sei que deveria ter rodado 10km e que não se deve andar com o carro na reserva, mas estou buscando ajuda e não críticas. Valeu

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