adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1511 posts neste tópico

Bom galera, vou falar um pouco do tipo de óleo para o gol g5

O que o manual recomenda são óleos que atendam a especificação VW 502.00
Essa especificação está em uso desde 2002 na VW.
No manual fala as viscosidades do óleo, que é 5W40, 10W40 e 15W40 API SJ ou superior. Apenas eles. Nem pensem em colocar um 20w da vida, pois vai matar seu motor.

Como o gol g5 exige a mesma atenção de manutenção similar a do Polo, temos que fazer a troca de óleo no tempo certo, pois no ano de 2009, gol g5/voyage 1.0, Fox 1.0 tiveram problemas com motor, que batiam aos 5000 km, e segundo a VW, foi a especificação errada do óleo que causavam problemas.

Então, com esse histórico negativo do carro(o gol g5 foi lançado em julho de 2008), não devemos descuidar da manutenção do motor, principalmente no quesito óleo

Apesar de o manual recomendar as viscosidades 10w40 e 15w40, o que se dá bem no motor do gol g5 é o 5w40.

Pq isso? Por experiência própria, eu desde que tenho o carro(peguei zero km), sempre usava(e uso) o 5w40, mas entre na revisão de 30 e de 45 mil rodados, usei o óleo 15w40 API SL, marca Selenia.

O carro ficou manco e beberrão, além do mais, ao acordar, os tuchos demoravam a encher. Como o óleo é mais grosso, demorava mais pra lubrificar. Me retei e coloquei de volta o 5W40.

Então, pra não haver problemas, sugiro alguns óleos 5W40. Meu carro tem 65 mil rodados e só uso o sintético. Um bom exemplo é meu cunhado, que tem um Polo 1.6 2002/2003, com 96 mil rodados e SÓ usa óleo 5W40. E tá redondinho.

Bom, chega de conversa, vou sugerir alguns óleos que são facilmente encontrados no mercado. O maior defeito dele é o PREÇO ELEVADO. Aqui em SSA, um Mobil 5W40 API SN custa R$ 34,00 o litro. Já em Brasília, em Taguatinga, Setor H Norte, numa loja de óleo, um Elaion Full Perfomance 5W40 API SM custa R$ 57,00 o litro. O Militec custando quase R$ 100,00.

Falei, falei. Vou colocar as opções de óleo

CASTROL SLX PROFESSIONAL API SL 5W40

Ao que sei, é o único 5W40 SL. Vende nas concessionárias. Uma porcaria


2cbf6775a12504671ceb59342c45aadc.jpg


Lubrax Sintético API SM 5W40

Muito bom e tem um bom preço

oleo-de-motor-lubrax-100-sintetico-sae-5

Lubrax Supera 5W40 API SN
Dizem que é um dos melhores óleos do mercado. Esse é a versão moderna do famoso Lubrax Sintético

lubrax-sintetico-5w40_iZ1162XvZxXpZ1XfZ2

Pentosinthy 5W40 API SM
Soube que é o óleo usado pela Audi. Esse óleo achei na Saga-DF por R$ 27,00, vendido no balcão da concessionária

s_MLB_v_O_f_166177859_7837.jpg

Havoline® Ultra 5W-40 com Deposit Shield API SM.
Óleo muito bom, mas raro de encontrar.

s_MLB_v_O_f_190214765_3493.jpg

ELAION

A Repsol, fabricante da Elaion, tem dois óleos 5W40, um API SL e outro API SM

Plus Sintético 5W40 API SL(Embalagem verde)
As concessionárias usavam até 2009 este. Muito bom

s_MLB_v_O_f_187334416_8537.jpg

Elaion Full Perfomance 5W40 API SM
Eu uso esse. Muito bom. Custa R$ 23,00 o litro(Itabuna-BA). Esse é o melhor óleo da lina Elaion

Oleo%205W%2040%20sintetico.jpg


Motormax MOTOR TREATMENT SYNTH SAE 5W 40 API SM

s_MLB_v_O_f_1132301392_082011.jpg

Motul 1lt 100% Sintetico 8100 X-Cess 5w40 API SM

s_MLB_v_O_f_177944134_1398.jpg

Mobil Super Sintético 5W40 API SN
É o óleo nacional mais avançado que há hoje, pois é o ÚNICO que vem com a classificação API SN. Já cogito a possibilidade de usá-lo

96.jpg

Petronas Sinthyum 3000 5W40 API SM
Achei no Extra, por 34 reais o litro. Petronas era fornecedora da Formula 1. Agora ñ sei se a Williams a utiliza.

petronas+syntium+3000.jpg

img9844-o.jpg

Selenia Perform 5W40 API SM
Selenia é o óleo da Fiat, assim como o AC Delco é da Chevrolet. Mesmo assim, eles fizeram para a Volkswagen, pois atende a especificação VW 502.00. Então, pode usar sem medo

703336_250.jpg

Shell Helix Ultra 5W40 API SN
Muito bom. Nunca usei, mas o Helix é original da Ferrari

image.1531055471.jpeg

Ipiranga F1 Master Sintético SM 5W40

0914093730ipirangaf1mas.jpg


As opções são muitas. Só estou mostrando alguns.


Ah!Lembrando que nas embalagens dos óleos que citei acima, elas vem escritas bem assim " VW 502.00"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, belo topico!

Sei que o óleo é super importante, mas confesso que quando mandei o o carro para a primeira revisao nem olhei nada, nem perguntei o que foi colocado. acredito que seja o recomendavel pela VW

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu pai comprou uma caixa com 24 x 1 Litro do Castrol na concessionária, já que nós dois temos gol.

Saiu bem em conta, além de ser muito fino, exelente mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito boa sua observação, eu também simpatizo com o mobil, alguém sabe dizer se eu posso exigir a especificação do óleo na ccs? abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho uma duvida quanto a que oleo usar, no manual, como já foi dito aqui, pode-se usar oleo 10W40 API SJ ou superior, pois bem, eu uso o Mobil Flex 10W40 que é API SM, logo superior à SL, mas tem gente q diz q faz mal porque não é 100% sintetico e sim semi-sintetico, a meu ver não há problema uma vez que com as mesmas especificações das normas SAE e API os oleos devem ser iguais, inclusive miscíveis, o que pode mudar é a durabilidade, mas como troco a cada 5000 Km oleo e filtro acho q não tem nenhum problema, alguem entendido do assunto pode esclarecer se estou certo ou errado? desde já agradeço.

a diferença de preço é gigante, aqui em Fortaleza-CE, o Mobil Flex 10W40 custa R$ 16,00 o litro, comprado a granel, e o Mobil One 0W40 custa R$ 38,00 a garrafa de 1 litro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troquei o óleo do meu na concessionária tem 1 mês, eles estavam usando Elaion 5W40, mas como lá mesmo, nas outras duas vezes fora colocado Castrol SLX 5W40, disse que fazia questão do mesmo óleo que era usado antes. Resultado, tiveram que comprar porque não tinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale a pena colocar o aditivo que as css oferecem na revisão, qual seria o melhor, alguém já colocou fora da css.

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vale a pena colocar o aditivo que as css oferecem na revisão, qual seria o melhor, alguém já colocou fora da css.

Abç

Qual é? Aditivos condicionadores de óleos? As concessionárias daqui de SSA usam o da Wurth.

Se for colocar por fora, tem esses aqui no mercado. Preço médio de R$ 30,00

Bardahl B12,Bardahl Power Racing o STP Oil Treatment e o Draft Motor Treatment.

Esses aditivos NÃO ENGROSSAM o óleo. Os que engrossam são o Bardahl Prolonga, STP Smoke Treatment e Draft Eliminador de Fumaça, pois servem pra motores cansados, que estão fumando, queimando óleo. São aditivos encorpantes do óleo, recomendado apenas quando se quer adiar uma já inevitável retífica de motor, quando o carro bate tucho, fuma e queima óleo (baixa o nivel), estando o motor com suas folgas mecânicas bem acentuadas. E efeito é de curta duração.

B12, Oil Treatment e Draft Motor Treatment são aditivos complementares para o óleo. Não aumentam o período de troca nem muito menos dispensam os cuidados básicos. Você deve continuar a trocar o óleo/filtro na Km correta e usar o óleo padrão do seu motor. Eles se misturam ao óleo, mas mantém suas propiedades, ou seja atua independente.

A principal caracteristica é se manter aderido nas partes metálicas altas do motor (ex: cabeçote e componentes) c/ o motor em repouso. Ele demora + p/ decantar, assim mantém td lubrificado, até a partida do dia seguinte. Evitando desgaste momentâneo da 1ª virada. Aquele barulhinho de tuchos enchendo pela manhã, sabem? É 1 aditivo muito conhecido, e está há mais de 50 anos no mercado(o Bardahl).

A história do Bardahl B12 começa na 2ª guerra. Os Aliados usavam um produto secreto que ia no motor dos veículos(jipes, caminhões e tanques), onde se forem atacados e o óleo baixar, o motor continuava a funcionar até o reparo mais próximo.

O melhor que eles só Militec, que adere no metal(condicionador de metais) e dura 20 mil rodados. O único defeito dele é o alto preço. Custa no ML R$ 65,00. Achei em BSB por R$ 90,00

Pode sim.

Jorge Paiva curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na revisão dos 10.000km a cc aqui de floripa colocou o petronas, estava usando só o castrol, hoje é que vi devido a etiqueta no parabrisa, não gosto de trocar de marca de oleo, sempre uso a mesma, notei que é mais escuro que o castrol, quanto ao desempenho/barulhos do motor por enquanto esta igual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu perdi a minha 3a. revisao pelo tempo, comecei eu mesmo a fazer as revisões, ou seja, coloquei o mobil sintético. Vou te dizer que esse óleo é duca..... o carro ficou beeem mais macio e mais redondo. E detalhe a minha revisão era de 15 em 15k, porém acabei fazendo essa 3a revisão com 40k e vou te dizer que o estado do óleo estava lastimável! Um absurdo! 15k nunca mais!

Sempre fiz as trocas dos meus carros com 7,5k com semi sintéticos e 10k sintético, pois dependia do carro.

Abraços.

PS: também usso millitec de 20k em 20k. Eu recomendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha revisão de 30.000km o malandrinho da concessionária (Disbrave - Aeroporto DF ) colocou um tal de GULF TECH (mesma viscosidade 5W40), coisa de R$33,00 o litro... nunca ouvi falar nessa marca, MAS...... quando vi já estava feito e resolvi deixar quieto....

Bando de FDP!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Sempre tive dúvidas, dai fuçando no lixo que é o site da VW, achei isso. Espero que ajude na hora de cobrar a qualidade do serviço na autorizada.

Especificação e marcas de óleos aprovados pela VWB:

http://www.volkswagen.com/br/pt/servico ... uidos.html

Plano de Manutenção e revisões com preços tabelados, cuidado para não serem explorados pela concessionária, na revisão:

Digite aqui o modelo e Km de seus veículos e depois vejam os preços fixos de suas revisões, sendo que estes itens são considerados tanto pela VW como pela Concessionária VW como básicos para a manutenção da garantia do veículo. Não sendo necessário mais manutenções adicionais e aumento de custo da revisão*.

*Claro que o valor e os itens podem variar, caso o veículo apresente algum problema fora do especificado pelo fabricante.

Segue o link e fiquem espertos com os abusos:

http://www.volkswagen.com/br/pt/servico ... encao.html

gleuber7 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o óleo recomendado pela vw? 5 w40 ou 10 w40?

se colocar o óleo que não for recomendado não perde a garantia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camaradas,

Então segue a especificação do site descrito no site da VW:

http://www.volkswagen.com/br/pt/servico ... uidos.html

Outras Marcas também recomendadas pela VW:

http://www.vwbr.com.br/siteCms/oleosefluidos/op2.html

Então, se não me engano para que não perca a carantia dos 3 anos as revisões devem se feitas em concessionárias. Ainda mais se tratando de VW com o histórico de graves problemas nos motores. Recomendo sempre utilizarem o óleo especificado pelo fabricante, pois caso o veículo ainda esteja em garantia e ocorre um problema no motor e que teoricamente seria problema de projeto. Ao constatarem o uso de lubrificante fora da especificação, corre-se o risco de perder a garantia e ainda ficar com um baita prejuízo.

Portanto, devemos analisar bem os termos e os riscos do uso de lubrificante e peças não recomendadas pelo fabricante. :wtf:

oleosvw.png

Outros óleos que são reconhecidos pela VW:

oleosvw2.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem troquei o óleo do carro 30000 km (não fiz a revisão meu carro ta com dois anos 30.000 e pagar 580 reais para trocar óleo e filtros acho sacanagem , não tenho o que reclamar no carro não notei nenhum barulho estranho no motor e hoje to fazendo em torno de 9 a 9,5 por litro usando o ar quase tempo integral).

Depois de pesquisar pelos foruns resolvi usar um aditivo para o óleo confesso que gostaria de usar o Militec, o problema é que não consegui encontrar e achei muito caro então resolvi usar o Molykote a-2, paguei 20,00 por 150ml adicionei ao oleo Castrol SLX professional 5w40 paguei 28,00 cada litro, troquei filtro de óleo , filtro de ar e filtro de combustível paguei por tudo 153,00.

Bom vamos aguardar o comportamento do carro com esse aditivo ate agora so posso dizer que achei o motor mais silencioso ( isso normalmente acontece com qualquer carro apos a troca de oleo nos primeiros km), os caras dizem que melhora ate o consume apesar de achar o meu bem hoje bem razoável.

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já eu vou fazer a troca do óleo no meu carro. Vou colocar o óleo Mobil 5W40 e um pouco de Bardahl B12 pra ver como fica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A STP lançou esse óleo

Oleo Motor Stp Top Synthetic 5w40 API SL

s_MLB_v_O_f_177001404_3928.jpg

Mais informações no site da STP

www.stp.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Srs acabei de colocar essa porcaira de Bardahl B12 e o óleo ficou extremante grosso e a diferença não é pouca .

A revisão do carro é daqui a um mês mas não estou com coragem de rodar com isso no carro, vou baixar o óleo amanhã mesmo ou antecipar a revisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

comprei esse aqui

Havoline® Ultra 5W-40 com Deposit Shield API SM

R$ 21,00 o litro em SSA

Aqui, o óleo sintético custa em média R$ 25,00 fuçando na Baixa de Quintas. No Extra custa R$ 34,50(Petronas Synhtium 5W40)

O mais caro é o Shell Helix 5w40, que nos postos custa R$ 49,00 o litro

Fim do mês vou trocar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que acontece hoje,é que os motores "modernos"...do gol por exemplo não funcionão a 90 graus e sim a 100 graus aproveitando todo o calor como forma de energia,e os lubrificantes antigos a 100 graus acabam queimando que lógicamente se tranformando em borra no motor...por isso é indispensável um óleo 5w40 ou melhor ainda 0w40 no motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que acontece hoje,é que os motores "modernos"...do gol por exemplo não funcionão a 90 graus e sim a 100 graus aproveitando todo o calor como forma de energia,e os lubrificantes antigos a 100 graus acabam queimando que lógicamente se tranformando em borra no motor...por isso é indispensável um óleo 5w40 ou melhor ainda 0w40 no motor.

Se não me engano o Mobil 1 é 0w40 esse também consta na tabela da VW que postei acima como recomendado. Alguém tem idéia do preço dese produto? :roll:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que acontece hoje,é que os motores "modernos"...do gol por exemplo não funcionão a 90 graus e sim a 100 graus aproveitando todo o calor como forma de energia,e os lubrificantes antigos a 100 graus acabam queimando que lógicamente se tranformando em borra no motor...por isso é indispensável um óleo 5w40 ou melhor ainda 0w40 no motor.

Se não me engano o Mobil 1 é 0w40 esse também consta na tabela da VW que postei acima como recomendado. Alguém tem idéia do preço dese produto? :roll:

Mobil 1 0W40 aqui em SSA custa 45 reais o litro

é nessa faixa de preço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora