EduLeitão

Receitas ups performance 1.6

35 posts neste tópico

Existe catalisador de alta performance, assim é só fazer igual tava, só que agora com dimensionado.

 

Lembro aos amigos que não é qualquer dimensionada que vc pode por, pois a maioria é fora do padrão e faz perder potencia e aumentar o consumo !

Para melhorar o escape a vários cálculos a serem feitos como contra-pressão, cilindrada, taxa,tamanho de válvulas/lift/duração e over lap do comando.

Depois de calculado tudo a empresa faz com as curvas e bitola necessária para não se perder torq na baixa e não estrangular a alta .

Não coloquem qualquer coisa, pois seu dindin vai embora e seus hps tbb.

 

lembre-se, coisa fina não é barata !

 

abraço Rfc

 

Incrível, muitos preparadores ainda tem comem grana na marra, não tentam se reciclar e entender a engenharia envolvida...

EU mesmo no passado, antes de ter conhecimento estourei um motor da moto (2t) achava que só gasolina e ar a mais bastava.... kkkkkkk

 

Parabéns por compartilhar o conhecimento!

 

Abç 

RFC curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To vendo o pessoal falar muito de receita aspirada envolvendo coletor de escape dimensionado..

 

Mas a questão é: como ficam as sondas que vão no catalisador?

 

(lembrando que é uma antes e outra depois)

 

A simples retirada do catalisador pode gerar ganhos de potência, mas novamente levando o problema das sondas, que certamente vão acusar na injeção original.

 

Eu tive um Celta com coletor dimensionado, sem catalisador e tubo de 2,5pol. Tinha também filtro esportivo e volante aliviado... Andava bem. Era uma diferença pouco notória, não deixou de ser um carro 1.0 nem de longe, mas ficou mais espertinho sim. O problema é que a retirada do catalisador deu problemas na injeção, tendo que desabilitar o sistema de partida a frio. Como rodava só com álcool, em dias frios era complicado.

A injeção fazia algum tipo de leitura errada e mandava injetar gasolina do tanquinho desnecessariamente...

Não gosto desse tipo de problema chato, proveniente de adaptações... 

 

Alguém conhece alguma solução para retirada de catalisador e/ou instalação de coletor dimensionado nos EA?

 

 

Uma outra solução é a reprogramação da central de injeção, "travando" o valor de uma das sondas e deixando a compensação ser feita apenas por uma única sonda, calibrando os valores de leitura para os obtidos com o novo coletor.

 

O Rfc deu uma boa ideia, que é a de utilizar os catalisadores de alto desempenho. Minha única ressalva é que acredito que mesmo com um desses, a central vá continuar entendendo os valores de lambda como errados, uma vez que tanto o fluxo quanto a própria composição em si dos gases difere da que foi calibrada no módulo originalmente.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o catalisador.... comprem isso aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566244851-inox-316l-extensor-da-sonda-lambda-hho-pkits-de-hidrognio-_JM

Retirem o catalisador, retirem o miolo do mesmo e fechem!

Ao instalar colocar o catalisador de volta sem o miolo e coloque o extensor para afastar a sonda do lugar original.

Pronto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o catalisador.... comprem isso aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566244851-inox-316l-extensor-da-sonda-lambda-hho-pkits-de-hidrognio-_JM

Retirem o catalisador, retirem o miolo do mesmo e fechem!

Ao instalar colocar o catalisador de volta sem o miolo e coloque o extensor para afastar a sonda do lugar original.

Pronto!

 

 

Andar com o catalisador "vazio" dá no mesmo. A central vai continuar lendo um valor de lambda diferente daquele que foi programado porque tanto o fluxo quanto a própria composição do ar expelido é diferente daquela que a sonda pós catalisador consegue "ler" em termos de variação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas Gabriel, isso prejudica o carro? Se eu falar que eu fiz isso no meu a 1 semana e tá funcionando normal... :balada:



MAs usei o extensor pq sei bem q se não usasse, ia dar erro na hora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas Gabriel, isso prejudica o carro? Se eu falar que eu fiz isso no meu a 1 semana e tá funcionando normal... :balada:

MAs usei o extensor pq sei bem q se não usasse, ia dar erro na hora

 

 

brunnobobi, danificar o carro não. Traria prejuízos se estivesse com a luz da injeção acesa, o que nesse caso, seria por anomalia em uma das sondas, fazendo com que a injeção trabalhasse com um mapa "padrão" sem correções, acarretando um aumento no consumo por exemplo.

 

Se está funcionando, é só curtir o carro hahaha

 

Mas é como você falou: foi porque usou o extensor...

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe catalisador de alta performance, assim é só fazer igual tava, só que agora com dimensionado.

 

Lembro aos amigos que não é qualquer dimensionada que vc pode por, pois a maioria é fora do padrão e faz perder potencia e aumentar o consumo !

Para melhorar o escape a vários cálculos a serem feitos como contra-pressão, cilindrada, taxa,tamanho de válvulas/lift/duração e over lap do comando.

Depois de calculado tudo a empresa faz com as curvas e bitola necessária para não se perder torq na baixa e não estrangular a alta .

Não coloquem qualquer coisa, pois seu dindin vai embora e seus hps tbb.

 

lembre-se, coisa fina não é barata !

 

abraço Rfc

 

Concordo com você RFC,

para resolver esses problemas é simples. Basta fazer como eu fiz, usei os diâmetros e curvas de dutos iguais aos originais e mantive também o encaixe para sonda, alterando apenas a presença do catalisador em si. O diâmetro do cano de descarga não foi alterado apenas as " marmitas ", pois também ouvi falar que aumentar o diâmetro do cano de escape traz um ronco mais legal, mas em consequência se perde desempenho em baixas rotações, ou seja, o carro perde torque.

 

Quanto a injeção acesa no painel, me disseram que passando o scanner resolve, não testei por isso não tenho certeza.

 

Espero ter ajudado, 

Abraço!

RFC curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

brunnobobi, danificar o carro não. Traria prejuízos se estivesse com a luz da injeção acesa, o que nesse caso, seria por anomalia em uma das sondas, fazendo com que a injeção trabalhasse com um mapa "padrão" sem correções, acarretando um aumento no consumo por exemplo.

 

Se está funcionando, é só curtir o carro hahaha

 

Mas é como você falou: foi porque usou o extensor...

 

Abraço!

 

Ahhh beleza, to curtindo e bem! kkkkkkkk

 

Abss

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas Gabriel, isso prejudica o carro? Se eu falar que eu fiz isso no meu a 1 semana e tá funcionando normal... :balada:

MAs usei o extensor pq sei bem q se não usasse, ia dar erro na hora

Desculpem a minha ignorância, mas como funciona esse lance do extensor, isso muito me interessa, ainda mais aqui em SP que o Controlar pode voltar de uma hora para outra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O gol tem 2 sondas. Eu usei o extensor na sonda de baixo. O problema todo é nela! 

Basicamente ele afasta um pouco a sonda do lugar original e "engana" a mesma. 

Tá funcionando normal meu carro e não tem dificuldade alguma pra ligar nem nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora