Gabriel Tavares

Project Car - VW Gol G5 1.8 20v Aspirado - DO #61

6 posts neste tópico

 

Fala galera! Depois de um bom temo “sumido”, eis que estou de volta.

 

Alguns devem se lembrar, outros não. De qualquer forma, aqui vai uma pequena apresentação: meu nome é Gabriel Tavares, moro em Brasília-DF e vou mostrar um pouco o projeto que venho desenvolvendo há algum tempo, mas que acabou tomando um rumo totalmente novo.

 

 

A Mudança

 

Boa parte da primeira fase de desenvolvimento do carro estava sendo baseada na mecânica EA111 1.6 8v original, que tinha como objetivo extrair o máximo de potência numa preparação aspirada – algo entre 200 a 250cv esperados no motor. Para quem tem interesse em ver como foi essa empreitada, basta conferir o tópico aqui no fórum:

 

http://forum.g5g6.club/topic/10991-project-car-vw-gol-16-8v-aspirado/?page=1

 

Projeto vai... Projeto vem... Acontece que em abril desse ano, enquanto estava em mais uma das viagens diárias pela internet em busca de peças e informações para o carro, me deparei com um anúncio de uma loja de SP vendendo um motor VW/Audi 1.8 20v 0km, ainda na caixa e com nota, garantindo a procedência do mesmo. O motor EA111 ainda não havia sido concluído, faltando algumas peças importantes para que desse prosseguimento na montagem. Nesse mesmo tempo havia mandado fabricar o cárter de alumínio (necessário para o uso de bomba de óleo externa), mas houve um atraso grande na fabricação da peça e acabei desistindo de fazer na empresa que tinha escolhido. Desanimado um pouco com o andamento das coisas e vendo a oportunidade de adquirir um powertrain bem interessante, não demorei muito para vender boa parte das peças que tinha desenvolvido até então e arrematar a criança multiválvulas. Foi aí que as coisas tomaram outro rumo...

 

 

DO #61

 

Eu sempre gostei do esporte Arrancada. Sempre. Desde pequeno. Não que os circuitos não me atraíssem, mas sempre achei interessante a diversidade e o extremo que as disputas de 201 ou 402m alcançavam. Juntando esse gosto e a nova oportunidade de ter uma motorização competitiva nas pistas, acabei idealizando montar o carro para competir na categoria Dianteira Original (DO) da Arrancada.

 

A categoria DO, segundo o regulamento técnico 2016 da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), admite veículos de turismo de grande produção em série, coupê, sedan ou pick-up, de 2, 3, 4 ou 5 portas, de tração dianteira equipados com motores naturalmente aspirados. Apesar do uso de combustível ser relativamente liberado, podendo ser usado metanol e nitrometano, o uso de óxido nitroso - o popular nitro - é proibido. O que difere ela das outras categorias de carros aspirados de tração dianteira é a certa liberdade de preparação aliada à parte de carroceria e habitáculo, que tendem a ser originais. O uso de peças como capô e portas em fibra de vidro ou de carbono, por exemplo, são proibidos. Por outro lado, podem ser usadas bombas de óleo externa e de combustível mecânica, dois injetores por cilindro e corpos de injeção livres. Apesar do grid relativamente pequeno, com um número modesto de carros inscritos quando comparado a outras categorias da Arrancada, é possível ver motores atingindo a casa dos 500cv com certa facilidade. Para carros aspirados e ainda “montados”, com vidros e acabamentos originais, é o ápice na Arrancada brasileira.

 

Quem quiser saber mais detalhes, o regulamento completo pode ser conferido aqui:

 

http://www.cba.org.br/_img/dinamics/regulamentos/2016-arrancada-tecnico-do.site.pdf

 

 

Configuração

 

Voltando à configuração mecânica adotada, o motor adquirido possui bloco 06ª 1.8L equipado com cabeçote 20v AGU. Vale ressaltar que estes blocos de quatro cilindros são divididos em dois modelos, produzidos – teoricamente – em datas distintas: 058 e 06A.

 

 

XCiUjLA.png

 

 

eSqa8hb.jpg

 

 

O que diferenciam eles, basicamente, são as seguintes características:

 

·        Blocos 058 são encontrados nos veículos até a metade do ano 2000;

·        Modelos a partir do segundo semestre de 2000 já vem equipados com blocos 06A;

·        O ano 2000 teve produção mista dos blocos, sendo alguns modelos produzidos com blocos 058 e outros com o 06A;

·        Blocos 058 possuem um eixo intermediário que aciona a bomba de óleo, além de usarem a bomba d’água externamente e acionada através da correia de acessórios (semelhante ao nosso VW AP);

·        Blocos 058 montados longitudinalmente são encontrados apenas nos primeiros Audi B5 A4 e VW B5 Passat;

·        Os blocos 06A não possuem o eixo intermediário, sendo a bomba de óleo acionada por corrente ligada a uma engrenagem na parte frontal do virabrequim. A bomba d’água é montada internamente ao bloco e acionada pela correia de sincronismo.

 

 

cSsHgAG.png

 

 

CExM2w1.jpg

 

Explicadas estas características, vem a pergunta: Por que usar o bloco Audi 06A?

 

A primeira razão é a facilidade de encontrar esse bloco em território nacional. Na Europa, devido à popularidade dos veículos VW/Audi, é relativamente comum achar blocos 058, coisa que no Brasil não acontece. O segundo fator é a superioridade técnica do 06A. Por não ter árvore secundária para acionar a bomba de óleo, é um bloco que admite com mais facilidade o aumento de volume nos cilindros, ainda que existam exceções.

 

E o cabeçote 20v AGU? Existe alguma motivação técnica no seu uso?

 

Os modelos 1.8 20v turbos ou aspirados contam com uma variedade incrível de cabeçotes, que variam desde o diâmetro dos dutos até as configurações de comandos de válvulas. Com relação aos dutos, considerando tanto os de admissão quanto os de escape, o cabeçote que possui a maior configuração original é o com a sigla AGU. Golf, Bora e A3 turbos vinham de série equipados com ele, por exemplo. Dessa forma, como a meta é extrair o máximo de desempenho possível, acabei optei por esse modelo, ainda que existam divergências entre colegas preparadores.

­­

 

Las Multivalvuletas

 

Bom, depois destes esclarecimentos, deixo algumas fotos para ilustrar melhor o post.

 

 

i4RYOby.jpg

 

 

pbeywDd.jpg

 

 

6XohoP7.jpg

 

 

edPnphQ.jpg

 

 

1Pe99C2.jpg

 

 

iAasXJc.jpg

 

 

4NAbDtA.jpg

 

 

ngTrp1b.jpg

 

 

A8LxsTQ.jpg

 

 

wH39DFz.jpg

 

 

uUFYOl0.jpg

 

 

zLQeKFv.jpg

 

 

5jmRYcc.jpg

 

 

LYbVfvy.jpg

 

 

7HylwDt.jpg

 

 

Vbf1QzX.jpg

 

 

z57WJvb.jpg

 

 

GXCpvPB.jpg

 

 

FxXYYYu.jpg

 

 

 

 

Até mais!

 

 

Editado por Gabriel Tavares
rodrigo_am2 e LFelipe curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei com pena de não poder acompanhar mais um projeto de tanta qualidade no EA111 (o que é difícil de se encontrar), mas já to ansioso pra ver o que vem por aí com essa mudança!

Gabriel Tavares curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, andreivc7 disse:

Fiquei com pena de não poder acompanhar mais um projeto de tanta qualidade no EA111 (o que é difícil de se encontrar), mas já to ansioso pra ver o que vem por aí com essa mudança!

 

Opa cara, valeu mesmo!

Assim que tiver novidades, posto aqui...

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora