felipewallace

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  1. Abastecer é complicado mesmo, eu nunca coloco o mais barato, sempre procuro postos grandes de bandeiras conhecidas e mesmo assim fico desconfiado, ninguém me garante que não estou pagando mais caro por combustível vagabundo.   Sempre encho o tanque para medir o consumo, nunca aconteceu mas se sair da média não abasteço mais. Aliás, nessa listinha de coisas feitas faltou o filtro de combustível hein.

     

    Bem lembrado, amigo. Voltarei lá para trocar. Obrigado! ;) 


  2. Olá para todos!

     

    Estou abrindo esse tópico com o intuito de dividir com vocês minha experiência. Sou proprietário de um Gol G5 2010/2011, motor 1.0 (POWER) adquirido em 27/10/2010. Fiz as revisões na concessionária até 40.000 km, após isso, eu mesmo fiz as trocas de óleo e demais manutenções necessárias, o carro já rodou 72.000 km e semana passada fui obrigado a fazer uma manutenção corretiva. É exatamente desta manutenção que vou falar: carbonização de motor.

     

    A um certo tempo percebo que a vareta do óleo está carbonizada, além dela, a tampa do óleo, e olhando onde se abastece o lubrificante notei que também havia carbonização. Nunca entendi bem por quê isso aconteceu, pois sempre fiz as trocas de óleo e filtros dentro o prazo, além de usar o lubrificante recomendado pela VW. Pesquisando sobre o assunto (por esse motivo encontrei o G5CLUBE) descobri as razões, são elas: combustível de má qualidade, excesso de condução em área urbana e a tecnologia atualmente usada para aproveitamento de potência do motor. Eu sempre dei preferência para o fator PREÇO, onde a gasolina estiver barata eu enchia o tanque. Pois bem, tudo que economizei com gasolina gastei com o serviço que fui obrigado a fazer. Estava dirigindo o carro e a luz do óleo acendeu, percebi imediatamente e desliguei o motor, logo após dei partida e a luz do óleo apagou, segui meu caminho e isso voltou a acontecer por mais 3 vezes. Parei o carro na oficina e por sugestão do mecânico fiz a descarbonização com desmontagem parcial do motor. Foi retirado a tampa de tucho e eixo do comando (estava vazando óleo pelo retentor), o cabeçote foi mandado para retífica para ficar mergulhado numa substância química para remover toda borra de óleo ali impregnada. O cárter foi retirado para limpeza e o pescador do óleo foi trocado, a peneira estava TOTALMENTE entupida. Além disso fiz a substituição da bomba de óleo. Abaixo postarei fotos do cabeçote e peneira do pescador de óleo para que vocês possam entender a gravidade do problema.

     

    Cabeçote parte superior (eixo comando)

     

    eql8.th.jpg

     

     

    Cabeçote parte inferior (pistão) 

     

    xah7.th.jpg

     

     

    Tampa de tucho e eixo do comando

     

    btog.th.jpg

     

     

    Peneira do pescador de óleo

     

    m0pa.th.jpg

     

     

    Cabeçote descarbonizado

     

    mqq5.th.jpg

     

    9fy9.th.jpg

     

     

    A brincadeira não ficou tão cara, custou R$ 948,00, paguei a vista R$ 850,00.

     

    Detalhamento da despesa:

     

    01 tampa do óleo (estava vazando) R$ 28,00

    04 lts de óleo magnatec R$ 140,00

    01 filtro de óleo R$ 15,00

    01 bomba de óleo R$ 160,00

    01 junta do cabeçote R$  45,00

    01 cola de alta temperatura R$ 30,00

    01 jogo de retentor de válvulas R$ 25,00

    01 retentor do comando R$ 50,00

    01 filtro de ar R$ 25,00

    01 lts de aditivo radiador R$ 40,00

    02 lts de thinner R$ 20,00 (para limpeza das peças)

    01 pescador do óleo R$ 70,00

    xx  serviço da retífica R$ 100,00

    xx  mão de obra desmontagem e montagem parcial do motor R$ 200,00

     

    É isso, gente. Espero ajudar os colegas com meu relato. O serviço ficou nota 10! O motor está funcionando suavemente. Agora só estou usando gasolina aditivada.

     

    Estou aberto a ouvir outras sugestões de correta manutenção e uso do motor.

     

    Obrigado!

     

    Felipe Wallace