Faz o seguinte, pega um multímetro na escala pra medir tensão.
1. Mede a tensão da bateria e anota.
2. Liga a ignição do carro. Entre o terminal do solenóide e a carcaça do motor de partida, o valor tem que dar 0 V. Se o valor der diferente disso, o chicote pode estar em curto.
3. Ainda com a chave ligada, meça a tensão entre o terminal do motor de partida e a carcaça. De novo, o valor tem que dar 0 V.
4. Agora, mede a tensão do terminal que vem do positivo (+) da bateria com relação à massa do carro - positivo do multímetro no terminal e negativo no ponto de terra da longarina. Aqui, você vai ter que achar o valor igual ao da tensão medida antes na bateria. Se der diferente, tem fuga de corrente no chicote.
5. Por último, com o multímetro conectado da mesma forma como nos passos 2 e 3, peça para alguém dar a partida no motor. Nos dois casos o valor vai ter que ser de, no mínimo, 9 V. - LEMBRA DE DESLIGAR A BOBINA ANTES.
Se algum dos valores der diferente do especificado, desmonta todos os conectores do motor de partida e da bateria e aplique limpa-contato. Verifica os chicotes também quanto a continuidade de corrente neles.
Se todos os valores coferirem mas ainda apresentar a falha, aí sim você vai precisar desmontar o motor de partida e substituir os componentes internos dele.
Abraço!
Gabriel Tavares
GMT Performance
(61) 8131-7736