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Pedriinn

Duvida Preparação Aspro ou Turbo

21 posts neste tópico

Pessoal, bom dia ! 

 

Estou com uma duvida, recentemente estava pensando em aspirar o G5, mas ai sempre fui encantando pelo turbo, porém prezo pelo carro e sua originalidade, tanto que só uso produtos originais VW nele.

Aqui no forum tem um cara que altera a cilindrada do 1.0 para 1.4, eai compensa?

 

Não queria o carro tão forte, uso no dia a dia, então consumo é essencial, e de vez em quando viajo com ele, ai que o milzinho sofre, pois 160 ele ja grita, 180 ele chama jesus, 200 foi uma unica vez e achei que o carro ia entrar em um processo de auto destruição rsrs por que o motor já estava chorando.

 

eai o que vocês acham ? melhor pegar um 1.6 ou aspirar o 1.0 ?

 

 

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Pessoal, bom dia ! 

 

Estou com uma duvida, recentemente estava pensando em aspirar o G5, mas ai sempre fui encantando pelo turbo, porém prezo pelo carro e sua originalidade, tanto que só uso produtos originais VW nele.

Aqui no forum tem um cara que altera a cilindrada do 1.0 para 1.4, eai compensa?

 

Não queria o carro tão forte, uso no dia a dia, então consumo é essencial, e de vez em quando viajo com ele, ai que o milzinho sofre, pois 160 ele ja grita, 180 ele chama jesus, 200 foi uma unica vez e achei que o carro ia entrar em um processo de auto destruição rsrs por que o motor já estava chorando.

 

eai o que vocês acham ? melhor pegar um 1.6 ou aspirar o 1.0 ?

entra em processo de destruição foi foda kkkkk

eu tbm so encantado com turbo !! tbm tenho o 1.0 mas pensando não sei se eh um bom investimento colocar turbo num 1.0 ! na minha opinião

pegaria um 1.6 ! querendo ou não turbo mal instalado só da dor de cabeça ! Minha opinião pega 1.6

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Pra VC que gosta de andar em alta, compre logo um carro com motor maior, de 1.6 pra cima...são mais econômicos que os 1.0.

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entra em processo de destruição foi foda kkkkk

eu tbm so encantado com turbo !! tbm tenho o 1.0 mas pensando não sei se eh um bom investimento colocar turbo num 1.0 ! na minha opinião

pegaria um 1.6 ! querendo ou não turbo mal instalado só da dor de cabeça ! Minha opinião pega 1.6

 

 

Mas e uma alteração para o 1.4 ? valeria a pena ? 

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Mas e uma alteração para o 1.4 ? valeria a pena ? 

Então ! essa alteração inclui troca de quais peças ? cabeçote pistões, anéis, faz um orçamento com o rapaz !! ve se o dinheiro investido vai valer a pena !

porque na hora de revender, as pessoas as vezes nem se importa ! 

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Tudo é investimento, quanto tem pra gastar? É claro que se for possível, trocar por um 1.6 é sempre a melhor ideia!

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Se passar pra 1.4, troca praticamente todos os componentes do motor. Cabeçote do 1.6 8v, virabrequim de audi, pistões e etc... A vantagem é que não vai mecher na documentação, o motor vai ficar novo, com potência semelhante a do 1.6 e vai ser exclusivo. Conversa com o RFC que ele te explica direitinho. Ele é de Brasília também. 

RFC curtiu isso

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Antes um aspro sem dor de cabeça com os agentes da lei que um turbo irregular vivendo pagando multa e depósitos !

Carro turbo é bom mas andar irregular é horrível pois vc fica escravo não pode viajar pensando no que vai acontecer se será preso ou multado rebocado etc.

Um aspiradinho fica bom não consome excessivo e passa batido em qualquer blitz , pois seu motor é o mesmo apenas com mudanças internas.

 

Se vc gosta do carro sabe a procedência e não tem $$$ para pegar um igual 1.6 é o melhor custo beneficio.

Pode ficar 8v ou 16v tbb só depende do capital .

 

Vem na minha casa, que vou andar com vc no meu manco 1.0 pra vc ver como ele ja anda rsrs.

Ea 111 1.4 fica brutal de torq pra puxar peso fica ignorante rsrsr.

Estimo a potencia entre 100 a 110 cv com alguns apetrechos a mais rsrsr. 

 

Me da um alo no zap ou me liga .

abraço Rfc

 

rodrigo_am2 curtiu isso

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Eu pegaria um 1.6, em face de vc gostar da originalidade do veículo!

Foi o que eu fiz e não me arrependo. Carro muito melhor  e quase tão econômico quanto o 1.0.

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Pessoal, bom dia ! 

 

Estou com uma duvida, recentemente estava pensando em aspirar o G5, mas ai sempre fui encantando pelo turbo, porém prezo pelo carro e sua originalidade, tanto que só uso produtos originais VW nele.

Aqui no forum tem um cara que altera a cilindrada do 1.0 para 1.4, eai compensa?

 

Não queria o carro tão forte, uso no dia a dia, então consumo é essencial, e de vez em quando viajo com ele, ai que o milzinho sofre, pois 160 ele ja grita, 180 ele chama jesus, 200 foi uma unica vez e achei que o carro ia entrar em um processo de auto destruição rsrs por que o motor já estava chorando.

 

eai o que vocês acham ? melhor pegar um 1.6 ou aspirar o 1.0 ?

 

 

Pedriinn, vou te dar uma sugestão:

 

Porque você não "transforma" o teu bloco em 1.6 logo? Ok, eu mesmo não sou muito fã de encamisar bloco de motor, mas considerando que a sua utilização seria diária mas sem a necessidade de uma preparação forte depois ou coisa do tipo, acredito que no seu caso valeria a pena...

 

Os pistões do 1.0 medem 67,11 mm de diâmetro contra 76,51 mm dos 1.6. Para adaptar esses pistões você precisaria tirar as camisas originais de cada cilindro e instalar as camisas corretas para o EA111 na versão 1.6. Esse serviço é feito em retífica e normalmente a gente chama de "encamisar o bloco". Dependendo da qualidade de fabricação das camisas e do processo de instalação no bloco, você consegue ter uma estruturação mecânica do bloco bem similar à original.

 

Feito isso, você vai precisar substituir também as bielas e o virabrequim: as bielas por serem de alturas diferentes e o virabrequim, devido ao curso dele.

 

Outro ponto é o cárter, que no motor 1.0 é composto por uma única peça. Você vai precisar trocar ele pelo cárter específico para o motor 1.6. Ele é um cárter híbrido, sendo uma parte feita de alumínio fundido e a outra de aço estampado. Com esse tipo de cárter - original VW - você consegue muito mais rigidez entre o bloco e o câmbio, sem contar que atenua os ruídos.

 

Na parte de cabeçote, o modelo do 1.6 é obrigatório. Primeiro pela diferença de diâmetro da câmara de combustão. Segundo é o fato do fluxo de admissão e escape serem diferenciados. Sem contar a graduação do comando de válvulas... Se quer uma dica, troque o seu por um 1.6. Muitas lojas vendem a base de troca, o que reduz bastante o gasto com isso - mesmo sendo um cabeçote já usado, uma conferência em retífica é interessante. Mesmo nesse caso, ainda vale a pena.

 

Troque também o coletor de admissão e o corpo de borboleta(mais uma vez os diâmetros diferem). Obs.: O coletor é porque o do 1.0 tem um ressonador interno, o que diminui o fluxo de ar. Já que vai fazer, melhor fazer da forma "certa" Hahahaha

 

Por fim, você vai precisar trocar a central de injeção do seu carro. A específica para a nova configuração é a Bosch ME 7.5.30 Total Flex – a original é uma Magneti Marelli 4GV Total Flex.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Resumindo um pouco, em termos de peças (sugeridas) você precisaria para essa mudança são:

  • Jogo de Pistões (Medida 76,51 mm)
  • Jogo de Anéis de Pistão (Medidas 1.20/1.50/2.50 respectivamente)
  • Jogo de Pinos de Pistão
  • Jogo de Bielas (Medida 138 mm Entre Centros)
  • Jogo de Bronzinas de Bielas (Medida STD)
  • Virabrequim do Motor EA111 Versão 1.6
  • Jogo de Bronzinas de Mancal (Medida STD)
  • Jogo de Parafusos de Mancal
  • Bomba de Óleo
  • Junta da Bomba de Óleo
  • Cárter Superior do Modelo 1.6
  • Cárter Inferior do Modelo 1.0
  • Junta de Silicone para Cárter (Recomendo a 598 BLACK da LOCTITE)
  • Junta de Cabeçote do Modelo 1.6
  • Jogo de Parafusos do Cabeçote
  • Cabeçote Completo do Modelo 1.6 (Inclui Válvulas, Comando, Tuchos, Travas, Pratos e Molas)
  • Coletor de Admissão do Modelo 1.6
  • Jogo de Juntas do Coletor de Admissão
  • Corpo de Borboleta do Modelo 1.6
  • Junta do Coletor de Escape
  • Bicos Injetores do Modelo 1.6 ( P.N.: 0280156403)
  • Central Eletrônica do Modelo 1.6 (Bosch ME 7.5.30 Total Flex)
  • Correia Dentada (Recomendo a Marca Contitech)
  • Tensor da Correia Dentada
  • Bomba D'Água

 

Uma observação é que você vai precisar reprogramar essa nova injeção, uma vez que seu carro só conta com uma sonda lambda e a nova central é programada para receber o sinal de duas.

 

Bom, ficou longo, eu sei, mas é uma sugestão. Não precisaria mexer com a numeração do bloco no documento do carro e ainda assim sairia mais barato que pegar um 1.6 0km.

 

Grande abraço e precisando, só falar!

Editado por Gabriel Tavares
Diego Garcia, rodrigo_am2 e Markim curtiram isso

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Aproveitando o gancho kkk , não sabia que o bloco 1.0 aguentava o 1.6 , agora e se misturasse 1.6 com 1.0 ja que a R/L do 1.6 e péssima pelo que falam fazer esse motor ter um torque na baixa bacaninha mas que gira bem na alta ou seria impossível ? 

 

Afinal turbo e o sonho MAS aqui em bsb os "homi" tao parando ate por conta de cool blue no faral achando que e xenon.

Pedriinn curtiu isso

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Pessoal, bom dia ! 

 

Estou com uma duvida, recentemente estava pensando em aspirar o G5, mas ai sempre fui encantando pelo turbo, porém prezo pelo carro e sua originalidade, tanto que só uso produtos originais VW nele.

Aqui no forum tem um cara que altera a cilindrada do 1.0 para 1.4, eai compensa?

 

Não queria o carro tão forte, uso no dia a dia, então consumo é essencial, e de vez em quando viajo com ele, ai que o milzinho sofre, pois 160 ele ja grita, 180 ele chama jesus, 200 foi uma unica vez e achei que o carro ia entrar em um processo de auto destruição rsrs por que o motor já estava chorando.

 

eai o que vocês acham ? melhor pegar um 1.6 ou aspirar o 1.0 ?

 

Se vc usa esse carro no dia a dia e viaja com ele mantenha ele original e com a manutenção em dia..

Tente comprar um Gol quadrado de 7, 8 mil reais e instale um kit turbo de 2 mil reais e pronto! 

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Se vc usa esse carro no dia a dia e viaja com ele mantenha ele original e com a manutenção em dia..

Tente comprar um Gol quadrado de 7, 8 mil reais e instale um kit turbo de 2 mil reais e pronto! 

 

 

Cara, hoje em dia até pra andar de AP carburado com turbina APL tá saindo mais que isso... Hahahaha

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Aproveitando o gancho kkk , não sabia que o bloco 1.0 aguentava o 1.6 , agora e se misturasse 1.6 com 1.0 ja que a R/L do 1.6 e péssima pelo que falam fazer esse motor ter um torque na baixa bacaninha mas que gira bem na alta ou seria impossível ? 

 

Afinal turbo e o sonho MAS aqui em bsb os "homi" tao parando ate por conta de cool blue no faral achando que e xenon.

 

 

Pra ser sincero eu não sei te dizer. Precisaria sentar e calcular a R/L que daria com as bielas do 1.0, mas acredito que influenciaria negativamente na taxa de compressão...

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Um bloco de 1.0 só transforma para 1.6 se fizer um método de usar camisas molhadas iguais feitas nos hondas que custa uns 5 mil só este serviço.

Este bloco não possui parede para abrir para 76 mm, já fiz mais de 15 motores 1.4 e sempre meço as paredes.

Se abrir mais que 73 mm já tem perigo de dar pt no bloco pois o mesmo fura e trinca as paredes internas e não presta mais!

pois passaria água para o óleo.

Para 1.4 o pistão mede 70,50 assim fica muita parede para ate mesmo turbinar.

Fazer 1.4 não é barato, porem fica o mesmo bloco e não precisa alterar nada no detran.

No meu método não troco a central, mas pode ser feito o chip de potencia, pois neste caso houve melhora da mecânica"peças móveis".

O cabeçote pode ser trocado ou não, porem vem mais potencia com um maior e é o que eu recomendo.

O melhor custo beneficio é quando vc obtêm o que quer com uma quantia razonável e sem dores de cabeça.

Recomendo a alteração de cilindrada, para quem já  não quer trocar o seu veiculo ou quando o motor deu alguma pala.

 

0 Custo é de 5k sem cabeçote,  incluso montagem/retifica.

6,5 k com cabeçote + preparação leve nos dutos.

Pode se usar 16v tbb .

 

O Do Celso junior  de Sinop   rodou 3 anos com 1,5 bar e nunca quebrou .

Ele gastou uns 12 mil só no motor.

 

Fotos do 1.4 turbo

 

http://img231.imageshack.us/img231/44/sam0090m.jpg

 

http://img69.imageshack.us/img69/562/sam0091y.jpg

 

http://img690.imageshack.us/img690/1397/sam0092d.jpg

 

http://img833.imageshack.us/img833/8901/sam0093j.jpg

 

http://img706.imageshack.us/img706/2568/sam0094kq.jpg

 

 

abraço Rfc

 

 

 

 

Markim curtiu isso

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Aproveitando o gancho kkk , não sabia que o bloco 1.0 aguentava o 1.6 , agora e se misturasse 1.6 com 1.0 ja que a R/L do 1.6 e péssima pelo que falam fazer esse motor ter um torque na baixa bacaninha mas que gira bem na alta ou seria impossível ? 

 

Afinal turbo e o sonho MAS aqui em bsb os "homi" tao parando ate por conta de cool blue no faral achando que e xenon.

 

Não aguenta pistão do 1.6 não, e para usar o vira do 1.6 precisa usar outra biela e achar um pistão compatível  para dar altura ate o topo do bloco.

 

Para calcular R/L  Basta dividir por 2 o curso do virabrequim e depois dividir pelo tamanho da biela.

 

Ex Curso 86,9 mm biela 138 mm

86,9 / 2 =43,45

43,45 / 138=0,31 r/l  alto 

 

 

Motores para alta performance, o ideal é curso = ao tamanho do pistão  ou menor,  porém existem variáveis de construção .

Preste atenção nos motores de motos eles ensinam muito ! 

 

Abraço Rfc

Editado por RFC
rodrigo_am2 e skygtr25 curtiram isso

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Pra ser sincero eu não sei te dizer. Precisaria sentar e calcular a R/L que daria com as bielas do 1.0, mas acredito que influenciaria negativamente na taxa de compressão..imaginei

Imaginei a mesma coisa , mas nesse caso o turbo supriria isso ou sera que ficaria tao baixa a ponto de perder rendimento mesmo sobrealimentado ? 

Não aguenta pistão do 1.6 não, e para usar o vira do 1.6 precisa usar outra biela e achar um pistão compatível  para dar altura ate o topo do bloco.

 

Para calcular R/L  Basta dividir por 2 o curso do virabrequim e depois dividir pelo tamanho da biela.

 

Ex Curso 86,9 mm biela 138 mm

86,9 / 2 =43,45

43,45 / 138=0,31 r/l  alto 

 

 

Motores para alta performance, o ideal é curso = ao tamanho do pistão  ou menor,  porém existem variáveis de construção .

Preste atenção nos motores de motos eles ensinam muito ! 

 

Abraço Rfc

E nesse caso melhor alternativa e menos custosa seria o 1.4 . Sera que 16v melhora (dizem que o do gol turbo tem variador) ai seria uma mao na roda 

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Um bloco de 1.0 só transforma para 1.6 se fizer um método de usar camisas molhadas iguais feitas nos hondas que custa uns 5 mil só este serviço.

Este bloco não possui parede para abrir para 76 mm, já fiz mais de 15 motores 1.4 e sempre meço as paredes.

Se abrir mais que 73 mm já tem perigo de dar pt no bloco pois o mesmo fura e trinca as paredes internas e não presta mais!

pois passaria água para o óleo.

Para 1.4 o pistão mede 70,50 assim fica muita parede para ate mesmo turbinar.

Fazer 1.4 não é barato, porem fica o mesmo bloco e não precisa alterar nada no detran.

No meu método não troco a central, mas pode ser feito o chip de potencia, pois neste caso houve melhora da mecânica"peças móveis".

O cabeçote pode ser trocado ou não, porem vem mais potencia com um maior e é o que eu recomendo.

O melhor custo beneficio é quando vc obtêm o que quer com uma quantia razonável e sem dores de cabeça.

Recomendo a alteração de cilindrada, para quem já  não quer trocar o seu veiculo ou quando o motor deu alguma pala.

 

0 Custo é de 5k sem cabeçote,  incluso montagem/retifica.

6,5 k com cabeçote + preparação leve nos dutos.

Pode se usar 16v tbb .

 

O Do Celso junior  de Sinop   rodou 3 anos com 1,5 bar e nunca quebrou .

Ele gastou uns 12 mil só no motor.

 

Fotos do 1.4 turbo

 

http://img231.imageshack.us/img231/44/sam0090m.jpg

 

http://img69.imageshack.us/img69/562/sam0091y.jpg

 

http://img690.imageshack.us/img690/1397/sam0092d.jpg

 

http://img833.imageshack.us/img833/8901/sam0093j.jpg

 

http://img706.imageshack.us/img706/2568/sam0094kq.jpg

 

 

abraço Rfc

 

 

 

É, na verdade "camisa molhada" é o nome que se dá à característica de construção do bloco. Ou seja, nesse caso o bloco em si é vazado e cada cilindro forma uma camisa avulsa dentro dele. Tanto que em blocos desse tipo você não realiza brunimento em camisa.Se arranhou, você troca - tanto que você não encontra pistão com sobremedida para esses casos por exemplo.

 

Quanto a usar esse princípio, seria realmente impossível considerando as medidas externas do bloco original da família EA111.

 

Usar as camisas do 1.6 é viável sim, considerando que os blocos são intercambiáveis com as mesmas medidas externas e o mesmo número de galerias.

 

Quanto a usar as camisas do 1.6, aproveitei e fui hoje à retífica conferir a viabilidade disso. Caber até que cabe, mas não existiria vida útil em termos de resistência mecânica do bloco. Apesar de serem iguais em medidas externas, os blocos dos 1.0 e 1.6 se diferenciam no processo de fundição da liga do ferro (que é enriquecido com titânio).

 

Faz parte, vivendo e aprendendo hahahahaha

Markim curtiu isso

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Imaginei a mesma coisa , mas nesse caso o turbo supriria isso ou sera que ficaria tao baixa a ponto de perder rendimento mesmo sobrealimentado ? 

E nesse caso melhor alternativa e menos custosa seria o 1.4 . Sera que 16v melhora (dizem que o do gol turbo tem variador) ai seria uma mao na roda 

 

Nem tanto para o variador, mas sim pelo aumento de fluxo com válvulas 22 mm na adm e 20mm na escap.

skygtr25 curtiu isso

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Nem tanto para o variador, mas sim pelo aumento de fluxo com válvulas 22 mm na adm e 20mm na escap.

Humm muito interessante , vou juntar a grana e devo seguir esse caminho 1.4 16v  vlw

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Como eu falei antes, até  poderia  por pistões do 1.6 ou ate maior, basta ter bala na agulha !

Este serviço custa entre 5 a 7k aqui em Brasilia .

A foto é de um motor de marea agora com camisas molhadas  forjadas .

Esta é a unica forma de usar pistões do 1.6 no 1.0 .

 

abraço Rfc

 

 

post-21870-0-34311200-1405133280_thumb.j

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