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Rodrigolm

Procedimento técnico interessante na troca de óleo do Gol 1.0 EA111

10 posts neste tópico

Vi em um canal de mecânica que em carros cujo o filtro de óleo e colocado VAZIO no veiculo e necessário girar o motor (sem dar ignição) até que luz do óleo apague.

Seria algo como retirar o fusível da injeção e girar o motor até que o filtro encha de óleo.

No video diz que isso é necessário pois haverá uma falha de lubrificação até o enchimento do filtro.

Alguém aqui faz esse procedimento na troca de óleo e filtro?

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Editado por Rodrigolm

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Poxa não vejo muito sentido nisso  , o que eu faço é girar a chave 2 vezes fazendo o carro falhar  , não deixar pegar . Acredito que isso ajude na lubrificação antes de tacar fogo na maquina.

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Poxa não vejo muito sentido nisso , o que eu faço é girar a chave 2 vezes fazendo o carro falhar , não deixar pegar . Acredito que isso ajude na lubrificação antes de tacar fogo na maquina.

Mas vc esta fazendo justamente o que foi dito "evitar a ignição" obviamente a sua maneira.

No meu carro não teria como fazer dessa forma que cita pois ele pega no estalo, mal gira o motor ele pega, ainda mais quente.

O fato importante desse procedimento e saber sê realmente faz diferença ou não a ignição enquanto o óleo não enche o filtro.

E sê esse é um procedimento necessário em carros cujo o filtro e colocado seco no carro.

Eu achei que faz sentido e que talvez nossos (belos mecânicos não tenham esse cuidado) quando a troca é feita fora da CSS por desconhecimento técnico.

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Editado por Rodrigolm

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Isso pra mim é ARMENGUE.

 

 

O que é comum aqui é o seguinte(pois já vi fazer no meu e em inúmeros carros)

 

 

Depois de arriar o óleo e filtro velho, instalam o filtro de óleo no motor, recolocam o bujão do cárter, coloca o óleo, bate a chave e tudo certo.

 

Outro procedimento é colocar um pouco de óleo no filtro, e ficar mexendo igual quando vc bebe uísque com gelo no copo, bem devagar, pra tirar o ar presente no interior do filtro. Cai um pouco de óleo, depois coloca o óleo, pega pressão rapidinho.

LFelipe e HildegardoPS curtiram isso

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Para mim isso tudo é lenda, filtro cheio, filtro seco, aliás o óleo do motor não fica pressurizado, e respira pela tampa aberta ou pelo próprio respiro do motor, então quer encha o filtro quer não, ele vai acabar enchendo sozinho....

Abç

clovis_cam e vinicius_hozara curtiram isso

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Para mim isso tudo é lenda, filtro cheio, filtro seco, aliás o óleo do motor não fica pressurizado, e respira pela tampa aberta ou pelo próprio respiro do motor, então quer encha o filtro quer não, ele vai acabar enchendo sozinho....

Abç

"Hildegardo"

A questão não é exatamente sobre o filtro encher ou não. O mecânico disse o seguinte; "Todo carro cujo o filtro é colocado seco, devesse virar a ignição mas sem permitir a partida do motor, pois haverá falha de lubrificação até o enchimento do filtro."

Faz sentido, pois girar o motor pelo arranque e bem menos agressivo que girar o mesmo pela combustão.

Achei interessante perguntar pois poderia ser algo usual e eu não ter o conhecimento disso.

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Isso pra mim é ARMENGUE.

O que é comum aqui é o seguinte(pois já vi fazer no meu e em inúmeros carros)

Depois de arriar o óleo e filtro velho, instalam o filtro de óleo no motor, recolocam o bujão do cárter, coloca o óleo, bate a chave e tudo certo.

Outro procedimento é colocar um pouco de óleo no filtro, e ficar mexendo igual quando vc bebe uísque com gelo no copo, bem devagar, pra tirar o ar presente no interior do filtro. Cai um pouco de óleo, depois coloca o óleo, pega pressão rapidinho.

Vlw pela contribuição "Adenilson"

Já percebi oque o procedimento do cara não é usual.

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Editado por Rodrigolm

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"Hildegardo"

A questão não é exatamente sobre o filtro encher ou não. O mecânico disse o seguinte; "Todo carro cujo o filtro é colocado seco, devesse virar a ignição mas sem permitir a partida do motor, pois haverá falha de lubrificação até o enchimento do filtro."

Faz sentido, pois girar o motor pelo arranque e bem menos agressivo que girar o mesmo pela combustão.

Achei interessante perguntar pois poderia ser algo usual e eu não ter o conhecimento disso.

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O que sei é pra que a central reconheça, e mande sinal pra cebolinha do óleo(abaixo da bobina) mas com o motor já CHEIO de óleo, não vazio, pra que quando acionar o motor, não tenha erro de leitura.

 

Falo isso que dois mecânicos aqui fizeram isso na minha frente e o que eles falaram faz sentido.

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Bem, EU acredito que não seja tão gritante o filtro ser montado seco, vejam a imagem, o filtro fica logo após a bomba, e o motor nunca fica 100% seco sempre fica óleo nas galerias...

Mais como sempre digo, cada qual é cada qual, certo?

 

circulacao_oleo_motor.jpg

Editado por H i l d e g a r d o
sergiodab, kaallrose, LFelipe e 1 outro curtiram isso

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Esse procedimento é realizado quando se faz retifica total do motor ou tratamento de flush com limpeza de carter, pois não tem óleo lubrificando todo o motor.

 

Quando vc troca o óleo do carro fica um filme protegendo as partes metálicas, nunca sai todo o óleo do motor, não havendo a necessidade de bater a chave para encher a bomba de óleo. È lógico que o técnico responsável pela troca pede para ligar o veículo para verificar se a luz do óleo abaixou, é uma garantia que não ha problema de vazamentos no mesmo.

 

Espero ter ajudado

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