Entre para seguir isso  
Seguidores 0
tsilveira

Ponteiro do painel vs Computador de bordo

12 posts neste tópico

Bom eu comprei essa semana um Voyage G6 1.0 2012/2013 i-Trend com 18k km. Achei o carro muito bom em tudo, para digirir, conforto e tudo mais.

 

Bom primeira coisa que fiz foi parar em um posto e encher o tanque, e comecei a acompanhar no Computador de bordo a autonomia, e a média. Ok, mas a autonomia de iniciou com tanque cheio mostrava 610 km, e aos pouquinhos foi diminuindo, porem eu vejo que no ponteiro ele esta baixando muito mais rápido, se ele seguir nessa tendencia o ponteiro vai chegar na reserva muito antes da autonomia. 

 

No que será que eu devo me basear? Essa leitura do computador é confiável?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapais, eu creio que seja confiável sim, mas por via das duvidas, não custa primeiro ver um teste pratico. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a autonomia vai mudando conforme a sua media de km/l vai mudando, voce pode fazer a conta, divide a autonomia pela media2 de km/l e vc vai ter uma ideia de quantos litros tem no tanque.

 

o computador de bordo do voyage é show de bola, comigo sempre bate tudo, ja parei ate de tirar o teste pratico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz o teste pratico, meu Gol G5 tem CP bate em cima. A media depende da sua tocada, se autonomia diminuiu muito rapido e porque você ta com pé pesadinho, kk. Dai você tem que ir maneirando para fazer a media que te agrada. Abraços!

Editado por GCINCOTSI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tanque da Saveiro/gol/voyage tem 54 litros, sendo que desses, 8 são da reserva. A autonomia conta com os 8 litros da reserva, por isso pode dar uma variada, mas quando peguei minha saveiro na concessionária eu enchi o tanque e marcou 440Km rodados quando chegou na reserva e a média2 estava dando 8,9Km/L, mas 440/(54-8) = 9,56. Acho que a média que o computador de bordo mostra é mais conservadora do que realmente acontece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas  a minha dúvida seria a diferença em que a autonomia e o ponteiros estão marcando, o ponteiro está baixando muito mais rápido do que a autonomia ... Se eu me basear pela autonomia, o consumo está bem satisfatório em Porto Alegre que é um caos o trânsito. Um exemplo prático. 

 

No momento a autonomia está dizendo que eu posso rodar ainda 450km com o combustível que tenho no tanque.

 

E o ponteiro está em um traço antes de chegar na metade do tanque. Quando eu peguei ele eu enchi o tanque e zerei os KMs. Eles está marcando 180km rodados. ou seja, pela marcação do ponteiro que citei acima está chegando perto de meio tanque com 180km rodados, mas a autonomia me mostra que eu ainda rodo 450km. 

 

As duas informações não batem entende? Não sei se consegui ser claro na explicação.

 

Eu vou esperar o ponteiro marcar exato meio tanque e vou abastecer. Se ele abastecer algo perto de 25L significa que os ponteiros estão corretos e a autonomia errada. Mas se os ponteiros estiverem corretos, o consumo está absurdo. 

 

E eu não tenho o pé pesado não, ando muito de boa, dentro da cidade nunca passo de 60km/h. Tinha um celtinha antes, era um carro muito economico.

Editado por tsilveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas  a minha dúvida seria a diferença em que a autonomia e o ponteiros estão marcando, o ponteiro está baixando muito mais rápido do que a autonomia ... Se eu me basear pela autonomia, o consumo está bem satisfatório em Porto Alegre que é um caos o trânsito. Um exemplo prático. 

 

No momento a autonomia está dizendo que eu posso rodar ainda 450km com o combustível que tenho no tanque.

 

E o ponteiro está em um traço antes de chegar na metade do tanque. Quando eu peguei ele eu enchi o tanque e zerei os KMs. Eles está marcando 180km rodados. ou seja, pela marcação do ponteiro que citei acima está chegando perto de meio tanque com 180km rodados, mas a autonomia me mostra que eu ainda rodo 450km. 

 

As duas informações não batem entende? Não sei se consegui ser claro na explicação.

 

Eu vou esperar o ponteiro marcar exato meio tanque e vou abastecer. Se ele abastecer algo perto de 25L significa que os ponteiros estão corretos e a autonomia errada. Mas se os ponteiros estiverem corretos, o consumo está absurdo. 

 

E eu não tenho o pé pesado não, ando muito de boa, dentro da cidade nunca passo de 60km/h. Tinha um celtinha antes, era um carro muito economico.

voce pode fazer isso e ainda te indico mais, faça esse teste, ao chegar ao meio tanque, abastece como sempre, por exemplo eu nao abasteço depois de desarmar a bomba do posto, entao faça como sempre fez, e divida os km pela quantidade de litros, voce vai ter a média, confira com a média do computador de bordo, e por fim multiplique essa média pela quantidade de combustivel restante e poste os resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce pode fazer isso e ainda te indico mais, faça esse teste, ao chegar ao meio tanque, abastece como sempre, por exemplo eu nao abasteço depois de desarmar a bomba do posto, entao faça como sempre fez, e divida os km pela quantidade de litros, voce vai ter a média, confira com a média do computador de bordo, e por fim multiplique essa média pela quantidade de combustivel restante e poste os resultados.

esse marcador de quantos km vc pode rodar ainda com o combustivel que tem no tanque é só uma estimativa em relação ao consumo que vc está tendo no momento.

ele pega a média de consumo momentanea e ve quantos km da pra rodar com aquilo que está no tanque rodando do jeito que vc está.

não da pra levar a risca isso pois vc pode pegar um congestionamento e isso cair rapidinho, pois a média de consumo irá aumentar.

é só  uma estimativa não é algo que vc deve levar como certeza.

na rodovia por exemplo se vc for viajar vai ficar muito mais km pra rodar com o tanque pois na estrada esses carros fazem 14, 15 km/l aí com essa média ele calcula que vc vai poder rodar bastante com o que tiver no tanque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo! Farei os testes e posto os resultados! 

 

Mas já adianto, aqui em porto alegre não tem como fazer média andando constantemente, é semáforo a cada 200m, tranqueira o dia todo, portanto a autonomia está calculando referente a esse uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse marcador de quantos km vc pode rodar ainda com o combustivel que tem no tanque é só uma estimativa em relação ao consumo que vc está tendo no momento.

ele pega a média de consumo momentanea e ve quantos km da pra rodar com aquilo que está no tanque rodando do jeito que vc está.

não da pra levar a risca isso pois vc pode pegar um congestionamento e isso cair rapidinho, pois a média de consumo irá aumentar.

é só  uma estimativa não é algo que vc deve levar como certeza.

na rodovia por exemplo se vc for viajar vai ficar muito mais km pra rodar com o tanque pois na estrada esses carros fazem 14, 15 km/l aí com essa média ele calcula que vc vai poder rodar bastante com o que tiver no tanque.

No meu a média utilizada é a do consumo médio geral, a km/l²,  e pelo menos no voyagem tem batido muito proximo, com diferenca de no maximo 2%, por exemplo, a autonomia fala em 400 km, e a media km/l² esta em 12.5 provavelemente no tanque tem 400/12,5l = 32l, ao abastecer, caberiam 24l, e no geral ao abastecer até desarmar a bomba fica algo entorno de 23,5 a 24,5, agora tua autonomia real vc pode calcular olhando o km/l¹ que é a média do trajeto, se no caso o km/l¹ estiver marcando 10,5 km/l entao sua autonomia real no momento calculado seria 32*10,5  336 km. espero ter ajudado a entender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu a média utilizada é a do consumo médio geral, a km/l²,  e pelo menos no voyagem tem batido muito proximo, com diferenca de no maximo 2%, por exemplo, a autonomia fala em 400 km, e a media km/l² esta em 12.5 provavelemente no tanque tem 400/12,5l = 32l, ao abastecer, caberiam 24l, e no geral ao abastecer até desarmar a bomba fica algo entorno de 23,5 a 24,5, agora tua autonomia real vc pode calcular olhando o km/l¹ que é a média do trajeto, se no caso o km/l¹ estiver marcando 10,5 km/l entao sua autonomia real no momento calculado seria 32*10,5  336 km. espero ter ajudado a entender.

sim, é bem isso, mas o computador não vai ler a gasolina que fica pra além do tanque nas vias de combustível, é essa a diferencinha que eu acho que acontece no calculo manual com relação ao computador

os carros são tudo 2012 pra cima devem usar os mesmos sensores e etc. por isso em todos deve ser a mesma coisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa muito importante que ninguém citou.....qual o combustível que você está usando?

 

Se você faz um tanque com gasolina, o CB ajusta todos os valores com base no consumo da gasolina!

 

Se logo depois você coloca um tanque de etanol, por exemplo, ele demora um pouco a entender que o combustível é outro, e os valores vão se ajustando conforme você vai andando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0