andersonregoso

Turbo gol/voyage 1.0 g6 problemas com a borboleta

9 posts neste tópico

Bom dia, 

Pessoal, instalei um turbo no gol 1.0 g6, usei um modulo clamper para gerenciar um bico auxiliar e enganar o sensor do map que fica no coletor de admissão. O modulo que usei é da hardware car, o gerenciador turbo b. Coloquei um bico auxiliar no turbo de pressurização que é controlado pelo gerenciado. Porem estou tendo um problema com a borboleta eletrônica. Quando a turbina enche da uma pegada, mas o carro começa a perder conforme o giro continua subindo, segando ao final da aceleração com pouco torque. Depois de vários testes descobri que a injeção original do carro está fechando a borboleta quando a turbina começa a mandar ar pra dentro do motor. Alguém sabe um jeito de enganar a injeção ou mesmo de controlar essa maldita borboleta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Turbo no 1.nada? Legal, tem como passar as peças utilizadas, configurações, essas coisas? Quanto à questão, acho que teria que colocar uma injeção auxiliar no sistema, talvez a galera do www.preparados.com.br saiba melhor.

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

Pessoal, instalei um turbo no gol 1.0 g6, usei um modulo clamper para gerenciar um bico auxiliar e enganar o sensor do map que fica no coletor de admissão. O modulo que usei é da hardware car, o gerenciador turbo b. Coloquei um bico auxiliar no turbo de pressurização que é controlado pelo gerenciado. Porem estou tendo um problema com a borboleta eletrônica. Quando a turbina enche da uma pegada, mas o carro começa a perder conforme o giro continua subindo, segando ao final da aceleração com pouco torque. Depois de vários testes descobri que a injeção original do carro está fechando a borboleta quando a turbina começa a mandar ar pra dentro do motor. Alguém sabe um jeito de enganar a injeção ou mesmo de controlar essa maldita borboleta?

 

Boa noite andersonregoso,

 

A borboleta do seu carro está fechando (provavelmente) porque a central não está reconhecendo o sinal do MAP. Em outras palavras, quando a turbina começa a encher, há pressão positiva no coletor de admissão. Como o MAP original lê apenas "vácuo", ou melhor, "depressão" do ar admitido, o sensor de pressão original começa a informar valores fora daqueles calibrados na injeção original.

 

O clamper que vem nesse módulo da Hardware Car, o Turbo B, teria a função de literalmente travar o sinal enviado pelo MAP à injeção em um valor aceitável. Se ele está fechando a borboleta, é porque o clamper ou não está ligado corretamente ou a própria injeção do sue carro não está aceitando o módulo da Hardware.

 

De qualquer maneira, o que eu posso te indicar é partir pra uma injeção programável: Fueltech, Pandoo, Injepro... É o melhor caminho que tem pra poder andar tranquilo. Mesmo com clampers de marcas melhores, como o da Fueltech, a injeção do seu carro não aceita muito bem, e mais cedo ou mais tarde ele vai te apresentar problemas.

 

Abraço

 

 

Gabriel Tavares

 

GMT Performance Automotiva

 

(61) 8131-7736

Markim, rodrigo_am2 e fmondaini curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

Também achei que fosse por causa do map, mas tirando o mangote da turbina também fecha a borboleta. Então não sei mais o que pensar, se mesmo sem a turbina mandar ar pra dentro do coletor ele fecha a borboleta acima dos 4 mil giros do motor. Não entendo o que a injeção acha que está errado, no carro original acelerando. A unica coisa que deixei diferente no teste e que o carro esta sem o coletor, porque a turbina ta no lugar dele, o resto ta tudo original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim que tiver fotos posto ai pessoal, mas se não resolver esse problema vou desmontar o kit. Quanto as peças estou usando uma turbina master power t2 refrigerada a água R363, gerenciador turbo b da hardwarecar que tem a função de enganar travar o sensor do map e também de também de gerenciar o bico auxiliar. Se eu conseguir resolver o problema posto mais detalhes.

rodrigo_am2 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim que tiver fotos posto ai pessoal, mas se não resolver esse problema vou desmontar o kit. Quanto as peças estou usando uma turbina master power t2 refrigerada a água R363, gerenciador turbo b da hardwarecar que tem a função de enganar travar o sensor do map e também de também de gerenciar o bico auxiliar. Se eu conseguir resolver o problema posto mais detalhes.

 

Conseguiu resolver?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

Também achei que fosse por causa do map, mas tirando o mangote da turbina também fecha a borboleta. Então não sei mais o que pensar, se mesmo sem a turbina mandar ar pra dentro do coletor ele fecha a borboleta acima dos 4 mil giros do motor. Não entendo o que a injeção acha que está errado, no carro original acelerando. A unica coisa que deixei diferente no teste e que o carro esta sem o coletor, porque a turbina ta no lugar dele, o resto ta tudo original.

 

 

Ele continua fechando a borboleta porque o código de falha ainda está gravado na central, e vai continuar eternamente até passar um scanner e "tirá-lo".

 

De qualquer forma, pra resolver de uma vez por todas o problema você vai precisar ou reprogramar a sua central original ou instalar uma injeção suplementar - que aliás é o caminho que eu mais te indico.

 

Usar o clamper de MAP nas injeções da Magneti Marelli, em especial a 4GV Total Flex que equipa o seu carro, não é o mais indicado porque quando ela vai fazer as interpolações para montar os mapas de injeção e ignição, ela cruza os valores lidos de rotação, MAP, TPS (que indica o quanto a borboleta está ou não aberta) e ETC ("posição" do pedal do acelerador). Quando ela percebe que um valor está sendo contínuo, no caso do MAP, ela entra em modo de emergência e automaticamente fecha a borboleta. Na verdade se a gente olhar a lógica de funcionamento dela, dá até pra perceber que isso não é nem um defeito, e sim uma medida preventiva a fim de não causar maiores danos nos sistemas integrados à ela.

 

ABraço!

rodrigo_am2, fmondaini e Markim curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, o Gabriel já falou aí o que provavelmente é, e realmente o erro vai permanecer na central até ser retirado, como qualquer avaria permanece, portanto seu teste está indo em vão se não fizer um "reset"...

 

Não sei falar bem sobre esses equipamentos que você está usando, eu usei no início um Digipulse em conjunto com um Clamper da FuelTech, vou te falar a verdade, sofremos horrores pra "regular" o Clamper (ele tem uma regulagem de voltagem que tem que estar afinadinha), mas depois não tive muitos problemas (porém, na realidade rodei pouco tempo nessa configuração).

 

Eu só creio que partir pra uma IE programável não é lá uma tarefa muito fácil, discordando só um pouco do Gabriel, acredito que pra aplicações mais simples essa opção demanda mais: gasto, tempo e capricho pra ficar bom... Outro detalhe, se for pra manter a borboleta eletrônica vai ter que optar pela FT400 (R$2800,00), ou usar em conjunto com a IE programável um módulo para a leitura do "Drive By Wire" (borboleta eletrônica)! Isso sem contar valores como: Sensores de temperatura/pressão, fios, conectores, bobinas e mão de obra...

 

PORÉM, caso esteja disposto a gastar um pouco mais, aí sim... Assino embaixo do que o Gabriel disse! Fueltech ou Pandoo e seja feliz!

Gabriel Tavares e rodrigo_am2 curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora