adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

O flush bem feito e com produtos de confiança e com pouca carbonização, pode ser feito sim, mais quem tem grana de sobra para desmontar todo motor é outra historia, ou então rodar até entupir tudo com borra....

O Senhore ADG é dono de oficina e deve cobrar uma graninha para descarbonizar um motor todo, não que o mesmo não tenha conhecimento, assisto os videos e o cara sabe sim, isso é indiscutivel.....

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa cola de alta temperatura é pra usar junto com a junta do cabeçote?

 

Achei que o cabeçote só tinha a tal cola pra vedar o espaço entre ele e o motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa cola de alta temperatura é pra usar junto com a junta do cabeçote?

 

Achei que o cabeçote só tinha a tal cola pra vedar o espaço entre ele e o motor.

 

Creio que seja para o carter, pois ali não há junta, então usam a cola para dar uma "vedada" hehe

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que seja para o carter, pois ali não há junta, então usam a cola para dar uma "vedada" hehe

 

Abs!

 

Então usam pouco, pois meu motor tá vazando um pouquinho de óleo. hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essa cola de alta temperatura é pra usar junto com a junta do cabeçote?   Achei que o cabeçote só tinha a tal cola pra vedar o espaço entre ele e o motor.

 

Para o cárter e tampa de tucho. 

adenilson707 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abastecer é complicado mesmo, eu nunca coloco o mais barato, sempre procuro postos grandes de bandeiras conhecidas e mesmo assim fico desconfiado, ninguém me garante que não estou pagando mais caro por combustível vagabundo.

 

Sempre encho o tanque para medir o consumo, nunca aconteceu mas se sair da média não abasteço mais. Aliás, nessa listinha de coisas feitas faltou o filtro de combustível hein.

felipewallace curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Alex,

Com plena certeza desmontando o cabeçote!

Abç

 

Mesmo sendo pelas câmaras de combustão?

 

Pois li que esse procedimento de desmonte é quando o carro está com borra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo pelas câmaras de combustão?

 

Pois li que esse procedimento de desmonte é quando o carro está com borra.

Como citei antes, caronização pode ser em 2 locais diferentes, de modos diferentes...

No cabeçote na câmara de combustão só descarboniza 100% se desmontar o cabeçote (Se usar etanol ou gasolina podiun ajuda a descaronizar depois de vários km rodados)...

No cabeçote onde circula óleo, onde tem o comando de válvulas e etc, dependendo do nível de carbonização (ou borra) pode ser feito flush ou terá de desmontar todo motor...

Abç

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como citei antes, caronização pode ser em 2 locais diferentes, de modos diferentes...

No cabeçote na câmara de combustão só descarboniza 100% se desmontar o cabeçote (Se usar etanol ou gasolina podiun ajuda a descaronizar depois de vários km rodados)...

No cabeçote onde circula óleo, onde tem o comando de válvulas e etc, dependendo do nível de carbonização (ou borra) pode ser feito flush ou terá de desmontar todo motor...

Abç

 

Gasolina Aditivada sem ser a Podium não faz essa limpeza não né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gasolina Aditivada sem ser a Podium não faz essa limpeza não né?

 

Previne, mas NÃO limpa.

 

Quando tem MUITA borra, pódium/aviação/aditivada e álcool de nada resolve.

Se tem borra em excesso, parece graxa ressecada. Nem flush dá conta. Eu vi isso com meus zói castanho véi. Cai de costas quando vi no meu motor(e olha que o meu é 1.0 2008/2009).

 

O que causou borra no meu, foi que eu demorava pra trocar o óleo, fora uma mancada desesperada que fiz aos 13 mil km. O nível ficou abaixo do mínimo, e como tava a mais de 200 km de distância da css(oeste da Bahia, tudo longe), fui completar.

Inventei de misturar Havoline 5w40 mineral com Ipiranga 5w40 sintético. Na primeira revisão já tinha borra. Até quando fez 68 mil km. A luz do óleo acendeu e fui devagarzinho pra oficina.

 

No meu paguei R$ 450,00. Parecia graxa a borra. Limpou a região dos tuchos, comando de válvulas, pescador(de plástico), cárter e bomba de óleo.

Depois disso, só troco com 8000 km rodados

 

Deu borra? DESCARBONIZE.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Previne, mas NÃO limpa.

 

Quando tem MUITA borra, pódium/aviação/aditivada e álcool de nada resolve.

Se tem borra em excesso, parece graxa ressecada. Nem flush dá conta. Eu vi isso com meus zói castanho véi. Cai de costas quando vi no meu motor(e olha que o meu é 1.0 2008/2009).

 

O que causou borra no meu, foi que eu demorava pra trocar o óleo, fora uma mancada desesperada que fiz aos 13 mil km. O nível ficou abaixo do mínimo, e como tava a mais de 200 km de distância da css(oeste da Bahia, tudo longe), fui completar.

Inventei de misturar Havoline 5w40 mineral com Ipiranga 5w40 sintético. Na primeira revisão já tinha borra. Até quando fez 68 mil km. A luz do óleo acendeu e fui devagarzinho pra oficina.

 

No meu paguei R$ 450,00. Parecia graxa a borra. Limpou a região dos tuchos, comando de válvulas, pescador(de plástico), cárter e bomba de óleo.

Depois disso, só troco com 8000 km rodados

 

Deu borra? DESCARBONIZE.

 

 

 

O meu não tá com borra. Abri a tampa de abastecimento de óleo e tá tudo limpinho por ali, o que acho que tá acontecendo é que a câmara de combustão está carbonizada, pois meu carro tá grilando com etanol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu não tá com borra. Abri a tampa de abastecimento de óleo e tá tudo limpinho por ali, o que acho que tá acontecendo é que a câmara de combustão está carbonizada, pois meu carro tá grilando com etanol.

 

Tenta dar umas esticadas de marcha com o etanol, não preciso dizer que tudo com bom senso né? hehe

 

Se persistir, manda passar o scanner e pra ver se não é o sensor de detonação

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Abastecer é complicado mesmo, eu nunca coloco o mais barato, sempre procuro postos grandes de bandeiras conhecidas e mesmo assim fico desconfiado, ninguém me garante que não estou pagando mais caro por combustível vagabundo.   Sempre encho o tanque para medir o consumo, nunca aconteceu mas se sair da média não abasteço mais. Aliás, nessa listinha de coisas feitas faltou o filtro de combustível hein.

 

Bem lembrado, amigo. Voltarei lá para trocar. Obrigado! ;) 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu não tá com borra. Abri a tampa de abastecimento de óleo e tá tudo limpinho por ali, o que acho que tá acontecendo é que a câmara de combustão está carbonizada, pois meu carro tá grilando com etanol.

 

Pega uma estrada boa e anda em alta. Limpa tudinho

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pega uma estrada boa e anda em alta. Limpa tudinho

 

Anda em alta com qual combustível?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Anda em alta com qual combustível?

 

O que tiver no tanque. Árcool dá mais resultado

 

Anda a 140 km/h e com a rotação um pouco alta.

 

Meu carro tava com uns grânulos pequenos, peguei a BR-101 por 20 km em alta, ida e volta.

 

No outro dia, limpinho.

 

 

Nunca ouviu falar que andar em alta de forma constante descarboniza? Isso é prática antiga e até na Europa fazem isso quando o carro grila(lá também rola a grilagem dos motores)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico bastante interessante.

 

Meu gol vai fazer 1 ano e só boto aditivada, desde o 3º tanque sempre no mesmo posto (shell v-power).

 

Pensei em botar alcool no verão pra ver se dava uma "limpada" no motor. No meu caso é interessante trocar aos poucos? Botar um tanque de alcool direto poderia soltar muita sujeira de uma vez no motor e entupir filtro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desmistificando o Flush

 

A imagem fala por si

 

E20-engine-flush-b3_01.jpg

 

 

A aplicação de um 'motor clean/engine flush' depende do estado de limpeza do motor antes de aplicar o óleo novo. O óleo aplicado pode ser muito bom, top de linha, um Mobil 0W40 da vida, mas se o motor estiver impregnado de sujeira, irá afetar fortemente a sua prestação e propriedades.
 
O uso de um Flush permite limpar o motor de vestígios de óleo 'velho' - no caso de se querer mudar de refª/marca de óleo - e limpar as borras e resíduos existentes no motor. Os Flush são quimicamente inertes para os vedantes(retentores). O unico senão é não terem aquele 'poder mágico' que muitas vezes seria desejável: se o motor estiver muito sujo ou coberto de verniz, o Flush não faz milagres..

 

 

Se o motor estiver com crostas grossas, igual borra de café bem espessa, só ABRINDO o motor(tira cárter, pescador, tampa do comando de válvulas) e limpa o mesmo, pois o flush nesses casos não tem serventia alguma.
 

Na Europa eles fazem SEMPRE HÁ ANOS e corriqueiramente e não há registros de falhas.

 

 
Un vídeo explicativo
 
 
 
Ah!Sim. Liqui Moly é uma marca de lubrificantes da Alemanha(não tem nada a ver com Molykote, apesar da semelhança). Tal marca lá fora é conceituada e respeitada. Pena que aqui no Brasil é totalmente INEXISTENTE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei meu carro com 13000km rodados. Assim q comprei, na concessionária mesmo, pedi pra fazer a troca de óleo. Não sei q lubrificante foi utilizado, mas dps disso, em todas as trocas foi utilizado o Hélix 5w30. De uns tempos pra cá, o carro anda estranho. Em baixas rotações e com o motor frio, o carro da tipo uns estouros e perde muita potência, fica mt frouxo. Será q isso tem a ver com o óleo utilizado?



Comprei meu carro com 13000km rodados. Assim q comprei, na concessionária mesmo, pedi pra fazer a troca de óleo. Não sei q lubrificante foi utilizado, mas dps disso, em todas as trocas foi utilizado o Hélix 5w30. De uns tempos pra cá, o carro anda estranho. Em baixas rotações e com o motor frio, o carro da tipo uns estouros e perde muita potência, fica mt frouxo. Será q isso tem a ver com o óleo utilizado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To desconfiado de velas ou cabos...o meu fez isso umas vezes e foram as velas meladas de óleo. Troquei e ficou tudo bem.

Vamos aguardar a galera se pronunciar...

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei meu carro com 13000km rodados. Assim q comprei, na concessionária mesmo, pedi pra fazer a troca de óleo. Não sei q lubrificante foi utilizado, mas dps disso, em todas as trocas foi utilizado o Hélix 5w30. De uns tempos pra cá, o carro anda estranho. Em baixas rotações e com o motor frio, o carro da tipo uns estouros e perde muita potência, fica mt frouxo. Será q isso tem a ver com o óleo utilizado?

 

 

To desconfiado de velas ou cabos...o meu fez isso umas vezes e foram as velas meladas de óleo. Troquei e ficou tudo bem. Vamos aguardar a galera se pronunciar... Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

 

O meu deu isso também, troquei as velas e cabos ... depois de alguns meses voltou a falhar e dar uns "estouros"....

e um belo dia coloquei o motor de capô aberto para funcionar e fiquei observando... alguns minutos depois começaram os estouros e comecei a reparar que quando acontecia a falha era junto com o estouro... e olhando atentamente percebi que acontecia uma pequena centelha entre o encaixe do cabo de vela e a torre da bobina.

fui na oficina e pedi pro mecânico olhar e quando o mesmo desconectou o cabo da bobina, começamos a ver pequenas trincas e aí não teve jeito, R$ 580,00 numa bobina nova, mas enfim o problema parou... 

sergiodab curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode-se checar a carbonização na cabeça do pistão retirando as velas e olhando com uma lanterna. Ideal é usar um equipamento proprio para isso com uma camera.

 

 

 

2wgyxvt.jpg

r245c7.jpg

Editado por sergiodab

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aí pessoal olhem aí como se encontravam os pistões do meu carro

quando ele foi pra descarbonização:

 

post-23947-0-23910600-1399260617_thumb.j

 

post-23947-0-21774100-1399260657_thumb.j

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Soares

 

Ano do carro?

Histórico do uso de combustível?

Km rodada?

Intervalo das trocas de óleo?

 

Ab

 

em outro tópico tinha comentado que ja havia pego esse carro bem rodado...

o carro é 09/10

as trocas eram feitas com 10.000 km - 5w40 castrol

quando parei ele para fazer esse serviço estava com 114.000 km

quanto ao combustivel, era alternado: uma semana gasolina e na outra etanol

Editado por soarespa
HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora